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Conforme pesquisa da Mind Bowser e da ChatbotsJournal.com, que concentra especialistas na área de chatbots, cerca de 75% das empresas que passaram pela pesquisa têm vontade de escolher um chatbot.

Essa resposta não é uma surpresa, pois realmente esse tipo de tecnologia tem atuado para facilitar o cotidiano das empresas, principalmente no segmento de provedores de internet, em que a demanda operacional e de atendimento ao cliente é grande.

Porém, as opções existentes no mercado são muitas, levantando a questão: como escolher chatbot ideal para o provedor?

Até o final deste conteúdo, você vai saber esta resposta! Acompanhe e descubra!

Qual a importância de um bom chatbot para a sua empresa?

Atualmente, diversos chatbots do mercado utilizam inteligência artificial: os chamados chatbots de conversação. Esse tipo de sistema é ideal para provedores de internet, pois auxilia diretamente na área de atendimento ao cliente, com uma comunicação dinâmica e humanizada.

Com um bom chatbot, o provedor consegue melhorar a qualidade do atendimento e solucionar problemas sem que um atendente humano tenha de interagir com o cliente, como no caso de envio de segunda via de boleto, liberação de sinal, troca de senha do wi-fi e muito mais.

Além disso, o chatbot funciona em tempo integral e com interações simultâneas, o que significa que consegue atender inúmeros clientes simultaneamente, o que não seria possível sem esse tipo de tecnologia ou um grande investimento em contratação de funcionários, o que elevaria muito o custo e se torna inviável do ponto de visto do negócio.

Saiba como escolher chatbot para o seu provedor

Após entender a importância, é fundamental saber como escolher chatbot adequado a cada provedor. Para isso, alguns aspectos devem ser considerados.

1. Identifique as necessidades do seu provedor

O primeiro passo é identificar as necessidades do provedor tem, para que o chatbot escolhido as supra. Um exemplo que se aplica ao setor de provedores de internet é justamente a grande demanda de chamados de clientes.

Muitos provedores, conforme se expandem, têm a necessidade de aumentar o atendimento ao cliente para ficar mais eficiente, rápido e prático, sem que isso demandE muito tempo gasto pelos funcionários.

Outra necessidade que pode existir é a otimização de cobranças, assim como diversas outras questões.

Portanto, estar ciente das necessidades é essencial no momento da escolha de um sistema.

2. Analise as funcionalidades dos chatbots

Sabendo quais são as necessidades, é hora de verificar as funcionalidades que os chatbots oferecem para que o provedor encontre o que mais se encaixa. Assim, já poderá descartar aqueles que não oferecem os recursos mais são valiosos à empresa.

3. Verifique o custo-benefício

Para verificar o custo-benefício, a análise não pode ser apenas relacionada aos recursos que o chatbot oferece e ao valor cobrado pelo serviço. É essencial também se atentar aos benefícios indiretos que a tecnologia pode proporcionar.

Um exemplo é a economia financeira que pode ser obtida com o uso de um chatbot que consegue enviar cobranças automaticamente.

Esse tipo de recurso eleva ainda mais o custo-benefício, pois, além de otimizar o tempo gasto com cobranças, evita que mais funcionários tenham de ser contratados para suprir toda a demanda operacional desse setor, gerando um benefício indireto valioso.

Portanto, é importante avaliar todas as nuances do sistema cotado, e não apenas avaliar o preço, para que aquele chatbot que mais agregar benefícios, conforme o que é necessário para o provedor.

4. Faça um teste antes da compra

Por fim, mais um passo importante para escolher chatbot é fazer um teste antes de adquiri-lo. Somente experimentando o chatbot é que o provedor terá a dimensão da qualidade e poderá analisar se as ferramentas realmente atendem às necessidades.

Inclusive, existem opções no mercado que oferecem um tempo grátis de experiência para que o provedor possa conhecer o sistema e experimentar, sem compromisso. Isso facilita, e muito, o processo de escolha.

