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A rotina operacional e de atendimento é muito complexa em um provedor de internet, principalmente quando a empresa está em expansão, pois a demanda é grande.

Sendo assim, é indispensável o auxílio das soluções que a tecnologia pode oferecer, como o chatbot. Você sabe o que esse tipo de sistema pode fazer no seu provedor?

Descubra agora mesmo e confira algumas das principais ações e benefícios que um chatbot pode garantir!

Chatbot: o que é?

Um chatbot é um software desenvolvido para conversar, por meio de texto, com um ser humano. Uma das finalidades facilitar o atendimento ao cliente de empresas de diversos segmentos.

Para esse diálogo, o sistema pode utilizar diretrizes pré-programadas. Assim, quando o cliente digita determinada palavra, o chatbot reconhece o comando e realiza a ação correspondente.

Além disso, também é possível empregar inteligência artificial e machine learning, duas tecnologias que complementam o sistema para um processamento mais natural da linguagem e consiga aprender e melhorar sua capacidade de compreensão, conforme as experiências anteriores.

Com isso, um chatbot com as tecnologias mencionadas se torna muito mais eficiente, pois não fica estritamente limitado à determinada programação pré-estipulada, conseguindo compreender variações de palavras e entender melhor o contexto da solicitação do cliente.

Isso é muito promissor para inúmeros setores empresariais, principalmente para o de provedores de internet, em que o atendimento ao cliente é fundamental para o crescimento do negócio, já que o cliente precisa ter experiências satisfatórias com o serviço e com o atendimento, para manter a contratação do serviço.

O que o chatbot consegue fazer?

Esse tipo de ferramenta consegue realizar diversas ações de forma automatizada, ou seja, o chatbot consegue atender um cliente sem que um ser humano tenha de intervir na comunicação.

Em algumas situações, é claro, a tecnologia esbarra na limitação dessa comunicação, como nos casos de ações mais complexas, que demandam a inteligência humana, ou em que o próprio cliente deseja falar com um atendente.

No entanto, muitas ações podem ser executadas pelo chatbot e são fundamentais para o cotidiano dos provedores, como as que citaremos a seguir.

Em todos os casos, o cliente faz o contato inicial, o chatbot responde com as opções disponíveis para atendimento e o cliente escolhe a ação correspondente, indicando um número, uma palavra ou uma frase.

Enviar 2º via do boleto “anexo”

Por meio do uso de um chatbot, é possível enviar a 2ª via do boleto, anexando o documento em PDF na conversa do atendimento. Isso é feito de forma totalmente automática e independente, mas fica registrado no histórico de atendimento do cliente, para que a equipe do provedor possa tomar conhecimento quando necessário.

Enviar 2º via do boleto “link”

Outra ação possível é o envio da 2ª via do boleto por meio de link na conversa com o cliente, para ser redirecionado ao boleto.

Enviar 2º via do boleto “PIX copia/cola”

Também é possível que o cliente deseje pagar a mensalidade solicitando a segunda via no formato de PIX copia/cola. Essa funcionalidade recente, disponibilizada pelo método de pagamento mais utilizado no país, também pode ser utilizada automaticamente pelo chatbot.

O cliente apenas tem o trabalho de copiar e colar o PIX no aplicativo do seu banco para realizar o pagamento com praticidade.

Liberação em confiança para o cliente

Mais uma ação muito importante para os provedores de internet e que o chatbot consegue realizar é a liberação em confiança. Nesse caso, o sistema faz a liberação automática do sinal que estava bloqueado por falta de pagamento, e o cliente tem um prazo para efetuar a quitação do débito.

Importante ressaltar que, caso o cliente não faça o pagamento no prazo estipulado e o sinal seja bloqueado novamente, mesmo que for solicitado, o chatbot não faz a liberação pela segunda vez, pois tem acesso ao histórico do atendimento do cliente.

Alterar o nome/senha do wi-fi

O sistema consegue alterar o nome e a senha do wi-fi do cliente com total autonomia, sem precisar do atendente humano. Para isso, o cliente escolhe essa opção no atendimento, e o chatbot pergunta o novo nome ou a senha desejada. Depois, realiza a troca e informa ao cliente que a atualização já foi feita.

