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Assim como é importante fazer a gestão do provedor por meio de um sistema para provedor, também é essencial a gestão de estoque para provedores. Do mesmo modo como outros setores, o estoque tem uma importância fundamental para o funcionamento da empresa e não pode ser negligenciado.

Sendo assim, entenda melhor esse tipo de gestão e confira alguns das principais vantagens de ter um estoque organizado e bem suprido em um provedor de internet.

Confira a seguir!

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O nível de satisfação do cliente acerca de um determinado serviço, produto ou empresa, está intimamente relacionado com a fidelização. Assim, o NPS para provedores de internet tem um papel fundamental na avaliação de satisfação e deve sempre ser aplicado para ajustar aquilo que eventualmente esteja diminuindo a satisfação do público.

Afinal, um provedor trabalha com serviços recorrentes. Isso significa que fidelizar o cliente é fundamental para manter o negócio ativo no mercado e possibilitar que o provedor faça previsões e planejamentos financeiros com mais tranquilidade.

Por isso, neste conteúdo, você entenderá melhor tudo sobre NPS: o que é, como aplicar e como mensurar! Acompanhe e boa leitura!

O que é NPS?

Net Promotor Score (NPS) é uma forma de avaliar o nível de satisfação e lealdade de um público em relação a uma empresa ou marca. O NPS é uma pesquisa de satisfação que recorre a metodologias e métricas próprias.

Essa ferramenta simplifica e facilita o processo de avaliação da satisfação dos clientes de um provedor de internet, uma vez que, em geral, esse tipo de verificação não é uma tarefa simples.

O NPS também tem a finalidade de avaliar pontos específicos do provedor, como o setor de vendas, atendimentos e muitos outros.

Por meio dessa pesquisa é possível descobrir:

  • Quem está ou não inclinado a cancelar o serviço;
  • Quem está fazendo divulgação do provedor;
  • Quem está falando negativamente a respeito do serviço e da empresa.

Como aplicar a pesquisa NPS em meu provedor?

A pesquisa NPS é aplicada em mais de uma etapa:

Pergunta

O NPS para provedores de internet deve ser feito com uma única pergunta, simplificando o processo e aumentando as chances de os clientes responderem, já que o tempo necessário para responder acaba sendo pouco.

Nesse sentido, a pergunta pode variar conforme o objetivo da pesquisa. Alguns exemplos de temas são:

  • Satisfação com os canais de atendimento;
  • Velocidade da conexão;
  • Satisfação com os Serviços de Valor Adicionado (SVAs).

Para trabalhar com um exemplo concreto, fazer o seguinte questionamento: em uma escala de 0 a 10, qual a chance de você recomendar o provedor de internet X a um familiar ou amigo?

A resposta, portanto, será apenas com números. Isso facilita a análise dos resultados e é uma das vantagens desse tipo de pesquisa.

Divisão dos resultados

Os resultados devem ser divididos em três grupos: respostas de 0 a 6, de 7 a 8 e de 9 a 10.

Quem responder de 0 a 6 é classificado como detrator; de 7 a 8, neutro, e de 9 a 10, promotor.

Detratores

Os detratores são aqueles clientes insatisfeitos, pois não querem indicar o provedor para outras pessoas. Além disso, têm grandes chances de falarem negativamente sobre a empresa.

Neutros

Os neutros são clientes que até têm algum nível de satisfação, mas nutrem algum tipo de indiferença em relação à empresa. Assim, podem cancelar o serviço caso sejam abordados por alguma ação de marketing dos provedores concorrentes.

Promotores

Os promotores são os clientes leais, que continuarão com o provedor e recomendaram a empresa para outras pessoas.

Mensuração

Com os resultados em mãos e já divididos em grupos, é hora de mensurá-los. Para isso, uma fórmula simples de como calcular NPS deve ser aplicada:

NPS= clientes promotores – clientes detratores.

Os clientes neutros, portanto, são desconsiderados.

O resultado pode variar de -100 a 100, e deve ser comparado com os indicadores a seguir:

  • NPS entre 75 e 100 – zona de excelência: cliente satisfeito e advogando em favor do provedor;
  • NPS entre 50 e 74 – zona de qualidade: cliente tem boa experiência, mas há o que melhorar;
  • NPS entre 0 e 49 – zona de aperfeiçoamento: nem satisfeito nem insatisfeito. É uma zona em que o provedor deve dar bastante atenção ao cliente, para não perdê-lo;
  • NPS entre -100 a -1 – zona crítica: cliente frustrado. É preciso criar e executar ações emergenciais para reverter a situação antes que seja tarde.

