fb Blog-teste - Página 11 de 25 - MikWeb - Sistema para Provedor de Internet - MikWeb
Logo MikWeb
Logo MikWeb

Para oferecer serviços mais estáveis de internet no mercado, os provedores de internet têm optado pela redundância de link. Com essa alternativa, de excelente custo-benefício a médio e longo prazos, os clientes ficam mais satisfeitos, e os provedores têm uma chance maior de ocuparem mais espaço no setor.

Continue a leitura, saiba o que é redundância de link, as principais vantagens e como implementar no seu provedor de internet.

Redundância de link: o que é?

A redundância de link é uma alternativa extra ao cliente para que o seu acesso à internet não seja interrompido. Dessa forma, o acesso à internet é mantido por outra via, sem deixar o cliente na mão.

Funciona assim: o provedor oferece uma linha de internet com componentes e estrutura próprios. Caso o sistema não funcione por algum motivo, pela redundância de link, automaticamente outra via é aberta, e o fornecimento de internet continua normal.

Benefícios da redundância de links

Confira agora as principais vantagens da redundância de links ao seu provedor de internet.

Satisfação dos clientes

A satisfação da maioria dos clientes é o que permite que o negócio continue crescendo e se solidificando no mercado. É claro que conquistar novos clientes é importante, mas é vital que os antigos sejam fidelizados.

Para isso, nada melhor do que oferecer uma conexão de internet que não cause preocupações para os usuários, não fique caindo toda hora e, o principal, não os abandone em momentos importantes, especialmente quando se trata de trabalho e educação.

Segurança na operação

A maioria das empresas atualmente precisa de uma conexão estável de internet para funcionar. Por isso, oferecer estabilidade para as empresas contratantes de banda larga é muito importante para a manutenção do contrato.

As empresas que dependem da internet no atendimento aos seus clientes não podem ficar a mercê apenas de uma alternativa, já que há prejuízos se falhar. Assim, é muito mais recomendado contratar um provedor que forneça a redundância de links. 

Todos saem ganhando: a empresa, que disporá de mais de uma opção caso a conexão de internet não funcione por uma via, e o provedor de internet, que terá um diferencial competitivo muito forte ao anunciar seus serviços.

Reconhecimento no mercado

A fama de um provedor de internet rapidamente se alastra em uma região, especialmente se presta serviços em pequenas e médias cidades, onde a propaganda é feita muito mais por indicação e “boca a boca” do que por qualquer outra estratégia de marketing.

Um provedor de internet cuja queda de conexão é recorrente, por exemplo, é muito prejudicado, ao ponto de quase não conseguir fechar novos negócios diante da concorrência.

Portanto, vale muito a pena contar com a redundância de links, pois o nome do provedor será sempre enaltecido quanto à constância da conexão, quando um cliente conversar com outro potencial cliente e assim por diante.

Veja também: Link dedicado para provedor: vale a pena? | Provedora de internet

Como fazer?

Ao oferecer a segunda opção de conexão para os clientes do provedor de internet, é preciso contar com mais um upstream. Feito isso, basta configurar a rede e ativar a segunda opção caso a primeira não esteja funcionando.

Todo esse processo é realizado com hardwares e softwares específicos, cotados em diversas empresas, para melhor custo-benefício. O ideal é contar com empresas de renome no mercado e investir em uma tecnologia que ofereça a estabilidade da redundância de link.

Gostou do conteúdo e deseja atrair novos clientes para o seu provedor de internet? Então continue navegando e descubra todos os benefícios da MikWeb!

Saiba mais: rede neutra | fornecedor de internet | Internet dedicada

Nos últimos anos, diversas empresas foram expostas em escândalos de vazamento de dados. Negócios como o Facebook, Uber, Netflix e Linkedln, que deveriam ser referência em segurança de banco de dados clientes, sofreram hackeamentos de substancial magnitude.

Embora esses fossem casos mais evidentes, pelo tamanho e relevância das empresas no mercado, qualquer negócio que atue com banco de dados precisa se proteger contra esse ataque digital. 

Continue a leitura e descubra a importância e como proteger o banco de dados da sua empresa.

Por que é importante proteger os dados dos clientes?

