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No universo da tecnologia, variados termos técnicos são empregados para denominar serviços, equipamentos e sistemas. Nesse sentido, nem sempre as nomenclaturas são definidas com clareza na mente de quem as usa ou faz parte desse mercado. A diferença entre servidor e provedor é um exemplo. Você sabe o que significam esses termos?

Para você entender a diferença, neste conteúdo, trataremos, de forma bem objetiva, o que são e qual a função do provedor e servidor.

Acompanhe!

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Assim como as empresas se preocupam com a segurança física do local, a cibersegurança também precisa ser preservada, especialmente os provedores de internet, que atuam com serviços tecnológicos e são mais expostos a riscos.

Para saber como proceder, a fim de promover proteção a seus clientes e à própria empresa contra ataques virtuais, antes de tudo, o provedor precisa entender o que é cibersegurança, a importância e as principais práticas a serem adotadas para evitar ameaças.

Por isso, acompanhe este conteúdo até o final e entenda melhor como funciona a cibersegurança para um provedor de internet!

O que é cibersegurança?

A cibersegurança envolve a proteção de dados, computadores, sistemas, servidores e redes, com o fim de evitar ou mitigar ações criminosas na internet, os chamados ciberataques.

Nesse sentido, a cibersegurança é classificada em diferentes categorias, a depender do objetivo da proteção:

  • Segurança de informações: protege e oferece privacidade a dados compartilhados e armazenados;
  • Segurança de rede: protege uma rede de computadores contra ataques de invasores;
  • Segurança operacional: protege arquivos de dados e estabelece permissões de acesso e procedimentos sobre a forma e o local onde os dados podem ser mantidos ou compartilhados.

Como um provedor aplica a cibersegurança?

Qual é a relação entre cibersegurança com os provedores de internet?

Provedor é uma empresa que atua com serviços de internet e precisa coletar e tratar diversos dados dos clientes para prestar esses serviços. Isso significa que as operações cotidianas estão expostas a riscos cibernéticos e que, portanto, demandam proteção.

Por exemplo, é preciso assegurar a privacidade e a segurança dos dados pessoais dos clientes. Para isso, deve agir conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e adotar medidas de cibersegurança para evitar ameaças invasoras que tentem acessar a rede.

Além disso, as práticas de cibersegurança são adotadas, a fim de identificar e bloquear eventuais ameaças em servidores, sistemas e equipamentos, evitando danos ao próprio provedor e aos clientes.

Cibersegurança e provedores de internet: boas práticas

Algumas boas práticas podem ajudar os provedores a terem maior cuidado com a cibersegurança:

  • Utilizar antivírus e outros softwares que atuem na vigilância da rede;
  • Oferecer treinamentos de cibersegurança à equipe, para evitar ações que facilitem invasões;
  • Manter atualizados os sistemas e softwares do provedor;
  • Orientar os clientes a instalarem bons antivírus;
  • Orientar os técnicos a cadastrarem senhas fortes no equipamento do cliente no momento da instalação;
  • Alertar técnicos e clientes a não abrirem e-mails desconhecidos;
  • Evitar o acesso a redes públicas e desconhecidas.

Como proceder em caso de ataques?

Mesmo que o provedor tenha tomado diversas medidas para evitar ciberataques, ainda assim, há o risco de alguma invasão acontecer. Sendo assim, é importante ter um plano de contingência, para a empresa saber como proceder em situações em que as informações do provedor e/ou de clientes estiverem expostas.

Com isso, o provedor precisa definir processos que ajudem a orientar as respostas em um eventual incidente, que devem compor uma política de recuperação de desastres.

Para isso, os gestores, técnicos e profissionais especializados no assunto devem analisar previamente a rotina da empresa e mapear os riscos, para decidirem os processos de mitigação a serem seguidos.

Assim, caso ocorra algum incidente que passe pela cibersegurança, o provedor saberá como lidar e evitará os danos mais graves.

