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O atendimento humanizado ao cliente é uma estratégia de atendimento, com foco em solucionar o problema do consumidor, por um diálogo atencioso e acolhedor.

Nesse sentido, difere do modelo tradicional, mais rígido e baseado em um script padrão do qual o atendente não pode se distanciar.

Assim, com atendimento humanizado, a empresa demonstra mais empatia com o cliente, tratando-o com mais valor, e não apenas como um número em uma planilha.

Mas, qual a importância dessa abordagem e como fazer para utilizá-la no seu provedor? Entenda a seguir e confira algumas dicas!

Qual a importância do atendimento humanizado?

Esse método de atendimento é muito importante para a empresa se destacar em meio aos concorrentes. Afinal, proporciona um atendimento diferenciado, que foge do padrão antigo muito impessoal.

Além disso, a humanização no atendimento é uma tática que contribui para a experiência do cliente ser positiva. Assim, fica mais fácil a empresa fidelizá-lo.

Para ilustrar os pontos mencionados, conforme o Relatório Zendesk de Tendência da Experiência do cliente, cerca de 66% dos consumidores que precisam recorrer ao suporte relataram que uma interação negativa prejudica seu dia.

Nesse mesmo sentido, a maioria afirmou que fica exausta quando precisa contatar um suporte.

Mas não para por aí: 73% dos consumidores ouvidos pela pesquisa relataram que mudam para uma empresa concorrente após várias experiências negativas no suporte, e muitos alegaram que basta uma interação ruim para migrarem para a concorrência.

Ou seja, o atendimento humanizado é fundamental para manter os clientes ativos e que não procurem o serviço de outra empresa.

Como proporcionar atendimento humanizado em seu provedor?

Até aqui você entendeu a importância do atendimento humanizado. Mas como implementá-lo no seu provedor?

Confira, a seguir, algumas dicas que o seu setor de atendimento precisa seguir para conseguir aplicar essa estratégia no suporte do seu provedor.

1. Praticar a escuta ativa

Uma das principais dicas é uma escuta ativa. Os atendentes precisam ouvir, com bastante atenção, o que o cliente estiver relatando, para conseguirem compreender, de fato, o problema e proporem a melhor solução possível.

Assim, é importante treinar os atendentes para empregarem mais tempo escutando o cliente do que falando.

2. Demonstrar empatia

Outro ponto fundamental para humanizar o atendimento é a empatia. Isto é, o profissional precisa se colocar no lugar do cliente.

Com isso, é mais fácil entender o que o cliente está sentindo e compreender o problema do ponto de vista dele.

3. Não se prender ao script

Claro que o setor de atendimento pode se basear em um roteiro de apoio para realizar o atendimento. Porém, isso não deve ser engessado.

Seguir à risca um roteiro torna o atendimento impessoal, o que não é compatível com a abordagem humanizada.

4. Prepare sua equipe para o atendimento

A equipe precisa ser treinada adequada e constantemente para obter conhecimento sobre as práticas a serem usadas em um atendimento humanizado ao cliente.

Além disso, os treinamentos também são essenciais para conscientizar a equipe acerca da importância de uma abordagem humanizada para o sucesso do provedor.

5. Proatividade

Por fim, mas uma dica é estimular a proatividade dos atendentes a fim de não aguardarem pelas exigências dos clientes, e antecipar as necessidades e propor soluções para a questão levantada pelo cliente.

Portanto, agora que você já sabe da importância do atendimento humanizado ao cliente, treine seu time, considere as dicas trazidas até aqui e garanta experiências positivas aos clientes do seu provedor quando precisarem contatar seu suporte.

Quer mais dicas para aplicar no seu provedor de internet? Então, continue no blog da MikWeb, confira como medir NPS para provedores e muito mais!

O mercado de internet, em constante crescimento, é desafiador para um provedor de internet local bem-sucedido, considerando a concorrência. No entanto, com as estratégias corretas e foco na qualidade do serviço, é possível estabelecer como referência e conquistar a confiança dos moradores locais. Este artigo proporcionará um roadmap para se diferenciar como um provedor excepcional. Acompanhe!

Leia também: Aprenda a fazer análise de mercado para provedor de internet

Como destacar o provedor de internet local?

Se a sua intenção é notabilizar seu provedor de internet local mediante a concorrência, confira as dicas que separamos a seguir.

1. Investimento em qualidade técnica

O primeiro passo para qualquer provedor local de internet que quer se evidenciar é garantir a excelência técnica. A estabilidade e velocidade da conexão são primordiais. Afinal, ninguém gosta de quedas constantes de sinal ou de uma conexão lenta, especialmente em tempos em que a demanda por streaming e teletrabalho é alta. Invista em equipamentos modernos e uma infraestrutura robusta para entregar um serviço sem interrupções.