A proteção do banco de dados clientes é de suma importância, em qualquer empresa. Essa proteção, adequada às leis regulamentadoras de coleta de informações, demonstra confiabilidade e ainda fornece mais segurança para o próprio negócio, ao evitar que a empresa seja submetida a sanções jurídicas e a imagem fique manchada no mercado.

Como proteger o banco de dados de clientes?

Ao proteger o banco de dados de uma empresa, é possível adotar algumas técnicas de segurança empregadas em negócios do mundo inteiro. Confira estas técnicas.

Criptografia

A criptografia, há muitos anos, é usada na proteção de informações confidenciais: pessoais, empresariais ou governamentais. Atualmente, essa alternativa também é aplicada na segurança de bancos de dados, que contém dados sigilosos e/ou sensíveis.

Funciona da seguinte forma: as informações são armazenadas no banco de dados, e posteriormente a criptografia restringe o acesso do banco somente a pessoas autorizadas. Dessa forma, os dados estão seguros e com muito menos risco de serem visualizados por pessoas mal-intencionadas.

Gestão de risco

A gestão de risco é um trabalho proativo, realizado por profissionais do ramo da tecnologia da informação, no intuito de evidenciar falhas no sistema de segurança de banco de dados. A grande sacada dessa medida é antecipar problemas e soluções. Assim, a segurança das informações será muito mais eficiente.

Esse serviço pode ser realizado por profissionais contratados internamente pela empresa ou por uma empresa terceirizada, que envia seus colaboradores para fazer a gestão de risco do sistema da empresa contratante.

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Segundo a Lei 13.709 de 2018, os dados pessoais de clientes, colaboradores e fornecedores são armazenados pelas empresas somente mediante autorização:

Art. 7º O tratamento de dados pessoais somente poderá ser realizado nas seguintes hipóteses:

I – mediante o fornecimento de consentimento pelo titular; […]”

Existem ainda outras hipóteses que permitem a coleta de dados, mas, para a finalidade informativa deste conteúdo, o disposto no inciso I é o mais importante.

A segurança do banco de dados, contra hackers e/ou pessoas mal-intencionadas, é feita através de softwares e profissionais especializados. Porém, essas ferramentas não promovem toda a segurança jurídica necessária para a empresa.

De modo que a empresa continue a coletar dados ou não seja obriguada a excluí-los permanentemente, é preciso obedecer a tudo o que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP) preconiza. Para isso, é fundamental contar com um profissional da área ou uma assessoria especializada.

Backups

Já os backups são uma medida de segurança um pouco diferente: não bloqueiam o acesso indevido às informações, mas, caso sejam extraviadas ou excluídas do banco de dados, ainda sejam acessadas em locais seguros.

Normalmente, os backups são efetuados em empresas que trabalham com dados importantes de mercado, clientes, colaboradores e fornecedores. Esse tipo de informação, quando inacessível, pode acarretar prejuízos, muitas vezes, inestimáveis, de ordens organizacional e financeira, para a empresa.

Percebeu a importância da segurança de dados para provedores de internet? Então, continue navegando pelo site e conheça os serviços da MikWeb!

Os ataques de ransomwares já são elementos preocupantes das empresas em relação à cibersegurança. Em 2017, foram contabilizados mais de 260 mil ataques Distributed Denial of Service (DDoS) no Brasil, e esse número aumenta desde então.

Confira, neste artigo, como evitar esses ataques e proteger o seu provedor de internet. Acompanhe!

Ataques de ransomware em provedores de internet

O vírus ransomware, criado com base em uma tecnologia desenvolvida pela Agência Nacional de Segurança dos Estado Unidos (NSA), foi modificado de maneira que as informações fossem bloqueadas em um sistema, privando os usuários do acesso via criptografia.

Normalmente, os cibercriminosos atacam o sistema, bloqueando dados importantes de empresas ou pessoas físicas, e solicitam uma significativa quantia em dinheiro para liberação. Nesses casos, se a vítima não pagar o valor de “resgate” dos dados, as informações são perdidas, e os prejuízos podem ser catastróficos.

No Brasil, os ataques com ransomwares já atingiram diversos tipos de organizações, de grandes negócios até órgãos governamentais. Infelizmente, essa prática tem se tornado comum, mesmo para provedores de internet.

