23 de outubro de 2023 - 3 minutos de leitura
Atendimento humanizado ao cliente: por que é importante?
O atendimento humanizado ao cliente é uma estratégia de atendimento, com foco em solucionar o problema do consumidor, por um diálogo atencioso e acolhedor.
Nesse sentido, difere do modelo tradicional, mais rígido e baseado em um script padrão do qual o atendente não pode se distanciar.
Assim, com atendimento humanizado, a empresa demonstra mais empatia com o cliente, tratando-o com mais valor, e não apenas como um número em uma planilha.
Mas, qual a importância dessa abordagem e como fazer para utilizá-la no seu provedor? Entenda a seguir e confira algumas dicas!
Qual a importância do atendimento humanizado?
Esse método de atendimento é muito importante para a empresa se destacar em meio aos concorrentes. Afinal, proporciona um atendimento diferenciado, que foge do padrão antigo muito impessoal.
Além disso, a humanização no atendimento é uma tática que contribui para a experiência do cliente ser positiva. Assim, fica mais fácil a empresa fidelizá-lo.
Para ilustrar os pontos mencionados, conforme o Relatório Zendesk de Tendência da Experiência do cliente, cerca de 66% dos consumidores que precisam recorrer ao suporte relataram que uma interação negativa prejudica seu dia.
Nesse mesmo sentido, a maioria afirmou que fica exausta quando precisa contatar um suporte.
Mas não para por aí: 73% dos consumidores ouvidos pela pesquisa relataram que mudam para uma empresa concorrente após várias experiências negativas no suporte, e muitos alegaram que basta uma interação ruim para migrarem para a concorrência.
Ou seja, o atendimento humanizado é fundamental para manter os clientes ativos e que não procurem o serviço de outra empresa.
Como proporcionar atendimento humanizado em seu provedor?
Até aqui você entendeu a importância do atendimento humanizado. Mas como implementá-lo no seu provedor?
Confira, a seguir, algumas dicas que o seu setor de atendimento precisa seguir para conseguir aplicar essa estratégia no suporte do seu provedor.
1. Praticar a escuta ativa
Uma das principais dicas é uma escuta ativa. Os atendentes precisam ouvir, com bastante atenção, o que o cliente estiver relatando, para conseguirem compreender, de fato, o problema e proporem a melhor solução possível.
Assim, é importante treinar os atendentes para empregarem mais tempo escutando o cliente do que falando.
2. Demonstrar empatia
Outro ponto fundamental para humanizar o atendimento é a empatia. Isto é, o profissional precisa se colocar no lugar do cliente.
Com isso, é mais fácil entender o que o cliente está sentindo e compreender o problema do ponto de vista dele.
3. Não se prender ao script
Claro que o setor de atendimento pode se basear em um roteiro de apoio para realizar o atendimento. Porém, isso não deve ser engessado.
Seguir à risca um roteiro torna o atendimento impessoal, o que não é compatível com a abordagem humanizada.
4. Prepare sua equipe para o atendimento
A equipe precisa ser treinada adequada e constantemente para obter conhecimento sobre as práticas a serem usadas em um atendimento humanizado ao cliente.
Além disso, os treinamentos também são essenciais para conscientizar a equipe acerca da importância de uma abordagem humanizada para o sucesso do provedor.
5. Proatividade
Por fim, mas uma dica é estimular a proatividade dos atendentes a fim de não aguardarem pelas exigências dos clientes, e antecipar as necessidades e propor soluções para a questão levantada pelo cliente.
Portanto, agora que você já sabe da importância do atendimento humanizado ao cliente, treine seu time, considere as dicas trazidas até aqui e garanta experiências positivas aos clientes do seu provedor quando precisarem contatar seu suporte.
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