Compreendendo a cibersegurança, fica evidente por que é de extrema relevância para um provedor de internet. Por isso, é imprescindível levá-la a sério para promover mais tranquilidade e segurança aos clientes e à própria empresa.

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Confira também: Provedores de Internet | waf

Quantas vezes você pesquisou um serviço ou produto na internet para encontrar as melhores empresas perto de você? E quantas vezes acessou algum site para encontrar mais informações ou falar com o atendimento? Provavelmente, muitas. É por isso que um site para provedor de internet é tão importante.

Continue lendo este conteúdo, entenda como um site contribui para o crescimento de um negócio e confira dicas de como criar um site para provedor de internet!

Como um site contribui para expandir o seu provedor de internet?

Atualmente, as empresas precisam ter presença no mundo digital para conseguirem fortalecer e expandir os negócios, principalmente os provedores de internet, que atuam diretamente no setor de tecnologia.

Um site profissional tem o poder de aumentar a receita do provedor e auxiliar no suporte aos atuais clientes.

Além disso, o marketing digital é a melhor opção para divulgar um provedor, e uma das estratégias é justamente a criação de um site. Com as estratégias certas, é possível atrair mais assinantes para o provedor, por meio do site.

Para entender melhor, conheça os benefícios que um site pode proporcionar ao seu provedor!

Benefícios ao investir em um site profissional

Credibilidade

Pelo site, o provedor eleva seu nível de credibilidade na região onde atua. Isso é essencial para se destacar da concorrência, já que, em uma mesma localidade, existem vários provedores oferecendo o mesmo serviço.

Com boa aparência e boa estrutura, o site profissional faz com que o provedor se comunique com mais clareza com o público-alvo.

Muitas vezes, o consumidor questiona a legitimidade da empresa se ela não tem um site. Portanto, investir em credibilidade é indispensável para firmar e expandir o provedor.

Atendimento

Outro benefício ao criar um site para provedor de internet é o auxílio ao setor de atendimento. Com um site bem organizado e com informações relevantes, os clientes em potencial não precisam ligar para o atendimento telefônico da empresa.

Assim, o cliente adquire uma experiência mais positiva no primeiro contato com o provedor. No site, terá à disposição tudo o que precisa. De quebra, os profissionais que trabalham no provedor conseguirão dedicar mais tempo a outras atividades, pelo número reduzido de atendimentos.

Tráfego orgânico

Mais um benefício muito importante são as estratégias de Search Engine Optimization (SEO), ou otimização de mecanismos de buscas, que fazem com que o site da empresa seja encontrado nos primeiros resultados numa pesquisa no Google.

Para exemplificar a importância disso, somente no Google há o processamento de 40 mil pesquisas por segundo. Quase metade é realizada por usuários que pesquisam serviços e produtos locais.

Com isso, é fundamental que o provedor apareça no topo dessa pesquisa e evite que o cliente em potencial opte pelo serviço do concorrente.

Para conseguir esse feito, a existência de um site é indispensável e, mais do que isso, seja profissional e bem trabalhado por especialistas em SEO.

Veja também: Google ads para provedores

Como criar um site para provedor de internet

Para criar um site para provedor de internet, é fundamental refletir sobre algumas questões, que ajudarão na elaboração do site e do conteúdo:

  • Informações que o cliente deverá encontrar;
  • O que o provedor pretende que o cliente faça no site;
  • Principais perguntas que os clientes terão ao acessarem.

Ainda, é crucial pensar acerca da melhor estruturação da página, para facilitar a localização das informações. Uma dica é analisar os sites de concorrentes, a fim de entender como estão formulados e as características.

Tudo isso deve ser feito com a ajuda de um profissional especializado em desenvolvimento de sites, de modo que o resultado seja adequado e o provedor se destaque entre os concorrentes e alavanque o negócio.

No site da MikWeb, conheça o sistema para provedor de internet e saiba como pode ajudar seu provedor!

