fb Blog-teste - Página 15 de 24 - MikWeb - Sistema para Provedor de Internet - MikWeb
Logo MikWeb
Logo MikWeb

Para um provedor de internet, uma das ações mais importantes é o provisionamento de Unidade de Fibra Óptica (ONU), que é o processo de implantar ou adaptar um serviço para o cliente, ou seja, fazer a instalação ou configuração.

Para isso, o provedor precisa contar com ferramentas que simplifiquem essa atividade para que ela seja mais prática e ágil, beneficiando a rotina de operações da empresa e a experiência do cliente.

O sistema MikWeb auxilia seu provedor nessa tarefa e conta com integrações que facilitam o provisionamento das ONUs – mas como será que isso funciona? Para descobrir, acompanhe este artigo!

Sistema MikWeb e as integrações de provisionamento

O sistema MikWeb tem integrações para provisionamento de ONUs. Por meio dessas integrações, o provedor consegue provisionar de forma remota e sem que o profissional tenha conhecimento técnico avançado de linhas de código.

Em um provisionamento manual, o profissional deve inserir linhas de códigos complexas para que o equipamento do cliente seja configurado, o que demanda a contratação de pessoal especializado e requer muito mais tempo.

Provisionando remotamente pelo sistema, o técnico que vai até a residência do cliente fazer uma instalação consegue obter a liberação do serviço em tempo reduzido, pois basta entrar em contato com a central do provedor para que a ONU seja provisionada em poucos cliques, já que o sistema permite a integração com diferentes marcas e modelos de equipamentos.

Além disso, em caso de necessidade de manutenção ou alguma configuração na ONU, o técnico sequer precisa se deslocar à residência do cliente, pois o sistema MikWeb consegue proporcionar o atendimento remoto, bastando o IP para o acesso.

Passo a passo para provisionar remotamente

Para que o provisionamento remoto seja feito no sistema MikWeb, poucos passos são necessários, como:

  • Selecionar o cliente por meio do nome ou ordem de serviço;
  • Selecionar a OLT na qual a ONU do cliente está vinculada;
  • Selecionar a ONU do cliente – o sistema já indica automaticamente quais ONUs foram conectadas à rede e que ainda não foram liberadas, indicando os modelos e números de série para facilitar a localização do equipamento desejado.

Depois desses passos, algumas configurações são preenchidas automaticamente e podem ser editadas, como script, slot, porta, modelo e VLAN. Em seguida, basta clicar em provisionar que em poucos segundos a ONU estará liberada e um painel será exibido para o monitoramento do sinal.

Assim, com esse nível de praticidade, o sistema atua auxiliando os provedores, evitando dificuldades e tempo maior de configuração.

Vantagens do provisionamento facilitado

Com tudo o que foi mencionado sobre o provisionamento remoto facilitado do sistema MikWeb por meio das integrações, é possível apontar inúmeras vantagens.

Uma das principais já foi ressaltada, que é a economia de tempo e esforço, fundamental para entregar um atendimento muito mais eficiente ao cliente, resultando em um nível de satisfação maior.

Além disso, o provedor consegue ter mais facilidade no gerenciamento da ONU, pois o desprovisionamento também é feito com a mesma facilidade, bem como qualquer configuração que o equipamento do cliente necessite.

O custo de operação também é reduzido e muitas vezes é dispensado o envio de um técnico para a residência do cliente, pois remotamente um problema de suporte pode ser solucionado.

Portanto, o sistema MikWeb oferece inúmeras ferramentas e funções para simplificar o dia a dia do provedor de internet, sendo o provisionamento remoto algo com potencial de revolucionar as operações da empresa.

Navegue pelo nosso site, conheça tudo sobre o sistema de gerenciamento que a MikWeb oferece e faça um teste grátis!

Confira também: provisionamento remoto de provedor de internet | sgp sistema

A comunicação entre provedor e clientes é algo de extrema importância e requer atenção por parte da empresa, para que a melhor experiência seja oferecida ao cliente com segurança e praticidade.

Dentro disso, uma das opções utilizadas para realizar o atendimento ao cliente é o WhatsApp Web, porém o provedor deve estar ciente dos riscos de utilizar essa ferramenta, que pode não ser a melhor opção disponível atualmente.