Conheça o chatbot da MikWeb

Tudo o que pontuamos neste conteúdo é contemplado pelo chatbot do sistema MikWeb. Desde o recurso de cobranças automáticas, até a utilização de inteligência artificial e muitas outras funcionalidades criadas pensando exclusivamente nas necessidades dos provedores.

Assim, se você está analisando as opções e querendo escolher chatbot para seu provedor, faça um teste gratuito do programa para provedor da MikWeb e confira todas as vantagens.

Fale conosco agora mesmo pelo site e conheça nossos serviços!

Confira também: Chatbot o que é

Ter à disposição um telefone para provedores que permita o funcionamento de um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é importante por diversos motivos. Muito conhecido por 0800, esse tipo de telefone é uma forma de os clientes terem acesso fácil à empresa. Mas quais são os outros motivos?

Confira os principais motivos de esse telefone ser tão importante para os provedores.

Telefone para provedores: qual a importância do famoso 0800?

Obrigatoriedade

O primeiro aspecto é a obrigatoriedade, pois a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) exige que os provedores de internet com mais de 5 mil assinantes disponibilizem uma forma de o cliente contatar a empresa gratuitamente.

Com isso, o 0800 não é uma opção, mas uma obrigação de manter um atendimento de discagem gratuita e direta, que receba chamadas de telefone fixo ou móvel, 24/7.

Portanto, não existe importância maior do que cumprir uma disposição da agência reguladora para evitar multas.

Gravação de ligações

Outra obrigatoriedade é a gravação das ligações que o consumidor faz para o SAC. Além de disponibilizar um canal, a empresa deve gravar as chamadas e fornecê-las ao consumidor caso seja solicitado. Por meio do 0800, a gravação é possível.

Ainda, essa gravação, além de ser um direito do consumidor, é muito importância para o provedor, pois é um meio de defesa nas situações em que o cliente ajuíza uma ação judicial, pois, com o conteúdo da chamada, a empresa pode formular uma defesa mais robusta.

Canal de atendimento ao consumidor

Por fim, mais um ponto importante em ter um telefone para provedores é fortalecer o atendimento ao consumidor. Mesmo que não existisse a obrigatoriedade e aqui entra algo de grande relevância também para os provedores com menos de 5 mil assinantes , dispor de um canal de atendimento é essencial para a satisfação do cliente.

Claro que outros canais de atendimento, como os chatbots, presentes em um sistema para provedor de internet, são importantes para atender o cliente com eficiência e praticidade.

No entanto, muita gente prefere o 0800 para solucionar problemas e fazer reclamações. Sendo assim, é um meio de comunicação que deve sempre ser mantido com o cliente, pois, quanto mais canais de atendimento forem disponibilizados, mais fácil será para os clientes solucionarem problemas com o serviço contratado.

Além disso, com esse telefone, a empresa consegue direcionar as ligações a uma central terceirizada e aumentar a produtividade, bem como utilizar o canal como ferramenta de marketing e venda.

O que fazer para ter um telefone para provedores?

Para obter esse tipo de telefone, o provedor deve contratar o serviço de uma operadora de telefonia, demandando uma linha fixa e um plano. Com isso, o número contratado direcionará as chamadas do SAC para a linha.

Para o cliente, a ligação é gratuita; para o provedor, o custo pode variar conforme a duração da chamada, localidade e o número de origem, bem como com o tipo de plano contratado da telefonia.

Agora, está clara a importância do telefone para provedores, seja para as empresas que entram na obrigatoriedade ou para aqueles provedores menores, que podem optar por aderir ou não.

Assim, a dica é sempre fornecer múltiplos canais de atendimento para o cliente, tanto via sistemas tecnológicos com chats e atendimentos automatizados quanto o tradicional 0800.

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Confira também: Dicas para aumentar as vendas do provedor de internet

Conhecer os indicadores de satisfação do ISP (Provedor de serviços de internet) é indispensável, uma vez que esse ramo do mercado depende diretamente da recorrência do serviço para continuar em funcionamento, mesmo para conseguir atingir o desenvolvimento.