Confira também: como funciona uma rede de dados

Quando o assunto é conexão, fatores como a qualidade do sinal emitido pela operadora e o local onde o roteador está instalado são imprescindíveis para evitar a internet instável.

Assim, é muito importante conhecer os principais motivos causadores de instabilidade e as soluções correspondentes. Com isso, você saberá lidar com esse problema, se ocorrer.

Para entender melhor, conheça as principais causas de internet instável e saiba o que fazer para solucioná-las. Acompanhe.

Motivos que contribuem para instabilidade na internet

Alguns motivos que fazem com que a internet apresente instabilidade são mais comuns e fáceis de resolver do que outros, mas mesmo um pequeno problema é potencial causador de instabilidade considerável.

Os motivos principais são:

  • Problemas no sinal do provedor;
  • Múltiplos dispositivos conectados a uma mesma rede;
  • Posição do roteador;
  • Barreiras físicas;
  • Problemas no cabo.

Problemas com o sinal

Um dos possíveis problemas na internet acontece quando o sinal emitido pelo provedor está com algum problema técnico. Nesse sentido, pode ser que o sinal não chegue adequadamente à residência do cliente, ou há uma instabilidade em toda a região.

Múltiplos dispositivos conectados

Se vários dispositivos estiverem conectados em uma única rede, isso pode gerar uma instabilidade na conexão, porque a velocidade da internet comporta um número máximo de aparelhos.

Inclusive, no momento da contratação do plano de internet, esse é um detalhe a ser considerado para verificar a velocidade necessária da conexão. Quanto maior o número de aparelhos existentes no local, maior a velocidade da internet.

Posição do roteador

O local onde o roteador está instalado na residência faz toda a diferença na qualidade da internet. Para que todo o local receba um sinal estável, o equipamento precisa ser instalado em um cômodo central. Do contrário, em determinados locais do imóvel, a internet pode apresentar instabilidade.

Barreiras físicas

A posição do roteador ser muito importante e não pode estar rodeado por barreiras físicas, como móveis muito grandes e espessos e paredes muito grossas. Essa barreira pode ser a responsável pela instabilidade do sinal.

Problema nos cabos

Por fim, mais um possível motivo da existência de uma internet instável é quando o cabo de conexão está com problema, seja uma quebra, um desgaste ou um simples mal contato.

O que fazer no caso de internet instável?

Para resolver o problema de instabilidade na internet, é preciso identificar a origem do problema.

1. Reinicie o roteador

O primeiro passo para tentar solucionar é reiniciar o roteador. Essa ação restabelece a conexão quando o problema era apenas uma falha no recebimento do sinal do provedor.

2. Confira os cabos

Confira se os cabos estão conectados, firmes e íntegros. Se apresentarem alguma degradação, é preciso contatar o provedor de internet para substituí-los.

3. Elimine as barreiras

Se o roteador estiver próximo a alguma barreira física, mude-o de lugar, para que o sinal seja emitido livremente. Escolha um local amplo e central.

4. Limite a quantidade de dispositivos

Se os passos anteriores não solucionaram o problema da internet instável, reduza o número de dispositivos conectados à rede e verifique se o sinal se restabelece. Se resolver, é um indicativo de que é preciso contratar uma velocidade maior para comportar todos os dispositivos conectados simultaneamente.

5. Entre em contato com o provedor

Se nada disso resolver o problema da instabilidade, será preciso entrar em contato com o provedor. Remotamente, restabelecerá o sinal e fará uma verificação para identificar a fonte do problema.

Portanto, quando a internet está instável, os motivos podem ser muitos. Por isso, é importante descartar as causas mais simples e comuns e, em último caso, solicitar auxílio ao suporte técnico da empresa responsável pela conexão.

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Confira também: o que é ptt | o que é pdh | wifi mesh

Assim como é importante fazer a gestão do provedor por meio de um sistema para provedor, também é essencial a gestão de estoque para provedores. Do mesmo modo como outros setores, o estoque tem uma importância fundamental para o funcionamento da empresa e não pode ser negligenciado.