Portanto, com o NPS para provedores de internet é possível fazer avaliações objetivas em relação ao nível de satisfação do cliente, o que deve ser feito periodicamente. Mas não basta aplicar a pesquisa, é preciso direcionar ações para reverter os resultados negativos e manter os positivos.

Já conhece o Sistema para Provedor de Internet da MikWeb? Experimente nossas soluções de gestão e atendimento ao cliente e melhore seu NPS!

Confira também: administrar e gerenciar um provedor

A internet fibra óptica no Brasil vem ganhando muito espaço nos últimos anos. Assim como em outros locais no mundo, no Brasil, novos provedores surgem no mercado, e a concorrência faz com que as empresas empreguem as melhores tecnologias para se destacarem.

Com isso, atualmente muitos provedores trabalham com fibra óptica, e aqueles que ainda não oferecem conexão por meio desse tipo de cabeamento de rede, ou estão começando no mercado, devem atentar para não ficarem para trás.

Assim, este guia disponibilizará as principais informações sobre o tema: o que é a internet fibra óptica, vantagens e funcionamento.

Leia este conteúdo até o final e se informe sobre essa tecnologia que tem conquistado seguidores no setor de provedores de internet!

O que é internet fibra óptica?

A internet fibra óptica utiliza uma estrutura cilíndrica de vidro, flexível e transparente, que possibilita que os dados trafeguem na velocidade da luz, proporcionando a maior velocidade de conexão, em comparação com outros tipos existentes.

Por esse motivo, a internet fibra óptica é uma das conexões mais procuradas no serviço de banda larga fixa. Inclusive, nos últimos 12 meses, a fibra óptica teve um crescimento considerável e atualmente conta com cerca de 13,1 milhões de acessos, o que representa quase 40% do número total de assinaturas de banda larga no país.

Para entender como funciona, confira o tópico a seguir!

Como a internet de fibra óptica funciona?

Primeiramente, é preciso ter uma compreensão global da fibra óptica. Isso porque os continentes estão interligados por mais de 800 mil km em cabos de fibra óptica, que ficam submersos pelos oceanos. Com isso, em todo o mundo, são transmitidos dados por meio desse tipo de conexão.

Dentro dos cabos, há finos feixes de vidro, tão finos que podem ser comparados com um fio de cabelo; em volta, há plástico isolante e reflexivo.

Nas cidades, os cabos são instalados nos postes das concessionárias de energia elétrica e conseguem transmitir uma quantidade expressiva de dados, ao longo de grandes distâncias, em uma velocidade até 1 milhão de vezes mais rápida do que a dos cabos coaxial ou metálicos.

Vantagens da internet fibra óptica para provedores de internet

Velocidade da conexão

Uma das principais vantagens é oferecer alta velocidade de conexão e melhorar o serviço de internet do provedor. Afinal, com o aumento do número de provedores existentes no Brasil, aqueles que fornecem as melhores conexões são os que mais se destacam no mercado.

Resistência

Outro ponto muito importante para os provedores é a resistência dos cabos de fibra óptica, que permite que o investimento na infraestrutura seja mais durável, sem a necessidade frequente de trocas e manutenções.

Para potencializar essa vantagem, os provedores usam materiais de qualidade correspondente no momento de criação dos fios e da instalação, contribuindo para que a vida útil do cabo seja ainda maior.

Constância na velocidade

Não basta fornecer alta velocidade: é preciso ser constante. Essa é mais uma das vantagens da internet de fibra óptica. Os provedores garantem, com mais tranquilidade, a constância na velocidade fornecida.

Isso é possível porque os cabos não têm interferência de eletricidade e de campo magnético. Assim, a conexão atinge as maiores velocidades, sem oscilações.

Instalação facilitada

A instalação é facilitada, em relação a outras conexões. Um dos motivos facilitadores é a flexibilidade do cabo, em razão dos materiais utilizados e do diâmetro do cabo. Assim, há mais maleabilidade para o provedor no momento da instalação.

Estabilidade na conexão

Além de a velocidade ser constante, a internet fibra ótica também é mais estável em momentos de ventos e chuvas e até na exposição solar.

