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Um dos pontos mais essenciais para um provedor é fornecer uma internet de qualidade, com segurança, estabilidade e que esteja sempre à disposição dos clientes. Para isso, existe o link dedicado para provedor.

Para compreender melhor, confira a seguir o que é um link dedicado, quanto custa um link dedicado e conheça algumas das principais vantagens oferecidas, a fim de entender sua importância.

O que é link dedicado para provedor?

O link dedicado para provedor, também chamado de IP dedicado, atende com exclusividade um único provedor, evitando que a rede tenha de ser compartilhada com outra empresa, como acontece com a rede compartilhada.

Com isso, o usuário se conecta diretamente com o provedor, sem nenhum tipo de obstáculo, e o provedor consegue controlar a internet e administrar a rede oferecida aos usuários com mais eficiência.

Por que é tão importante para sua empresa?

Assim como outros serviços, equipamentos e softwares, o link dedicado para provedor de internet é importante por várias razões, uma delas é quando se trata de fornecer um serviço de alta qualidade e confiança para os seus clientes, veja outras vantagens abaixo:

Segurança na disponibilidade

Por meio do link dedicado para provedor, a rede se mantém disponível em tempo integral, monitorada 24 horas, 7 dias por semana. Além disso, não tem redução de velocidade ou oscilações na rede em horários de pico.

Possibilidade de escalabilidade

A rede também é importante, pela possibilidade de escalabilidade, pois pode aumentar conforme o provedor for expandindo o negócio, já que não tem nenhuma relação com outros usuários, como aconteceria no caso do uso de rede compartilhada.

Maior segurança

Justamente por não compartilhar a rede com outros usuários, o link dedicado oferece muito mais segurança. Inclusive, é possível adicionar serviços especiais de segurança, para que a rede se torne ainda mais segura.

Custo-benefício

Mais um motivo de esse tipo de rede ser importante tem relação com o custo-benefício. É comum que problemas ocasionados por uma conexão de má qualidade resultem em cancelamento de clientes e diversos transtornos.

Como o link dedicado estabelece uma conexão de maior qualidade, sem oscilações ou instabilidade, os serviços oferecidos aos clientes são mais satisfatórios, evitando todo o prejuízo que uma rede compartilhada poderia ocasionar.

Assim, o custo-benefício se torna um grande benefício, pois, apesar de haver um investimento com a compra do link dedicado, o provedor não terá as despesas e os prejuízos que acontecem quando um serviço de qualidade inferior é oferecido.

Dessa maneira, o link de internet para provedor tem enorme importância e é muito necessário, pois é a melhor alternativa para garantir maior estabilidade de sinal, controle de rede, segurança aos clientes e diversas outras vantagens que fazem diferença no serviço prestado, agregando mais qualidade ao negócio.

Agora que você já sabe o que é um link dedicado, navegue pelo site da MikWeb e confira todas as soluções para seu provedor!

Confira também: Mensalidade provedor de internet, rede neutra

Ter cuidado na escolha dos fornecedores de ISP é essencial para todo provedor de internet, pois fatores como atrasos no fornecimento dos equipamentos e falta de qualidade podem comprometer os serviços prestados aos clientes.

Neste conteúdo, você descobrirá como escolher os melhores fornecedores para não cair em enrascadas e acabar tendo prejuízos. Confira.

Como escolher os melhores fornecedores de ISP?

Muitos aspectos devem ser considerados antes de fechar com fornecedores, especialmente para provedores ISP. Neste artigo vamos te mostrar alguns dos principais e que precisam de atenção na hora de escolher um fornecedor para o seu provedor ISP.

Verifique a origem

Um dos aspectos importantes é verificar a origem do fornecedor que está disputando contrato com o provedor. Empresas nacionais são as melhores escolhas, pois a tendência é que consigam proporcionar melhor disponibilidade e qualidade de rede.

Ainda, muitas vezes, fazer importação de equipamentos de outros países pode causar problemas, pois o que costuma ser considerado, nesses casos, é majoritariamente o preço.

