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Etapas para um planejamento estratégico de vendas

Paulo Vinicius

23 de outubro de 2023 - 3 minutos de leitura

Mulher e homem realizando um planejamento estratégico de vendas

Quais são os resultados do setor de vendas do seu provedor de internet? Sabia que um planejamento estratégico de vendas pode auxiliar, e muito, nesses resultados?

Assim como as outras áreas da empresa, a área comercial também precisa se basear em metas e ações direcionadas para conquistar os objetivos esperados.

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Confira o que é esse planejamento e algumas etapas para você criar o seu!

Boa leitura!

O que é o planejamento estratégico de vendas?

Um planejamento estratégico de vendas serve de apoio para o gestor direcionar mais precisamente os vendedores do provedor de internet.

Por meio desse documento, os vendedores saberão melhor o caminho a percorrer para conquistar os resultados do setor, pois estrutura todo o processo de vendas da empresa e funciona como uma espécie de mapa.

Os colaboradores acessam diretrizes a serem seguidas para a equipe de vendas:

  • Atrair mais leads;
  • Consiga mais conversões;
  • Eleve as taxas de fidelização.

Etapas para elaborar planejamento estratégico de vendas

Algumas são úteis na elaboração de um bom planejamento estratégico de vendas. Confira.

1. Analise o atual momento do provedor

A primeira etapa compreende uma análise do cenário atual do setor de vendas. Esse documento é confeccionado quando a empresa já está em funcionamento há algum tempo, mas precisa elevar o faturamento.

Sendo assim, para saber aonde ir e como, é preciso identificar a realidade atual do setor de vendas.

Analise o desempenho das vendas nos períodos anteriores, verifique quantas vendas foram atingidas, quantas oportunidades de conversão foram perdidas e por aí adiante.

Estude também a equipe de vendas e mensure os resultados da equipe e individuais.

Com isso, você conseguirá identificar o que está prejudicando a evolução do time e definir estratégias de melhoria.

2. Conheça seu cliente ideal

A segunda dica é conhecer o cliente ideal. Com isso, será possível entender as necessidades e os serviços e produtos que pode oferecer para ajudá-lo.

Sendo assim, é importante criar o perfil de cliente ideal do seu provedor, estabelecendo uma persona de consumidor.

Com base nas informações coletadas, o setor de vendas consegue um direcionamento mais preciso e direcionado ao discurso de vendas.

Nessa etapa, não se esqueça de analisar, também, os desejos dos clientes atuais do provedor, de modo a encaminhar para a fidelização.

3. Estabeleça objetivos e metas de vendas

Coletadas as informações, já é possível trabalhar nos objetivos do seu plano e nas metas do setor de vendas.

Porém, é muito importante que sejam traçadas com clareza e que sejam possíveis. Estabelecer metas que não condizem com a realidade é algo negativo, que causa frustração e interfere no engajamento e na produtividade dos colaboradores.

4. Defina suas estratégias

Com as metas estabelecidas, é o momento de definir as estratégias para alcançá-las.

Agora, o processo de vendas precisa ser estruturado e detalhado, considerando:

  • Orientação de como os vendedores devem abordar o cliente;
  • Técnicas de persuasão;
  • Como proceder no pós-venda;
  • Etapas a serem seguidas no contato com o cliente.

5. Crie um fluxo para o planejamento

Para um direcionamento melhor da equipe de vendas, uma dica é desenvolver um fluxo de atividades, uma sequência de ações que serve de guia para direcionar os vendedores ao que precisam executar.

Assim, com um passo a passo detalhado, a equipe sabe exatamente como agir em cada fase do processo de vendas.

Esse processo é muito vantajoso, tanto para otimizar o trabalho dos colaboradores quanto para a produtividade. Afinal, vendedores perdidos tendem a ficar desmotivados, afetando o engajamento.

Portanto, aplique essas dicas de planejamento estratégico de vendas e obtenha melhores resultados no setor. O resultado será o alcance das metas do seu provedor.

Quer conhecer mais dicas para a sua empresa? Que tal aquelas sobre marketing? Então, continue aqui no blog da MikWeb e entenda como fazer marketing para provedor de internet!

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