Para oferecer serviços mais estáveis de internet no mercado, os provedores de internet têm optado pela redundância de link. Com essa alternativa, de excelente custo-benefício a médio e longo prazos, os clientes ficam mais satisfeitos, e os provedores têm uma chance maior de ocuparem mais espaço no setor.
Continue a leitura, saiba o que é redundância de link, as principais vantagens e como implementar no seu provedor de internet.
Redundância de link: o que é?
A redundância de link é uma alternativa extra ao cliente para que o seu acesso à internet não seja interrompido. Dessa forma, o acesso à internet é mantido por outra via, sem deixar o cliente na mão.
Funciona assim: o provedor oferece uma linha de internet com componentes e estrutura próprios. Caso o sistema não funcione por algum motivo, pela redundância de link, automaticamente outra via é aberta, e o fornecimento de internet continua normal.
Benefícios da redundância de links
Confira agora as principais vantagens da redundância de links ao seu provedor de internet.
Satisfação dos clientes
A satisfação da maioria dos clientes é o que permite que o negócio continue crescendo e se solidificando no mercado. É claro que conquistar novos clientes é importante, mas é vital que os antigos sejam fidelizados.
Para isso, nada melhor do que oferecer uma conexão de internet que não cause preocupações para os usuários, não fique caindo toda hora e, o principal, não os abandone em momentos importantes, especialmente quando se trata de trabalho e educação.
Segurança na operação
A maioria das empresas atualmente precisa de uma conexão estável de internet para funcionar. Por isso, oferecer estabilidade para as empresas contratantes de banda larga é muito importante para a manutenção do contrato.
As empresas que dependem da internet no atendimento aos seus clientes não podem ficar a mercê apenas de uma alternativa, já que há prejuízos se falhar. Assim, é muito mais recomendado contratar um provedor que forneça a redundância de links.
Todos saem ganhando: a empresa, que disporá de mais de uma opção caso a conexão de internet não funcione por uma via, e o provedor de internet, que terá um diferencial competitivo muito forte ao anunciar seus serviços.
Reconhecimento no mercado
A fama de um provedor de internet rapidamente se alastra em uma região, especialmente se presta serviços em pequenas e médias cidades, onde a propaganda é feita muito mais por indicação e “boca a boca” do que por qualquer outra estratégia de marketing.
Um provedor de internet cuja queda de conexão é recorrente, por exemplo, é muito prejudicado, ao ponto de quase não conseguir fechar novos negócios diante da concorrência.
Portanto, vale muito a pena contar com a redundância de links, pois o nome do provedor será sempre enaltecido quanto à constância da conexão, quando um cliente conversar com outro potencial cliente e assim por diante.
Veja também: Link dedicado para provedor: vale a pena? | Provedora de internet
Como fazer?
Ao oferecer a segunda opção de conexão para os clientes do provedor de internet, é preciso contar com mais um upstream. Feito isso, basta configurar a rede e ativar a segunda opção caso a primeira não esteja funcionando.
Todo esse processo é realizado com hardwares e softwares específicos, cotados em diversas empresas, para melhor custo-benefício. O ideal é contar com empresas de renome no mercado e investir em uma tecnologia que ofereça a estabilidade da redundância de link.
Gostou do conteúdo e deseja atrair novos clientes para o seu provedor de internet? Então continue navegando e descubra todos os benefícios da MikWeb!
Saiba mais: rede neutra | fornecedor de internet | Internet dedicada