Sendo assim, entenda melhor esse tipo de gestão e confira alguns das principais vantagens de ter um estoque organizado e bem suprido em um provedor de internet.

Confira a seguir!

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O nível de satisfação do cliente acerca de um determinado serviço, produto ou empresa, está intimamente relacionado com a fidelização. Assim, o NPS para provedores de internet tem um papel fundamental na avaliação de satisfação e deve sempre ser aplicado para ajustar aquilo que eventualmente esteja diminuindo a satisfação do público.

Afinal, um provedor trabalha com serviços recorrentes. Isso significa que fidelizar o cliente é fundamental para manter o negócio ativo no mercado e possibilitar que o provedor faça previsões e planejamentos financeiros com mais tranquilidade.

Por isso, neste conteúdo, você entenderá melhor tudo sobre NPS: o que é, como aplicar e como mensurar! Acompanhe e boa leitura!

O que é NPS?

Net Promotor Score (NPS) é uma forma de avaliar o nível de satisfação e lealdade de um público em relação a uma empresa ou marca. O NPS é uma pesquisa de satisfação que recorre a metodologias e métricas próprias.

Essa ferramenta simplifica e facilita o processo de avaliação da satisfação dos clientes de um provedor de internet, uma vez que, em geral, esse tipo de verificação não é uma tarefa simples.

O NPS também tem a finalidade de avaliar pontos específicos do provedor, como o setor de vendas, atendimentos e muitos outros.

Por meio dessa pesquisa é possível descobrir:

  • Quem está ou não inclinado a cancelar o serviço;
  • Quem está fazendo divulgação do provedor;
  • Quem está falando negativamente a respeito do serviço e da empresa.

Como aplicar a pesquisa NPS em meu provedor?

A pesquisa NPS é aplicada em mais de uma etapa:

Pergunta

O NPS para provedores de internet deve ser feito com uma única pergunta, simplificando o processo e aumentando as chances de os clientes responderem, já que o tempo necessário para responder acaba sendo pouco.

Nesse sentido, a pergunta pode variar conforme o objetivo da pesquisa. Alguns exemplos de temas são:

  • Satisfação com os canais de atendimento;
  • Velocidade da conexão;
  • Satisfação com os Serviços de Valor Adicionado (SVAs).

Para trabalhar com um exemplo concreto, fazer o seguinte questionamento: em uma escala de 0 a 10, qual a chance de você recomendar o provedor de internet X a um familiar ou amigo?

A resposta, portanto, será apenas com números. Isso facilita a análise dos resultados e é uma das vantagens desse tipo de pesquisa.

Divisão dos resultados

Os resultados devem ser divididos em três grupos: respostas de 0 a 6, de 7 a 8 e de 9 a 10.

Quem responder de 0 a 6 é classificado como detrator; de 7 a 8, neutro, e de 9 a 10, promotor.

Detratores

Os detratores são aqueles clientes insatisfeitos, pois não querem indicar o provedor para outras pessoas. Além disso, têm grandes chances de falarem negativamente sobre a empresa.

Neutros

Os neutros são clientes que até têm algum nível de satisfação, mas nutrem algum tipo de indiferença em relação à empresa. Assim, podem cancelar o serviço caso sejam abordados por alguma ação de marketing dos provedores concorrentes.

Promotores

Os promotores são os clientes leais, que continuarão com o provedor e recomendaram a empresa para outras pessoas.

Mensuração

Com os resultados em mãos e já divididos em grupos, é hora de mensurá-los. Para isso, uma fórmula simples de como calcular NPS deve ser aplicada:

NPS= clientes promotores – clientes detratores.

Os clientes neutros, portanto, são desconsiderados.