Verifique se tem expertise na área

O provedor deve verificar se o fornecedor que está sendo cogitado tem expertise na área de ISP, bem como se está habituado às necessidades de provedores regionais.

Confira se o fornecedor dispõe de suporte técnico especializado

Dispor de suporte técnico especializado é mais um ponto crucial que deve ser observado na escolha dos melhores fornecedores de ISP, pois o apoio no pós-venda é fundamental para solucionar eventuais problemas de maneira rápida e satisfatória.

Confira o histórico

Antes de contratar um fornecedor, o provedor precisa sempre conferir o histórico da empresa para fazer uma avaliação prévia dos serviços e dos produtos que oferece.

Nesse sentido, analisar a existência de certificações e mesmo reclamações ou declarações de insatisfação de clientes é uma etapa indispensável.

Equilibre preço e qualidade

Por fim, não se pode escolher apenas com base no preço: a qualidade necessariamente precisa ser incluída na avaliação, para que um equilíbrio seja estabelecido. Muitas vezes, a opção mais barata acaba sendo a mais cara, a médio e longo prazos, por conta de problemas de qualidade e fornecimento.

Sendo assim, é preciso ter em mente que adquirir equipamentos de qualidade é um investimento necessário para o setor de ISP, já que itens como OLTs, roteadores e demais equipamentos são a base para a prestação de um serviço adequado aos clientes do provedor.

Confira também: sistema para ISP | o que e isp

Qual a importância de escolher um fornecedor de qualidade?

Todos os cuidados mencionados e diversos outros contribuem para que infraestrutura e o abastecimento de materiais do provedor se mantenham em excelentes níveis, para o negócio permanecer bem posicionado entre os concorrentes e não perder espaço no mercado.

Afinal, a concorrência existe e apresenta serviços embasados na mais alta tecnologia e nos melhores recursos do mercado do setor. Portanto, o provedor que busca desenvolvimento e solidez deve ter os melhores fornecedores, para elevar o nível técnico da empresa.

No site da MikWeb, confira o sistema para provedor e todas as soluções que oferecemos para a sua empresa.

Confira também: Equipamentos para provedor de internet fibra óptica

Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todo cliente de um provedor de internet tem o direito de cancelar o serviço no momento que quiser. Isso faz com que a taxa de cancelamentos no provedor seja motivo de preocupação.

Assim, veja como lidar com esse problema e como fazer para que os cancelamentos não atrapalhem seu negócio.

Qual é a importância de saber a taxa de cancelamentos no provedor?

A taxa de cancelamento, também chamada de churn rate, é importante porque calcula os clientes que cancelaram o serviço fornecido pelo provedor dentro de um período determinado de tempo.

A perda de clientes em empresas de serviços recorrentes é algo que requer toda a atenção, pois pode acarretar diversos problemas financeiros. Então, sabendo a taxa de cancelamentos, o provedor consegue investigar os motivos que fizeram os clientes cancelarem e buscar as devidas soluções para impedir que novos clientes cancelem seus contratos.

O que fazer para diminuir os cancelamentos?

Além de saber e acompanhar a taxa de cancelamentos no provedor, é fundamental fazer com que ela fique sempre dentro de um percentual mínimo e seguro, uma vez que reduzir a zero não é possível, pois todo cliente pode cancelar o serviço a qualquer momento.

Nesse sentido, para manter o churn rate no mínimo, algumas ações devem ser feitas, entra elas:

Entenda os motivos dos cancelamentos

O primeiro passo é entender os motivos que levaram aos cancelamentos, pois eles podem ser diversos, como:

  • Problemas financeiros;
  • Problemas com a qualidade do serviço;
  • Problemas com o atendimento.

Saber os motivos é fundamental para conseguir adotar estratégias adequadas para buscar reverter e impedir novos cancelamentos.

Crie estratégias para fidelizar os clientes

Fidelizar os clientes também é um passo importante para reduzir a taxa de cancelamentos. Nesse sentido, a dica é fornecer benefícios adicionais, além da qualidade do serviço, para que os clientes tenham mais motivos para continuar com o contrato já realizado.