Assim, acompanhe este artigo até o final para entender quais são os principais riscos de utilizar WhatsApp Web no seu provedor e descubra alternativas.

Quais são os riscos de utilizar o WhatsApp Web?

Um dos principais riscos é o de segurança dos dados envolvidos na conversa. Isso porque, mesmo que hoje exista a possibilidade de utilizar o aplicativo em até 4 dispositivos sem necessitar da conexão simultânea com o aparelho celular, o provedor pode perder o controle da conta.

Nesse sentido, se o histórico de algum atendimento for deletado no desktop, ele ainda assim pode seguir existindo no aparelho celular até que seja feita a sincronização entre os sistemas.

Além disso, se o computador for infectado por algum vírus, tem a possibilidade de o QR code usado na autenticação da ferramenta ser capturado para ser utilizado em um dispositivo desconhecido, sem a autorização do provedor.

Por isso, essa ferramenta não é a melhor escolha para ser utilizada no atendimento ao cliente, pois pode representar riscos significativos e muito prejudiciais à empresa, já que a responsabilidade pela segurança dos dados da comunicação com o cliente é do provedor.

Quais são as desvantagens?

Além dos riscos, ainda existem diversas desvantagens que um provedor pode encontrar ao adotar a versão web do WhatsApp como oficial no seu atendimento ao cliente, como:

  • Possibilidade de uso de apenas 4 computadores com a mesma conta;
  • Falta de recursos empresariais, como a verificação de conta comercial;
  • Riscos de perda de dados caso ocorra a perda ou roubo do aparelho celular.

 

Você conhece os 3 tipos de WhatsApp

Qual é a melhor alternativa?

Depois de verificar alguns dos principais riscos e conhecer as desvantagens que essa ferramenta tem em relação à comunicação entre cliente e empresa, chegou o momento de conhecer uma alternativa, uma vez que toda empresa necessita de um canal de comunicação com o cliente.

Dentro disso, existe o WhatsApp API, uma versão que atende com mais qualidade esse setor de um provedor. Ele consegue oferecer maior escalabilidade no atendimento, não requer uma conexão com um smartphone e proporciona mais segurança do que a versão web.

Vale ressaltar que é possível obter integração com um programa para provedor de internet em qualquer uma das versões mencionadas aqui. No caso do programa da MikWeb, por exemplo, o sistema tem integração tanto com o WhatsApp API quanto com a versão web, possibilitando o uso de chatbot no atendimento e muitas outras soluções de automação.

Porém, é importante saber qual versão escolher para diminuir os riscos e aumentar as vantagens para a empresa e para os clientes.

Portanto, analise as informações trazidas neste conteúdo e considere todos os riscos de utilizar WhatsApp Web antes de fazer a escolha e implementá-la no seu provedor.

Experimente grátis o programa para provedor da MikWeb e conheça todas as vantagens e ferramentas existentes, incluindo a integração com o WhatsApp. Navegue pelo nosso site!

Confira também: Mikrotik

O WhatsApp passou a ser uma grande ferramenta de comunicação, e muitos clientes preferem utilizá-la para entrar em contato com as empresas e fazer reclamações ou solucionar problemas.

No entanto, existe mais de uma versão dessa ferramenta, como as versões Web e API. Entender as peculiaridades que oferecem é fundamental para saber qual é a mais adequada para proporcionar a melhor experiência ao cliente.

Confira as principais diferenças entre WhatsApp API e WhatsApp Web!

Aqui está um resumo das principais diferenças entre o WhatsApp API e o WhatsApp Web

WhatsApp Web

O WhatsApp Web é uma versão da ferramenta de mensagens disponível para navegador. Com isso, é uma bastante aproximada daquela utilizada no smartphone, porém, espelhada na tela do computador.

imagem ilustrando a diferença entre Whatsapp Web e Whatsapp API

Para o funcionamento, é necessário que um aparelho celular com um número de WhatsApp esteja conectado ao navegador; sem isso, a ferramenta não funciona. Inclusive, se no decorrer de uma conversa a conexão com o celular for encerrada, a do navegador é interrompida.