Com isso, proporciona mais segurança ao provedor, que sabe que não terá tantos problemas decorrentes de adversidades climáticas, que podem afetar negativamente a imagem da empresa perante os usuários, caso for frequente.

Sinal de maior potência

Outro benefício é em relação à potência de sinal, que é maior na fibra óptica. Nesse sentido, como há melhor qualidade na transmissão e na velocidade do sinal, consequentemente, o sinal que chega ao usuário também tem mais expressão.

Vantagens da internet fibra óptica 

Diversas vantagens para o provedor também são importantes para os clientes:

  • Mais velocidade na conexão;
  • Ótimo custo-benefício.
  • Sinal mais estável;
  • Estabilidade em situações climáticas desfavoráveis;
  • Menos incômodo com manutenção;
  • Possibilidade de ter a mesma velocidade de conexão para download e upload.

Como começar a trabalhar com fibra óptica?

Após conhecerem algumas das principais vantagens, os provedores e novos provedores ficam mais inclinados a migrarem para esse tipo de conexão.

Para isso, é importante saber como iniciar esse processo e o que é necessário para tal.

Licenças

Providenciar as adequações legais é essencial, pois, dependendo do tipo de serviço que o provedor oferecer, as licenças mudam.

Serviço de Comunicação Multimídia (SCM)

Licença necessária para provedores com mais de 5 mil usuários, concedida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A regulamentação dessa licença é feita pela Resolução 614 de 2013.

Leia também: saiba como tirar SCM | modelos de fibra | internet dedicada

Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC)

Para os provedores que desejam atuar com telefonia fixa, a licença STFC é necessária e regulamentada conforme a Resolução 426 de 2005.

Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) 

Com regulamentação pela Resolução 581 de 2012, a SeAC é necessária aos provedores que queiram atuar com TV por assinatura.

Infraestrutura

Para os provedores trabalharem com a internet fibra óptica, a estrutura precisa ser compatível, e os cabeamentos são um dos itens mais importantes.

Uma dica muito importante, que pode ser muito valiosa principalmente para quem está começando no segmento, é utilizar as redes neutras.

Nem sempre o provedor dispõe de recursos financeiros suficientes para instalar uma infraestrutura completa e própria. Para isso, as redes neutras, que são compartilhadas entre os provedores, em muitos casos, usam a tecnologia de fibra óptica.

Funcionam da seguinte forma: determinado provedor com redes ociosas as disponibiliza para outros provedores alugarem. Assim, ambos saem em vantagem.

Portanto, essa é uma opção muito utilizada e pode facilitar para aquelas empresas que têm interesse em fornecer conexão de fibra óptica aos clientes, sem precisarem investir um valor maior na estrutura em um primeiro momento.

Leia também: Confira o que são redes neutras e entenda suas vantagens

Melhore seus serviços com um gerenciador de provedor de internet

Chegando ao final deste guia, você já tem mais conhecimento sobre o funcionamento da internet fibra óptica e como garante qualidade ao serviço. Porém, focar em encontrar a melhor tecnologia e o melhor tipo de conexão não é suficiente.

Com a fibra óptica e os demais elementos que constroem a qualidade técnica da empresa, o provedor precisa ter um bom sistema para fazer o gerenciamento do negócio.

Pelo sistema de provedor de internet da MikWeb, toda a gestão é feita com mais praticidade e facilidade, com automação de processos e soluções pensadas exclusivamente para provedores.

Melhore seus serviços com o sistema de gestão da MikWeb! Navegue pelo site e saiba tudo!

Confira também: Velocidade fibra óptica | Mikrotik

Application Programming Interface (API), que, em português, significa Interface de Programação de Aplicação, tem o objetivo de permitir que duas plataformas se comuniquem entre si, justamente o que acontece com a API do WhatsApp para provedores.

Para entender melhor e saber como funciona a API para provedor de internet, acompanhe a seguir e confira!

Como funciona a API do WhatsApp?

Seguindo o raciocínio da explicação, a API possibilita que ocorra a integração entre a versão Business API do WhatsApp e um sistema de gestão e atendimento ao cliente.

Assim, os provedores de internet podem se comunicar com os clientes por meio da versão profissional mais completa do WhatsApp, mas em uma plataforma de gestão e de atendimento com automação, que funciona com diversos recursos adicionais que o WhatsApp, por si só, não poderia oferecer.

