O momento de cobrar a mensalidade dos clientes também merece estratégia, assim como outros setores do provedor de internet. Afinal, os clientes esperam mais do que apenas qualidade no serviço. Mas então como fazer a cobrança? Mas como fazer isso?
A melhor forma de cobrar as mensalidades dos clientes é por meio de um sistema de gestão para provedor de internet. Com esse tipo de sistema pode ter integração com gateways de pagamento facilitando todo o processo.
Para realizar as cobranças de forma fácil e com segurança, algumas dicas podem ajudar:
A primeira dica é conhecer o CDC, Código de Defesa do Consumidor. Assim, você evita de realizar cobranças abusivas por desconhecer as regras que devem ser obedecidas ao fazer uma cobrança.
Mais uma dica é ter flexibilidade na hora de efetuar a cobrança. Não adote um tom rígido e ofereça opções aos clientes, como a negociação da dívida. Assim, você aumenta as chances de manter o contrato ativo.
O uso do sistema de gestão que automatiza o processo de cobrança é uma boa dica para facilitar a comunicação e não precisar envolver uma equipe toda para efetuar uma cobrança. Por meio do envio automático de SMS de cobrança, por exemplo, você já resolve a questão.
Manter um bom relacionamento com o cliente é fundamental e cobranças frequentes podem prejudicar o relacionamento. Assim, ofereça desconto aos bons pagadores e incentive o pagamento em dia para evitar a necessidade de fazer cobranças.
Outro dica importante é disponibilizar vários métodos de pagamento, como boleto, cartão de crédito e pix. Assim, o cliente tem maiores possibilidades de realizar o pagamento.
Com essas dicas seu provedor pode obter mais resultados no processo de cobrança, com a facilidade e a agilidade da automação e ainda consegue manter um bom relacionamento com o cliente!
Acesse o conteúdo na íntegra e saiba mais sobre como cobrar a mensalidade dos seus clientes!