Outro ponto importante a ser destacado é que nessa versão da ferramenta de mensagens, como há a dependência da conexão com o aparelho celular, se houver falhas ou instabilidade na internet, isso pode atrapalhar o envio e o recebimento de mensagens no navegador. Inclusive, há possibilidade de envio das mensagens em ordem errada, conforme o restabelecimento da conexão.

WhatsApp API

No caso do WhatsApp API, o propósito é o mesmo da versão descrita acima: possibilitar que as conversas sejam realizadas em um computador. No entanto, existem várias diferenças significativas.

Uma das primeiras diferenças entre WhatsApp API e WhatsApp Web é que, no primeiro, não existe a necessidade de um celular ficar conectado ao navegador para possibilitar o funcionamento da ferramenta.

Outra diferença é que o API Whatsapp não tem instabilidade, porque é um servidor em nuvem com conexão direta com o servidor utilizado pela empresa responsável pelo fornecimento da ferramenta.

Como não requer um celular conectado ao navegador, várias pessoas podem utilizar o mesmo número de WhatsApp API. Na prática, vários funcionários de uma empresa conseguem utilizar o recurso ao mesmo tempo, para atender diferentes clientes, o que até é possível na outra versão, mas com uma quantidade muito mais limitada.

Ainda, nas diferenças entre WhatsApp API e WhatsApp Web também existe o selo de identificação de conta empresarial. No recurso Web, essa verificação não existe, o que coloca em dúvida a credibilidade do atendimento, do ponto de vista do cliente. Já no WhatsApp Business API, a conta é verificada, e o cliente tem maior tranquilidade acerca da identidade do contato.

Importante ressaltar que nas duas versões é possível utilizar sistemas com chatbots para a realização de um atendimento automatizado ao cliente via WhatsApp.

 

Você conhece os 3 tipos de WhatsApp

Qual é o melhor para o seu provedor?

Qual é a melhor versão para seu provedor? A resposta sempre vai depender das necessidades.

Em geral, o WhatsApp API tem soluções que são mais apropriadas para o atendimento ao cliente de uma empresa, com facilidades e seguranças que a outra versão não fornece.

Porém, em ambos os casos, é essencial garantir que o sistema de gestão utilizado pelo provedor tenha integração com as duas versões. Assim, a empresa poderá usufruir de todos os recursos da plataforma de mensagens, mesclados com os recursos do sistema de gerenciamento, como os chatbots, fazendo com que o atendimento ao cliente tenha muito mais qualidade.

Para escolher o melhor, é fundamental analisar as diferenças entre WhatsApp API e WhatsApp Web e verificar as necessidades de cada provedor. Com isso, será mais fácil identificar a melhor opção para integrar com o sistema utilizado no atendimento ao cliente e proporcionar melhores experiências para os clientes.

Conheça no site e experimente gratuitamente o programa para provedor desenvolvido pela MikWeb e aproveite a integração com o WhatsApp!

Saiba mais: gestão de provedores de internet

Todos os anos, acontece o dia da internet segura. No Brasil, é organizado pela SaferNet, uma Organização Não Governamental (ONG) que representa oficialmente o projeto no país e realiza a programação do evento. Mas você sabe no que consiste esse dia e a sua importância?

Conheça algumas dicas de segurança para você usar a internet com mais tranquilidade!

Por que existe o dia da internet segura?

Com o surgimento da internet nas últimas décadas e com o avanço rápido nos últimos anos, falar sobre segurança no uso da rede é indispensável e motivou a criação do dia internacional da internet segura.

Nesse dia, acontece uma conscientização a respeito dos mais diversos riscos que a internet oferece a quem a utiliza, principalmente porque atualmente a maioria dos dados e informações pessoais dos usuários estão no ambiente online e isso demanda proteção e conscientização acerca dos perigos.

O objetivo da data é promover atividades que propaguem conhecimento sobre o uso responsável e seguro da internet e das tecnologias, bem como envolve tanto o setor público quanto o privado, inclusive com participação do Ministério Público Federal e outras instituições.

