3 de julho de 2023 - 4 minutos de leitura
Lucro de um provedor de internet: confira os valores
Um dos temas mais importantes para um provedor de internet é o lucro. Afinal, como todo negócio, ele precisa ser lucrativo para se manter em funcionamento. Mas quanto será o lucro de um provedor de internet? E como fazer para melhorar esse valor?
Para entender como funciona o cálculo do lucro do provedor de internet e conhecer a média de valores do segmento, acompanhe este conteúdo até o final. Boa leitura!
Qual é o lucro aproximado de um provedor de internet?
O lucro de um provedor de internet pode variar conforme as características do negócio e, principalmente, com o seu tamanho.
Para provedores pequenos, o lucro obtido pode girar em torno de 30% a 40% do faturamento. Nesse sentido, entende-se por pequena uma empresa que atende até 300 clientes.
Pensando nesse cenário, um provedor com 300 clientes com o ticket médio de R$ 90,00, se conseguir ter um lucro de 40% do faturamento, significa R$ 10.800,00.
Porém, com um provedor maior, surge a necessidade de contratar mais mão de obra e arcar com outros custos para manter as operações. Nesse caso, o lucro pode cair para cerca de 15% a 20% do faturamento.
No entanto, tendo um porte maior, a empresa consegue atender a um número maior de clientes, aumentando também o faturamento e compensando parte da diminuição do lucro.
O que fazer para lucrar nesse mercado de provedor?
Depois de entender um pouco mais sobre a média de lucro, é importante saber como conseguir lucrar no segmento de provedores de internet. Veja algumas dicas:
Calcule o Markup
O primeiro ponto é calcular o Markup do negócio, um índice que auxilia o gestor a estabelecer o preço base do seu serviço.
Isso é importante, pois muitas vezes o provedor deseja cobrir as promoções dos concorrentes para atrair os clientes, e pode correr o risco de prejudicar as finanças do negócio se o valor do serviço estiver abaixo do que ele necessita.
Assim, para calcular o Markup, é preciso considerar:
- Despesas fixas: folha de pagamento, aluguel e serviços fixos, por exemplo;
- Despesas variáveis: impostos, mão de obra, comissões e contas de consumo;
- Custo de aquisição ou produção: custo que está diretamente relacionado à comercialização do serviço;
- Margem de lucro desejada: porcentagem que o provedor espera ter de lucro depois de descontar do faturamento os custos.
Reduza os custos
Outro ponto para conseguir lucrar melhor é reduzir as despesas. Nesse caso, o custo fixo é mais difícil de ser reduzido, mas é sempre indicado analisá-lo para entender onde pode haver algum corte. Fazendo isso, a margem de lucro aumenta.
Mescle os serviços
Mais uma dica boa para o faturamento do provedor é mesclar os serviços. Ao invés de trabalhar apenas com um ticket médio, é possível oferecer uma velocidade maior para quem desejar, cobrando um preço maior.
Assim, o provedor consegue aumentar o faturamento sem ter que aumentar muito a quantidade de clientes, pois o ticket médio será maior. Como exemplo, se o plano normal for R$ 90,00, ele pode cobrar R$ 150,00 pelo plano premium (maior velocidade).
Mescle o tipo de cliente
Outra opção para o faturamento é também trabalhar com clientes empresariais, que têm um ticket muito maior do que aquele do cliente comum.
Dessa forma, somando tudo, o provedor consegue ter um faturamento mais diversificado e melhor, o que impacta positivamente o lucro.
Confira: Provedor: significado dos termos mais comuns | marketing para provedores de internet
Conte com um sistema de gestão
Por fim, mais uma dica para melhorar o faturamento do negócio é ter um bom sistema de gerenciamento. Com esse tipo de software, o gestor consegue otimizar diversos processos e ter mais tempo para se dedicar a captar novos clientes e fazer melhorias que terão impacto positivo no faturamento.
Portanto, o lucro de um provedor de internet sempre vai depender de uma série de questões, sendo essencial calcular muito bem as despesas para não ter um Markup abaixo do que é necessário, prejudicando as finanças e a margem de lucro do provedor de internet.
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Confira: Rede neutra | Saiba como funciona um provedor de acesso a internet
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