Por isso, neste conteúdo, você conhecerá alguns dos principais modos de medir o índice de satisfação dos clientes do seu provedor e saberá mais sobre a importância de acompanhar esse indicativo.

Confira também: Sistema para ISP

Qual a importância de medir a satisfação do ISP?

Para provedores de internet, a satisfação do cliente precisa estar sempre nas prioridades da gestão, principalmente por dois motivos: retenção e propaganda.

Empresas com serviços recorrentes, como os provedores, necessitam que os clientes se tornem fidelizados para que a taxa de rotatividade seja baixa e o gestor consiga planejar financeiramente a expansão do negócio.

Além disso, um cliente com boa taxa de satisfação faz propaganda gratuita e de qualidade, o que é importante para o setor de telecomunicações.

Esses dois fatores têm estreita relação com a satisfação do cliente, pois somente um cliente feliz com o serviço contratado indicará para outras pessoas e não buscará alternativas na concorrência, se tornando fidelizado.

No entanto, apenas saber a importância dessa questão não é suficiente; é essencial também entender como medir o índice de satisfação do ISP.

Como medir?

Existem diferentes métodos que auxiliam o provedor a fazer a medição da satisfação.

NPS

Net Promoter Score (NPS) funciona com base em uma pesquisa de uma única pergunta: qual a chance de você indicar a empresa Y para seus familiares e amigos?

A resposta é dada por meio de uma nota de 0 a 10. De 0 a 6, o cliente é considerado detrator; de 7 a 8, é neutro, e de 9 a 10, promotor. Sendo assim, a intenção é obter o maior número de promotores.

Depois da pesquisa, o cálculo deve ser feito assim: o percentual de promotores deve ser diminuído do percentual de detratores. O resultado, portanto, é o NPS da empresa.

Após obter o resultado, é preciso comparar com as zonas de classificação para o provedor entender a situação da satisfação dos clientes e poder melhorar, se for o caso.

As zonas são:

  • Entre 76 e 100 pontos: zona de excelência;
  • Entre 51 e 75 pontos: zona de qualidade;
  • Entre 1 e 50 pontos: zona de aperfeiçoamento;
  • Entre -100 e 0 pontos: zona crítica.

CES

No caso da Customer Effort Score (CES), a avaliação é feita em relação ao esforço que o cliente precisou ter quando contatou o provedor para solicitar problemas. Quanto mais difícil tiver sido, menor é a satisfação.

A pesquisa pode ser feita com uma pergunta objetiva sobre o tema e com opções de resposta que vão de muito fácil até muito difícil.

Avaliação virtual

Mais uma maneira de verificar a satisfação do ISP é disponibilizar uma pergunta, ou no final de atendimento em chat, app ou site. Assim, depois que o cliente utilizar a plataforma, pode avaliar o serviço e o atendimento.

Questionários

Por fim, mais uma opção é o uso de questionários simples, mas que abarcam mais perguntas. A dica é criar perguntas com respostas de múltipla escolha, e o conteúdo pode ser personalizado conforme as necessidades de avaliação de cada provedor.

Portanto, as empresas estarem sempre atentas ao nível de satisfação dos clientes, conhecerem os principais métodos de medição e aplicá-los regularmente é primordial para saber quando é preciso melhorar, para evitar a perda de clientes.

Você já conhece o sistema para provedor MikWeb? No site, descubra as soluções que oferecemos ao seu provedor!

Splitter é um componente usado para distribuir as fibras, de maneira que uma mesma OLT consiga atender diversas ONTs. Sendo assim, é um dispositivo essencial para aplicações ponto-multiponto.

Porém, existe mais de um tipo desse mesmo componente: o splitter desbalanceado e o balanceado. O primeiro não é muito utilizado, indicado apenas para situações específicas.

Assim, é importante entender o que é o splitter desbalanceado, para saber a função, quando é mais indicado para ser utilizado e quais são as diferenças entre esses dois modelos.

Confira o artigo!

O que é splitter desbalanceado?

