22 de junho de 2023 - 3 minutos de leitura
Desperdício de recursos em provedor de internet: como evitar
O desperdício de recursos em um provedor de internet pode ser motivo de desestruturação financeira e do comprometimento da experiência do cliente no uso dos serviços contratados.
Por isso, é preciso atentar aos principais erros dos provedores de internet para saber como evitá-los e garantir que os recursos sejam bem aproveitados e utilizados com inteligência.
Saiba quais são os desperdícios mais comuns em um IPS e como fugir deles! Boa leitura!
O que é desperdício de recursos em uma empresa?
Em uma empresa, os recursos devem ser geridos para serem empregados no funcionamento do negócio e agirem como ferramenta para atingir os objetivos da empresa: mão de obra, os materiais, tecnologia e o tempo de trabalho.
Quando eles são bem aproveitados, o desperdício acontece, tanto pelo excesso quanto pela subutilização. Nos dois casos a empresa é prejudicada.
Que recursos são desperdiçados em um provedor de internet?
No segmento dos provedores de internet, o raciocínio funciona da mesma forma, e deve gerenciar adequadamente seus recursos.
Por isso, é importante entender quais recursos fazem parte da rotina de um provedor para evitar que sejam desperdiçados.
Confira alguns dos principais!
Infraestrutura inadequada
Um dos recursos mais importantes de um provedor de internet é a sua infraestrutura, que baseia todo o funcionamento dos serviços. Porém, deve ser adequada para assegurar eficiência e bom aproveitamento. Caso contrário, será desperdiçada.
Por exemplo, as redes GPON costumam ser as ideias para provedores com inúmeros clientes. Assim, se a empresa mantém uma rede EPON, não consegue atender adequadamente ao número de acessos, e todo o investimento é desperdiçado.
Como evitar?
A infraestrutura do ISP precisa ser a ideal para o porte e o tipo de serviço que oferece. Sendo assim, o gestor precisa certificar que a infraestrutura da empresa é suficiente e que é utilizada em seu máximo potencial.
Manutenções excessivas
Outro ponto de desperdício de recursos em um provedor de internet diz respeito às manutenções e atualizações de equipamentos e sistemas.
Se a qualidade dos equipamentos não for boa, a demanda por manutenção fica maior, desperdiçando não apenas orçamento como também afetando o tempo da equipe. O mesmo acontece se a tecnologia utilizada estiver defasada.
Como evitar?
Com o uso de equipamentos, redes e tecnologias de ponta. Equipamentos, ou tecnologias menos qualificadas ou defasadas, são uma economia tentadora inicialmente, mas que, a longo prazo, causam prejuízo e uma série de desperdícios.
Atendimento de má qualidade
Mais um fator foco de desperdício é o atendimento ao cliente. O provedor precisa oferecer atendimento de qualidade, rápido e eficiente, para uma boa experiência ao consumidor, em busca da fidelização.
Porém, se não forem aplicadas as estratégias certas, o provedor acaba cometendo erros: a contratação de mais mão de obra, na intenção de conseguir atender melhor à demanda de atendimento ou mesmo o uso de ferramentas que não entregam o que os clientes necessitam acarretam desperdício que, mais uma vez, é de ordem financeira e de tempo.
Como evitar?
Para eliminar desperdício de recursos voltados ao atendimento, contar com ferramentas tecnológicas já existentes para suprirem adequadamente a demanda do atendimento ao cliente é fundamental.
Algumas das principais ferramentas são: a Inteligência Artificial (IA) e o chatbot, que estão no Módulo de Atendimento da MikWeb e utilizados no ISP.
Leia também: Por que contratar o módulo de atendimento MikWeb?
Essas são algumas das principais situações que causam desperdício de recursos em um provedor de internet. Para manter o bom desempenho do negócio, evite-as, por meio de uma boa gestão.
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Confira também: Equipamentos de internet necessários para ter um provedor
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