Benefícios para o seu provedor de internet

A API do WhatsApp para provedores oferece muitos benefícios:

Respostas imediatas

Uma das grandes vantagens é poder dar respostas imediatas aos contatos dos clientes, em todas as oportunidades. Quando o cliente entra em contato, a API do WhatsApp para provedores fornece uma resposta automática, definida previamente.

Chatbot

Outro benefício do sistema do WhatsApp para provedores de internet é a possibilidade de usar chatbot com Inteligência Artificial e Machine Learning no atendimento ao cliente.

Por meio dessa API, o provedor utiliza uma plataforma de atendimento que tenha chatbot, como o Módulo de Atendimento MikWeb.

Com isso, a maioria dos atendimentos é resolvida pelo próprio chatbot, sem a menor interferência humana. E o melhor: a comunicação é humanizada e personalizada. Muitas vezes, o cliente sequer percebe que está falando com um chatbot.

Escalabilidade

Com os dois benefícios já mencionados, o atendimento do provedor pode ser feito em uma escala muito maior. Como os atendimentos serão com automação, o chatbot consegue atender a milhares de clientes ao mesmo tempo, inclusive fora do horário comercial.

Cliente mais satisfeitos

O aumento da satisfação dos clientes é mais um ponto positivo, já que não precisarão esperar em filas para serem atendidos e poderão entrar em contato a quaisquer dia e hora.

Redução de custos

Ainda, há a redução de custos. Todas essas melhorias são processadas sem a contratação de mais colaboradores, o que seria necessário se o provedor quisesse aumentar a capacidade de atendimento sem automação.

Assim, o setor ganha muito em qualidade, rapidez e praticidade e economia em mão de obra.

Gestão de cobranças

A gestão de cobranças pode ser feita com mais facilidade pela automação do WhatsApp API. O provedor pode, por exemplo, emitir cobranças com lembretes no WhatsApp.

Importância da API do WhatsApp para um provedor

Com todos os benefícios mencionados, fica claro o tamanho da importância da API do WhatsApp para provedores de internet. Afinal, o atendimento ao cliente é um dos setores mais essenciais, cuja demanda é muito grande.

Assim, com essa tecnologia utilizada para aprimorar o setor, o provedor tem ganhos significativos na satisfação do cliente, um ponto primordial para a fidelização.

Além disso, trabalha com mais praticidade nas operações e pode destinar o recurso humano para ações que não podem ser automatizadas e para aqueles atendimentos que realmente dependem de intervenção humana, como nas questões mais complexas.

Integração direta com a API oficial do WhatsApp

Entendendo como funciona a API do WhatsApp e como pode beneficiar o provedor, é importante saber que o Sistema de Gestão e o Módulo de Atendimento da MikWeb têm integração direta com essa API.

Esse é um diferencial que apenas a MikWeb oferece, de que nenhum outro sistema para provedores dispõe. Os outros sistemas exigem que a integração passe por um intermediador.

Porém, na MikWeb, a integração é direta e muito mais simples e fácil para o provedor.

Navegue pelo site e fale conosco para conhecer mais sobre nosso Sistema para Provedor de Internet e garantir a integração com a API do WhatsApp!

Confira também: Para que serve a fibra óptica

No segmento de provedores de internet, é muito comum o uso de inúmeros termos, siglas e nomenclaturas que podem causar dúvida em quem está começando no ramo e não está familiarizado com a linguagem.

Neste conteúdo, você terá acesso a um glossário para provedor de internet com alguns dos termos mais importantes e comuns usados no cotidiano em uma empresa do setor.

Acompanhe a seguir e conheça o significado dos termos em provedores de internet!

Glossário para provedor de internet

EPON

Ethernet Passive Optical Network (EPON) é uma tecnologia de transmissão de dados que proporciona alta velocidade, fácil gestão e qualidade de conexão.

Muito indicada para provedores de pequeno porte, tem complexidade baixa e é mais acessível, sem prejuízo de qualidade.

GPON

Gigabit Passive Optical Nwtwork (GPON), assim como a anterior, também é uma rede óptica passiva. Ao contrário da EPON, é mais usada por provedores com um número maior de serviços e clientes, e uma excelente opção para as empresas cujo foco é na escalabilidade em médio ou longo prazo.

Conheça também as principais características da rege GPON

Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é o órgão responsável pela regulamentação do segmento de telecomunicação.

Fibra óptica

A fibra óptica é um feixe que contém filamentos de vidro com espessura mínima, que se assemelha a um fio de cabelo. Utilizada na transmissão de internet em largas distâncias, fornece uma conexão de alta qualidade, com mínima interferência.