Após confirmar se era apenas isso que o cliente desejava, finaliza o atendimento.

Identificar o contato automaticamente

No início do atendimento, o chatbot identifica o contato automaticamente, por meio do cadastro do cliente. Inclusive, se o contato for feito por um número de algum familiar que também esteja no cadastro, o bot reconhece automaticamente.

Definir mensagens padronizadas para cada tipo de situação

É possível também definir mensagens padronizadas para os atendimentos automatizados, com textos que o bot utilizará para iniciar ou encerrar um atendimento, por exemplo, e com opções definidas para as ações que o cliente pode solicitar.

Que benefícios essas soluções proporcionam ao provedor?

A capacidade do chatbot é grande, e há muitas outras ações que o sistema consegue realizar no atendimento ao cliente. Com tudo isso, o provedor obtém diversos benefícios, como:

  • Economia de recursos, com a dispensa de contratação de novos funcionários, pois o chatbot atua 24h, 7 dias por semana;
  • Atender centenas de clientes simultaneamente, impedindo que os clientes esperem em filas até serem atendidos;
  • Melhoria da gestão de cobrança;
  • Integração com o WhatsApp, para que o cliente possa escolher esse canal no atendimento;
  • Economia do tempo dos atendentes humanos, que não precisam se envolver em atendimentos básicos, como envio de boleto, liberação de acesso e troca de senha.

Portanto, atualmente, os provedores de internet podem contar com um sistema de atendimento e de gestão que garante inúmeras soluções por meio do chatbot e demais tecnologias envolvidas, elevando a qualidade do atendimento e melhorando a experiência do cliente, questões fundamentais para todo provedor.

Experimente gratuitamente o programa para provedor da MikWeb e confira o funcionamento do nosso chatbot! Acesse o site!

Confira também:  Riscos de utilizar WhatsApp Web no provedor

Todo provedor de internet tem estruturas que comportam diversos tipos e quantidades de cabos e equipamentos, e a organização pode ser um desafio se a estrutura não for bem-planejada.

Para facilitar essa tarefa existe o patch panel. Mas você sabe exatamente o que é, a finalidade e que vantagens oferece?

Saiba disso tudo a seguir e confira dicas de como montar o seu!

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Seja para instalar um novo serviço ou prestar suporte a um cliente, o provisionamento é uma operação muito comum e necessária quando se trata de provedores de internet. No entanto, existem diferentes maneiras de ser feito e é fundamental escolher a que mais garante facilidade e segurança.

Entenda o que é provisionamento e saiba como facilitá-lo no seu provedor de internet, sem descuidar da segurança!

O que é provisionar?

Para entender o que é provisionamento, é importante ter em mente que esse é um termo bastante utilizado no segmento de provedores de internet, pois trata da implantação de um serviço, ou seja, da instalação ou configuração do serviço de internet na residência ou local indicado pelo cliente.

Quando o cliente contrata o serviço, a equipe do provedor instala um roteador no local, que se conecta com o sinal de fibra óptica da OLT que atende a região. Porém, para que o sinal seja ativado, o provisionamento é necessário.

Esse procedimento pode ser feito manualmente pelo técnico; no entanto, requer um elevado nível de conhecimento, pois envolve linhas de código bem específicas.

Além disso, nos casos de haver necessidade de alterar as configurações de PPPoE e wi-fi, o provisionamento também é necessário.

Em qualquer um dos casos, existe uma forma de facilitar o processo para que a instalação do serviço ou a realização do suporte seja mais rápida e eficiente, tanto para o cliente quanto para a empresa.

Como facilitar o provisionamento no seu provedor?

Para facilitar a implantação de novos clientes e prestar suporte para clientes já existentes, o provedor pode contar com um sistema que possibilita o provisionamento remoto. Com isso, o técnico apenas precisa inserir o endereço IP para que o acesso remoto seja feito.

Para que o processo seja viável, deve haver compatibilidade entre a OLT e a Unidade de Fibra Óptica (ONU), que faz a recepção do sinal da internet. Havendo compatibilidade, o provisionamento pode ser feito remotamente, sem a necessidade de a equipe técnica de instalação ter conhecimento detalhado de linhas de códigos.