Além disso, saber quem criou o dia da internet segura é importante para compreender o surgimento dessa data. Criada na Europa, pela Rede Insafe, já é celebrada há 14 anos no Brasil, bem como é promovida em inúmeros países todos os anos.

Dia da internet segura 2023

O dia da internet segura 2023 será celebrado em 7 de fevereiro e promoverá atividades com foco em buscar a utilização ética, responsável e segura da internet nas universidades, escolas e ONGs.

No início de sua criação, pouco mais de 50 países participaram, número que vem crescendo a cada ano, e hoje já conta com participação de mais de 200 países espalhados ao redor do planeta.

Qual a sua importância?

Somente em 2020, conforme relatório de segurança feito pela Symantec, o Brasil teve mais de 15 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, o que aconteceu no curto espaço de tempo de 3 meses. Além disso, mais de 44 milhões de pessoas no país já sofreram ataques dessa natureza.

Esses dados, que não são alarmantes apenas no Brasil, demonstram a importância de se falar em segurança na internet, reafirmando a relevância da existência de uma data que reforce noções de segurança cibernética e ajude a disseminar informações que sirvam para prevenir e proteger os usuários das redes.

Como melhorar a segurança na internet?

Algumas dicas podem melhorar a segurança na internet. Muitas delas não são difíceis de serem seguidas:

  • Ter senhas fortes e não óbvias;
  • Criar o hábito de alterar as senhas a cada 6 meses;
  • Não manter todas as contas conectadas entre si;
  • Usar apenas sites seguros para compras;
  • Fazer compras somente em computador pessoal;
  • Fazer a limpeza do cache do computador;
  • Não usar a mesma senha para todas as contas.

Essas dicas podem ajudar a elevar o nível de segurança do uso das redes, bem como é importante atentar às promoções e atividades lançadas todos os anos no dia da internet segura para se manter sempre atualizado em relação às boas práticas de navegação.

Continue no blog da MikWeb e confira mais conteúdos para você, que tem um provedor de internet, estar sempre por dentro dos assuntos em evidência no universo dos provedores e da internet!

Confira também: Diferença entre chatbot e assistente virtual | link de internet para provedor

A rotina operacional e de atendimento é muito complexa em um provedor de internet, principalmente quando a empresa está em expansão, pois a demanda é grande.

Sendo assim, é indispensável o auxílio das soluções que a tecnologia pode oferecer, como o chatbot. Você sabe o que esse tipo de sistema pode fazer no seu provedor?

Descubra agora mesmo e confira algumas das principais ações e benefícios que um chatbot pode garantir!

Chatbot: o que é?

Um chatbot é um software desenvolvido para conversar, por meio de texto, com um ser humano. Uma das finalidades facilitar o atendimento ao cliente de empresas de diversos segmentos.

Para esse diálogo, o sistema pode utilizar diretrizes pré-programadas. Assim, quando o cliente digita determinada palavra, o chatbot reconhece o comando e realiza a ação correspondente.

Além disso, também é possível empregar inteligência artificial e machine learning, duas tecnologias que complementam o sistema para um processamento mais natural da linguagem e consiga aprender e melhorar sua capacidade de compreensão, conforme as experiências anteriores.

Com isso, um chatbot com as tecnologias mencionadas se torna muito mais eficiente, pois não fica estritamente limitado à determinada programação pré-estipulada, conseguindo compreender variações de palavras e entender melhor o contexto da solicitação do cliente.

Isso é muito promissor para inúmeros setores empresariais, principalmente para o de provedores de internet, em que o atendimento ao cliente é fundamental para o crescimento do negócio, já que o cliente precisa ter experiências satisfatórias com o serviço e com o atendimento, para manter a contratação do serviço.

O que o chatbot consegue fazer?

Esse tipo de ferramenta consegue realizar diversas ações de forma automatizada, ou seja, o chatbot consegue atender um cliente sem que um ser humano tenha de intervir na comunicação.

Em algumas situações, é claro, a tecnologia esbarra na limitação dessa comunicação, como nos casos de ações mais complexas, que demandam a inteligência humana, ou em que o próprio cliente deseja falar com um atendente.

