19 de janeiro de 2023 - 3 minutos de leitura
Como cobrar um cliente por WhatsApp?
Serviços recorrentes, como no caso de um provedor de internet, necessitam de um alto nível de adimplência para garantir o bom funcionamento e manter as finanças em dia. Porém, faz parte do trabalho lidar com clientes inadimplentes.
Por isso, saber como fazer cobranças, que tipo de comunicação usar e qual é a ferramenta mais indicada são coisas indispensáveis para essa situação.
Para tanto, o uso de um bom sistema de gestão de cobrança em conjunto com o WhatsApp tem se mostrado uma excelente maneira de lidar com a inadimplência – mas você sabe como cobrar um cliente pelo whatsapp? Entenda mais sobre o assunto a seguir!
Qual é a importância de um sistema de gestão de cobrança?
Para um provedor de internet, ter um sistema de gestão de cobranças é algo essencial, principalmente porque é uma área que trabalha com cobranças recorrentes.
Dentro disso, ter maior controle acerca da inadimplência e tomar as providências para efetuar as cobranças são questões que devem fazer parte do cotidiano para que as finanças não saiam do controle.
Por isso, um sistema de gestão é indispensável, pois assim se torna possível manter as cobranças sempre em dia, e há ferramentas que facilitam essa comunicação com o cliente, como, por exemplo, o WhatsApp.
Como cobrar cliente pelo whatsapp
Para saber como cobrar um cliente por WhatsApp, alguns pontos devem ser observados. O primeiro deles é verificar se o número realmente pertence ao cliente. Para isso, um cadastro atualizado é fundamental.
A comunicação deve ser escolhida com cuidado para que seja objetiva, porém de maneira gentil. Dentro disso, é importante desde logo indicar o motivo do contato, o valor da dívida e já oferecer soluções, como proposta de data de pagamento, envio de segunda via de boleto e ofertar a possibilidade de realização de acordo.
Tudo isso fica mais fácil de ser feito por meio de um software de gestão que utilize assistente virtual, pois assim o bot consegue enviar cobranças automáticas para os clientes e até o boleto de pagamento sem que atendentes humanos tenham que despender tempo na tarefa.
Afinal, quanto maior for o número de clientes, menos tempo o provedor tem para atender a todos de forma manual, sendo essencial contar com sistemas tecnológicos que ofereçam automação nesse momento de cobranças.
Cobrança por SMS
Além do WhatsApp, existem outras maneiras eficientes de realizar cobranças, como no caso de SMS, que é uma maneira bastante direta de comunicação.
A cobrança por SMS é uma ótima opção, sendo algo que também pode ser feito por meio de um software de gestão, inclusive de forma automática, com envio de boleto, data de vencimento e valor da dívida.
Com isso, o provedor pode programar uma régua de cobranças, ou seja, períodos de tolerância após o vencimento para definir o dia em que a cobrança será feita e enviar SMS para todos os clientes automaticamente ou de forma manual.
Dessa forma, o provedor pode adotar mais de uma forma de cobrança, sempre as tendo em mente para saber como cobrar um cliente pelo WhatsApp ou por outros meios. As informações devem ser repassadas com objetividade, clareza e educação, abrindo a possibilidade de diálogo para a negociação da dívida, caso seja essa a vontade do cliente.
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Confira também: API do WhatsApp | cobrança de mensalidade
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