2. Dispor de diferenciais

Além da qualidade técnica, seu provedor de internet local precisa ser diferencial, por meio de planos personalizados, promoções exclusivas ou benefícios adicionais, como a inclusão de serviços de streaming gratuitos. A ideia é proporcionar mais do que o esperado, surpreendendo positivamente seus clientes e incentivando a fidelização.

3. Investimento em uma equipe de qualidade

Um atendimento eficiente e amigável faz toda a diferença. Por mais que você ofereça uma conexão de alta qualidade, a interação com os clientes é crucial. Invista em treinamentos constantes para sua equipe, ensinando-os a resolver problemas de forma ágil e a se comunicar com clareza e educadamente. Lembre-se de que cada interação é uma oportunidade para reforçar a imagem positiva de sua empresa.

4. Prospecção ativa

Para crescer e se estabelecer como um provedor de internet local, é necessário superar barreiras e não esperar que os clientes chegarem até você. Realize ações de marketing local, promova eventos ou workshops sobre a importância da internet de qualidade e seus impactos na vida moderna. A ideia é estar presente na comunidade, ser visto e lembrado como uma solução confiável.

5. Configurar o Google Meu Negócio

No cenário digital atual, ser encontrado online não é mais um luxo, mas uma necessidade. Um dos principais gateways para essa visibilidade é o Google Meu Negócio. Para um provedor de internet local, essa ferramenta é indispensável. Vamos entender o porquê.

Ao configurar sua conta no Google Meu Negócio, seu provedor aparece nos resultados de busca e ainda é exibido no Google Maps. Ou seja, quando alguém na sua cidade pesquisa por serviços de internet, sua empresa será uma das primeiras a serem mostradas, principalmente se estiver bem avaliada.

Além da visibilidade, os clientes deixam avaliações sobre o serviço prestado. Uma boa reputação online é essencial atualmente. Avaliações positivas atraem mais clientes, enquanto feedbacks construtivos contribuem para melhorar seus serviços. E é aqui que a interação se torna funcional: responder às avaliações mostra que você valoriza a opinião dos seus clientes, por elogios ou críticas.

Outra vantagem do Google Meu Negócio é a possibilidade de postar atualizações, ofertas e eventos. Por exemplo, se seu provedor está lançando um novo plano ou promoção, faça uma postagem para informar seus clientes e atrair novos. Essas atualizações também mantêm sua presença online ativa e relevante.

Por fim, as análises fornecidas pela ferramenta sobre como os clientes interagem com sua listagem são inestimáveis. Saber quantas pessoas visualizaram sua empresa e quantas ligaram diretamente do anúncio ou solicitaram direções no mapa são insights valiosos, que direcionam futuras estratégias de marketing.

Dado o enorme potencial dessa ferramenta, dedique tempo e esforço para configurar e otimizar sua conta. E, para tornar esse processo ainda mais claro, recomendamos que confira nosso artigo “Google Meu Negócio para provedores: aumente suas vendas”, que detalha os passos e dicas para aproveitar ao máximo o que o Google Meu Negócio fará pelo seu provedor de internet local.

Confira também: Indicadores KPI mais importantes para provedores de internet | o que é um link dedicado

Como percebeu ao longo deste artigo, sobressair-se como um provedor de internet local exige esforço contínuo, foco na satisfação do cliente e atualização constante. Adotando as práticas mencionadas e mantendo-se informado sobre as novidades do setor, você trilhará o caminho certo para se estabelecer como referência em sua cidade. Conquiste, encante e cresça com qualidade!

A fibra óptica é imbatível em diversas características, que a tornam muito vantajosa aos provedores de internet, agregando velocidade, menos manutenção e mais estabilidade, por exemplo.

Quer conhecer melhor as vantagens da fibra óptica? Então, entenda mais sobre esse assunto.

Como funciona a fibra óptica?

O cabo de fibra óptica formado por filamentos de vidro ou plástico extremamente finos, flexíveis e transparentes. Em torno dos filamentos, há um revestimento de material de ondas eletromagnéticas.

Assim, diferentemente de cabos metálicos que direcionam a informação por sinais elétricos, o cabo de fibra óptica transmite dados através da luz.

Ainda, no revestimento externo do cabo, o material, mais resistente, protege toda a estrutura interna e impede interferências de outras redes.

Confira também: Tipos de fibra óptica | FTTH o que é

Quais são as vantagens da fibra óptica?

Confira as vantagens da fibra óptica a seguir:

Instalação mais fácil

Nos provedores, a instalação ocorre facilmente. Como o diâmetro dos fios é menor e mais flexível, os técnicos conseguem realizar as instalações com mais destreza.