No entanto, muitas ações podem ser executadas pelo chatbot e são fundamentais para o cotidiano dos provedores, como as que citaremos a seguir.

Em todos os casos, o cliente faz o contato inicial, o chatbot responde com as opções disponíveis para atendimento e o cliente escolhe a ação correspondente, indicando um número, uma palavra ou uma frase.

Enviar 2º via do boleto “anexo”

Por meio do uso de um chatbot, é possível enviar a 2ª via do boleto, anexando o documento em PDF na conversa do atendimento. Isso é feito de forma totalmente automática e independente, mas fica registrado no histórico de atendimento do cliente, para que a equipe do provedor possa tomar conhecimento quando necessário.

Enviar 2º via do boleto “link”

Outra ação possível é o envio da 2ª via do boleto por meio de link na conversa com o cliente, para ser redirecionado ao boleto.

Enviar 2º via do boleto “PIX copia/cola”

Também é possível que o cliente deseje pagar a mensalidade solicitando a segunda via no formato de PIX copia/cola. Essa funcionalidade recente, disponibilizada pelo método de pagamento mais utilizado no país, também pode ser utilizada automaticamente pelo chatbot.

O cliente apenas tem o trabalho de copiar e colar o PIX no aplicativo do seu banco para realizar o pagamento com praticidade.

Liberação em confiança para o cliente

Mais uma ação muito importante para os provedores de internet e que o chatbot consegue realizar é a liberação em confiança. Nesse caso, o sistema faz a liberação automática do sinal que estava bloqueado por falta de pagamento, e o cliente tem um prazo para efetuar a quitação do débito.

Importante ressaltar que, caso o cliente não faça o pagamento no prazo estipulado e o sinal seja bloqueado novamente, mesmo que for solicitado, o chatbot não faz a liberação pela segunda vez, pois tem acesso ao histórico do atendimento do cliente.

Alterar o nome/senha do wi-fi

O sistema consegue alterar o nome e a senha do wi-fi do cliente com total autonomia, sem precisar do atendente humano. Para isso, o cliente escolhe essa opção no atendimento, e o chatbot pergunta o novo nome ou a senha desejada. Depois, realiza a troca e informa ao cliente que a atualização já foi feita.

Após confirmar se era apenas isso que o cliente desejava, finaliza o atendimento.

Identificar o contato automaticamente

No início do atendimento, o chatbot identifica o contato automaticamente, por meio do cadastro do cliente. Inclusive, se o contato for feito por um número de algum familiar que também esteja no cadastro, o bot reconhece automaticamente.

Definir mensagens padronizadas para cada tipo de situação

É possível também definir mensagens padronizadas para os atendimentos automatizados, com textos que o bot utilizará para iniciar ou encerrar um atendimento, por exemplo, e com opções definidas para as ações que o cliente pode solicitar.

Que benefícios essas soluções proporcionam ao provedor?

A capacidade do chatbot é grande, e há muitas outras ações que o sistema consegue realizar no atendimento ao cliente. Com tudo isso, o provedor obtém diversos benefícios, como:

  • Economia de recursos, com a dispensa de contratação de novos funcionários, pois o chatbot atua 24h, 7 dias por semana;
  • Atender centenas de clientes simultaneamente, impedindo que os clientes esperem em filas até serem atendidos;
  • Melhoria da gestão de cobrança;
  • Integração com o WhatsApp, para que o cliente possa escolher esse canal no atendimento;
  • Economia do tempo dos atendentes humanos, que não precisam se envolver em atendimentos básicos, como envio de boleto, liberação de acesso e troca de senha.

Portanto, atualmente, os provedores de internet podem contar com um sistema de atendimento e de gestão que garante inúmeras soluções por meio do chatbot e demais tecnologias envolvidas, elevando a qualidade do atendimento e melhorando a experiência do cliente, questões fundamentais para todo provedor.

Experimente gratuitamente o programa para provedor da MikWeb e confira o funcionamento do nosso chatbot! Acesse o site!

Confira também:  Riscos de utilizar WhatsApp Web no provedor

Todo provedor de internet tem estruturas que comportam diversos tipos e quantidades de cabos e equipamentos, e a organização pode ser um desafio se a estrutura não for bem-planejada.