Quais as vantagens do provisionamento remoto?

Agora, é importante conhecer os benefícios que o formato remoto proporciona.

Ao provisionar remotamente, o provedor reduz o tempo de instalação, elevando a satisfação do cliente, algo fundamental nesse segmento, para diminuir o índice de cancelamento de serviços.

Outra vantagem é a redução de custos, pois os chamados para suporte podem ser resolvidos sem a necessidade de deslocar uma equipe que, muitas vezes, apenas precisaria reconfigurar o roteador, economizando recursos de logística.

Ainda, o provisionamento remoto oferece a vantagem de ser seguro, pois é feito com protocolos de criptografia.

Entenda os riscos do provisionamento automático

Além do provisionamento remoto ou manual, existe a possibilidade de o provedor trabalhar com o provisionamento automático, que ocorre quando o provedor não habilita o protocolo de segurança na OLT e permite que a conexão se instaure automaticamente. 

No entanto, não é recomendado, pois retira a capacidade de gerenciamento e controle da empresa.

Isso porque cada OLT tem uma determinada quantidade de portas, podendo chegar até 128. Ao fazer a liberação automática das instalações, o provedor não consegue ter o controle de quantas ONUs estão ativas e conectadas às portas nem fazer a gestão para desativar aquelas que forem necessárias após o cancelamento do serviço pelo cliente ou por inadimplência.

Compreender o que é um provisionamento remoto e todo o seu conceito, é fundamental para ter um sistema que ofereça essa funcionalidade. As vantagens são grandes, tendo elas a economia, agilidade, ampla segurança ao provedor e total domínio de gestão da OLT.

Conheça e experimente grátis o sistema de gerenciamento de provedores da MikWeb e confira as vantagens de provisionar remotamente!

Confira também: como funciona uma rede de dados | wifi mesh

Cada vez mais os chatbots estão presentes no cotidiano das empresas, pois são ferramentas excelentes para diversos tipos de setores – principalmente no atendimento ao cliente.

Porém, existem muitas dúvidas acerca dessa tecnologia, pois ela evolui muito rápido e nem sempre é fácil de acompanhar.

Nesse sentido, uma dúvida comum é a seguinte: os chatbots têm Inteligência Artificial (IA)? Se você também tem essa dúvida, saiba que está no lugar certo, pois hoje reservamos este espaço para falar sobre isso.

Acompanhe o artigo para entender se existe Inteligência Artificial de chatbots e confira as vantagens que ela fornece ao seu provedor!

Chatbots utilizam Inteligência Artificial?

Primeiramente, é preciso saber que nem todos os chatbots funcionam com Inteligência Artificial. Entre os diferentes tipos, os que usam essa tecnologia são os bots de conversação, muito utilizados no atendimento ao cliente.

Dentro disso, esse tipo de chatbot tem a capacidade de processar a linguagem natural humana, sendo um processo complexo que permite que os clientes de uma empresa falem com o bot por meio de texto ou até de fala. Assim, eles recebem respostas correspondentes com as ações que podem solucionar seus problemas.

Isso acontece a partir de termos básicos e com o uso de sinônimos que tenham relação com a solicitação do usuário.

Para isso, a conversa é feita por etapas. O usuário insere uma mensagem com alguma dúvida ou comando, o chatbot com IA recebe o conteúdo, captura as informações e identifica o propósito e, logo em seguida, envia uma resposta. Esse processo se repete até que o cliente obtenha a resposta que deseja.

Essas interações mais profundas somente são viáveis graças à IA, pois, do contrário, o chatbot teria funções mais limitadas, com base em regras pré-estabelecidas.

Chatbots com IA x Machine Learning

Juntamente ao que foi mencionado acima, existe outra tecnologia que também pode ser usada nos chatbots com IA: o Machine Learning. Em tradução para o português, o termo significa aprendizado de máquina.

Em um conceito mais completo, o Machine Learning é um conjunto de técnicas que faz com que o chatbot não apenas compreenda uma mensagem enviada, como também aprenda novos padrões, acumulando conhecimento ao longo do tempo.