Para isso, o provedor pode realizar pesquisas com o público a fim de identificar quais são os tipos de benefícios que eles mais valorizam, como, por exemplo, o fornecimento de combos com serviço de streaming ou alguma promoção que reduza o preço do serviço contratado.

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Invista em qualidade no setor de atendimento ao cliente

Outro ponto essencial é investir na qualidade do setor de atendimento ao cliente, pois é pelo atendimento que o cliente faz reclamações e solicitações, e o retorno sempre tem que ser rápido, preciso e com qualidade.

Para isso, ter um sistema para provedor de internet que tenha um módulo de atendimento completo, inclusive com Inteligência Artificial, chatbots e machine learning, é indispensável nos dias de hoje.

Com esse tipo de sistema, o provedor consegue prestar um atendimento muito mais rápido por meio do chatbot, com envio automático de boleto, reativação de sinal e outras ações que podem ser feitas com resposta imediata do bot, sem que o cliente tenha que esperar.

Além disso, nos casos mais elaborados, o chatbot chama um atendente para que prossiga com o atendimento.

Com isso, uma das principais queixas dos clientes de provedores de internet – que é sobre a qualidade do atendimento – deixa de existir e não se torna um motivo decisivo para o cancelamento do serviço.

Assim, em qualquer tipo de empresa, é fundamental lidar estrategicamente com o churn rate, sendo que os cancelamentos no provedor requerem ainda mais atenção para que o índice seja sempre controlado e mantido baixo, evitando o comprometimento de investimentos em infraestrutura, em manutenção dos serviços e da saúde financeira em geral.

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Confira também: Para que serve a fibra óptica

A gestão de provedor de internet é uma tarefa indispensável para que a empresa se desenvolva de forma saudável, pois o cotidiano de um provedor é repleto de obstáculos e desafios.

Porém, essa atividade não pode ser feita de qualquer jeito; é preciso dedicação e conhecimento para obter os resultados esperados.

Hoje, você conhecerá 5 dicas para ajudar nessa tarefa e melhorar a gestão de provedores de internet.

Confira 5 dicas para melhorar a gestão de provedor de internet

1. Tenha uma cultura de inovação

A primeira dica é desenvolver uma cultura de inovação no provedor de internet. Esse tipo de cultura faz com que a empresa permaneça em evolução constante. Assim, o gestor e a equipe trabalham sempre na busca por novas soluções para os problemas recorrentes.

O resultado dessa prática de gestão contribui para o provedor se diferenciar no segmento, pois pensar de forma diferente é uma maneira de se destacar em meio a todos que pensam iguais.

2. Faça reuniões com o time

Outra dica para melhorar a gestão é fazer reuniões periódicas com o time de profissionais. Isso é necessário para que o gestor estabeleça laços, aproximando-se dos funcionários e compreenda os desafios que estão enfrentando.

Reunir todos é difícil, porém é suficiente reunir os líderes das equipes ou algumas pessoas de cada setor, para ouvir o que têm a falar sobre as dificuldades do trabalho, sugestões e críticas.

Isso pode parecer algo simples, mas é muito eficiente, pois o gestor precisa ter conhecimento de tudo que acontece nas equipes, para poder pensar em estratégias para solucionar os entraves e aumentar a produtividade.

3. Invista nas pessoas

Investir nas pessoas é muito importante para uma gestão de qualidade. O gestor deve ter a compreensão de que os funcionários são o principal ativo da empresa. Com isso, é preciso investir nas pessoas.

Algumas boas práticas são:

  • Oferecimento de benefícios além do pagamento do salário;
  • Oferta de treinamentos e cursos;
  • Realização de capacitação técnica.

Tudo isso ajuda os profissionais a se sentirem mais valorizados e terem mais engajamento, repercutindo positivamente na produtividade do trabalho e no comprometimento da equipe.

Além disso, funcionários felizes permanecem mais tempo no provedor, o que é importante para reduzir a rotatividade, que é negativa para a qualidade dos serviços e para o crescimento do provedor.