Para facilitar essa tarefa existe o patch panel. Mas você sabe exatamente o que é, a finalidade e que vantagens oferece?

Saiba disso tudo a seguir e confira dicas de como montar o seu!

Continue lendo

Seja para instalar um novo serviço ou prestar suporte a um cliente, o provisionamento é uma operação muito comum e necessária quando se trata de provedores de internet. No entanto, existem diferentes maneiras de ser feito e é fundamental escolher a que mais garante facilidade e segurança.

Entenda o que é provisionamento e saiba como facilitá-lo no seu provedor de internet, sem descuidar da segurança!

O que é provisionar?

Para entender o que é provisionamento, é importante ter em mente que esse é um termo bastante utilizado no segmento de provedores de internet, pois trata da implantação de um serviço, ou seja, da instalação ou configuração do serviço de internet na residência ou local indicado pelo cliente.

Quando o cliente contrata o serviço, a equipe do provedor instala um roteador no local, que se conecta com o sinal de fibra óptica da OLT que atende a região. Porém, para que o sinal seja ativado, o provisionamento é necessário.

Esse procedimento pode ser feito manualmente pelo técnico; no entanto, requer um elevado nível de conhecimento, pois envolve linhas de código bem específicas.

Além disso, nos casos de haver necessidade de alterar as configurações de PPPoE e wi-fi, o provisionamento também é necessário.

Em qualquer um dos casos, existe uma forma de facilitar o processo para que a instalação do serviço ou a realização do suporte seja mais rápida e eficiente, tanto para o cliente quanto para a empresa.

Como facilitar o provisionamento no seu provedor?

Para facilitar a implantação de novos clientes e prestar suporte para clientes já existentes, o provedor pode contar com um sistema que possibilita o provisionamento remoto. Com isso, o técnico apenas precisa inserir o endereço IP para que o acesso remoto seja feito.

Para que o processo seja viável, deve haver compatibilidade entre a OLT e a Unidade de Fibra Óptica (ONU), que faz a recepção do sinal da internet. Havendo compatibilidade, o provisionamento pode ser feito remotamente, sem a necessidade de a equipe técnica de instalação ter conhecimento detalhado de linhas de códigos.

Quais as vantagens do provisionamento remoto?

Agora, é importante conhecer os benefícios que o formato remoto proporciona.

Ao provisionar remotamente, o provedor reduz o tempo de instalação, elevando a satisfação do cliente, algo fundamental nesse segmento, para diminuir o índice de cancelamento de serviços.

Outra vantagem é a redução de custos, pois os chamados para suporte podem ser resolvidos sem a necessidade de deslocar uma equipe que, muitas vezes, apenas precisaria reconfigurar o roteador, economizando recursos de logística.

Ainda, o provisionamento remoto oferece a vantagem de ser seguro, pois é feito com protocolos de criptografia.

Entenda os riscos do provisionamento automático

Além do provisionamento remoto ou manual, existe a possibilidade de o provedor trabalhar com o provisionamento automático, que ocorre quando o provedor não habilita o protocolo de segurança na OLT e permite que a conexão se instaure automaticamente. 

No entanto, não é recomendado, pois retira a capacidade de gerenciamento e controle da empresa.

Isso porque cada OLT tem uma determinada quantidade de portas, podendo chegar até 128. Ao fazer a liberação automática das instalações, o provedor não consegue ter o controle de quantas ONUs estão ativas e conectadas às portas nem fazer a gestão para desativar aquelas que forem necessárias após o cancelamento do serviço pelo cliente ou por inadimplência.

Compreender o que é um provisionamento remoto e todo o seu conceito, é fundamental para ter um sistema que ofereça essa funcionalidade. As vantagens são grandes, tendo elas a economia, agilidade, ampla segurança ao provedor e total domínio de gestão da OLT.

Conheça e experimente grátis o sistema de gerenciamento de provedores da MikWeb e confira as vantagens de provisionar remotamente!

Confira também: como funciona uma rede de dados | wifi mesh

Cada vez mais os chatbots estão presentes no cotidiano das empresas, pois são ferramentas excelentes para diversos tipos de setores – principalmente no atendimento ao cliente.