Melhor custo-benefício

Pelo excelente custo-benefício, você consegue encontrar cabos de fibra óptica com preços que regulam com os modelos feitos de cobre.

No entanto, mesmo com um preço semelhante, a qualidade é muito melhor, pois o cabo de fibra óptica representa mais segurança de rede, estabilidade, velocidade e disponibilidade.

Além disso, esse cabo exige menos manutenção.

Mais segurança

Outro diferencial do cabeamento de fibra é a segurança de dados, que é maior do que a de fios de metal, já que é mais propício ao vazamento de sinais eletromagnéticos.

Porém, isso não acontece se o provedor utilizar fios de fibra óptica, uma vez que a luz não consegue vazar pela fiação.

Mais potência

Mais uma vantagem considerável, que contribui para muitos provedores optarem por cabos de fibra ótica, é a potência.

Afinal, os fios de metal perdem qualidade de sinal conforme se afastam do ponto de origem da rede.

Em contrapartida, a fibra óptica mantém potência, independentemente se percorrer longas distâncias.

Assim, essa é a escolha mais acertada quando um provedor quer formar uma rede com desempenho linear e de confiabilidade.

Leia também: Guia definitivo da internet fibra óptica para provedores

Velocidade

A velocidade também é um ponto que precisa ser elencado nas vantagens da internet fibra óptica.

No sinal que percorre a fibra óptica, na velocidade da luz, não há interferências eletromagnéticas, sequer do clima.

E mais: a redução na latência do sinal diminui atrasos no compartilhamento de dados e faz com que a velocidade da transmissão melhore.

Velocidade de download e upload

A fibra óptica iguala as velocidades de download e upload.

Nesse sentido, se um provedor fornece uma internet a cabo, o cliente até consegue baixar um filme, por exemplo, em 2 minutos. Porém, se ele quiser fazer o upload desse arquivo, talvez demore horas.

No entanto, se a rede fornecida for de fibra óptica, o upload é rápido. Com isso, o provedor consegue oferecer um serviço de mais qualidade, otimizando o compartilhamento de arquivos para os usuários.

Portanto, as vantagens da fibra óptica são muitas. Não é por acaso que a maioria dos provedores de internet optam por esse material para construírem suas infraestruturas de rede.

Quer conhecer mais conteúdos com dicas para aplicar no seu provedor? Então, continue aqui no blog da MikWeb e saiba mais!

Confira: FTTC: O que é | fibra óptica internet | Velocidade fibra óptica

A sua empresa pode até oferecer o melhor serviço de provedor de internet do mercado, mas, se ficar estagnada e não acompanhar as melhorias, não conseguirá se destacar. Para isso, é importante se planejar. Uma boa prática é elaborar um relatório gerencial para provedores de internet como base para novas estratégias. 

Com esse relatório, o gestor saberá como organizar uma empresa de provedor de internet com escolhas mais assertivas em menor tempo, evitando erros. Claro que, para o melhor desempenho e um relatório mais personalizado possível, serão necessários dados reais. Pensando nisso, separamos neste artigo os principais mais usados e como montar um documento estratégico, que gere bons resultados. 

O que é um relatório gerencial? 

O relatório gerencial é um documento que reúne informações objetivas e relevantes sobre a empresa. Dessa forma, os gestores se baseiam nesses dados para tomarem decisões importantes para o crescimento do empreendimento. 

Um relatório gerencial para provedores de internet consegue revisitar o que deve ser aperfeiçoado e preservado para a manutenção da credibilidade da empresa. 

Para resultados os mais assertivos possíveis, é preciso análises baseadas em dados reais e em metas alcançáveis. Achismos e opiniões sem fundamentos lógicos contribuem para tomadas de decisões ineficientes. 

Quais são os principais tipos de relatório gerencial? 

Toda empresa lida com as suas próprias necessidades, portanto, o tipo de relatório gerencial varia de negócio para negócio. Alguns são essenciais para melhorias em todas as instituições, como manter um bom fluxo de caixa. 

Separamos os principais, e você entenderá melhor qual utilizar no seu relatório gerencial para provedores de internet. Confira. 

Satisfação do cliente 

Os clientes de provedores de internet são o termômetro da empresa. Portanto, é muito importante entender a satisfação do consumidor. Faça pesquisas frequentes sobre a qualidade da internet, do atendimento e o que pode ser melhorado. Esses dados são cruciais para as devidas melhorias. 

Financeiro

Esta etapa do relatório gerencial para provedores de internet relata a situação financeira da empresa. Tudo deve ser relatado. Confira alguns dos setores a serem avaliados:

  • Fluxo de caixa;
  • Balanço patrimonial;
  • Demonstração do resultado do exercício (DRE).