O splitter desbalanceado, também chamado de Fused Biconical Taper (FBT), tem a mesma função descrita no início do conteúdo, porém possui uma limitação na capacidade de distribuir a fibra, por ser fabricado apenas com uma porta de entrada e duas de saída.

Além disso, a perda de splitter desbalanceado que ocorre em virtude da distribuição não é dividida igualmente entre as duas saídas, sendo uma característica muito relevante desse modelo.

Quando usar o splitter desbalanceado?

O uso dessa rede desbalanceada é destinado a projetos de rede ópticas passivas, em que se deseja obter uma atenuação menor na fibra, para não ocorrer um efeito cascata, que pode acontecer nas caixas de emenda.

Porém, não é um componente indicado para qualquer projeto, devendo ser utilizado em projetos específicos e bem-elaborados.

Por meio desse componente, é possível trabalhar com uma topologia de barramento, usando apenas uma fibra e fazendo a divisão sem perder muita rede. Com isso, não ocorre impacto brusco no resto da rede, e a perda mais significativa acaba se localizando no ponto em que a derivação foi feita.

Splitter balanceado e desbalanceado: diferença

A principal diferença entre o modelo balanceado e o desbalanceado é o modo como a perda acontece. Diferentemente do splitter desbalanceado, no modelo balanceado, o sinal é dividido simetricamente nas saídas, resultando na mesma perda.

Além disso, é possível encontrar splitter balanceado com grande variação de portas de saída, de duas a 128 portas, e com uma a duas portas de entrada.

Por esse motivo, o balanceado é mais usado pelos provedores de internet, já que permite a inserção de mais clientes em uma mesma porta PON, o que é bastante vantajoso para conseguir atender a um número maior de clientes, sem precisar investir mais em infraestrutura.

Cuidados necessários na utilização

Para que a utilização do splitter seja satisfatória e tenha uma boa qualidade, é importante que respeite a norma G.657, que estabelece que a fibra não pode ser sensível à curvatura. Isso vale para os dois modelos mencionados anteriormente.

Com splitters que sigam essa norma, mesmo que estejam instalados em espaços onde a acomodação seja restrita, não ocorrem perdas de qualidade na conexão nem de confiabilidade.

Mais um cuidado, que também serve para ambos os modelos, é em relação à atenuação inserida na rede. É importante não ficar muito perto do limite que o equipamento tem de funcionamento. Se isso ocorrer, com o tempo, a fibra pode degradar, e a rede não funcionará mais.

Portanto, é fundamental conhecer bem o splitter desbalanceado e o balanceado, bem como criar projetos bem-estruturados, observando os cuidados, para evitar problemas e diminuir riscos de mau funcionamento.

Aqui no site, conheça as soluções que a MikWeb oferece e experimente grátis o sistema para provedor de internet!

Confira também: FTTC e FTTH

Um dos pontos mais essenciais para um provedor é fornecer uma internet de qualidade, com segurança, estabilidade e que esteja sempre à disposição dos clientes. Para isso, existe o link dedicado para provedor.

Para compreender melhor, confira a seguir o que é um link dedicado, quanto custa um link dedicado e conheça algumas das principais vantagens oferecidas, a fim de entender sua importância.

O que é link dedicado para provedor?

O link dedicado para provedor, também chamado de IP dedicado, atende com exclusividade um único provedor, evitando que a rede tenha de ser compartilhada com outra empresa, como acontece com a rede compartilhada.

Com isso, o usuário se conecta diretamente com o provedor, sem nenhum tipo de obstáculo, e o provedor consegue controlar a internet e administrar a rede oferecida aos usuários com mais eficiência.

Por que é tão importante para sua empresa?

Assim como outros serviços, equipamentos e softwares, o link dedicado para provedor de internet é importante por várias razões, uma delas é quando se trata de fornecer um serviço de alta qualidade e confiança para os seus clientes, veja outras vantagens abaixo:

Segurança na disponibilidade

Por meio do link dedicado para provedor, a rede se mantém disponível em tempo integral, monitorada 24 horas, 7 dias por semana. Além disso, não tem redução de velocidade ou oscilações na rede em horários de pico.