4. Tenha um sistema especializado de gestão

Outro ponto crucial, que melhora consideravelmente a gestão, é ter um sistema especializado de gestão para provedores de internet. Além de contar com sistemas de gestão genéricos, é preciso que o software utilizado na gestão tenha ferramentas desenvolvidas, considerando as necessidades cotidianas de um provedor.

O gestor precisa contar com um sistema para provedor de internet, para automatizar processos de cobranças e de atendimento ao cliente, fazer integração com ferramentas de pagamento, emitir relatórios para acompanhar o desempenho do negócio e ter diversas outras soluções, que fazem a diferença na qualidade da gestão.

5. Desenvolva suas habilidades

Por fim, mais uma dica fundamental para trabalhar uma gestão de maior eficiência é o desenvolvimento das habilidades do gestor.

É importante, para o gestor:

  • Confiança no que está fazendo;
  • Proatividade para antecipar problemas;
  • Inteligência emocional, para conseguir contornar e solucionar problemas com a equipe, principalmente nos momentos em que os desafios são maiores;
  • Comunicação transparente, eficiente e que ajude a construir relacionamentos produtivos na equipe, transmitindo realmente o que é necessário para ajudar na realização dos processos do provedor.

Portanto, a gestão de provedores de internet deve ser realizada com grande responsabilidade, com o auxílio das ferramentas tecnológicas certas, como um bom software de gestão para provedores de internet e o comprometimento do gestor, visando ao aperfeiçoamento de suas habilidades e ao desenvolvimento da equipe e da empresa.

Conte com o sistema para provedor de internet da MikWeb e tenha tudo o que o seu provedor precisa para melhorar a gestão! Continue no site e experimente grátis!

Confira também:  Riscos de utilizar WhatsApp Web no provedor

Para que os provedores de internet e outras empresas da área das telecomunicações atuem de forma regular e com as licenças em dia, algumas obrigações devem ser cumpridas, como o envio de informações à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Até maio de 2022, isso era feito pelo DICI e agora é realizado por meio do Sistema Coleta de Dados Anatel, de acordo com regulamento da coleta de dados, que foi aprovado pela Resolução n.º 712/2019. 

Para entender melhor essa mudança, acompanhe este conteúdo e veja como seu provedor deve proceder a partir de agora.

O que era o DICI?

O Sistema de Dados, Informação, Conhecimento e Inteligência (DICI) era uma atualização do Sistema de Coleta de Informações (SICI), da Anatel, no qual as empresas que atuam na área de telecomunicações, como os provedores de internet, forneciam mensalmente uma declaração.

Nesse sentido, o DICI era uma simplificação do SICI, então os provedores e demais empresas da área tiveram que adotá-lo e fazer envios de algumas informações novas por lá, enquanto outras que antes eram solicitadas foram dispensadas.

Além disso, essa alteração foi estabelecida para que o cruzamento de dados com outras entidades fosse facilitado, intensificando as fiscalizações de provedores clandestinos e aumentando a fiscalização de discordâncias das informações nos órgãos estatais.

No entanto, essa atualização não durou muito, pois, a partir de junho de 2022, um novo sistema foi implementado: o Sistema Coleta de Dados Anatel.

Mudança do DICI para o Sistema Coleta de Dados Anatel

Em maio de 2022, a Anatel colocou à disposição dos provedores um ambiente de teste para que a transição para o novo sistema começasse a ser feita. Depois disso, a partir do dia 1º de junho de 2022, o sistema entrou em operação integralmente.

Uma das principais mudanças é que os provedores precisam efetuar a liberação e o cadastramento de gestor dentro do sistema.

Em relação ao formato dos arquivos, não houve alterações significativas, exceto quanto ao requisito de decodificação dos caracteres, o que pode ser verificado com todos os detalhes no manual do sistema disponibilizado pela Anatel.

Ainda, em comparação ao DICI, o Sistema Coleta de Dados Anatel implementou novos recursos de privacidade do usuário, segurança e controle de representação.

Com isso, as vinculações que antes existiam no DICI deixam de ser válidas.

