29 de janeiro de 2023 - 4 minutos de leitura
Clientes inadimplentes: conheça os perigos e saiba como lidar
Gerenciar as finanças de uma empresa é algo desafiador. No caso dos provedores de internet, um dos pontos de maior desafio é a inadimplência. Como lidar com os clientes inadimplentes e não deixar que isso prejudique os negócios?
Siga até o final e descubra os perigos que esse tipo de situação pode representar ao provedor, bem como saiba como lidar e como reduzir a inadimplência da sua empresa.
Que perigos os clientes inadimplentes representam ao provedor?
Os clientes inadimplentes representam perigos a todos os tipos de empresas, principalmente para provedores de internet que trabalham com serviços recorrentes.
Dentre os principais perigos dos atrasos nos pagamentos está a impossibilidade de arcar com os pagamentos dos próprios fornecedores do provedor, despesas de manutenção e de cuidados com a infraestrutura. Quanto maior for o índice de inadimplência, maior é o risco.
Além disso, outro risco é o de desestabilizar os planejamentos de investimentos em melhorias e expansão, o que também prejudica o crescimento do negócio.
Por isso, saber como lidar com a inadimplência e como mantê-la no mínimo possível é de extrema importância. Confira.
Como lidar com a inadimplência
Clientes inadimplentes é um desafio comum para provedores de internet, além de ser um mercado competitivo, manter o caixa positivo é essencial para a sobrevivência do negócio.
Confira abaixo algumas dicas eficazes para enfrentar a inadimplência e manter seu provedor saudável financeiramente.
Faça um acompanhamento diário dos números
Uma das principais atitudes que o gestor do provedor deve ter para lidar com a inadimplência é acompanhar os números diariamente, para ficar ciente da quantidade de clientes com débitos.
Além disso, com um acompanhamento, o provedor consegue identificar padrões e tendências, por exemplo, se a inadimplência é oriunda de um determinado serviço ou categoria ou se tem relação com a data de vencimento. Assim, fica mais fácil gerenciar o problema.
Crie uma régua de cobrança
Outro ponto importante é ter uma régua de cobrança, em que devem estar definidos os períodos para lembrar os clientes dos vencimentos dos boletos e prazos para fazer cobranças já dentro da inadimplência. Com isso, o provedor evita o risco de sair do controle.
Disponibilize um canal de atendimento eficiente
Disponibilizar uma área do cliente ou um canal de atendimento que facilite o atendimento, é fundamental. Com um sistema para provedor, é possível contar com o apoio de chatbots, que enviam cobranças e 2ª via de boleto para os clientes, sem que precisem solicitar a um atendente.
Com isso, o atendimento é muito mais rápido e eficiente, garantindo que a experiência no atendimento seja mais positiva ao cliente, algo essencial para reduzir a inadimplência, que, muitas vezes, tem relação com experiências negativas que os clientes enfrentaram na empresa, seja com o atendimento ou com o próprio serviço.
Tente reduzir a inadimplência
Também são essenciais algumas ações mais direcionadas para gerenciar os clientes inadimplentes:
Bloqueio do sinal
O bloqueio do sinal é muito eficiente e pode ser feito com praticidade com o uso de sistemas especializados para provedores. Basta definir um prazo para que a ação seja feita.
Negociação
A negociação é fundamental, pois possibilita o diálogo e oferece a chance de o cliente se tornar adimplente, seja realizando um parcelamento do débito ou até oferecendo desconto nos juros e nas multas.
Entenda o motivo
Entendendo o motivo da inadimplência, o provedor consegue criar estratégias mais definidas para cada tipo de inadimplência. Conforme o motivo, a tática deve ser diferente.
Se o motivo for esquecimento ou perda de boleto, o canal de atendimento com chatbots resolve imediatamente; se for relacionado a problemas financeiros, uma boa dica é oferecer a troca de plano para um mais básico e abrir condições de negociação.
Já se o problema for a qualidade do serviço ou do atendimento, buscar soluções efetivas é a saída, indispensável para evitar novos inadimplentes.
Portanto, é preciso ter a compreensão de que clientes inadimplentes sempre vão existir. Porém, deve haver uma gestão adequada desse problema, para não sair de controle e acabe representando um grande risco ao funcionamento da empresa.
Conheça o sistema para provedor da MikWeb aqui no site e saiba como pode auxiliar sua empresa.
Confira também: administrar e gerenciar um provedor
Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.
Contato
São Paulo: (11)3230-0887
Bahia: (71)4042-2333
Minas Gerais: (31)4042-1012
Rio de Janeiro: (21)2042-0771
Pernambuco: (81)4042-1399
Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.