Com isso, conforme for sendo utilizado, o chatbot consegue entender a linguagem humana com mais profundidade para captar padrões e redefinir, de maneira constante, todos os modelos com os quais opera.

Quais são as vantagens da Inteligência Artificial de chatbots para o provedor?

As vantagens que a Inteligência Artificial de chatbots proporciona a um provedor de internet são grandes e variadas, especialmente em relação ao atendimento aos clientes.

Algumas das vantagens mais marcantes são:

  • Atendimento 24h por dia e 7 dias por semana, reduzindo custos com atendentes humanos e ampliando as possibilidades de atendimento para o cliente;
  • Envios de boletos automaticamente, sem ocupar um atendente;
  • Liberação de sinal em confiança;
  • Otimização do atendimento, pois é feito com maior facilidade;
  • Atendimentos simultâneos;
  • Agilidade no atendimento, com respostas instantâneas.

Além disso, entre muitas outras vantagens, no caso de o bot não conseguir resolver o problema do cliente, ou se o cliente preferir falar diretamente com um atendente, ele inclui um atendente humano na conversa.

Visite nosso site e conheça o programa para provedor da MikWeb, com módulo de atendimento com chatbot que utiliza Inteligência Artificial e Machine Learning. Experimente grátis!

Confira também:  Riscos de utilizar WhatsApp Web no provedor

A internet já faz parte da vida das pessoas em definitivo e é utilizada para os mais diversos fins, desde trabalho até lazer. Com isso, o mercado de provedores se expande, sendo uma boa ideia de investimento para quem deseja ter sua própria empresa.

Porém, para isso, é necessário saber como funciona esse mercado, o que é e o que faz um provedor de internet, bem como as diferenças entre um provedor de acesso à internet e uma operadora de internet ou um servidor de internet.

Continue a leitura e compreenda tudo sobre o que é provedor de acesso, como funciona e quais as diferenças entre operadora e servidor de internet!

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Conforme pesquisa da Mind Bowser e da ChatbotsJournal.com, que concentra especialistas na área de chatbots, cerca de 75% das empresas que passaram pela pesquisa têm vontade de escolher um chatbot.

Essa resposta não é uma surpresa, pois realmente esse tipo de tecnologia tem atuado para facilitar o cotidiano das empresas, principalmente no segmento de provedores de internet, em que a demanda operacional e de atendimento ao cliente é grande.

Porém, as opções existentes no mercado são muitas, levantando a questão: como escolher chatbot ideal para o provedor?

Até o final deste conteúdo, você vai saber esta resposta! Acompanhe e descubra!

Qual a importância de um bom chatbot para a sua empresa?

Atualmente, diversos chatbots do mercado utilizam inteligência artificial: os chamados chatbots de conversação. Esse tipo de sistema é ideal para provedores de internet, pois auxilia diretamente na área de atendimento ao cliente, com uma comunicação dinâmica e humanizada.

Com um bom chatbot, o provedor consegue melhorar a qualidade do atendimento e solucionar problemas sem que um atendente humano tenha de interagir com o cliente, como no caso de envio de segunda via de boleto, liberação de sinal, troca de senha do wi-fi e muito mais.

Além disso, o chatbot funciona em tempo integral e com interações simultâneas, o que significa que consegue atender inúmeros clientes simultaneamente, o que não seria possível sem esse tipo de tecnologia ou um grande investimento em contratação de funcionários, o que elevaria muito o custo e se torna inviável do ponto de visto do negócio.

Saiba como escolher chatbot para o seu provedor

Após entender a importância, é fundamental saber como escolher chatbot adequado a cada provedor. Para isso, alguns aspectos devem ser considerados.

1. Identifique as necessidades do seu provedor

O primeiro passo é identificar as necessidades do provedor tem, para que o chatbot escolhido as supra. Um exemplo que se aplica ao setor de provedores de internet é justamente a grande demanda de chamados de clientes.

Muitos provedores, conforme se expandem, têm a necessidade de aumentar o atendimento ao cliente para ficar mais eficiente, rápido e prático, sem que isso demandE muito tempo gasto pelos funcionários.

Outra necessidade que pode existir é a otimização de cobranças, assim como diversas outras questões.

Portanto, estar ciente das necessidades é essencial no momento da escolha de um sistema.

