18 de março de 2022 - 3 minutos de leitura
Principais estratégias para a expansão de um provedor de internet
As principais estratégias abordadas no processo de expansão de provedor de internet são ligadas à estrutura do negócio, ao atendimento, aos colaboradores e à forma de criar e precificar os planos disponibilizados.
Continue a leitura e saiba como fazer o seu provedor de internet expandir!
Provedor de Internet
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, mais de 80% das casas brasileiras já contam com acesso à internet. Essa grande quantidade de pessoas conectadas também abriu espaço para a criação de empresas que fornecessem banda larga, que é o caso dos provedores de internet.
Hoje em dia, existem milhares de opções espalhadas por todo o Brasil. Algumas são mais conhecidas pela cobertura nacional, como é o caso da Vivo, Claro e Oi. No entanto, a maior quantidade de provedores de internet brasileiros é regional e ainda busca por boas oportunidades de crescimento.
Leia também: Como funciona um provedor de acesso à internet?
Estratégias de expansão para provedor de internet
Para expandir na região e ganhar o mercado nacional, o provedor de internet precisa lançar mão de algumas estratégias. Afinal, para expandir um provedor de internet é necessário adotar e ficar sempre atento às tendências do mercado e as necessidades dos consumidores.
Conheça abaixo as principais delas.
Estrutura, atendimento e suporte
A estrutura é um dos principais fatores que deve ser abordado, por isso a importância de entender bem o que é um provedor de acesso à internet, como funciona esse mercado e qual estrutura ideal para oferecer um ótimo serviço ao cliente.
Após coletar essas informações, a sua estrutura deve ser composta de equipamentos que consigam suprir as necessidades dos clientes e atender ao que é oferecido pela empresa. De nada adianta oferecer 500 MB se a conexão não chegar com essa velocidade à casa dos clientes.
O atendimento e o suporte também precisam ser ágeis e, principalmente, humanizados. É comum que formas de automação cheguem para facilitar o trabalho das empresas nesse sentido, mas é importante que o caráter pessoal e humano continue integrando esses setores.
Cliente
O cliente deve estar sempre em primeiro lugar, ainda que isso signifique tomar decisões difíceis e demorar mais tempo para concretizar ações. É preciso alcançar os clientes que ainda não utilizam os serviços da empresa, por meio de uma comunicação transparente e empática. Já os clientes já conquistados precisam ser fidelizados por um atendimento de excelência.
Preços e planos
Os preços e planos oferecidos pelo provedor precisam ser compatíveis com realidades diferentes em uma mesma cidade. Planos com valores mais baixos devem ser oferecidos, para que uma maior quantidade de clientes tenha acesso aos serviços, assim como planos com mais velocidade e recursos devem estar disponíveis para as empresas da região.
Contratar as pessoas certas
No momento de fazer o processo de seleção e recrutamento para o seu provedor de internet, é importante contar com uma boa equipe de recursos humanos. Faça um processo seletivo, que englobe conhecimentos técnicos, entrevista e fit cultural. Depois disso, ainda é importante o período de onboarding, para que o colaborador se adeque mais rapidamente às rotinas da empresa.
Por fim, é muito importante pensar em soluções de automatização de atividades do dia a dia do provedor de internet, que facilitem as gestões financeira e administrativa e, ainda, favoreçam a agilidade no atendimento ao cliente.
Atualmente, a principal solução para isso é o programa para provedor de internet MikWeb, que conta com um dashboard repleto de recursos, que ajudam a sua empresa a crescer.
Visite o site do MikWeb, conheça os serviços e os diferenciais da empresa e faça um orçamento!
Confira também: Como criar um provedor de internet | Provedores de internet
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