Só no ano de 2023, mais de 20 provedores atuantes no estado do Rio de Janeiro foram atacados. Nesses ataques, o OK Virtual, K1 Fibra e a Entra Telecom, por exemplo, foram afetados. Essas empresas sofreram quedas e instabilidades nos serviços prestados. 

Quais são os riscos para provedores de internet?

Falando especificamente dos provedores de internet, os ataques de ransomware são realizados para obter informações sensíveis e sigilosas dos clientes ativos e inativos do banco de dados do provedor: endereços, número de documentos, nome completo, comportamentos na rede, etc.

Porém, existem outras formas ainda mais graves pelas quais os ransomwares agem, como a invasão da privacidade dos clientes pela ativação de microfones e câmeras. Ainda que mais complexa de ser executada, essa ameaça é real e precisa ser combatida com a ajuda de tecnologias de segurança cibernética.

Para o provedor que sofre esse ataque, o grande risco é expor os dados e a vida de seus clientes, perdendo novos negócios, antigos clientes, arriscando acumular processos e manchando a reputação e o nome da empresa na região onde está situada.

Como proteger seu provedor de internet contra ataques ransomware?

Para se proteger de um ransomware, é possível se ancorar em três vertentes: processos eficientes, tecnologia e políticas de segurança. 

Saiba como proceder no seu provedor de internet.

Processos eficientes

O monitoramento da segurança do provedor de internet precisa ser constante, por empresas terceirizadas, equipe interna ou mesmo por um sistema de gestão que conte com recursos de proteção cibernética. 

Pelo procedimento adequado, geralmente previnem-se os ataques de ransomware. Quando isso não for suficiente, os processos de monitoramento ajudam a equipe a tomar decisões mais rápidas e aplicar estratégias para a resolução dos problemas.

Tecnologia

Atualmente as ameaças são criadas e aplicadas de forma muito dinâmica e rápida. O que foi adotado ontem pelos cibercriminosos, hoje já se tornou obsoleto. Todos os dias, os provedores de internet enfrentam novos ataques ainda mais difíceis de serem combatidos.

Por isso, é de suma importância contar com tecnologias de segurança desenvolvidas e melhoradas em tempo real. Para isso, vale a pena contar com um sistema de gerenciamento de provedores de internet que se preocupa com a cibersegurança, como o sistema MikWeb.

Políticas de segurança

Por fim, vale a pena investir em políticas de segurança inovadoras e amparadas na tecnologia e nos processos que o provedor utiliza. Essas políticas devem ser claras, de fácil acesso para todos os colaboradores e clientes e, é claro, necessariamente seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Gostou de saber mais sobre cibersegurança para provedores? Então, continue navegando pelo blog da MikWeb e leia mais conteúdos como este!

Durante a pandemia, o mercado de provedores de internet deu um salto, tanto em crescimento de registro quanto em penetração no mercado. As circunstâncias contribuíram para os juros permanecerem em baixa e proporcionaram diversas oportunidades de aquisição e investimento em provedores.

Agora, o momento é outro, e o que mais fomenta o mercado são os players menores e as novas tecnologias: fibra óptica e internet 5G. Continue a leitura e saiba mais sobre as principais previsões para o setor!

Como está o mercado de provedor de internet? 

O mercado está aquecido e em contínuo crescimento. Somente no ano de 2022, mais de 7 mil provedores de internet foram registrados na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A maioria do setor é composta de pequenas e médias empresas, tendo em vista a facilidade de regionalização do negócio e o amplo espaço de penetração em cidades pequenas e/ou situadas no interior dos estados.

Quais são as previsões para o setor?

A tendência é que o setor continue expandindo, se desenvolva e domine o mercado. Novas tecnologias, como a fibra óptica e a internet 5G, contribuem para que os provedores de internet alcancem mais clientes, e o melhor, atendam com mais eficiência.

Conheça as duas principais tendências de mercado que aquecem o setor.

1. Crescimento da rede de fibra óptica

A internet de fibra óptica encanta os consumidores pela estabilidade da conexão e velocidade do download e upload de dados. Dessa forma, os provedores de internet com esse padrão, em conjunto com outras tecnologias, para oferecer o melhor serviço de internet aos clientes.