2. Analise as funcionalidades dos chatbots

Sabendo quais são as necessidades, é hora de verificar as funcionalidades que os chatbots oferecem para que o provedor encontre o que mais se encaixa. Assim, já poderá descartar aqueles que não oferecem os recursos mais são valiosos à empresa.

3. Verifique o custo-benefício

Para verificar o custo-benefício, a análise não pode ser apenas relacionada aos recursos que o chatbot oferece e ao valor cobrado pelo serviço. É essencial também se atentar aos benefícios indiretos que a tecnologia pode proporcionar.

Um exemplo é a economia financeira que pode ser obtida com o uso de um chatbot que consegue enviar cobranças automaticamente.

Esse tipo de recurso eleva ainda mais o custo-benefício, pois, além de otimizar o tempo gasto com cobranças, evita que mais funcionários tenham de ser contratados para suprir toda a demanda operacional desse setor, gerando um benefício indireto valioso.

Portanto, é importante avaliar todas as nuances do sistema cotado, e não apenas avaliar o preço, para que aquele chatbot que mais agregar benefícios, conforme o que é necessário para o provedor.

4. Faça um teste antes da compra

Por fim, mais um passo importante para escolher chatbot é fazer um teste antes de adquiri-lo. Somente experimentando o chatbot é que o provedor terá a dimensão da qualidade e poderá analisar se as ferramentas realmente atendem às necessidades.

Inclusive, existem opções no mercado que oferecem um tempo grátis de experiência para que o provedor possa conhecer o sistema e experimentar, sem compromisso. Isso facilita, e muito, o processo de escolha.

Conheça o chatbot da MikWeb

Tudo o que pontuamos neste conteúdo é contemplado pelo chatbot do sistema MikWeb. Desde o recurso de cobranças automáticas, até a utilização de inteligência artificial e muitas outras funcionalidades criadas pensando exclusivamente nas necessidades dos provedores.

Assim, se você está analisando as opções e querendo escolher chatbot para seu provedor, faça um teste gratuito do programa para provedor da MikWeb e confira todas as vantagens.

Fale conosco agora mesmo pelo site e conheça nossos serviços!

Confira também: Chatbot o que é

Ter à disposição um telefone para provedores que permita o funcionamento de um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é importante por diversos motivos. Muito conhecido por 0800, esse tipo de telefone é uma forma de os clientes terem acesso fácil à empresa. Mas quais são os outros motivos?

Confira os principais motivos de esse telefone ser tão importante para os provedores.

Telefone para provedores: qual a importância do famoso 0800?

Obrigatoriedade

O primeiro aspecto é a obrigatoriedade, pois a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) exige que os provedores de internet com mais de 5 mil assinantes disponibilizem uma forma de o cliente contatar a empresa gratuitamente.

Com isso, o 0800 não é uma opção, mas uma obrigação de manter um atendimento de discagem gratuita e direta, que receba chamadas de telefone fixo ou móvel, 24/7.

Portanto, não existe importância maior do que cumprir uma disposição da agência reguladora para evitar multas.

Gravação de ligações

Outra obrigatoriedade é a gravação das ligações que o consumidor faz para o SAC. Além de disponibilizar um canal, a empresa deve gravar as chamadas e fornecê-las ao consumidor caso seja solicitado. Por meio do 0800, a gravação é possível.

Ainda, essa gravação, além de ser um direito do consumidor, é muito importância para o provedor, pois é um meio de defesa nas situações em que o cliente ajuíza uma ação judicial, pois, com o conteúdo da chamada, a empresa pode formular uma defesa mais robusta.

Canal de atendimento ao consumidor

Por fim, mais um ponto importante em ter um telefone para provedores é fortalecer o atendimento ao consumidor. Mesmo que não existisse a obrigatoriedade e aqui entra algo de grande relevância também para os provedores com menos de 5 mil assinantes , dispor de um canal de atendimento é essencial para a satisfação do cliente.

Claro que outros canais de atendimento, como os chatbots, presentes em um sistema para provedor de internet, são importantes para atender o cliente com eficiência e praticidade.