Licença SCM

Esse termo é muito debatido no segmento. O Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) é uma licença emitida pela Anatel, que permite que o provedor opere na lei, e é obrigatória para empresas com mais de 5 mil acessos.

Saiba também: como tirar a licença SCM

ONU

A Optical Network Unit (ONU) é uma unidade de rede óptica. Esse equipamento é instalado na casa do cliente e faz a conversão do sinal óptica para elétrico. Além disso, usa topologia ponto-multiponto, tanto GPON quanto EPON.

ISP

A Internet Service Provider (ISP), ou provedor de serviços de internet, é uma variação para denominar um provedor de internet.

OLT

Optical Line Terminal (OLT) é um terminal de linha óptica, equipamento utilizado para concentrar uma rede PON. Instalado no próprio servidor ou em uma área de servidores, faz o gerenciamento e a condução das informações até as ONUs ou ONTs.

Saiba também: como funciona a OLT

Adaptador de fibra

Equipamento com a função de unir conectores para entregar um sinal ao cliente com mais precisão. Também é um aparelho multifuncional, pois pode servir de distribuidor interno, caixa de emenda, PON e ponto de terminação.

Cabo de backbone

Uma espécie de controlador de acesso, assemelha-se a uma central, pela qual todos os dados que navegam pela internet precisam passar, recebendo e enviando sinais de internet para os usuários.

LGPD

Muito importante não apenas para o setor de provedor de internet, mas também precisa integrar o cotidiano desse nicho, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estipula como as empresas devem agir em relação aos dados sensíveis dos clientes.

Assim, é fundamental o conhecimento sobre a LGPD para a eficiente coleta e armazenamento dos dados dos clientes, sem que isso resulte em problemas futuros.

Confira também:  sistema para isp | como se adequar à LGPD

Este glossário para provedor reuniu o significado das siglas de ISP mais comuns para você poder se guiar e entender melhor os termos e nomenclaturas que costumam ser empregados no segmento.

Conheça o Sistema para Provedor de Internet da MikWeb no nosso site e experimente grátis!

Confira também: Como montar patch panel | Saiba como funciona um provedor de acesso a internet

Os pequenos e médios provedores democratizaram o acesso à internet, possibilitando que até as menores cidades possam contar com um serviço de banda larga de boa qualidade. 

Isso porque, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a internet de fibra óptica recebida pelos consumidores brasileiros tem origem em cerca de 60% das pequenas e médias operadoras.

Além disso, esse mercado é muito propício para o crescimento, mas, para as empresas que não empregam boas estratégias de expansão, é possível haver estagnação por conta da grande concorrência que existe no setor.

Não caia na estagnação. Confira, neste artigo, as melhores dicas para fazer o seu provedor de internet crescer. Acompanhe!

Confira também: Como ser um provedor de internet | Como montar patch panel

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Com a grande concorrência existente no segmento de provedores de internet, ter algum diferencial em relação à empresa ao lado é crucial para conquistar novos clientes e a fidelização.

Para isso, uma das estratégias é o SVA. Já ouviu falar ou sabe o que significa?

Entenda o que é SVA para provedores, conheça os principais benefícios e confira alguns dos principais SVAs para provedores de internet!

O que é SVA?

O Serviço de Valor Agregado (SVA), no caso dos provedores de internet, é todo serviço adicional não essencial para a conexão à internet, mas que faz com que o cliente feche a contratação.

O objetivo do SVA é criar um diferencial em relação aos outros provedores que oferecem apenas o serviço de conexão. É considerado um investimento da empresa, para obter o retorno posteriormente.

Importância de um SVA para provedores de internet

Os serviços de valor agregado são essenciais, pois os benefícios do SVA para um provedor de internet são os mais variados. Um dos principais é a fidelização do cliente. Anteriormente, falamos em investimento, certo? Pois o retorno é justamente a fidelização a curto e a longo prazos.

Clientes que recebem SVA têm uma boa chance de permanecerem no provedor de internet e ainda de divulgarem o serviço para outras pessoas, como amigos e familiares. Afinal, a pessoa indicará o serviço principal e dirá que vale muito a pena, porque, além de tudo, tem benefícios extras.

SVA para provedores de internet

Existem diferentes tipos de SVA para provedores de internet. A escolha dependerá das opções de investimento do provedor e da análise do público, pois é importante que os serviços adicionais sejam úteis para realmente representarem valor para o cliente.