Segundo o levantamento da TIC Provedores, pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2017, cerca de 78% dos provedores já contavam com a fibra óptica. Já em 2021, esse número aumentou para 91%. Agora, é difícil encontrar uma cidade no Brasil onde não haja, pelo menos, um provedor de internet que ofereça essa tecnologia. 

Assim, a previsão é de que a fibra óptica siga como a preferida pelas empresas do setor e, em pouco tempo, seja utilizada por todos os clientes de banda larga do Brasil.

2. Investimentos em 5G

A tecnologia 5G já é conhecida por proporcionar alta velocidade de internet, integrar equipamentos com mais facilidade, baixa latência e muitas outras vantagens. Isso tudo permite que os provedores de internet promovam serviços de banda larga e móvel muito mais úteis. 

Porém, para os pequenos e médios provedores, ainda há uma vantagem significativa, oriunda da tecnologia 5G: a velocidade de instalação das redes. Segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), esses ISPs tendem a implementar o 5G para todos os clientes, antes dos grandes players, fazendo com que alcancem um excelente diferencial no mercado.

Leia também: Previsão de chegada do 5G no Brasil

De regional para nacional

O futuro pode reservar substanciais aquisições pelos grandes provedores de internet. Nas empresas maiores, é vantajoso adquirir os pequenos e médios provedores já consolidados em regiões estratégicas, a fim de ampliarem a sua atuação.

Outra opção, segundo a InfoMoney, foi apresentada pelo CEO da Vero, Fabiano Ferreira, que acredita ser possível que as empresas de porte médio se unam para formar uma quarta grande operadora, ao lado da Claro, Vivo e Oi:

“Se olharmos para o mercado, faz sentido os grandes olharem. Isso já ocorreu em outras indústrias, mas não podemos descartar que surja uma quarta operadora a partir de uma fusão dos médios”, salienta.

Se você gostou de saber mais sobre o avanço tecnológico para provedores de internet e quer conferir outros conteúdos como este, continue navegando pelo site da MikWeb!

Segundo a empresa de segurança cibernética Cloudflare, o maior ataque DDos já registrado no mundo (mais de 70 milhões de solicitações de acesso a cada segundo) aconteceu recentemente. Felizmente, foi bloqueado por um sistema de segurança. 

Continue a leitura e saiba como evitar ataque DDos e proteger o seu sistema de provedor de internet.

O que são ataques DDos?

Os ataques do tipo DDos são realizados por hackers mal-intencionados que visam causar instabilidade e prejuízos em sistemas de rede, especialmente nas instalações de empresas, instituições financeiras, de ensino e governamentais, e sites e perfis de redes sociais de pessoas influentes nos meios artístico e político.

O ataque DDos funciona assim: primeiramente, os servidores do sistema conectado à rede são colocados em sobrecarga. Para isso, com a ajuda de bots, o hacker simula a entrada de uma quantidade substancial de tráfego, gerando significativas requisições de acessos que o sistema não está preparado para receber.

Depois disso, todos os recursos da rede, voltados à manutenção do funcionamento do sistema, se esgotam, desde a memória ao processamento de dados. Assim, o sistema se torna inutilizável até que o ataque seja cessado.

Quais são os tipos de ataques DDos?

Existem 5 tipos de ataques DDos, baseados em tecnologias diferentes: DNS, UDP, NTP, SYN e VoIP. Esses ataques variam, a depender do tipo de requisição que o hacker deseja fazer no sistema de rede alvo do ataque. Conheça-os melhor.

SYN Flood

Nesse ataque, são utilizados IPs falsos para trocar servidores, hosts e usuários do sistema. Quanto mais IPs são gerados e tentam acessar, mais sobrecarregado o sistema fica e, com o tempo, não consegue mais armazenar os dados, ocasionando a interrupção de seu funcionamento por completo.

DNS Amplification

Esse é um dos tipos mais comuns de ataques DDos e consistem no envio de consultas DNS para diversos servidores escolhidos aleatoriamente. A solicitação dessas consultas é feita apenas com o IP alvo do ataque hacker. Ou seja, a rede sobrecarrega conforme a quantidade de retornos das solicitações aumenta.