Com esses dados, verifica-se a saúde financeira do negócio, onde e quanto dinheiro será aplicado e os gastos a serem cortados, baseado em dados reais, resultando em metas possíveis. 

Vendas 

Esta é a hora de contar com a ajuda do pessoal do comercial. Reúna quem entende do seu produto e o oferece para o público. Aqui, é preciso dispor de dados de todos os seus produtos, qual deles é mais vendido e o que pode ser melhorado. É preciso verificar onde o dinheiro será investido e os produtos que não fazem mais sentido com as novas estratégias da empresa. 

Passo a passo de como montar um relatório gerencial para o seu provedor de internet 

Quanto mais objetivos forem os relatórios, melhores serão os resultados. Confira as dicas que separamos para a montagem de um relatório gerencial para provedores de internet. 

Fale com a equipe 

É preciso escutar quem está no dia a dia com o cliente. Ninguém melhor que a equipe de vendas para transmitir o que precisa ser ajustado, quais produtos são mais vendidos e os que não são mais necessários, por exemplo. Este passo deve ser seguido em todas as etapas do relatório. 

Baseie-se em dados reais 

Basear em achismos e levar algumas situações para o lado pessoal não ajuda em nada, apenas atrapalha as estratégias. Use e abuse de pesquisas, formulários e faça ligações para os clientes para entender o que aperfeiçoar

Utilize uma linguagem acessível 

Lembre-se de que o relatório passará por diversas áreas da empresa. Dessa forma, precisa ser o mais acessível possível. As reuniões devem ser realizadas com os setores a fim de identificar uma estratégia assertiva e que faça sentido para quem trabalhará nas melhorias no dia a dia. Não se esqueça de que a teoria, por vezes, é bem diferente da prática. 

Com as técnicas corretas e ouvindo prontamente o seu pessoal e o seu cliente, certamente o seu relatório gerencial para provedores de internet será impecável. Se quer que a sua empresa de provedor de internet se aperfeiçoe, continue navegando pelo blog da MikWeb!

Os Key Performance Indicators (KPIs) são um conjunto de métricas que avaliam o desempenho de diversos setores em uma empresa. Normalmente, são definidos para medir a eficiência dos processos na organização, corrigir erros e melhorar a performance das mais diversas áreas em um negócio.

Confira, neste conteúdo, tudo sobre indicadores KPI para provedores de internet!

5 indicadores KPI que precisam ser monitorados em seu provedor de internet

Confira os 5 principais KPIs para monitorar em um provedor de internet.

LTV 

O Lifetime Value (LTV) é a média que os clientes retornam em faturamento para o provedor de internet. Esse indicador mostra quão boa a empresa é em fidelizar seus clientes, pois a média de valor de retorno, no caso de um provedor de internet, tem muita relação com a quantidade de meses em que os clientes utilizam o serviço até solicitarem o cancelamento.

Ticket médio

Os provedores de internet que já utilizam algum tipo de acompanhamento de indicadores, normalmente já controlam o ticket médio dos serviços. Esse KPI é obtido pela divisão entre a soma de tudo o que é vendido pelo número de clientes. Ou seja, se, em um mês, foram vendidos 100 planos de internet e o faturamento dessas vendas foi de R$ 12.000, o ticket médio é de R$ 120.

Taxa de cancelamento

A taxa de cancelamento, também chamada de “churn”, é a quantidade de cancelamentos dos serviços do provedor de internet, pelos clientes, dividida por um período previamente estabelecido. Caso a taxa seja alta, é muito provável adotar melhorias no atendimento, nos serviços e nos processos de fidelização dos clientes.  

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

O CAC é um KPI mais voltado para a área de marketing do provedor de internet. Esse indicador revela quanto é investido para conquistar cada cliente. Por exemplo, se uma campanha de marketing digital custou R$ 1.000 e trouxe 20 novos clientes, o CAC é de R$ 50. Para saber se o CAC tem uma boa taxa, é preciso levar em conta o ticket médio da empresa e o LTV médio, indicadores já citados.

Tempo médio de atendimento (TMA) 

Em um provedor de internet, é preciso oferecer um atendimento eficiente, que efetivamente resolva as demandas dos clientes, contribuindo para o fechamento de novos negócios, ao conversar com clientes em potencial, e para resolver problemas com os serviços e fidelizar os antigos clientes. Para melhorar o TMA, ofereça treinamentos e aperfeiçoe processos com os operadores de atendimento.

Extra: satisfação do cliente

A satisfação do cliente é um KPI medido por questionários, ao final do atendimento, feedbacks recebidos espontaneamente dos consumidores e até via ferramentas especializadas. Ao verificar a média de clientes satisfeitos e insatisfeitos, o provedor de internet implementará melhorias e reduzirá o número de cancelamentos.

