fb Aprenda a fazer análise de mercado para provedor de internet
Logo MikWeb
Logo MikWeb

Aprenda a fazer análise de mercado para provedor de internet

Paulo Vinicius

15 de junho de 2023 - 3 minutos de leitura

Homem estudando gráficos no computador com uma lupa, fazendo uma análise de mercado para provedor de internet.

A análise de mercado para provedor de internet é uma avaliação que auxilia o provedor a conhecer seu negócio e constatar o quanto é atrativo no mercado.

Essa análise pode ser realizada antes de o negócio ser aberto, a fim de verificar se é viável, e durante o funcionamento do provedor.

teste gratuitamente o sistema para provedores de internet da MikWeb

Assim, com avaliações regulares, é possível entender as tendências do mercado, os eventuais riscos aos quais o provedor pode estar exposto, conhecer os concorrentes e os clientes e traçar as estratégias para obter os melhores resultados.

Mas como fazer tudo isso e garantir eficiência? Acompanhe o conteúdo e descubra!

Como fazer uma análise de mercado eficiente?

No segmento de provedores de internet, para saber como fazer uma análise de mercado eficiente, é necessário seguir alguns passos. 

1. Conheça os clientes

Primeiramente, o provedor deve entender seu público-alvo, saber quem é, o que procura, por que está comprando seu serviço e que valor ele pode pagar.

Segundo o Sebrae, os seguintes quesitos são essenciais:

  • Como compra: qual forma de pagamento o público-alvo prefere e se gosta de comprar na sede do provedor ou pela internet;
  • Quem compra? Endereço, nível de escolaridade, médias de idade e de renda e outros dados;
  • Por que compra? O que é mais importante no momento da compra, quais são as necessidades e como escolhe.

2. Faça uma pesquisa no mercado

A visão ampla e sólida do mercado onde o provedor atua ajuda a manter a competitividade.

Busque respostas para os seguintes questionamentos:

  • Quais são as empresas mais importantes do segmento?
  • Qual é o comportamento do mercado nos últimos anos?
  • Qual o comportamento desse nicho nos outros países?
  • Onde encontrar as oportunidades mais significativas?

3. Conheça os concorrentes

Assim como saber sobre o público-alvo, conhecer a concorrência do provedor de internet é fundamental. Descubra as técnicas de vendas que empregam, como se posicionam e que estratégia de marketing utilizam.

Analise o preço que a concorrência cobra e como divulga suas promoções.

No entanto, em relação ao preço, há um alerta: é comum que os provedores concorrentes disputem intensamente pelo menor preço. Com isso, baixam de tal maneira o valor, para ser atrativo para o público, que arriscam enfrentar dificuldades de gerir as finanças da empresa.

Para conseguir um preço mais competitivo, antes é importante negociar os custos operacionais para conseguir reduzi-los, como os contratos com fornecedores. Somente depois é que a redução pode ser repassada aos clientes e baixar o preço dos serviços.

O que fazer após coletar essas informações?

Após coletar todas as informações, o provedor deve fazer uma análise minuciosa para ajustar a visão sobre o negócio, com os atuais momento e realidade do mercado e da empresa.

A partir daí, com a ajuda de um bom sistema de gestão, que possibilite a análise de dados do provedor, os serviços são ajustados conforme o que o cliente busca, corrigem-se erros e traçam-se estratégias que superem as dos concorrentes.

Portanto, a análise de mercado para provedor de internet é essencial e precisa fazer parte da rotina de gestão do negócio para manter o direcionamento da empresa alinhado.

Quer ter um sistema de gestão para a análise de mercado do seu provedor? Conte com o sistema MikWeb! Navegue pelo site!

Confira também: Mensalidade provedor de internetProvedor internet | Asn provedor

Fique por dentro das atualizações e novidades

Deixe seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades sobre
gerenciamento de provedores

Entre em
contato conosco

Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.

Contato

São Paulo: (11)3230-0887

Bahia: (71)4042-2333

Minas Gerais: (31)4042-1012

Rio de Janeiro: (21)2042-0771

Pernambuco: (81)4042-1399

Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.