No entanto, muita gente prefere o 0800 para solucionar problemas e fazer reclamações. Sendo assim, é um meio de comunicação que deve sempre ser mantido com o cliente, pois, quanto mais canais de atendimento forem disponibilizados, mais fácil será para os clientes solucionarem problemas com o serviço contratado.

Além disso, com esse telefone, a empresa consegue direcionar as ligações a uma central terceirizada e aumentar a produtividade, bem como utilizar o canal como ferramenta de marketing e venda.

O que fazer para ter um telefone para provedores?

Para obter esse tipo de telefone, o provedor deve contratar o serviço de uma operadora de telefonia, demandando uma linha fixa e um plano. Com isso, o número contratado direcionará as chamadas do SAC para a linha.

Para o cliente, a ligação é gratuita; para o provedor, o custo pode variar conforme a duração da chamada, localidade e o número de origem, bem como com o tipo de plano contratado da telefonia.

Agora, está clara a importância do telefone para provedores, seja para as empresas que entram na obrigatoriedade ou para aqueles provedores menores, que podem optar por aderir ou não.

Assim, a dica é sempre fornecer múltiplos canais de atendimento para o cliente, tanto via sistemas tecnológicos com chats e atendimentos automatizados quanto o tradicional 0800.

No site, descubra tudo sobre o sistema para provedor de internet que a MikWeb disponibiliza e tenha mais facilidades no seu provedor!

Confira também: Dicas para aumentar as vendas do provedor de internet

Conhecer os indicadores de satisfação do ISP (Provedor de serviços de internet) é indispensável, uma vez que esse ramo do mercado depende diretamente da recorrência do serviço para continuar em funcionamento, mesmo para conseguir atingir o desenvolvimento.

Por isso, neste conteúdo, você conhecerá alguns dos principais modos de medir o índice de satisfação dos clientes do seu provedor e saberá mais sobre a importância de acompanhar esse indicativo.

Confira também: Sistema para ISP

Qual a importância de medir a satisfação do ISP?

Para provedores de internet, a satisfação do cliente precisa estar sempre nas prioridades da gestão, principalmente por dois motivos: retenção e propaganda.

Empresas com serviços recorrentes, como os provedores, necessitam que os clientes se tornem fidelizados para que a taxa de rotatividade seja baixa e o gestor consiga planejar financeiramente a expansão do negócio.

Além disso, um cliente com boa taxa de satisfação faz propaganda gratuita e de qualidade, o que é importante para o setor de telecomunicações.

Esses dois fatores têm estreita relação com a satisfação do cliente, pois somente um cliente feliz com o serviço contratado indicará para outras pessoas e não buscará alternativas na concorrência, se tornando fidelizado.

No entanto, apenas saber a importância dessa questão não é suficiente; é essencial também entender como medir o índice de satisfação do ISP.

Como medir?

Existem diferentes métodos que auxiliam o provedor a fazer a medição da satisfação.

NPS

Net Promoter Score (NPS) funciona com base em uma pesquisa de uma única pergunta: qual a chance de você indicar a empresa Y para seus familiares e amigos?

A resposta é dada por meio de uma nota de 0 a 10. De 0 a 6, o cliente é considerado detrator; de 7 a 8, é neutro, e de 9 a 10, promotor. Sendo assim, a intenção é obter o maior número de promotores.

Depois da pesquisa, o cálculo deve ser feito assim: o percentual de promotores deve ser diminuído do percentual de detratores. O resultado, portanto, é o NPS da empresa.

Após obter o resultado, é preciso comparar com as zonas de classificação para o provedor entender a situação da satisfação dos clientes e poder melhorar, se for o caso.

As zonas são:

  • Entre 76 e 100 pontos: zona de excelência;
  • Entre 51 e 75 pontos: zona de qualidade;
  • Entre 1 e 50 pontos: zona de aperfeiçoamento;
  • Entre -100 e 0 pontos: zona crítica.

CES

No caso da Customer Effort Score (CES), a avaliação é feita em relação ao esforço que o cliente precisou ter quando contatou o provedor para solicitar problemas. Quanto mais difícil tiver sido, menor é a satisfação.

A pesquisa pode ser feita com uma pergunta objetiva sobre o tema e com opções de resposta que vão de muito fácil até muito difícil.