VoIP Flood

No caso do VoIP Flood, diversos IPs são utilizados para realizar solicitações de serviços. O problema aqui, além da quantidade massiva de solicitações falsas que impedem o uso da rede por conta da sobrecarga, há também as solicitações verdadeiras, causando dificuldade para cessar o ataque.

NTP Flood

O ataque NTP Flood é um dos mais difíceis de combater, pois os pacotes utilizados para causar o aumento no número de requisições são válidos, porém, os pedidos são falsos. É muito complexo para o sistema identificar que está sendo alvo de um ataque, já que os números de IP são verdadeiros, e isso faz com que o sistema fique sobrecarregado até eventualmente sair do ar.

UDP FlooD

Por fim, o UDP FlooD é um ataque DDos cujo objetivo é sobrecarregar a rede com pacotes User Datagram Protocol (UDP) e envio de muitas informações rapidamente, fazendo o sistema colapsar e parar de funcionar, até que o ataque hacker seja solucionado.

Como evitar ataque DDos?

É possível se proteger de um ataque DDos de duas maneiras: com um roteamento BGP ou com um roteamento DNS. Saiba como evitar ataque DDos.

Roteamento BGP

É utilizado para desviar o tráfego em alta quantidade até se proceder à uma análise de risco e consequentemente ao direcionamento apenas do tráfego verdadeiro para o sistema.

Roteamento DSN

Aponta o IP de um sistema de segurança no servidor DNS, até que sejam feitas as devidas verificações e correções, e somente depois apontar o IP real ao servidor.

Gostou de saber mais sobre cibersegurança para provedores de internet? Então, continue navegando pelo site da MikWeb e descubra as melhores soluções para o seu provedor de internet!

Para fazer a instalação de sistemas de rede, energia e comunicação, é necessário contar com um sistema de alimentação elétrico, ou era necessário, pelo menos até a inovação promovida pela tecnologia PoE, muito mais prática e autônoma.

Neste conteúdo, você vai entender como funciona a tecnologia PoE, as principais vantagens e o que são os switches PoE. Continue a leitura.

Tecnologia PoE: o que é e como funciona?

A tecnologia PoE facilita a transmissão de energia elétrica para alimentação de dispositivos. Funciona assim: por meio de um cabo de rede, a PoE transmite a energia elétrica até os equipamentos, sem a necessidade de utilizar cabos de energia ou outro tipo de alimentação.

Nessa tecnologia, é preciso contar com dispositivos compatíveis, identificados como Powered Device switches: Power over Ethernet (PoE) e Power Sourcing Equipment (PSE). Esses dispositivos são fabricados para receberem energia elétrica diretamente do cabo de rede e não precisarem de uma solução exclusiva para isso, como os dispositivos que não contam com PSE.

Além disso, a tecnologia PoE pode ser utilizada de dois modos diferentes: no primeiro, os dados são enviados com a energia elétrica pelo mesmo fio; já no segundo, a energia é transmitida em um fio específico, separado do que transmite os dados de rede.

Vantagens para os provedores de internet

Existem diversas vantagens em utilizar a tecnologia PoE, especialmente no que diz respeito à instalação de equipamentos. Dispositivos, como as câmeras utilizadas para segurança e até acess points, são instalados com muito mais facilidade e economia de tempo quando contam com a PoE.

Também é importante mencionar que o custo total de instalação é reduzido, quando comparado com outros tipos de tecnologia, pois, com o sistema centralizado em apenas um tipo de cabeamento, a quantidade de materiais utilizados é menor. 

Por fim, custo total é reduzido na manutenção também, já que há menos lugares para ocorrerem falhas no sistema, porque o cabeamento de rede consegue instalar os dispositivos escolhidos.

Todas essas vantagens fazem com que a tecnologia PoE agregue um ótimo custo benefício para os provedores de internet e clientes finais. Isso compensa os custos na aquisição dos equipamentos compatíveis com a tecnologia e o nobreak, que também é exigido na instalação.

Switches PoE são diferentes?

Os switches PoE são muito parecidos com o switch comum, com a mesma finalidade: conectar os componentes de uma rede em uma LAN (rede local) e permitir conexões dos mais diversos tipos, tais como impressões, telefones, etc.