O resultado pode variar de -100 a 100, e deve ser comparado com os indicadores a seguir:

  • NPS entre 75 e 100 – zona de excelência: cliente satisfeito e advogando em favor do provedor;
  • NPS entre 50 e 74 – zona de qualidade: cliente tem boa experiência, mas há o que melhorar;
  • NPS entre 0 e 49 – zona de aperfeiçoamento: nem satisfeito nem insatisfeito. É uma zona em que o provedor deve dar bastante atenção ao cliente, para não perdê-lo;
  • NPS entre -100 a -1 – zona crítica: cliente frustrado. É preciso criar e executar ações emergenciais para reverter a situação antes que seja tarde.

Portanto, com o NPS para provedores de internet é possível fazer avaliações objetivas em relação ao nível de satisfação do cliente, o que deve ser feito periodicamente. Mas não basta aplicar a pesquisa, é preciso direcionar ações para reverter os resultados negativos e manter os positivos.

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Confira também: administrar e gerenciar um provedor

A internet fibra óptica no Brasil vem ganhando muito espaço nos últimos anos. Assim como em outros locais no mundo, no Brasil, novos provedores surgem no mercado, e a concorrência faz com que as empresas empreguem as melhores tecnologias para se destacarem.

Com isso, atualmente muitos provedores trabalham com fibra óptica, e aqueles que ainda não oferecem conexão por meio desse tipo de cabeamento de rede, ou estão começando no mercado, devem atentar para não ficarem para trás.

Assim, este guia disponibilizará as principais informações sobre o tema: o que é a internet fibra óptica, vantagens e funcionamento.

Leia este conteúdo até o final e se informe sobre essa tecnologia que tem conquistado seguidores no setor de provedores de internet!

O que é internet fibra óptica?

A internet fibra óptica utiliza uma estrutura cilíndrica de vidro, flexível e transparente, que possibilita que os dados trafeguem na velocidade da luz, proporcionando a maior velocidade de conexão, em comparação com outros tipos existentes.

Por esse motivo, a internet fibra óptica é uma das conexões mais procuradas no serviço de banda larga fixa. Inclusive, nos últimos 12 meses, a fibra óptica teve um crescimento considerável e atualmente conta com cerca de 13,1 milhões de acessos, o que representa quase 40% do número total de assinaturas de banda larga no país.

Para entender como funciona, confira o tópico a seguir!

Como a internet de fibra óptica funciona?

Primeiramente, é preciso ter uma compreensão global da fibra óptica. Isso porque os continentes estão interligados por mais de 800 mil km em cabos de fibra óptica, que ficam submersos pelos oceanos. Com isso, em todo o mundo, são transmitidos dados por meio desse tipo de conexão.

Dentro dos cabos, há finos feixes de vidro, tão finos que podem ser comparados com um fio de cabelo; em volta, há plástico isolante e reflexivo.

Nas cidades, os cabos são instalados nos postes das concessionárias de energia elétrica e conseguem transmitir uma quantidade expressiva de dados, ao longo de grandes distâncias, em uma velocidade até 1 milhão de vezes mais rápida do que a dos cabos coaxial ou metálicos.

Vantagens da internet fibra óptica para provedores de internet

Velocidade da conexão

Uma das principais vantagens é oferecer alta velocidade de conexão e melhorar o serviço de internet do provedor. Afinal, com o aumento do número de provedores existentes no Brasil, aqueles que fornecem as melhores conexões são os que mais se destacam no mercado.

Resistência

Outro ponto muito importante para os provedores é a resistência dos cabos de fibra óptica, que permite que o investimento na infraestrutura seja mais durável, sem a necessidade frequente de trocas e manutenções.

Para potencializar essa vantagem, os provedores usam materiais de qualidade correspondente no momento de criação dos fios e da instalação, contribuindo para que a vida útil do cabo seja ainda maior.

Constância na velocidade

Não basta fornecer alta velocidade: é preciso ser constante. Essa é mais uma das vantagens da internet de fibra óptica. Os provedores garantem, com mais tranquilidade, a constância na velocidade fornecida.