Como criar indicadores KPI para seu provedor de internet

Saiba como criar os KPIs no seu negócio.

Primeiras definições

Primeiramente, verifique como os processos serão avaliados em cada setor da empresa. A ideia é identificar em quais áreas os indicadores KPI oferecerão dados para melhorar os processos.

Criação de metas

Depois, é importante definir objetivos claros, e os KPIs vão ajudar a obter as informações para atingi-los. Além disso, podem ser utilizados para delimitar metas de vendas, qualidade de atendimento, tempo de resolução de problemas e muito mais. 

Indicadores SMART

Os KPIs devem ser criados segundo o princípio SMART: S (Específicas), M (Mensuráveis), A (Atingíveis), R Seguindo (Relevantes) e T (Temporais). Dessa forma, será muito mais fácil atingir as metas estabelecidas na criação dos KPIs.

Metodologia

Não existe apenas uma forma de criar KPIs; por isso, é importante definir uma metodologia eficiente e personalizada para guiar o processo,  conforme as necessidades do provedor de internet. Assim, vale a pena se amparar em três princípios: coleta de dados, atribuição de responsabilidades e periodicidade.

Acompanhamento de resultados

Por fim, acompanhe todos os resultados obtidos com a coleta de dados a fim de entender o que precisa ser melhorado nos processos utilizados no provedor de internet. É importante fazer o acompanhamento periodicamente e compartilhar os resultados com a equipe, de modo que permaneçam na mesma página. 

A MikWeb ajuda você a implementar indicadores KPI

Gostou de saber sobre KPIs? Então, continue navegando pelo site da MikWeb e descubra como implementar os melhores indicadores KPI no seu provedor e como medir a satisfação do ISP!

A inteligência artificial (IA) tem sido uma presença ativa nas empresas dos mais variados segmentos, e no setor de provedores de internet isso não seria diferente.

Para um provedor, contar com essa tecnologia é extremamente importante, pois as inúmeras aplicações promovem uma série de benefícios.

Assim, confira algumas das principais aplicações da inteligência artificial para provedores de internet e saiba como essa relação pode ser vantajosa.

Aproveite a leitura!

Como a inteligência artificial ajuda os provedores de internet?

A inteligência artificial tem potencial de ajudar os provedores de internet em diversas áreas.

Por ser bastante versátil, essa tecnologia oferece soluções nas áreas de manutenção e até em otimização de rede.

Confira as principais.

1. Manutenção preventiva

Por meio da análise de dados em tempo real, uma IA identifica problemas antes mesmo que eles se tornem críticos.

Além disso, essa tecnologia consegue prever riscos, com base em padrões de desempenho e uso.

Ainda, com inteligência artificial, os provedores de internet otimizam o plano de manutenções, diminuindo os custos e reduzindo as interrupções dos serviços.

Por uma coleta de dados eficiente, a IA consegue descobrir quais são os componentes com estado mais crítico na rede e os prioriza na manutenção.

Dessa forma, todas essas intervenções da inteligência artificial em manutenção são extremamente vantajosas para o provedor.

2. Segurança

A IA tem também contribui para um provedor de internet aumentar a segurança dos serviços por meio da prevenção e detecção de ameaças.

Com a possibilidade da análise de dados em tempo real, a IA detecta eventuais atividades suspeitas na rede do provedor, como comportamentos incomuns de usuários e acessos não autorizados. A partir disso, ela as bloqueia, antes que algum dano seja causado.

Também é muito útil para fazer o monitoramento da segurança dos dispositivos conectados à rede, como modems e roteadores.

Com isso, emite alertas aos usuários sobre falhas e vulnerabilidades detectadas, elevando o nível de proteção de dados pessoais e evitando ataques hackers.

3. Otimização de rede

Por fim, mais uma contribuição significativa promovida pelo uso de inteligência artificial é a otimização de rede.

Uma IA realiza o monitoramento constante da rede do provedor de modo a verificar onde há problemas relacionados à latência ou congestionamentos.

Baseando nessas informações, a IA consegue aumentar o desempenho da rede do provedor ao otimizar o fluxo de tráfego de dados.

Leia também: Inteligência artificial em chatbots.

Quais são as aplicações da IA em provedores de internet?

Atendimento ao cliente

Uma das formas de aplicar a IA aos provedores de internet é no atendimento ao cliente.

Os provedores implementam chatbots, que ficam à disposição do cliente 24h, 7 dias por semana, respondendo às perguntas mais frequentes e resolvendo problemas mais comuns.

Com isso, o provedor assegura um suporte ao cliente muito mais rápido e prático, sem precisar mobilizar uma equipe em tempo integral.