Possibilidade de escalabilidade

A rede também é importante, pela possibilidade de escalabilidade, pois pode aumentar conforme o provedor for expandindo o negócio, já que não tem nenhuma relação com outros usuários, como aconteceria no caso do uso de rede compartilhada.

Maior segurança

Justamente por não compartilhar a rede com outros usuários, o link dedicado oferece muito mais segurança. Inclusive, é possível adicionar serviços especiais de segurança, para que a rede se torne ainda mais segura.

Custo-benefício

Mais um motivo de esse tipo de rede ser importante tem relação com o custo-benefício. É comum que problemas ocasionados por uma conexão de má qualidade resultem em cancelamento de clientes e diversos transtornos.

Como o link dedicado estabelece uma conexão de maior qualidade, sem oscilações ou instabilidade, os serviços oferecidos aos clientes são mais satisfatórios, evitando todo o prejuízo que uma rede compartilhada poderia ocasionar.

Assim, o custo-benefício se torna um grande benefício, pois, apesar de haver um investimento com a compra do link dedicado, o provedor não terá as despesas e os prejuízos que acontecem quando um serviço de qualidade inferior é oferecido.

Dessa maneira, o link de internet para provedor tem enorme importância e é muito necessário, pois é a melhor alternativa para garantir maior estabilidade de sinal, controle de rede, segurança aos clientes e diversas outras vantagens que fazem diferença no serviço prestado, agregando mais qualidade ao negócio.

Agora que você já sabe o que é um link dedicado, navegue pelo site da MikWeb e confira todas as soluções para seu provedor!

Confira também: Mensalidade provedor de internet, rede neutra

Ter cuidado na escolha dos fornecedores de ISP é essencial para todo provedor de internet, pois fatores como atrasos no fornecimento dos equipamentos e falta de qualidade podem comprometer os serviços prestados aos clientes.

Neste conteúdo, você descobrirá como escolher os melhores fornecedores para não cair em enrascadas e acabar tendo prejuízos. Confira.

Como escolher os melhores fornecedores de ISP?

Muitos aspectos devem ser considerados antes de fechar com fornecedores, especialmente para provedores ISP. Neste artigo vamos te mostrar alguns dos principais e que precisam de atenção na hora de escolher um fornecedor para o seu provedor ISP.

Verifique a origem

Um dos aspectos importantes é verificar a origem do fornecedor que está disputando contrato com o provedor. Empresas nacionais são as melhores escolhas, pois a tendência é que consigam proporcionar melhor disponibilidade e qualidade de rede.

Ainda, muitas vezes, fazer importação de equipamentos de outros países pode causar problemas, pois o que costuma ser considerado, nesses casos, é majoritariamente o preço.

Verifique se tem expertise na área

O provedor deve verificar se o fornecedor que está sendo cogitado tem expertise na área de ISP, bem como se está habituado às necessidades de provedores regionais.

Confira se o fornecedor dispõe de suporte técnico especializado

Dispor de suporte técnico especializado é mais um ponto crucial que deve ser observado na escolha dos melhores fornecedores de ISP, pois o apoio no pós-venda é fundamental para solucionar eventuais problemas de maneira rápida e satisfatória.

Confira o histórico

Antes de contratar um fornecedor, o provedor precisa sempre conferir o histórico da empresa para fazer uma avaliação prévia dos serviços e dos produtos que oferece.

Nesse sentido, analisar a existência de certificações e mesmo reclamações ou declarações de insatisfação de clientes é uma etapa indispensável.

Equilibre preço e qualidade

Por fim, não se pode escolher apenas com base no preço: a qualidade necessariamente precisa ser incluída na avaliação, para que um equilíbrio seja estabelecido. Muitas vezes, a opção mais barata acaba sendo a mais cara, a médio e longo prazos, por conta de problemas de qualidade e fornecimento.