A diferença entre os dois dispositivos é que, na composição dos switches PoE, há o Power over Ethernet, ou seja, a energia elétrica é transmitida para os equipamentos sem tomadas elétricas, cabos de energia e fios elétricos.

Os switches PoE são tão versáteis que alimentam inúmeros dispositivos: câmeras, telefones, monitores, televisores, equipamentos de áudio e vídeo, notebooks, access points que funcionam por Wifi e muitos outros.

Com todos esses benefícios, fica evidente que os equipamentos com a tecnologia PoE são a melhor opção para os servidores de internet que querem se destacar no mercado, pelo tempo reduzido de instalação dos equipamentos, pela baixa manutenção e praticidade.

Gostou de saber mais sobre a tecnologia PoE? Então, continue navegando pelo site e conheça as soluções da MikWeb para reduzir os problemas comuns de um provedor e garantir sucesso no seu negócio!

A energia solar vem em crescimento constante nos últimos anos no Brasil. Para exemplificar, somente no primeiro trimestre de 2023 já foram mais de 150 mil sistemas de mini e microgeração distribuída no país, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Assim como o país e os mini e microgeradores de energia solar se beneficiam com esse avanço, outros setores também podem se beneficiar, como os provedores de internet.

Para entender melhor, confira algumas das oportunidades oferecidas pelo uso de energia solar para provedores de internet e conheça os tipos existentes de sistemas solares que seu provedor pode utilizar. Boa leitura!

Como os provedores de internet podem se beneficiar com a energia solar?

Os benefícios que a energia solar oferece aos provedores variam desde melhorias de infraestrutura e redução de custos até novas oportunidades de negócios. Entre elas, algumas das oportunidades são as descritas a seguir:

Redução de custos

A infraestrutura de um ISP é toda alimentada por energia elétrica, tendo um alto custo mensal para a empresa, já que uma estrutura desse tipo abrange desde data centers e torres de transmissão até a sede administrativa do provedor.

Assim, a energia solar entra como uma alternativa para reduzir esses custos. Afinal, ela tem um custo-benefício maior em comparação ao consumo de energia elétrica oriunda das fontes tradicionais.

Parceria com empresas de energia solar

Mais uma grande oportunidade muito benéfica para os provedores é criar parceria com as empresas de energia solar para oferecer pacotes integrados de energia limpa e conectividade aos consumidores.

Com isso, o provedor consegue expandir seu portfólio de serviços e elevar a satisfação dos clientes, uma vez que as energias limpas estão cada vez mais em evidência e despertando o interesse do público.

Armazenamento de energia

Outro ponto no qual a energia solar para provedores de internet oferece benefícios é em relação ao armazenamento de energia.

Para garantir o funcionamento constante e estável aos clientes, os provedores dependem do abastecimento de energia.

Sendo assim, por que não investir no armazenamento de energia solar para garantir a resiliência das operações e impedir que os clientes sofram com inconstâncias do fornecimento de energia elétrica tradicional?

Para isso, basta instalar um kit de energia solar para provedor de internet, optando por um modelo que tenha baterias para armazenar o excesso de energia gerado e não utilizado. Assim, no caso de um apagão, o provedor consegue manter as operações em funcionamento.

Sistema on-grid ou off-grid para provedores de internet?

Agora que já foram abordadas algumas formas de como a energia solar para provedores pode ser uma ótima solução, falta entender qual é o tipo de sistema fotovoltaico mais indicado. Dentro disso, dois tipos de sistemas solares são os principais: on-grid e off-grid.

Sistema on-grid

O sistema fotovoltaico on-grid é conectado à distribuidora de energia que abastece a região. Assim, o provedor ainda mantém a estrutura de energia tradicional, mas utiliza a solar sempre que possível para ter economia na conta de luz mensal.

Sistema off-grid

Por outro lado, o sistema off-grid não tem nenhum tipo de conexão com a rede pública de energia elétrica. A energia solar gerada no local, e que não for utilizada, é imediatamente armazenada em baterias para ser consumida quando houver necessidade.

Assim, o provedor pode escolher o sistema mais adequado para suas necessidades, sendo que o modelo off-grid costuma ser o escolhido para abastecer estruturas como torres e data centers.