Confira os principais.

1. Streaming

Um dos SVA mais utilizados e valorizados pelos clientes de provedores é o streaming, por meio do qual o provedor possibilita que o cliente acesse diversos conteúdos audiovisuais, sem ter de pagar nada a mais por isso.

Dentre as opções de streaming para oferecer como SVA, estão:

  • Paramount;
  • Deezer;
  • Spotify;
  • HBO Max;
  • Netflix;
  • Globoplay.

2. Educacional

Outra possibilidade de serviço de valor adicionado são os serviços educacionais, que compreendem as plataformas de educação, que oferecem cursos online e com disponibilidade de certificado.

3. Controle parental e segurança

Para os pais que necessitam fazer o controle de conteúdos que os filhos acessam na internet, oferecer algum filtro DNS, como SVA, é uma ótima ideia.

4. Gerenciamento para Wi-Fi

Para o público corporativo, oferecer um SVA que gerencie a rede Wi-Fi e a torne um veículo de vendas e marketing é uma excelente jogada. Existem sistemas de hotspot que, para que uma pessoa se conecte gratuitamente a um determinado Wi-Fi comercial, precisa se cadastrar, visualizar e interagir com anúncios.

5. Conteúdo esportivo

Por fim, os conteúdos esportivos, como o Estádio TNT Sports, que oferece transmissão de jogos ao vivo, programas de debates, entrevistas e gravações de jogos, também constituem SVA para provedores de internet.

Portanto, o SVA para provedores é de extrema importância para atrair os clientes e mantê-los fidelizados pelo máximo de tempo possível, e não é uma tarefa tão difícil encontrar serviços úteis e de interesse do público do provedor, já que o mercado disponibiliza uma infinidade de opções.

Conheça o sistema para provedor de internet da MikWeb agora mesmo aqui no site e teste gratuitamente!

Confira também: Como medir NPS para provedores

A legislação brasileira está em constante evolução. Uma dessas inovações diz respeito à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que deve ser seguida pelos provedores de internet do Brasil, independentemente do porte da empresa.

Para isso, os provedores precisam entender tudo sobre a LGPD, o que é, como impacta esse segmento, como se adequar e outras questões relevantes.

Confira as informações que reunimos sobre a LGPD para provedores de internet e saiba os principais pontos relacionados ao assunto!

Sobre o que se trata a LGPD?

Instituída no Brasil, a LGPD é uma lei que trata de diversas regras que organizações e empresas privadas e públicas precisam obedecer a respeito do uso, da coleta, do compartilhamento e do armazenamento de dados pessoais. Também estabelece punições e multas no caso de descumprimento.

O objetivo da LGPD, portanto, é garantir que as pessoas tenham mais controle sobre seus dados e informações.

Como a LGPD afeta os provedores de internet?

Os provedores de internet, assim como outros tipos de empresas, são afetados por essa lei, principalmente acerca das informações coletadas dos clientes. Com isso, é importante que o provedor retenha apenas os dados realmente essenciais para a prestação do serviço, para evitar contratempos.

Além disso, os provedores que causarem algum dano aos clientes, em razão da violação da segurança das informações, têm responsabilidade legal se não tomaram as medidas cabíveis elencadas no artigo 46.

Neste artigo, constam várias medidas administrativas, de segurança e técnicas a serem adotadas para garantir que os dados sejam protegidos contra acessos não autorizados e eventos ilícitos e acidentais, como a perda dos dados.

Medidas para o seu provedor de internet se adequar ao LGPD

Algumas das principais medidas a serem adotadas pelo provedor são elencadas a seguir.

Mapeamentos de processos

O primeiro passo é mapear todos os processos realizados na rotina do provedor, para descobrir a maneira como os dados dos clientes são utilizados. Neste momento, também pode haver uma avaliação de riscos de vazamentos e outras falhas.

Revisão de contratos

Outra medida necessária para se adequar à lei é revisar os contratos, nos quais constam diversos dados pessoais. Além disso, o contrato é o melhor documento para incluir o consentimento da utilização dos dados conforme regula a lei.

Consultoria jurídica

Por fim, é fundamental que o provedor conte com uma consultoria jurídica, para que os profissionais orientem a empresa sobre a LGPD, detalhada e adequadamente à realidade cotidiana.