Isso é possível porque os cabos não têm interferência de eletricidade e de campo magnético. Assim, a conexão atinge as maiores velocidades, sem oscilações.

Instalação facilitada

A instalação é facilitada, em relação a outras conexões. Um dos motivos facilitadores é a flexibilidade do cabo, em razão dos materiais utilizados e do diâmetro do cabo. Assim, há mais maleabilidade para o provedor no momento da instalação.

Estabilidade na conexão

Além de a velocidade ser constante, a internet fibra ótica também é mais estável em momentos de ventos e chuvas e até na exposição solar.

Com isso, proporciona mais segurança ao provedor, que sabe que não terá tantos problemas decorrentes de adversidades climáticas, que podem afetar negativamente a imagem da empresa perante os usuários, caso for frequente.

Sinal de maior potência

Outro benefício é em relação à potência de sinal, que é maior na fibra óptica. Nesse sentido, como há melhor qualidade na transmissão e na velocidade do sinal, consequentemente, o sinal que chega ao usuário também tem mais expressão.

Vantagens da internet fibra óptica 

Diversas vantagens para o provedor também são importantes para os clientes:

  • Mais velocidade na conexão;
  • Ótimo custo-benefício.
  • Sinal mais estável;
  • Estabilidade em situações climáticas desfavoráveis;
  • Menos incômodo com manutenção;
  • Possibilidade de ter a mesma velocidade de conexão para download e upload.

Como começar a trabalhar com fibra óptica?

Após conhecerem algumas das principais vantagens, os provedores e novos provedores ficam mais inclinados a migrarem para esse tipo de conexão.

Para isso, é importante saber como iniciar esse processo e o que é necessário para tal.

Licenças

Providenciar as adequações legais é essencial, pois, dependendo do tipo de serviço que o provedor oferecer, as licenças mudam.

Serviço de Comunicação Multimídia (SCM)

Licença necessária para provedores com mais de 5 mil usuários, concedida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A regulamentação dessa licença é feita pela Resolução 614 de 2013.

Leia também: saiba como tirar SCM | modelos de fibra | internet dedicada

Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC)

Para os provedores que desejam atuar com telefonia fixa, a licença STFC é necessária e regulamentada conforme a Resolução 426 de 2005.

Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) 

Com regulamentação pela Resolução 581 de 2012, a SeAC é necessária aos provedores que queiram atuar com TV por assinatura.

Infraestrutura

Para os provedores trabalharem com a internet fibra óptica, a estrutura precisa ser compatível, e os cabeamentos são um dos itens mais importantes.

Uma dica muito importante, que pode ser muito valiosa principalmente para quem está começando no segmento, é utilizar as redes neutras.

Nem sempre o provedor dispõe de recursos financeiros suficientes para instalar uma infraestrutura completa e própria. Para isso, as redes neutras, que são compartilhadas entre os provedores, em muitos casos, usam a tecnologia de fibra óptica.

Funcionam da seguinte forma: determinado provedor com redes ociosas as disponibiliza para outros provedores alugarem. Assim, ambos saem em vantagem.

Portanto, essa é uma opção muito utilizada e pode facilitar para aquelas empresas que têm interesse em fornecer conexão de fibra óptica aos clientes, sem precisarem investir um valor maior na estrutura em um primeiro momento.

Leia também: Confira o que são redes neutras e entenda suas vantagens

Melhore seus serviços com um gerenciador de provedor de internet

Chegando ao final deste guia, você já tem mais conhecimento sobre o funcionamento da internet fibra óptica e como garante qualidade ao serviço. Porém, focar em encontrar a melhor tecnologia e o melhor tipo de conexão não é suficiente.

Com a fibra óptica e os demais elementos que constroem a qualidade técnica da empresa, o provedor precisa ter um bom sistema para fazer o gerenciamento do negócio.