Portanto, a energia solar para provedores de internet é um excelente recurso, proporcionando muitas oportunidades e benefícios que contribuem para o crescimento do negócio e para a melhoria da prestação dos serviços, já que um provedor de internet com energia solar pode oferecer um serviço mais estável aos seus consumidores.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e navegue pelo blog da MikWeb para conhecer muitos outros artigos – inclusive com temas como gestão financeira para provedores de internet, um assunto essencial para a saúde da sua empresa. Leia e confira!

Confira também: Mikrotik

As redes sociais para provedores e empresas, em geral, são indispensáveis para as estratégias de marketing no mundo digital. Afinal, se a maioria das pessoas e, portanto, dos consumidores, está presente nos ambientes digitais, as empresas também precisam estar.

Mas existem formas corretas de fazer isso para obter bons resultados, e é justamente para ajudar nisso que separamos algumas dicas.

Acompanhe até o final e entenda melhor esse assunto! Boa leitura!

Qual é a importância das redes sociais para provedores de internet?

O número de usuários das redes sociais diariamente é substancial. Segundo pesquisa da Comscore, veiculada pela Forbes, atualmente, o Brasil é o 3º país no mundo que mais consome conteúdo nas redes sociais, sendo mais de 131 milhões de usuários.

Isso significa que boa parte do público-alvo dos provedores de internet, assim como de diversos outros nichos, está presente no universo digital. Portanto, é essencial que o provedor aproveite essa oportunidade para se comunicar e se conectar ao público.

Por meio das redes sociais, ferramentas de marketing digital, a empresa prospectam novos clientes e se destaca no mercado.

Com essas ferramentas, a empresa divulga os seus serviços, presta atendimento aos clientes atuais e em potencial, e muito mais.

Porém, não basta criar uma conta no nome do provedor e fazer publicações aleatórias, pois o marketing digital é baseado em estratégia. Utilizar as redes sociais corretamente é indispensável para alcançar os resultados esperados.

Como usar as redes sociais efetivamente no seu provedor de internet?

Algumas dicas são muito úteis para entender como as redes sociais são usadas eficientemente em benefício do negócio. Para provedores e muitas outras empresas, atualmente são uma forte aliada de marketing.

O provedor deve compreender, dentre outras ações, que é necessário:

  • Escolher as redes sociais ideais para seu nicho e público;
  • Criar conteúdos relevantes para o seu público;
  • Utilizar anúncios pagos;
  • Monitorar as redes.

Confira mais detalhes.

Escolher as redes sociais ideais

A primeira dica para aproveitar a oportunidade que as redes sociais propiciaram no âmbito do marketing é saber escolher em quais delas o provedor precisa marcar presença e ser ativo.

Nem todas as redes sociais são compatíveis com todos os segmentos. Então, conheça o público-alvo e analise as redes mais relevantes para ele.

Por exemplo, um provedor que atende mais empresas, não precisa estar no TikTok, mas no LinkedIn. Por outro lado, se o público-alvo for majoritariamente jovem, o Instagram e o LinkedIn são os melhores ambientes.

Criar conteúdos relevantes

A segunda dica é a relevância dos conteúdos publicados. Saber como elaborar conteúdo para redes sociais é primordial. Pensando em um provedor de internet, alguns dos conteúdos relevantes envolvem:

  • Vantagens e diferenciais dos planos de internet disponíveis;
  • Destaque para a qualidade dos serviços;
  • Informações sobre novidades do provedor;
  • Dúvidas mais comuns.

Anúncios pagos

Além do tráfego orgânico, investir em anúncios pagos é importante. Por meio deles, o provedor consegue segmentar melhor o público e entregar os anúncios ao público, conforme a idade, a localização e os interesses desses usuários, por exemplo.

Monitorar as redes

Por fim, outra medida indispensável é monitorar as redes sociais para acompanhar as interações do público com a empresa. O provedor precisa, por exemplo, responder a comentários e a questionamentos para proporcionar um atendimento ideal em redes sociais, absorver as críticas e respondê-las adequadamente e agradecer aos elogios recebidos.