Porém, existem muitas dúvidas acerca dessa tecnologia, pois ela evolui muito rápido e nem sempre é fácil de acompanhar.

Nesse sentido, uma dúvida comum é a seguinte: os chatbots têm Inteligência Artificial (IA)? Se você também tem essa dúvida, saiba que está no lugar certo, pois hoje reservamos este espaço para falar sobre isso.

Acompanhe o artigo para entender se existe Inteligência Artificial de chatbots e confira as vantagens que ela fornece ao seu provedor!

Chatbots utilizam Inteligência Artificial?

Primeiramente, é preciso saber que nem todos os chatbots funcionam com Inteligência Artificial. Entre os diferentes tipos, os que usam essa tecnologia são os bots de conversação, muito utilizados no atendimento ao cliente.

Dentro disso, esse tipo de chatbot tem a capacidade de processar a linguagem natural humana, sendo um processo complexo que permite que os clientes de uma empresa falem com o bot por meio de texto ou até de fala. Assim, eles recebem respostas correspondentes com as ações que podem solucionar seus problemas.

Isso acontece a partir de termos básicos e com o uso de sinônimos que tenham relação com a solicitação do usuário.

Para isso, a conversa é feita por etapas. O usuário insere uma mensagem com alguma dúvida ou comando, o chatbot com IA recebe o conteúdo, captura as informações e identifica o propósito e, logo em seguida, envia uma resposta. Esse processo se repete até que o cliente obtenha a resposta que deseja.

Essas interações mais profundas somente são viáveis graças à IA, pois, do contrário, o chatbot teria funções mais limitadas, com base em regras pré-estabelecidas.

Chatbots com IA x Machine Learning

Juntamente ao que foi mencionado acima, existe outra tecnologia que também pode ser usada nos chatbots com IA: o Machine Learning. Em tradução para o português, o termo significa aprendizado de máquina.

Em um conceito mais completo, o Machine Learning é um conjunto de técnicas que faz com que o chatbot não apenas compreenda uma mensagem enviada, como também aprenda novos padrões, acumulando conhecimento ao longo do tempo.

Com isso, conforme for sendo utilizado, o chatbot consegue entender a linguagem humana com mais profundidade para captar padrões e redefinir, de maneira constante, todos os modelos com os quais opera.

Quais são as vantagens da Inteligência Artificial de chatbots para o provedor?

As vantagens que a Inteligência Artificial de chatbots proporciona a um provedor de internet são grandes e variadas, especialmente em relação ao atendimento aos clientes.

Algumas das vantagens mais marcantes são:

  • Atendimento 24h por dia e 7 dias por semana, reduzindo custos com atendentes humanos e ampliando as possibilidades de atendimento para o cliente;
  • Envios de boletos automaticamente, sem ocupar um atendente;
  • Liberação de sinal em confiança;
  • Otimização do atendimento, pois é feito com maior facilidade;
  • Atendimentos simultâneos;
  • Agilidade no atendimento, com respostas instantâneas.

Além disso, entre muitas outras vantagens, no caso de o bot não conseguir resolver o problema do cliente, ou se o cliente preferir falar diretamente com um atendente, ele inclui um atendente humano na conversa.

Visite nosso site e conheça o programa para provedor da MikWeb, com módulo de atendimento com chatbot que utiliza Inteligência Artificial e Machine Learning. Experimente grátis!

Confira também:  Riscos de utilizar WhatsApp Web no provedor

A internet já faz parte da vida das pessoas em definitivo e é utilizada para os mais diversos fins, desde trabalho até lazer. Com isso, o mercado de provedores se expande, sendo uma boa ideia de investimento para quem deseja ter sua própria empresa.

Porém, para isso, é necessário saber como funciona esse mercado, o que é e o que faz um provedor de internet, bem como as diferenças entre um provedor de acesso à internet e uma operadora de internet ou um servidor de internet.

Continue a leitura e compreenda tudo sobre o que é provedor de acesso, como funciona e quais as diferenças entre operadora e servidor de internet!

Continue lendo

prelabelseparatornextlabel