1 de outubro de 2021 - 4 minutos de leitura
Aprenda a cobrar pelo seu serviço de provedor
Você está cobrando corretamente pelo seu serviço de provedor de internet? Cobrar o preço certo é fundamental para garantir que seu provedor tenha o lucro esperado, portanto, de uma vez por todas, aprenda a cobrar pelo seu serviço de provedor. Desta forma, será possível oferecer um suporte de qualidade para seus clientes, bem como manter a saúde financeira da sua empresa.
No texto de hoje, você vai conseguir entender sobre o processo de cobrança de serviços e todos os pontos que deve considerar para chegar no preço final dele. Prepare o bloquinho de notas e aprenda a cobrar pelo seu serviço de internet.
Como cobrar pelo meu serviço de provedor de internet?
A maioria dos donos de pequenos provedores que estão começando ou desejam expandir o seu negócio e igualar o seu preço a de seus concorrentes, ou colocar o valor muito acima do ideal quando não há concorrentes próximos, porém, essas são práticas pouco indicadas.
Ao fazer isso, o empresário ignora seus próprios custos e, no final das contas, acaba tendo mais prejuízo que ganhos. Desta forma, é fundamental entender alguns cenários antes de começar a cobrar pelo seu serviço de provedor.
Para precificar corretamente o seu serviço, é fundamental considerar todos os custos que a empresa terá para criar sua infraestrutura, contratar o link de internet, realizar a distribuição da banda, manter a rede, contratar colaboradores, dentre outros.
Abaixo, listamos pontos fundamentais que você deve considerar antes de formatar o preço pelo seu serviço de provedor e, desta forma, garantir o bom faturamento de sua empresa.
1- Olho na concorrência
É claro que olhar a concorrência é uma tarefa primordial para aprender a cobrar pelo seu serviço de provedor, porém, é uma ótima forma para você não colocar o preço nem muito abaixo nem muito acima. Caso não tenha concorrentes próximos, analise aqueles que estão nas cidades vizinhas.
2- Verifique seus custos operacionais
Esses custos devem ser repassados ao cliente. Por isso, analise com cautela todos os gastos que você terá com taxas de licenças, matérias-primas, transporte de técnicos, link de internet do seu provedor, mão de obra, etc.
3- Analise seu investimento
Como estão as despesas capitais? Esses são valores gerados na aquisição de recursos, ferramentas e soluções do seu sistema para provedor de internet. É um investimento que deve retornar para o caixa da empresa e para que dê certo, deve ser repassado para o cliente.
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4- Veja como está seu DRE
O Demonstrativo do Resultado do Exercício é um relatório contábil resumido que consegue analisar e mostrar como andam as operações do servidor em um dado período de tempo. Nesse relatório é possível enxergar, de maneira detalhada, o lucro ou prejuízo que a empresa obteve. Esse cálculo é feito com base nas receitas, custos, despesas, lucros e impostos da empresa e através dele, é possível observar se o preço que você está cobrando pelo seu serviço de provedor está bom ou não.
5- Veja como anda o retorno do investimento
O custo para trazer um novo cliente para o seu provedor é maior que o retorno que ele gera? Se sim, é preciso avaliar os gastos.
6- Acompanhe a margem de contribuição
Através da margem de contribuição você consegue ver se a receita do seu provedor é suficiente para liquidar seus custos, pagar as despesas fixas e gerar lucro. Por isso, focar só no preço do concorrente não é uma boa estratégia, pois não é possível ter uma visão de sua margem de contribuição ou quanto pode estar perdendo.
Agora que você conhece os indicadores ideais para verificar como anda a saúde financeira do seu provedor é hora de arregaçar as mangas, coletar todos os dados e relatórios e verificar se está cobrando de seus clientes o preço ideal pelo seu serviço. Nos vemos em breve.
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