23 de outubro de 2023 - 3 minutos de leitura
Etapas para um planejamento estratégico de vendas
Quais são os resultados do setor de vendas do seu provedor de internet? Sabia que um planejamento estratégico de vendas pode auxiliar, e muito, nesses resultados?
Assim como as outras áreas da empresa, a área comercial também precisa se basear em metas e ações direcionadas para conquistar os objetivos esperados.
Confira o que é esse planejamento e algumas etapas para você criar o seu!
Boa leitura!
O que é o planejamento estratégico de vendas?
Um planejamento estratégico de vendas serve de apoio para o gestor direcionar mais precisamente os vendedores do provedor de internet.
Por meio desse documento, os vendedores saberão melhor o caminho a percorrer para conquistar os resultados do setor, pois estrutura todo o processo de vendas da empresa e funciona como uma espécie de mapa.
Os colaboradores acessam diretrizes a serem seguidas para a equipe de vendas:
- Atrair mais leads;
- Consiga mais conversões;
- Eleve as taxas de fidelização.
Etapas para elaborar planejamento estratégico de vendas
Algumas são úteis na elaboração de um bom planejamento estratégico de vendas. Confira.
1. Analise o atual momento do provedor
A primeira etapa compreende uma análise do cenário atual do setor de vendas. Esse documento é confeccionado quando a empresa já está em funcionamento há algum tempo, mas precisa elevar o faturamento.
Sendo assim, para saber aonde ir e como, é preciso identificar a realidade atual do setor de vendas.
Analise o desempenho das vendas nos períodos anteriores, verifique quantas vendas foram atingidas, quantas oportunidades de conversão foram perdidas e por aí adiante.
Estude também a equipe de vendas e mensure os resultados da equipe e individuais.
Com isso, você conseguirá identificar o que está prejudicando a evolução do time e definir estratégias de melhoria.
2. Conheça seu cliente ideal
A segunda dica é conhecer o cliente ideal. Com isso, será possível entender as necessidades e os serviços e produtos que pode oferecer para ajudá-lo.
Sendo assim, é importante criar o perfil de cliente ideal do seu provedor, estabelecendo uma persona de consumidor.
Com base nas informações coletadas, o setor de vendas consegue um direcionamento mais preciso e direcionado ao discurso de vendas.
Nessa etapa, não se esqueça de analisar, também, os desejos dos clientes atuais do provedor, de modo a encaminhar para a fidelização.
3. Estabeleça objetivos e metas de vendas
Coletadas as informações, já é possível trabalhar nos objetivos do seu plano e nas metas do setor de vendas.
Porém, é muito importante que sejam traçadas com clareza e que sejam possíveis. Estabelecer metas que não condizem com a realidade é algo negativo, que causa frustração e interfere no engajamento e na produtividade dos colaboradores.
4. Defina suas estratégias
Com as metas estabelecidas, é o momento de definir as estratégias para alcançá-las.
Agora, o processo de vendas precisa ser estruturado e detalhado, considerando:
- Orientação de como os vendedores devem abordar o cliente;
- Técnicas de persuasão;
- Como proceder no pós-venda;
- Etapas a serem seguidas no contato com o cliente.
5. Crie um fluxo para o planejamento
Para um direcionamento melhor da equipe de vendas, uma dica é desenvolver um fluxo de atividades, uma sequência de ações que serve de guia para direcionar os vendedores ao que precisam executar.
Assim, com um passo a passo detalhado, a equipe sabe exatamente como agir em cada fase do processo de vendas.
Esse processo é muito vantajoso, tanto para otimizar o trabalho dos colaboradores quanto para a produtividade. Afinal, vendedores perdidos tendem a ficar desmotivados, afetando o engajamento.
Portanto, aplique essas dicas de planejamento estratégico de vendas e obtenha melhores resultados no setor. O resultado será o alcance das metas do seu provedor.
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