Informações para tomadas de decisões

A IA também permite que sejam aplicadas métricas no provedor em relação ao serviço de atendimento ao cliente (SAC).

Por meio de um sistema com inteligência artificial nos serviços de SAC, o provedor consegue acesso a indicadores importantes: determinar os tópicos mais procurados pelos clientes, tempo médio de atendimento, momentos do dia de maior fluxo e outros dados.

Assim, analisando todos esses dados, a empresa consegue descrever padrões comportamentais dos clientes, possibilitando a definição de personas e até a criação de novos serviços conforme as informações obtidas.

Fidelização de clientes

Nas estratégias de fidelização de clientes, a IA também é aplicada, já que os sistemas que trabalham com essa tecnologia no atendimento aos clientes contribui para a crescente satisfação dos consumidores.

As pessoas percebem que a empresa está atendendo de maneira mais ágil e prática os problemas apresentados.

Assim, se não precisa esperar em longas filas para ser atendido e, muitas vezes, resolve a questão em poucos minutos, sem nem ter de falar com um atendente humano, a tendência é a fidelização.

Então, não perca tempo e invista em inteligência artificial no seu provedor, otimize os setores e aproveite todas as aplicações dessa tecnologia.

Navegue pelo site da MikWeb e conheça nosso novo módulo de atendimento com chatbot e inteligência artificial!

Confira também: Chatbot o que é

Segundo dados do IBGE, 90% das residências brasileiras já acessam à internet. Com isso, exige-se que os empresários da área compreendam o direito do consumidor provedor de internet. Assim, o prestador de serviço que quer estar à frente da concorrência melhora suas atividades, aumenta sua credibilidade e ganha a fidelidade de seus clientes. 

No Brasil, as normas são determinadas pela  Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Portanto, você, gestor e/ou dono de um provedor de internet, acompanhe a leitura, saiba mais sobre esses direitos, regidos pela instituição, e quais são as suas responsabilidades como empresa prestadora desse serviço.  

Responsabilidade do provedor de internet 

O provedor de internet é responsável por disponibilizar o melhor serviço possível para aqueles que contrataram a empresa. Muitas das vezes, o usuário necessita do provedor de internet para trabalhar home office, assim, a velocidade deve ser condizente com a que consta no contrato. 

Além disso, quaisquer quebra de cláusula, ou não cumprimento dos direitos do consumidor, o Procon poderá ser acionado. Desse modo, o gestor precisa se preparar para qualquer imprevisto, bem como às interrupções necessárias para ajustes.  

Direitos do consumidor de provedores de internet

Não importa o segmento, os direitos do consumidor são resguardados pela lei. A Anatel determina os direitos do consumidor de provedores de internet, explicados da melhor forma a seguir.

1. Instalação 

O prazo para a instalação do provedor de internet, determinado pela Anatel, é de até 15 dias, a partir do momento em que foi solicitado. Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica, portanto, cumpra o prazo, disponibilize protocolo de atendimento ao cliente e, se possível, seja flexível com relação aos horários de instalação. 

2. Conexão 

Antes de oferecer uma velocidade ao seu cliente, certifique-se de que será possível entregar uma conexão de qualidade. A Anatel estipula que a velocidade mínima não pode ser menos que 40% da velocidade contratada pelo consumidor. O valor para a velocidade mensal não deve ser menor que 80% da conexão contratada, tanto para upload quanto para download. 

3. Cobrança

As cobranças precisam ser disponibilizadas com clareza e acessíveis, com relação aos serviços prestados para o cliente, por seu e-mail, por SMS ou na “Área do cliente”, no site da empresa. O consumidor também tem direito à segunda via da fatura, caso a perca ou o não a receba. 

Caso alguma cobrança seja efetuada erroneamente, e o consumidor pague esse valor, há o direito de ser ressarcimento em dobro, escolhendo entre receber o seu crédito na próxima fatura ou em depósito na conta-corrente. 

4. Interrupção da conexão

Qualquer interrupção no serviço de provedor de internet deve ser avisada com 72 horas de antecedência, ou seja, 3 dias, para o consumidor se organizar. Os dias em que ocorreram as manutenções devem ser ressarcidos ao cliente. 

5. Atendimento 

O atendimento deve ser impecável. Os direitos do consumidor provedor de internet são bem evidentes e conforme as seguintes regras:

  1. Tempo máximo de espera para atendimento telefônico de até 60 segundos;
  2. Opção de atendimento pessoal em todos os menus;
  3. Prazo de até 5 dias úteis para reclamações via central de atendimento;
  4. Número de protocolo da reclamação disponível;
  5. Após comunicação do consumidor, a empresa tem prazo de até 48 horas para realizar os reparos.

