6 de outubro de 2023 - 4 minutos de leitura
Conheça as aplicações da inteligência artificial em provedores de internet
A inteligência artificial (IA) tem sido uma presença ativa nas empresas dos mais variados segmentos, e no setor de provedores de internet isso não seria diferente.
Para um provedor, contar com essa tecnologia é extremamente importante, pois as inúmeras aplicações promovem uma série de benefícios.
Assim, confira algumas das principais aplicações da inteligência artificial para provedores de internet e saiba como essa relação pode ser vantajosa.
Aproveite a leitura!
Como a inteligência artificial ajuda os provedores de internet?
A inteligência artificial tem potencial de ajudar os provedores de internet em diversas áreas.
Por ser bastante versátil, essa tecnologia oferece soluções nas áreas de manutenção e até em otimização de rede.
Confira as principais.
1. Manutenção preventiva
Por meio da análise de dados em tempo real, uma IA identifica problemas antes mesmo que eles se tornem críticos.
Além disso, essa tecnologia consegue prever riscos, com base em padrões de desempenho e uso.
Ainda, com inteligência artificial, os provedores de internet otimizam o plano de manutenções, diminuindo os custos e reduzindo as interrupções dos serviços.
Por uma coleta de dados eficiente, a IA consegue descobrir quais são os componentes com estado mais crítico na rede e os prioriza na manutenção.
Dessa forma, todas essas intervenções da inteligência artificial em manutenção são extremamente vantajosas para o provedor.
2. Segurança
A IA tem também contribui para um provedor de internet aumentar a segurança dos serviços por meio da prevenção e detecção de ameaças.
Com a possibilidade da análise de dados em tempo real, a IA detecta eventuais atividades suspeitas na rede do provedor, como comportamentos incomuns de usuários e acessos não autorizados. A partir disso, ela as bloqueia, antes que algum dano seja causado.
Também é muito útil para fazer o monitoramento da segurança dos dispositivos conectados à rede, como modems e roteadores.
Com isso, emite alertas aos usuários sobre falhas e vulnerabilidades detectadas, elevando o nível de proteção de dados pessoais e evitando ataques hackers.
3. Otimização de rede
Por fim, mais uma contribuição significativa promovida pelo uso de inteligência artificial é a otimização de rede.
Uma IA realiza o monitoramento constante da rede do provedor de modo a verificar onde há problemas relacionados à latência ou congestionamentos.
Baseando nessas informações, a IA consegue aumentar o desempenho da rede do provedor ao otimizar o fluxo de tráfego de dados.
Leia também: Inteligência artificial em chatbots.
Quais são as aplicações da IA em provedores de internet?
Atendimento ao cliente
Uma das formas de aplicar a IA aos provedores de internet é no atendimento ao cliente.
Os provedores implementam chatbots, que ficam à disposição do cliente 24h, 7 dias por semana, respondendo às perguntas mais frequentes e resolvendo problemas mais comuns.
Com isso, o provedor assegura um suporte ao cliente muito mais rápido e prático, sem precisar mobilizar uma equipe em tempo integral.
Informações para tomadas de decisões
A IA também permite que sejam aplicadas métricas no provedor em relação ao serviço de atendimento ao cliente (SAC).
Por meio de um sistema com inteligência artificial nos serviços de SAC, o provedor consegue acesso a indicadores importantes: determinar os tópicos mais procurados pelos clientes, tempo médio de atendimento, momentos do dia de maior fluxo e outros dados.
Assim, analisando todos esses dados, a empresa consegue descrever padrões comportamentais dos clientes, possibilitando a definição de personas e até a criação de novos serviços conforme as informações obtidas.
Fidelização de clientes
Nas estratégias de fidelização de clientes, a IA também é aplicada, já que os sistemas que trabalham com essa tecnologia no atendimento aos clientes contribui para a crescente satisfação dos consumidores.
As pessoas percebem que a empresa está atendendo de maneira mais ágil e prática os problemas apresentados.
Assim, se não precisa esperar em longas filas para ser atendido e, muitas vezes, resolve a questão em poucos minutos, sem nem ter de falar com um atendente humano, a tendência é a fidelização.
Então, não perca tempo e invista em inteligência artificial no seu provedor, otimize os setores e aproveite todas as aplicações dessa tecnologia.
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Confira também: Chatbot o que é
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