Pelo sistema de provedor de internet da MikWeb, toda a gestão é feita com mais praticidade e facilidade, com automação de processos e soluções pensadas exclusivamente para provedores.

Melhore seus serviços com o sistema de gestão da MikWeb! Navegue pelo site e saiba tudo!

Confira também: Velocidade fibra óptica | Mikrotik

Application Programming Interface (API), que, em português, significa Interface de Programação de Aplicação, tem o objetivo de permitir que duas plataformas se comuniquem entre si, justamente o que acontece com a API do WhatsApp para provedores.

Para entender melhor e saber como funciona a API para provedor de internet, acompanhe a seguir e confira!

Como funciona a API do WhatsApp?

Seguindo o raciocínio da explicação, a API possibilita que ocorra a integração entre a versão Business API do WhatsApp e um sistema de gestão e atendimento ao cliente.

Assim, os provedores de internet podem se comunicar com os clientes por meio da versão profissional mais completa do WhatsApp, mas em uma plataforma de gestão e de atendimento com automação, que funciona com diversos recursos adicionais que o WhatsApp, por si só, não poderia oferecer.

Benefícios para o seu provedor de internet

A API do WhatsApp para provedores oferece muitos benefícios:

Respostas imediatas

Uma das grandes vantagens é poder dar respostas imediatas aos contatos dos clientes, em todas as oportunidades. Quando o cliente entra em contato, a API do WhatsApp para provedores fornece uma resposta automática, definida previamente.

Chatbot

Outro benefício do sistema do WhatsApp para provedores de internet é a possibilidade de usar chatbot com Inteligência Artificial e Machine Learning no atendimento ao cliente.

Por meio dessa API, o provedor utiliza uma plataforma de atendimento que tenha chatbot, como o Módulo de Atendimento MikWeb.

Com isso, a maioria dos atendimentos é resolvida pelo próprio chatbot, sem a menor interferência humana. E o melhor: a comunicação é humanizada e personalizada. Muitas vezes, o cliente sequer percebe que está falando com um chatbot.

Escalabilidade

Com os dois benefícios já mencionados, o atendimento do provedor pode ser feito em uma escala muito maior. Como os atendimentos serão com automação, o chatbot consegue atender a milhares de clientes ao mesmo tempo, inclusive fora do horário comercial.

Cliente mais satisfeitos

O aumento da satisfação dos clientes é mais um ponto positivo, já que não precisarão esperar em filas para serem atendidos e poderão entrar em contato a quaisquer dia e hora.

Redução de custos

Ainda, há a redução de custos. Todas essas melhorias são processadas sem a contratação de mais colaboradores, o que seria necessário se o provedor quisesse aumentar a capacidade de atendimento sem automação.

Assim, o setor ganha muito em qualidade, rapidez e praticidade e economia em mão de obra.

Gestão de cobranças

A gestão de cobranças pode ser feita com mais facilidade pela automação do WhatsApp API. O provedor pode, por exemplo, emitir cobranças com lembretes no WhatsApp.

Importância da API do WhatsApp para um provedor

Com todos os benefícios mencionados, fica claro o tamanho da importância da API do WhatsApp para provedores de internet. Afinal, o atendimento ao cliente é um dos setores mais essenciais, cuja demanda é muito grande.

Assim, com essa tecnologia utilizada para aprimorar o setor, o provedor tem ganhos significativos na satisfação do cliente, um ponto primordial para a fidelização.

Além disso, trabalha com mais praticidade nas operações e pode destinar o recurso humano para ações que não podem ser automatizadas e para aqueles atendimentos que realmente dependem de intervenção humana, como nas questões mais complexas.

Integração direta com a API oficial do WhatsApp

Entendendo como funciona a API do WhatsApp e como pode beneficiar o provedor, é importante saber que o Sistema de Gestão e o Módulo de Atendimento da MikWeb têm integração direta com essa API.