Sendo assim, é preciso ter em mente que adquirir equipamentos de qualidade é um investimento necessário para o setor de ISP, já que itens como OLTs, roteadores e demais equipamentos são a base para a prestação de um serviço adequado aos clientes do provedor.

Confira também: sistema para ISP | o que e isp

Qual a importância de escolher um fornecedor de qualidade?

Todos os cuidados mencionados e diversos outros contribuem para que infraestrutura e o abastecimento de materiais do provedor se mantenham em excelentes níveis, para o negócio permanecer bem posicionado entre os concorrentes e não perder espaço no mercado.

Afinal, a concorrência existe e apresenta serviços embasados na mais alta tecnologia e nos melhores recursos do mercado do setor. Portanto, o provedor que busca desenvolvimento e solidez deve ter os melhores fornecedores, para elevar o nível técnico da empresa.

No site da MikWeb, confira o sistema para provedor e todas as soluções que oferecemos para a sua empresa.

Confira também: Equipamentos para provedor de internet fibra óptica

Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todo cliente de um provedor de internet tem o direito de cancelar o serviço no momento que quiser. Isso faz com que a taxa de cancelamentos no provedor seja motivo de preocupação.

Assim, veja como lidar com esse problema e como fazer para que os cancelamentos não atrapalhem seu negócio.

Qual é a importância de saber a taxa de cancelamentos no provedor?

A taxa de cancelamento, também chamada de churn rate, é importante porque calcula os clientes que cancelaram o serviço fornecido pelo provedor dentro de um período determinado de tempo.

A perda de clientes em empresas de serviços recorrentes é algo que requer toda a atenção, pois pode acarretar diversos problemas financeiros. Então, sabendo a taxa de cancelamentos, o provedor consegue investigar os motivos que fizeram os clientes cancelarem e buscar as devidas soluções para impedir que novos clientes cancelem seus contratos.

O que fazer para diminuir os cancelamentos?

Além de saber e acompanhar a taxa de cancelamentos no provedor, é fundamental fazer com que ela fique sempre dentro de um percentual mínimo e seguro, uma vez que reduzir a zero não é possível, pois todo cliente pode cancelar o serviço a qualquer momento.

Nesse sentido, para manter o churn rate no mínimo, algumas ações devem ser feitas, entra elas:

Entenda os motivos dos cancelamentos

O primeiro passo é entender os motivos que levaram aos cancelamentos, pois eles podem ser diversos, como:

  • Problemas financeiros;
  • Problemas com a qualidade do serviço;
  • Problemas com o atendimento.

Saber os motivos é fundamental para conseguir adotar estratégias adequadas para buscar reverter e impedir novos cancelamentos.

Crie estratégias para fidelizar os clientes

Fidelizar os clientes também é um passo importante para reduzir a taxa de cancelamentos. Nesse sentido, a dica é fornecer benefícios adicionais, além da qualidade do serviço, para que os clientes tenham mais motivos para continuar com o contrato já realizado.

Para isso, o provedor pode realizar pesquisas com o público a fim de identificar quais são os tipos de benefícios que eles mais valorizam, como, por exemplo, o fornecimento de combos com serviço de streaming ou alguma promoção que reduza o preço do serviço contratado.

Conheça o novo Módulo de Automações e facilite a gestão do seu provedor de internet!

Invista em qualidade no setor de atendimento ao cliente

Outro ponto essencial é investir na qualidade do setor de atendimento ao cliente, pois é pelo atendimento que o cliente faz reclamações e solicitações, e o retorno sempre tem que ser rápido, preciso e com qualidade.

Para isso, ter um sistema para provedor de internet que tenha um módulo de atendimento completo, inclusive com Inteligência Artificial, chatbots e machine learning, é indispensável nos dias de hoje.

Com esse tipo de sistema, o provedor consegue prestar um atendimento muito mais rápido por meio do chatbot, com envio automático de boleto, reativação de sinal e outras ações que podem ser feitas com resposta imediata do bot, sem que o cliente tenha que esperar.