6. Planos

A empresa pode ofertar planos para o consumidor de, no máximo, 12 meses. Todas as regras precisam ser visíveis no contrato a ser enviado ao cliente, assinado por ambas as partes. Quanto mais objetivas forem as cláusulas, mais chances de fidelizar o cliente do seu provedor de internet.

Saiba mais sobre direito do consumidor provedor de internet com a MikWeb

A MikWeb é experiente quando o assunto é direito do consumidor provedor de internet. Continue no blog e leia mais conteúdos relevantes.

Saiba mais: mensagem para cobrar cliente

Com o passar dos anos, os provedores de internet, especialmente os de pequeno porte, apresentaram um crescimento considerável no país. Segundo a consultoria KPMG, entre os anos de 2019 a 2020, o aumento das assinaturas de internet banda larga aumentou 10%; já entre os anos de 2020 e 2021, o aumento dos assinantes alcançou 14%.

Esse crescimento do pequeno provedor de internet foi impulsionado durante a pandemia do coronavírus, que manteve as pessoas por mais tempo em casa, e pelo aumento da facilidade do acesso à internet de usuários de todas as classes sociais, via smartphones, computadores, notebooks, tablets, televisores, etc.

Leia o artigo e saiba tudo sobre a atuação e o crescimento dos pequenos provedores de internet no Brasil!

O mercado de provedores de internet no Brasil

Os provedores de internet, também conhecidos como Internet Service Providers (ISPs), estão espalhados por todo o Brasil. Atualmente, os principais players desse mercado são a Vivo, com mais de 5 milhões de usuários, a Oi, com mais de 4 milhões de usuários, e Claro Brisanet e Claro e Alloha, com aproximadamente 1 milhão de usuários cada.

Além dos grandes players, milhares de provedores de internet ocupam os espaços deixados pelas maiores operadoras, especialmente em cidades de baixo volume populacional e os médios ISPs, como a Vero, criada da fusão de 8 companhias, e também da Algar, da Alares e da Fortezza Partners.

As aquisições e fusões aconteceram especialmente durante a pandemia do coronavírus, porém o que se observou, e que perdura até hoje, é a união e aquisição de pequenos ISPs pelos médios, assim como a fusão dos provedores de internet de tamanho médio, para ocuparem uma fatia maior do mercado.

No cenário atual, os grandes players, como a Claro e a Vivo, por exemplo, normalmente não se interessam pela aquisição de provedores de tamanho menor, tendo em vista o custo dos clientes. Para essas empresas, é mais vantajoso conquistar novos clientes organicamente do que adquirir empresas menores.

Leia também: Provedor de acesso à internet: o que é e como funciona? | internet dedicada | marketing para provedores de internet

Crescimento dos pequenos provedores de internet

O pequeno provedor de internet ocupa uma significativa fatia do mercado e ocupa a liderança em número de cidades onde prestam serviços para os usuários. Se a comparação for com empresas como Oi, Vivo e Claro, os números apontam para uma predominância dos pequenos ISPs em relação aos maiores provedores do país.

Segundo dados de 2019, pouco mais de 1.600 municípios são atendidos pela Oi. Já a Vivo presta serviços para cerca de 323 cidades brasileiras. Por fim, a Claro atua em cerca de 97 regiões no país. As empresas de pequeno porte, na soma de todos os CNPJs, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, atendem mais de 3.500 municípios, ou seja, mais do que o dobro do maior player do setor.

Com a derrocada da operadora Oi, há mais espaço para os pequenos provedores de internet. A empresa, pela natureza e modelo de negócios, investiu em aquisições e conseguiu ocupar diversas cidades no Brasil, como evidenciado no parágrafo anterior. As dívidas sobrepujaram o faturamento da operadora, e a redução do uso de telefonia fixa não ajudou a operadora a se recuperar.

Como o processo de recuperação judicial da Oi não chegou ao fim nem houve notícias animadoras para seus credores, a expansão da empresa foi cessada, contribuindo para a expansão dos pequenos players nas cidades atendidas pela operadora.

Surgimento de novos provedores de internet

Novos provedores de internet surgem a todo o momento. Enquanto um negócio extremamente rentável, desde que o empresário disponha do valor necessário para investir, não há grandes empecilhos para oferecer serviços de internet a usuários de praticamente qualquer localização do país.

Inicialmente, é preciso uma licença de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). Essa licença é obtida na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e depende de um CNPJ ativo para ser emitida. Porém, caso a empresa não pretenda atender mais de 5 mil usuários inicialmente e atue somente com radiação e cabeamento, essa licença é opcional, somente avisando à agência sobre a prestação do serviço.

Ainda, não há motivos para reclamações dos pequenos provedores de internet acerca da cobrança de impostos também, tendo em vista que só é preciso destinar 1% do faturamento bruto da empresa para o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicação (Fust), além dos impostos já conhecidos pela prestação de serviços em geral.

