Saber quanto custa o provedor de internet pode ser difícil se ele cresceu de forma desordenada e não tem um sistema de gerenciamento que forneça informações. Por isso, veja como fazer esse levantamento!
Para saber o valor do seu negócio, o balanço patrimonial é fundamental. Ele é a ferramenta usada para analisar, em números, a saúde da empresa a partir dos ativos e passivos.
Ativo é a soma de todos os bens da empresa, como veículos, e dos seus direitos, como títulos a receber.
Passivo é a soma das obrigações, despesas e dívidas da empresa.
São exemplos de passivos: salários, tributos e contas mensais.
Dentro dos ativos, os ativos circulantes são aqueles direitos e bens que, em menos de um ano, podem ser transformados em valores, como aplicações e contas a receber.
Os ativos não circulantes são aqueles que precisam de mais de um ano para serem transformados em valores, pois têm baixa liquidez do dia para a noite.
Dentro do passivo, o passivo circulante é o conjunto das despesas, dívidas e obrigações que vencerão em menos de um ano.
Já em relação ao passivo não circulante, ele é constituído pelas dívidas e obrigações com prazo de vencimento superior a um ano.
Outra opção de levantar o valor do provedor é fazer a venda pela carteira de clientes. Nesse caso, é realizada uma conta de 12 meses do que cada cliente ativo paga pelo ticket médio. A soma do número de clientes, multiplicada pelo ticket médio e por 12 meses, é o preço.
É importante ter cuidado com todos os dados usados para chegar ao valor do provedor para montar a estratégia de venda da empresa, pois, no setor corporativo, o preço de um negócio é 10 vezes maior do que seu lucro líquido.
Também é importante considerar o custo da licença SCM. Provedores com mais de 5 mil usuários devem pagar uma taxa para regularizar a empresa, e o valor depende de cada região.
Acesse o artigo completo e veja todos os detalhes para saber como descobrir o valor do seu provedor e precificá-lo!