Além disso, nos casos mais elaborados, o chatbot chama um atendente para que prossiga com o atendimento.

Com isso, uma das principais queixas dos clientes de provedores de internet – que é sobre a qualidade do atendimento – deixa de existir e não se torna um motivo decisivo para o cancelamento do serviço.

Assim, em qualquer tipo de empresa, é fundamental lidar estrategicamente com o churn rate, sendo que os cancelamentos no provedor requerem ainda mais atenção para que o índice seja sempre controlado e mantido baixo, evitando o comprometimento de investimentos em infraestrutura, em manutenção dos serviços e da saúde financeira em geral.

Acesse o site da MikWeb para ver todas as funcionalidades do sistema para provedor de internet e faça um teste gratuito!

Confira também: Para que serve a fibra óptica

A gestão de provedor de internet é uma tarefa indispensável para que a empresa se desenvolva de forma saudável, pois o cotidiano de um provedor é repleto de obstáculos e desafios.

Porém, essa atividade não pode ser feita de qualquer jeito; é preciso dedicação e conhecimento para obter os resultados esperados.

Hoje, você conhecerá 5 dicas para ajudar nessa tarefa e melhorar a gestão de provedores de internet.

Confira 5 dicas para melhorar a gestão de provedor de internet

1. Tenha uma cultura de inovação

A primeira dica é desenvolver uma cultura de inovação no provedor de internet. Esse tipo de cultura faz com que a empresa permaneça em evolução constante. Assim, o gestor e a equipe trabalham sempre na busca por novas soluções para os problemas recorrentes.

O resultado dessa prática de gestão contribui para o provedor se diferenciar no segmento, pois pensar de forma diferente é uma maneira de se destacar em meio a todos que pensam iguais.

2. Faça reuniões com o time

Outra dica para melhorar a gestão é fazer reuniões periódicas com o time de profissionais. Isso é necessário para que o gestor estabeleça laços, aproximando-se dos funcionários e compreenda os desafios que estão enfrentando.

Reunir todos é difícil, porém é suficiente reunir os líderes das equipes ou algumas pessoas de cada setor, para ouvir o que têm a falar sobre as dificuldades do trabalho, sugestões e críticas.

Isso pode parecer algo simples, mas é muito eficiente, pois o gestor precisa ter conhecimento de tudo que acontece nas equipes, para poder pensar em estratégias para solucionar os entraves e aumentar a produtividade.

3. Invista nas pessoas

Investir nas pessoas é muito importante para uma gestão de qualidade. O gestor deve ter a compreensão de que os funcionários são o principal ativo da empresa. Com isso, é preciso investir nas pessoas.

Algumas boas práticas são:

  • Oferecimento de benefícios além do pagamento do salário;
  • Oferta de treinamentos e cursos;
  • Realização de capacitação técnica.

Tudo isso ajuda os profissionais a se sentirem mais valorizados e terem mais engajamento, repercutindo positivamente na produtividade do trabalho e no comprometimento da equipe.

Além disso, funcionários felizes permanecem mais tempo no provedor, o que é importante para reduzir a rotatividade, que é negativa para a qualidade dos serviços e para o crescimento do provedor.

4. Tenha um sistema especializado de gestão

Outro ponto crucial, que melhora consideravelmente a gestão, é ter um sistema especializado de gestão para provedores de internet. Além de contar com sistemas de gestão genéricos, é preciso que o software utilizado na gestão tenha ferramentas desenvolvidas, considerando as necessidades cotidianas de um provedor.

O gestor precisa contar com um sistema para provedor de internet, para automatizar processos de cobranças e de atendimento ao cliente, fazer integração com ferramentas de pagamento, emitir relatórios para acompanhar o desempenho do negócio e ter diversas outras soluções, que fazem a diferença na qualidade da gestão.

5. Desenvolva suas habilidades

Por fim, mais uma dica fundamental para trabalhar uma gestão de maior eficiência é o desenvolvimento das habilidades do gestor.