Avaliação virtual

Mais uma maneira de verificar a satisfação do ISP é disponibilizar uma pergunta, ou no final de atendimento em chat, app ou site. Assim, depois que o cliente utilizar a plataforma, pode avaliar o serviço e o atendimento.

Questionários

Por fim, mais uma opção é o uso de questionários simples, mas que abarcam mais perguntas. A dica é criar perguntas com respostas de múltipla escolha, e o conteúdo pode ser personalizado conforme as necessidades de avaliação de cada provedor.

Portanto, as empresas estarem sempre atentas ao nível de satisfação dos clientes, conhecerem os principais métodos de medição e aplicá-los regularmente é primordial para saber quando é preciso melhorar, para evitar a perda de clientes.

Você já conhece o sistema para provedor MikWeb? No site, descubra as soluções que oferecemos ao seu provedor!

Splitter é um componente usado para distribuir as fibras, de maneira que uma mesma OLT consiga atender diversas ONTs. Sendo assim, é um dispositivo essencial para aplicações ponto-multiponto.

Porém, existe mais de um tipo desse mesmo componente: o splitter desbalanceado e o balanceado. O primeiro não é muito utilizado, indicado apenas para situações específicas.

Assim, é importante entender o que é o splitter desbalanceado, para saber a função, quando é mais indicado para ser utilizado e quais são as diferenças entre esses dois modelos.

Confira o artigo!

O que é splitter desbalanceado?

O splitter desbalanceado, também chamado de Fused Biconical Taper (FBT), tem a mesma função descrita no início do conteúdo, porém possui uma limitação na capacidade de distribuir a fibra, por ser fabricado apenas com uma porta de entrada e duas de saída.

Além disso, a perda de splitter desbalanceado que ocorre em virtude da distribuição não é dividida igualmente entre as duas saídas, sendo uma característica muito relevante desse modelo.

Quando usar o splitter desbalanceado?

O uso dessa rede desbalanceada é destinado a projetos de rede ópticas passivas, em que se deseja obter uma atenuação menor na fibra, para não ocorrer um efeito cascata, que pode acontecer nas caixas de emenda.

Porém, não é um componente indicado para qualquer projeto, devendo ser utilizado em projetos específicos e bem-elaborados.

Por meio desse componente, é possível trabalhar com uma topologia de barramento, usando apenas uma fibra e fazendo a divisão sem perder muita rede. Com isso, não ocorre impacto brusco no resto da rede, e a perda mais significativa acaba se localizando no ponto em que a derivação foi feita.

Splitter balanceado e desbalanceado: diferença

A principal diferença entre o modelo balanceado e o desbalanceado é o modo como a perda acontece. Diferentemente do splitter desbalanceado, no modelo balanceado, o sinal é dividido simetricamente nas saídas, resultando na mesma perda.

Além disso, é possível encontrar splitter balanceado com grande variação de portas de saída, de duas a 128 portas, e com uma a duas portas de entrada.

Por esse motivo, o balanceado é mais usado pelos provedores de internet, já que permite a inserção de mais clientes em uma mesma porta PON, o que é bastante vantajoso para conseguir atender a um número maior de clientes, sem precisar investir mais em infraestrutura.

Cuidados necessários na utilização

Para que a utilização do splitter seja satisfatória e tenha uma boa qualidade, é importante que respeite a norma G.657, que estabelece que a fibra não pode ser sensível à curvatura. Isso vale para os dois modelos mencionados anteriormente.

Com splitters que sigam essa norma, mesmo que estejam instalados em espaços onde a acomodação seja restrita, não ocorrem perdas de qualidade na conexão nem de confiabilidade.

Mais um cuidado, que também serve para ambos os modelos, é em relação à atenuação inserida na rede. É importante não ficar muito perto do limite que o equipamento tem de funcionamento. Se isso ocorrer, com o tempo, a fibra pode degradar, e a rede não funcionará mais.

Portanto, é fundamental conhecer bem o splitter desbalanceado e o balanceado, bem como criar projetos bem-estruturados, observando os cuidados, para evitar problemas e diminuir riscos de mau funcionamento.

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Confira também: FTTC e FTTH

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