Esses comportamentos auxiliam na construção de uma imagem positiva para o provedor, demonstrando seu comprometimento com os clientes.

Essas são algumas das principais dicas para que os provedores de internet utilizem o potencial existente nas redes sociais de forma eficaz, visando atrair público novo e fidelizar os clientes.

Navegue pelo blog da MikWeb, saiba mais sobre como captar clientes pela internet e confira muitos outros conteúdos relevantes para o seu negócio. Aproveite também para conferir as ferramentas de gestão e atendimento da MikWeb para o seu provedor!

Confira também: Mikrotik

A venda direta é uma modalidade que movimenta bilhões ao ano, conforme a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd). Mas os provedores de internet podem se beneficiar vendendo de porta em porta também? A resposta é sim!

Para saber como vender plano de internet de porta em porta, confira as dicas que separamos para neste conteúdo!

Como vender plano de internet de porta em porta

Para conseguir vender de porta em porta, é preciso ter um bom script de vendas de planos de internet e, para isso, algumas dicas são cruciais.

1. Domine o produto

A equipe precisa estar muito bem treinada e preparada para abordar o cliente e saber os detalhes dos planos de internet disponíveis, a fim de desenvolver uma abordagem satisfatória, que demonstre segurança.

2. Conheça o público-alvo

Também, é essencial conhecer muito bem o público para o qual o serviço será oferecido, pois assim o vendedor consegue formular propostas personalizadas e atrativas para o cliente.

É imprescindível conhecer as necessidades dos prospects e o perfil socioeconômico desse público.

3. Cuide da apresentação

Quando o cliente, em potencial, acessa o site da empresa ou vai até a sede, encontra uma identidade visual e informações sobre a empresa. Porém, com a venda de porta em porta, isso não acontece.

Assim, é importante que o vendedor esteja devidamente uniformizado e identificado para transmitir confiança e segurança ao cliente, bem como para demonstrar uma abordagem profissional.

4. Capacite o time de vendas

O provedor precisa investir na capacitação dos colaboradores que integram o setor de vendas, de modo a assimilarem estratégias eficientes e empregarem ferramentas para concretizar as vendas.

Importância dos feedbacks

Na capacitação e no preparo dos vendedores, algumas práticas individuais conferem melhor desempenho. A mais simples é o feedback.

Os feedbacks para os vendedores, advindos da gestão ou até de colegas com mais experiência, é sempre válido, já que auxiliam na capacitação e na aprendizagem do colaborador.

Além disso, os próprios clientes podem dar feedbacks sobre a abordagem. Esse tipo de coleta é muito valiosa para ajustar e aperfeiçoar as abordagens futuras.

Faça um histórico de anotações

Para saber como vender plano de internet de porta em porta, toda experiência anterior é válida. Para melhores assimilação e aproveitamento, uma estratégia importante é manter um histórico de informações sobre as vendas que foram ou que não foram bem-sucedidas.

Dentre o que vale a pena registrar, questiona-se:

  • Como o cliente foi convencido?
  • Já demonstrou interesse inicialmente ou precisou ser convencido?
  • Qual foi o plano vendido?

Dados como esses permitem que os vendedores identifiquem padrões de comportamento, perfis de clientes e argumentos que surtem ou não efeito nas situações de vendas.

5. Planeje as rotas

Para vender de porta em porta, é preciso identificar os clientes em potencial para traçar uma rota. Além disso, seguir a rota contribui para mais produtividade, pois a equipe sabe quantos e quais endereços abordar. Assim, nenhuma área fica descoberta ou um cliente é abordado mais de uma vez.

6. Saiba recuar

Estratégias de convencimento são essenciais, mas ser inoportuno e excessivamente insistente é desagradável e causa o efeito contrário no cliente. Portanto, se houver manifestação de desinteresse do prospect, o correto é agradecer a atenção e se colocar à disposição para um futuro contato, caso ele mude de ideia.

Essas são algumas dicas de como vender plano de internet de porta em porta para o provedor consiga captar mais clientes e expandir seus resultados.

Aproveite, navegue pelo blog da MikWeb, saiba como aumentar as vendas do provedor de internet e conheça muitos outros conteúdos que impulsionarão seu negócio.

prelabelseparatornextlabel