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Clientes inadimplentes: conheça os perigos e saiba como lidar

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29 de janeiro de 2023 - 4 minutos de leitura

Pessoa fazendo contas de clientes inadimplentes em uma calculadora, em frente a um notebook e sobre papéis.

Gerenciar as finanças de uma empresa é algo desafiador. No caso dos provedores de internet, um dos pontos de maior desafio é a inadimplência. Como lidar com os clientes inadimplentes e não deixar que isso prejudique os negócios?

Siga até o final e descubra os perigos que esse tipo de situação pode representar ao provedor, bem como saiba como lidar e como reduzir a inadimplência da sua empresa.

Que perigos os clientes inadimplentes representam ao provedor?

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Os clientes inadimplentes representam perigos a todos os tipos de empresas, principalmente para provedores de internet que trabalham com serviços recorrentes.

Dentre os principais perigos dos atrasos nos pagamentos está a impossibilidade de arcar com os pagamentos dos próprios fornecedores do provedor, despesas de manutenção e de cuidados com a infraestrutura. Quanto maior for o índice de inadimplência, maior é o risco.

Além disso, outro risco é o de desestabilizar os planejamentos de investimentos em melhorias e expansão, o que também prejudica o crescimento do negócio.

Por isso, saber como lidar com a inadimplência e como mantê-la no mínimo possível é de extrema importância. Confira.

Como lidar com a inadimplência

Clientes inadimplentes é um desafio comum para provedores de internet, além de ser um mercado competitivo, manter o caixa positivo é essencial para a sobrevivência do negócio.

Confira abaixo algumas dicas eficazes para enfrentar a inadimplência e manter seu provedor saudável financeiramente.

Faça um acompanhamento diário dos números

Uma das principais atitudes que o gestor do provedor deve ter para lidar com a inadimplência é acompanhar os números diariamente, para  ficar ciente da quantidade de clientes com débitos.

Além disso, com um acompanhamento, o provedor consegue identificar padrões e tendências, por exemplo, se a inadimplência é oriunda de um determinado serviço ou categoria ou se tem relação com a data de vencimento. Assim, fica mais fácil gerenciar o problema.

Crie uma régua de cobrança

Outro ponto importante é ter uma régua de cobrança, em que devem estar definidos os períodos para lembrar os clientes dos vencimentos dos boletos e prazos para fazer cobranças já dentro da inadimplência. Com isso, o provedor evita o risco de sair do controle.

Disponibilize um canal de atendimento eficiente

Disponibilizar uma área do cliente ou um canal de atendimento que facilite o atendimento, é fundamental. Com um sistema para provedor, é possível contar com o apoio de chatbots, que enviam cobranças e 2ª via de boleto para os clientes, sem que precisem solicitar a um atendente.

Com isso, o atendimento é muito mais rápido e eficiente, garantindo que a experiência no atendimento seja mais positiva ao cliente, algo essencial para reduzir a inadimplência, que, muitas vezes, tem relação com experiências negativas que os clientes enfrentaram na empresa, seja com o atendimento ou com o próprio serviço.

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Tente reduzir a inadimplência

Também são essenciais algumas ações mais direcionadas para gerenciar os clientes inadimplentes:

Bloqueio do sinal

O bloqueio do sinal é muito eficiente e pode ser feito com praticidade com o uso de sistemas especializados para provedores. Basta definir um prazo para que a ação seja feita.

Negociação

A negociação é fundamental, pois possibilita o diálogo e oferece a chance de o cliente se tornar adimplente, seja realizando um parcelamento do débito ou até oferecendo desconto nos juros e nas multas.

Entenda o motivo

Entendendo o motivo da inadimplência, o provedor consegue criar estratégias mais definidas para cada tipo de inadimplência. Conforme o motivo, a tática deve ser diferente.

Se o motivo for esquecimento ou perda de boleto, o canal de atendimento com chatbots resolve imediatamente; se for relacionado a problemas financeiros, uma boa dica é oferecer a troca de plano para um mais básico e abrir condições de negociação. 

Já se o problema for a qualidade do serviço ou do atendimento, buscar soluções efetivas é a saída, indispensável para evitar novos inadimplentes.

Portanto, é preciso ter a compreensão de que clientes inadimplentes sempre vão existir. Porém, deve haver uma gestão adequada desse problema, para não sair de controle e acabe representando um grande risco ao funcionamento da empresa.

Conheça o sistema para provedor da MikWeb aqui no site e saiba como pode auxiliar sua empresa.

Confira também: administrar e gerenciar um provedor

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