Qual a importância do novo Sistema de Coleta de Dados da Anatel?

É por meio desse sistema que a Anatel consegue coletar diversos dados de forma periódica para acompanhar o mapeamento de todas as pessoas com acesso à internet banda larga ao redor do Brasil, por exemplo.

Esse tipo de sistema de coleta de dados também é importante para que novas políticas públicas sejam determinadas para a expansão dos serviços de internet fixa nos municípios brasileiros.

Dessa forma, assim como outras obrigações que os provedores de internet possuem, observar todas as exigências do Sistema Coleta de Dados Anatel é mais uma delas, garantindo que as informações necessárias sejam enviadas à Anatel mensalmente, independentemente do porte do provedor.

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A competição entre os provedores vem expandindo ano após ano, de modo que é fundamental saber como captar clientes pela internet, para aproveitar as oportunidades que o ambiente digital pode oferecer.

Assim, confira, neste conteúdo, algumas estratégias para seu provedor conseguir ter mais sucesso na captação de clientes pela internet e saiba aproveitar o mundo digital para vender seus planos.

Como captar clientes pela internet

Pesquise o perfil do cliente

A principal ação do provedor para saber como captar clientes pela internet é pesquisar o perfil dos clientes em potencial. Com isso, se torna possível entender as necessidades, a rotina e a melhor abordagem para conseguir captá-los.

Sem definir o perfil dos clientes, é inviável trabalhar em estratégias direcionadas que surtam significativo efeito.

Invista em um site atrativo

Outro ponto fundamental é investir em um site que seja atrativo, direto e profissional. O site, atualmente, é uma espécie de vitrine, por meio do qual o cliente encontrará informações sobre os serviços oferecidos.

Um site atrativo ajuda a construir a credibilidade com o público-alvo, dando mais segurança para o cliente contratar o serviço.

Utilize estratégias de marketing digital

Empregar estratégias de marketing digital também é indispensável para conseguir captar clientes online, pois, por meio desse tipo de marketing, o provedor consegue obter resultados bastante eficientes, com investimento de menor custo em comparação a campanhas tradicionais de publicidade com anúncios em grande veículos midiáticos e outdoors, por exemplo.

3 estratégias relevantes no marketing digital

1. Inbound marketing

O cliente é que procura a empresa, ao invés de acontecer o contrário. Isso ocorre por meio de materiais de divulgação que estimulem o desejo de compra e a curiosidade dos clientes em potencial.

Para tanto, podem ser usados materiais em diferentes formatos, como textos para blogs e e-books, ou seja, conteúdos de qualidade, que sejam de interesse do público.

Depois que o público é atraído, o relacionamento com esse potencial cliente é trabalhado até que ocorra a conversão do cliente.

2. Marketing de conteúdo

Pelo marketing de conteúdo, são criados os conteúdos destinados ao Inbound, como uma maneira de educar o público do provedor e informá-lo, tirar dúvidas e oferecer conteúdos de relevância.

No caso do provedor de internet, essa estratégia pode oferecer conteúdos que tratem, por exemplo, da velocidade de internet indicada para cada perfil de usuário e do passo a passo para solucionar pequenos problemas com a internet.

Conforme dados da Content Trends, quase 75% das empresas fazem uso dessa tática para captar clientes, o que permite afirmar no marketing.

3. Redes Sociais

Utilizar as redes sociais também é importante, pois o provedor deve estar presente nesse ambiente para conseguir conquistar clientes.

Um grande número de clientes em potencial utiliza as redes sociais, de modo que é um ambiente perfeito para promover os conteúdos criados nas estratégias anteriores, bem como para divulgar os serviços e ofertas.

Redes sociais, como Instagram e Facebook, podem ser usados como parte das táticas de comunicação entre público e provedor, para despertar a atenção dos clientes com conteúdos relevantes.

Portanto, saber como captar clientes pela internet é indispensável atualmente, sendo algo com grande potencial de sucesso quando as ações corretas são adotadas pelo provedor. 