Com essa facilidade de entrada no mercado, segundo dados de maio de 2023, do Ministério das Comunicações, atualmente existem milhares de provedores no país, a maioria de pequeno e médio portes, e mais de 23 milhões pontos de acesso.

Importância do pequeno provedor de internet

A Anatel já confirmou a existência de, pelo menos, um provedor de internet em cada uma das cidades brasileiras, ou seja, em todos os municípios do país já há a prestação de serviços de banda larga, ainda que as operadoras não cheguem a todas as localizações.

Considerando que a cobertura dos pequenos provedores de internet já ocupa metade do mercado de ISPs, é nítida a importância dessas empresas para a sociedade. As empresas menores se preocupam em chegar a mais localidades para aumentar o seu faturamento, atuando em regiões ainda não “reivindicadas” pelas grandes operadoras.

Com a atuação dos pequenos provedores, mais regiões são atendidas e mais pessoas acessam a internet de qualidade, especialmente a de fibra óptica, que proporciona mais rapidez e estabilidade aos usuários. Dessa forma, os ISPs menores desempenham um papel social importante.

Gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre o nosso sistema dedicado ao provedor regional? Então, continue navegando pelo site da MikWeb!

Visando sempre a expansão da sua empresa e foco em ter resultados otimizados, os provedores de internet devem ter alicerces sólidos, tais como preços competitivos, serviços de alta qualidade e, é claro, processos claros e eficientes. Para atender a esse último alicerce, é necessário contar com um bom gerenciamento de processos na empresa. Confira como fazer isso!

O que é gerenciamento de processos em uma empresa?

O gerenciamento de processos nada mais é do que a forma de organizar e manter os processos de uma empresa funcionando corretamente. No caso dos provedores de internet, os processos variam conforme o tamanho da organização, mas normalmente estão relacionados com a prestação do serviço básico de fornecimento de internet, instalação, manutenção e atendimento ao cliente.

Para fazer a gestão dos processos, o provedor de internet pode utilizar práticas manuais, como preenchimento de planilhas e visitas regulares aos setores, por exemplo. Porém, o mais recomendado atualmente é que se faça o uso de um sistema de gestão para provedores de internet, o qual ajuda a viabilizar o monitoramento e o aprimoramento dos processos da empresa. 

A importância do gerenciamento de processos em um provedor de internet

O provedor de internet, assim como qualquer outra empresa, depende dos recursos disponíveis para fazer a operação funcionar. Diante disso, com o gerenciamento de processos adequado, é possível mapear esses recursos e utilizá-los de maneira mais eficiente, fazendo com que não ocorram desperdícios e problemas na operação.

Outra vantagem de utilizar boas práticas em gerenciamento de processos é a gestão dos colaboradores da organização. Quando os processos são mapeados e cada um sabe quais são as suas atribuições, os processos rodam de maneira muito mais fluida. E, quando há algum tipo de problema, os funcionários já sabem a quem devem se reportar e qual é o processo adequado para solucionar a questão.

Por fim, é importante ressaltar que o gerenciamento de processos ajuda na padronização do negócio, ou seja, faz com que o dia a dia da empresa funcione de maneira ágil e dinâmica, com processos destinados a cada situação. Essa agilidade ajuda na satisfação dos clientes que veem suas demandas sendo resolvidas rapidamente e dos colaboradores que conseguem desempenhar suas atividades com excelência.

Como implementar o gerenciamento de processos no seu provedor?

Para fazer a implementação correta de uma boa metodologia de gerenciamento de processos, o provedor de internet deve se amparar em 3 pilares fundamentais:

1. Mapeamento de processos

Antes de mais nada, é essencial mapear todos os processos que já estão rodando no provedor de internet. Isso deve ser feito em todos os setores para nada passar despercebido pelo gestor. Além dos processos, também é importante fazer a organização de hierarquia da empresa, com os cargos de cada colaborador e para quem devem se reportar.

2. Melhorias e adequações

Depois do mapeamento, é hora de analisar os processos e entender se eles estão realmente adequados à operação. Isso deve ser feito em conjunto com os encarregados de cada setor, pois são eles que estão à frente no dia a dia da empresa. Caso alguma falha seja percebida, é primordial que um plano de ação seja desenvolvido e implementado nessa fase.

3. Registro dos resultados

Finalmente, depois do mapeamento e da implementação das melhorias, é o momento de fazer o registro dos resultados obtidos e as análises de resultados. Isso pode ser feito por meio de indicadores e Objectives and Key Results (OKRs), que ajudam a medir os resultados das mudanças aplicadas nos processos da empresa.

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