28 de fevereiro de 2023 - 3 minutos de leitura
O que é provisionamento e como facilitar essa tarefa
Seja para instalar um novo serviço ou prestar suporte a um cliente, o provisionamento é uma operação muito comum e necessária quando se trata de provedores de internet. No entanto, existem diferentes maneiras de ser feito e é fundamental escolher a que mais garante facilidade e segurança.
Entenda o que é provisionamento e saiba como facilitá-lo no seu provedor de internet, sem descuidar da segurança!
O que é provisionar?
Para entender o que é provisionamento, é importante ter em mente que esse é um termo bastante utilizado no segmento de provedores de internet, pois trata da implantação de um serviço, ou seja, da instalação ou configuração do serviço de internet na residência ou local indicado pelo cliente.
Quando o cliente contrata o serviço, a equipe do provedor instala um roteador no local, que se conecta com o sinal de fibra óptica da OLT que atende a região. Porém, para que o sinal seja ativado, o provisionamento é necessário.
Esse procedimento pode ser feito manualmente pelo técnico; no entanto, requer um elevado nível de conhecimento, pois envolve linhas de código bem específicas.
Além disso, nos casos de haver necessidade de alterar as configurações de PPPoE e wi-fi, o provisionamento também é necessário.
Em qualquer um dos casos, existe uma forma de facilitar o processo para que a instalação do serviço ou a realização do suporte seja mais rápida e eficiente, tanto para o cliente quanto para a empresa.
Como facilitar o provisionamento no seu provedor?
Para facilitar a implantação de novos clientes e prestar suporte para clientes já existentes, o provedor pode contar com um sistema que possibilita o provisionamento remoto. Com isso, o técnico apenas precisa inserir o endereço IP para que o acesso remoto seja feito.
Para que o processo seja viável, deve haver compatibilidade entre a OLT e a Unidade de Fibra Óptica (ONU), que faz a recepção do sinal da internet. Havendo compatibilidade, o provisionamento pode ser feito remotamente, sem a necessidade de a equipe técnica de instalação ter conhecimento detalhado de linhas de códigos.
Quais as vantagens do provisionamento remoto?
Agora, é importante conhecer os benefícios que o formato remoto proporciona.
Ao provisionar remotamente, o provedor reduz o tempo de instalação, elevando a satisfação do cliente, algo fundamental nesse segmento, para diminuir o índice de cancelamento de serviços.
Outra vantagem é a redução de custos, pois os chamados para suporte podem ser resolvidos sem a necessidade de deslocar uma equipe que, muitas vezes, apenas precisaria reconfigurar o roteador, economizando recursos de logística.
Ainda, o provisionamento remoto oferece a vantagem de ser seguro, pois é feito com protocolos de criptografia.
Entenda os riscos do provisionamento automático
Além do provisionamento remoto ou manual, existe a possibilidade de o provedor trabalhar com o provisionamento automático, que ocorre quando o provedor não habilita o protocolo de segurança na OLT e permite que a conexão se instaure automaticamente.
No entanto, não é recomendado, pois retira a capacidade de gerenciamento e controle da empresa.
Isso porque cada OLT tem uma determinada quantidade de portas, podendo chegar até 128. Ao fazer a liberação automática das instalações, o provedor não consegue ter o controle de quantas ONUs estão ativas e conectadas às portas nem fazer a gestão para desativar aquelas que forem necessárias após o cancelamento do serviço pelo cliente ou por inadimplência.
Compreender o que é um provisionamento remoto e todo o seu conceito, é fundamental para ter um sistema que ofereça essa funcionalidade. As vantagens são grandes, tendo elas a economia, agilidade, ampla segurança ao provedor e total domínio de gestão da OLT.
Conheça e experimente grátis o sistema de gerenciamento de provedores da MikWeb e confira as vantagens de provisionar remotamente!
Confira também: como funciona uma rede de dados | wifi mesh
Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.
Contato
São Paulo: (11)3230-0887
Bahia: (71)4042-2333
Minas Gerais: (31)4042-1012
Rio de Janeiro: (21)2042-0771
Pernambuco: (81)4042-1399
Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.