Esse é um diferencial que apenas a MikWeb oferece, de que nenhum outro sistema para provedores dispõe. Os outros sistemas exigem que a integração passe por um intermediador.

Porém, na MikWeb, a integração é direta e muito mais simples e fácil para o provedor.

Navegue pelo site e fale conosco para conhecer mais sobre nosso Sistema para Provedor de Internet e garantir a integração com a API do WhatsApp!

Confira também: Para que serve a fibra óptica

No segmento de provedores de internet, é muito comum o uso de inúmeros termos, siglas e nomenclaturas que podem causar dúvida em quem está começando no ramo e não está familiarizado com a linguagem.

Neste conteúdo, você terá acesso a um glossário para provedor de internet com alguns dos termos mais importantes e comuns usados no cotidiano em uma empresa do setor.

Acompanhe a seguir e conheça o significado dos termos em provedores de internet!

Glossário para provedor de internet

EPON

Ethernet Passive Optical Network (EPON) é uma tecnologia de transmissão de dados que proporciona alta velocidade, fácil gestão e qualidade de conexão.

Muito indicada para provedores de pequeno porte, tem complexidade baixa e é mais acessível, sem prejuízo de qualidade.

GPON

Gigabit Passive Optical Nwtwork (GPON), assim como a anterior, também é uma rede óptica passiva. Ao contrário da EPON, é mais usada por provedores com um número maior de serviços e clientes, e uma excelente opção para as empresas cujo foco é na escalabilidade em médio ou longo prazo.

Conheça também as principais características da rege GPON

Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é o órgão responsável pela regulamentação do segmento de telecomunicação.

Fibra óptica

A fibra óptica é um feixe que contém filamentos de vidro com espessura mínima, que se assemelha a um fio de cabelo. Utilizada na transmissão de internet em largas distâncias, fornece uma conexão de alta qualidade, com mínima interferência.

Licença SCM

Esse termo é muito debatido no segmento. O Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) é uma licença emitida pela Anatel, que permite que o provedor opere na lei, e é obrigatória para empresas com mais de 5 mil acessos.

Saiba também: como tirar a licença SCM

ONU

A Optical Network Unit (ONU) é uma unidade de rede óptica. Esse equipamento é instalado na casa do cliente e faz a conversão do sinal óptica para elétrico. Além disso, usa topologia ponto-multiponto, tanto GPON quanto EPON.

ISP

A Internet Service Provider (ISP), ou provedor de serviços de internet, é uma variação para denominar um provedor de internet.

OLT

Optical Line Terminal (OLT) é um terminal de linha óptica, equipamento utilizado para concentrar uma rede PON. Instalado no próprio servidor ou em uma área de servidores, faz o gerenciamento e a condução das informações até as ONUs ou ONTs.

Saiba também: como funciona a OLT

Adaptador de fibra

Equipamento com a função de unir conectores para entregar um sinal ao cliente com mais precisão. Também é um aparelho multifuncional, pois pode servir de distribuidor interno, caixa de emenda, PON e ponto de terminação.

Cabo de backbone

Uma espécie de controlador de acesso, assemelha-se a uma central, pela qual todos os dados que navegam pela internet precisam passar, recebendo e enviando sinais de internet para os usuários.

LGPD

Muito importante não apenas para o setor de provedor de internet, mas também precisa integrar o cotidiano desse nicho, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estipula como as empresas devem agir em relação aos dados sensíveis dos clientes.

Assim, é fundamental o conhecimento sobre a LGPD para a eficiente coleta e armazenamento dos dados dos clientes, sem que isso resulte em problemas futuros.

Confira também:  sistema para isp | como se adequar à LGPD

Este glossário para provedor reuniu o significado das siglas de ISP mais comuns para você poder se guiar e entender melhor os termos e nomenclaturas que costumam ser empregados no segmento.

Conheça o Sistema para Provedor de Internet da MikWeb no nosso site e experimente grátis!

Confira também: Como montar patch panel | Saiba como funciona um provedor de acesso a internet

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