A importância de os provedores se adequarem à LGPD

Para concluir este conteúdo, é essencial que os provedores entendam a importância de se adequarem à LGPD, pois esse segmento trabalha com uma substancial carga de dados coletados e armazenados diariamente para a prestação do serviço.

Sendo assim, as chances de ocorrer algum vazamento ou problema são maiores, exigindo uma atenção redobrada. Afinal, como a lei prevê responsabilidade legal e sanções, a empresa que infringir alguma regra de proteção de dados pode ter consequências, como advertências e até multas, que podem chegar a 2% do faturamento.

Portanto, para evitar prejuízos aos clientes e à própria empresa, é imprescindível atuar conforme prevê a legislação. Assim, a LGPD tem uma relevância extrema para donos de provedores de internet.

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Confira também: Como medir NPS para provedores

Privacidade na internet é um tema que interessa muita gente e que costuma gerar dúvidas, pois nem sempre o usuário conhece as regras ou os direitos aos quais têm direito enquanto está conectado à rede.

Algumas das dúvidas mais frequentes são: quem pode ver meu histórico do roteador? Provedor de internet tem acesso ao meu histórico? Neste conteúdo, daremos algumas dicas de navegação, para manter seu histórico mais protegido. Boa leitura!

Saiba mais sobre qual a função do provedor

O meu provedor de internet sabe os sites que acesso?

De modo geral, é possível que o provedor de internet saiba quais sites foram acessados pelo usuário. No entanto, tecnicamente falando, o provedor conseguiria registrar o endereço de domínio dos sites visitados, mas não as páginas especificamente nesse domínio.

Porém, essa não é uma prática considerada legal juridicamente, pois a Lei 12.965/14, conhecida como Marco Civil da Internet, prevê que os provedores não podem registrar os acessos aos sites efetuados pelos usuários.

A importância da LGPD e o Marco Civil da internet

A lei do Marco Civil, além de proibir os registros, garantindo a proteção da intimidade e da privacidade, também protege os dados pessoais, o direito à liberdade de expressão e à informação.

Além disso, existe a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), criada em 2021, reúne regras para que instituições públicas e privadas, inclusive provedores de internet, coletem e tratem informações dos clientes.

Assim, qualquer coletado e armazenado pelo provedor de internet deve ter sido autorizado pelo cliente, expressamente.

Leia sobre: equipamentos para provedor de internet fibra óptica

Dicas para manter seu histórico de navegação oculto

Além das legislações, algumas ações podem ajudar a proteger o histórico de navegação do usuário de internet. Confira a seguir!

Utilize um navegador seguro e anônimo

Uma das principais dicas é usar um navegador de internet anônimo, por aumentarem o nível de privacidade do usuário, já que a quantidade de dados expostos é menor.

Use uma VPN

Outra possibilidade para navegar com mais privacidade é utilizar uma VPN, por meio do qual é possível mascarar a localização e o IP do usuário, redirecionando o tráfego de rede por um túnel com criptografia.

Isso permite que o usuário utilize a internet sem ter a preocupação de que alguém esteja coletando as informações de navegação e os dados pessoais.

Instale o HTTPS Everywhere

Boa parte da internet ainda não dispõe da tecnologia da criptografia. Com isso, outra dica é instalar uma extensão HTTPS Everywhere, pois reescreve, de forma automática, os pedidos de navegação para que o tráfego seja criptografado.

Confira: Saiba o que é um provedor regional e o que fazer para expandi-lo

Opte por um mecanismo de busca que garanta privacidade

Um dos mecanismos de busca mais famosos e utilizados no mundo todo é o Google, mas coleta uma enorme quantidade de dados. Entretanto, existem outras opções que não atuam dessa forma e que se preocupam com a privacidade do usuário. O DuckDuckGo, por exemplo, é uma plataforma que avisa, na sua política de privacidade, que não armazena ou realiza rastreio de dados.

Portanto, preocupações como: será que o provedor de internet tem acesso ao meu histórico? O provedor de internet pode ver o que eu acesso? O provedor de internet tem acesso às minhas navegações? Todas essas perguntas são muito válidas e importantes, e agora você já conhece as respostas.

De qualquer forma, é sempre recomendado reforçar a segurança da navegação e recorrer a umas das dicas mencionadas aqui, para mais privacidade durante o acesso à rede.

Conheça o sistema para fornecedor de internet da MikWeb e confira as soluções oferecidas!

Confira também: organograma provedor de internet | o que é ptt | o que é google workspace

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