15 de junho de 2023 - 3 minutos de leitura
Aprenda a fazer análise de mercado para provedor de internet
A análise de mercado para provedor de internet é uma avaliação que auxilia o provedor a conhecer seu negócio e constatar o quanto é atrativo no mercado.
Essa análise pode ser realizada antes de o negócio ser aberto, a fim de verificar se é viável, e durante o funcionamento do provedor.
Assim, com avaliações regulares, é possível entender as tendências do mercado, os eventuais riscos aos quais o provedor pode estar exposto, conhecer os concorrentes e os clientes e traçar as estratégias para obter os melhores resultados.
Mas como fazer tudo isso e garantir eficiência? Acompanhe o conteúdo e descubra!
Como fazer uma análise de mercado eficiente?
No segmento de provedores de internet, para saber como fazer uma análise de mercado eficiente, é necessário seguir alguns passos.
1. Conheça os clientes
Primeiramente, o provedor deve entender seu público-alvo, saber quem é, o que procura, por que está comprando seu serviço e que valor ele pode pagar.
Segundo o Sebrae, os seguintes quesitos são essenciais:
- Como compra: qual forma de pagamento o público-alvo prefere e se gosta de comprar na sede do provedor ou pela internet;
- Quem compra? Endereço, nível de escolaridade, médias de idade e de renda e outros dados;
- Por que compra? O que é mais importante no momento da compra, quais são as necessidades e como escolhe.
2. Faça uma pesquisa no mercado
A visão ampla e sólida do mercado onde o provedor atua ajuda a manter a competitividade.
Busque respostas para os seguintes questionamentos:
- Quais são as empresas mais importantes do segmento?
- Qual é o comportamento do mercado nos últimos anos?
- Qual o comportamento desse nicho nos outros países?
- Onde encontrar as oportunidades mais significativas?
3. Conheça os concorrentes
Assim como saber sobre o público-alvo, conhecer a concorrência do provedor de internet é fundamental. Descubra as técnicas de vendas que empregam, como se posicionam e que estratégia de marketing utilizam.
Analise o preço que a concorrência cobra e como divulga suas promoções.
No entanto, em relação ao preço, há um alerta: é comum que os provedores concorrentes disputem intensamente pelo menor preço. Com isso, baixam de tal maneira o valor, para ser atrativo para o público, que arriscam enfrentar dificuldades de gerir as finanças da empresa.
Para conseguir um preço mais competitivo, antes é importante negociar os custos operacionais para conseguir reduzi-los, como os contratos com fornecedores. Somente depois é que a redução pode ser repassada aos clientes e baixar o preço dos serviços.
O que fazer após coletar essas informações?
Após coletar todas as informações, o provedor deve fazer uma análise minuciosa para ajustar a visão sobre o negócio, com os atuais momento e realidade do mercado e da empresa.
A partir daí, com a ajuda de um bom sistema de gestão, que possibilite a análise de dados do provedor, os serviços são ajustados conforme o que o cliente busca, corrigem-se erros e traçam-se estratégias que superem as dos concorrentes.
Portanto, a análise de mercado para provedor de internet é essencial e precisa fazer parte da rotina de gestão do negócio para manter o direcionamento da empresa alinhado.
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