É importante, para o gestor:

  • Confiança no que está fazendo;
  • Proatividade para antecipar problemas;
  • Inteligência emocional, para conseguir contornar e solucionar problemas com a equipe, principalmente nos momentos em que os desafios são maiores;
  • Comunicação transparente, eficiente e que ajude a construir relacionamentos produtivos na equipe, transmitindo realmente o que é necessário para ajudar na realização dos processos do provedor.

Portanto, a gestão de provedores de internet deve ser realizada com grande responsabilidade, com o auxílio das ferramentas tecnológicas certas, como um bom software de gestão para provedores de internet e o comprometimento do gestor, visando ao aperfeiçoamento de suas habilidades e ao desenvolvimento da equipe e da empresa.

Conte com o sistema para provedor de internet da MikWeb e tenha tudo o que o seu provedor precisa para melhorar a gestão! Continue no site e experimente grátis!

Confira também:  Riscos de utilizar WhatsApp Web no provedor

Para que os provedores de internet e outras empresas da área das telecomunicações atuem de forma regular e com as licenças em dia, algumas obrigações devem ser cumpridas, como o envio de informações à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Até maio de 2022, isso era feito pelo DICI e agora é realizado por meio do Sistema Coleta de Dados Anatel, de acordo com regulamento da coleta de dados, que foi aprovado pela Resolução n.º 712/2019. 

Para entender melhor essa mudança, acompanhe este conteúdo e veja como seu provedor deve proceder a partir de agora.

O que era o DICI?

O Sistema de Dados, Informação, Conhecimento e Inteligência (DICI) era uma atualização do Sistema de Coleta de Informações (SICI), da Anatel, no qual as empresas que atuam na área de telecomunicações, como os provedores de internet, forneciam mensalmente uma declaração.

Nesse sentido, o DICI era uma simplificação do SICI, então os provedores e demais empresas da área tiveram que adotá-lo e fazer envios de algumas informações novas por lá, enquanto outras que antes eram solicitadas foram dispensadas.

Além disso, essa alteração foi estabelecida para que o cruzamento de dados com outras entidades fosse facilitado, intensificando as fiscalizações de provedores clandestinos e aumentando a fiscalização de discordâncias das informações nos órgãos estatais.

No entanto, essa atualização não durou muito, pois, a partir de junho de 2022, um novo sistema foi implementado: o Sistema Coleta de Dados Anatel.

Mudança do DICI para o Sistema Coleta de Dados Anatel

Em maio de 2022, a Anatel colocou à disposição dos provedores um ambiente de teste para que a transição para o novo sistema começasse a ser feita. Depois disso, a partir do dia 1º de junho de 2022, o sistema entrou em operação integralmente.

Uma das principais mudanças é que os provedores precisam efetuar a liberação e o cadastramento de gestor dentro do sistema.

Em relação ao formato dos arquivos, não houve alterações significativas, exceto quanto ao requisito de decodificação dos caracteres, o que pode ser verificado com todos os detalhes no manual do sistema disponibilizado pela Anatel.

Ainda, em comparação ao DICI, o Sistema Coleta de Dados Anatel implementou novos recursos de privacidade do usuário, segurança e controle de representação.

Com isso, as vinculações que antes existiam no DICI deixam de ser válidas.

Qual a importância do novo Sistema de Coleta de Dados da Anatel?

É por meio desse sistema que a Anatel consegue coletar diversos dados de forma periódica para acompanhar o mapeamento de todas as pessoas com acesso à internet banda larga ao redor do Brasil, por exemplo.

Esse tipo de sistema de coleta de dados também é importante para que novas políticas públicas sejam determinadas para a expansão dos serviços de internet fixa nos municípios brasileiros.

Dessa forma, assim como outras obrigações que os provedores de internet possuem, observar todas as exigências do Sistema Coleta de Dados Anatel é mais uma delas, garantindo que as informações necessárias sejam enviadas à Anatel mensalmente, independentemente do porte do provedor.

Navegue pelo site da MikWeb e confira todas as soluções que oferecemos com o sistema para provedor de internet!

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