No site da MikWeb, conheça nosso sistema para provedor e todas as soluções que oferecemos para seu provedor de internet.

Confira também: Dicas para aumentar as vendas do provedor de internet

O mercado de provedor de internet é cada vez maior e a demanda é grande, o que exige altos investimentos em infraestrutura – algo que não é simples de realizar. Mas, para isso, existem as redes neutras. Você sabe o que elas são?

A seguir, confira o que são redes neutras e entenda as principais vantagens que elas podem oferecer ao seu provedor!

Redes neutras: o que são?

As redes neutras são infraestruturas de rede compartilhadas entre provedores de internet. Na maioria das vezes, são redes de fibra óptica, mas também podem ser de outros tipos.

A estrutura que chega até a casa do cliente pode ser utilizada por mais de um provedor, sem que cada um tenha que ter a sua própria, o que origina inúmeras vantagens e faz com que essa prática seja realizada cada vez mais entre as empresas do segmento.

Essa dinâmica funciona assim: determinado provedor é proprietário de uma estrutura de fibra e faz a locação para que outros provedores também possam usufruí-la dentro do limite de cada rede.

Quais vantagens as redes neutras oferecem?

Além de oferecer uma maior qualidade de conexão e velocidade de internet, a rede neutra permite todas essas vantagens abaixo:

Diminuição de custos

Uma das grandes vantagens das redes neutras é a diminuição de custos, pois as empresas que necessitam de mais estrutura podem simplesmente fazer a locação ao invés de realizar um investimento individual com a compra de toda uma infraestrutura nova. Com isso, o custo é muito menor e o objetivo de expansão é atendido da mesma forma.

Mais facilidade na abertura do negócio

Outra vantagem é a facilidade no momento de abrir o negócio, pois pequenos provedores normalmente não dispõem de recursos suficientes para investir em uma rede própria.

Assim, para não precisar postergar a abertura do provedor ou para evitar a contratação de financiamentos, a locação de redes de provedores maiores é uma ótima solução.

Evitar problemas urbanos

Atualmente, os cabeamentos de redes são um problema nos centros urbanos, pois o volume é muito grande e não pode comprometer a rede de energia elétrica, na qual os cabeamentos são instalados. Assim, existe um limite fixado pela ANEEL de até 5 pontos de fixação em cada estrutura.

Ocorre que, muitas vezes, esse número é extrapolado e o excedente do limite é atingido. Em decorrência disso, novos provedores enfrentam dificuldades de encontrar espaços para suas operações.

No entanto, esses problemas podem ser resolvidos com o maior uso de redes compartilhadas, ou seja, redes neutras.

Ampliação da carteira de clientes

Por fim, mais uma vantagem importante é a possibilidade de ampliar a carteira de clientes. Isso porque, com o custo reduzido da locação da rede, o provedor consegue expandir e atender cada vez mais clientes, aumentando também a área de atuação.

Dessa forma, as vantagens da rede neutra são as mais diversas, sendo uma prática benéfica não apenas para as empresas que alugam a infraestrutura, como também para os proprietários das redes, pois eles conseguem abater os custos de manutenção e evitar prejuízos com a ociosidade de parte da rede.

Continue aqui no blog da MikWeb e fique por dentro de muitos outros conteúdos feitos para ajudar no crescimento do seu provedor!

Confira também: Rede neutra como funciona | o que é pdh | Como medir NPS para provedores

Com o avanço tecnológico experimentado pelo mundo todo, a cada dia surgem novos sistemas, informações e termos diferentes que podem confundir e gerar dúvidas – como acontece com o machine learning, um sistema de grande importância para provedores de internet.

Acompanhe este artigo e saiba o que é essa nova tecnologia, como ela funciona e como pode ajudar seu provedor!

O que é machine learning?

Machine learning (ou aprendizado da máquina, na tradução para o português) é um sistema utilizado em Inteligência Artificial, possibilitando que o comportamento do sistema seja modificado de maneira automática por meio da sua própria experiência.

Nesse sentido, existe pouca intervenção humana nesse aprendizado, pois ele acontece com base em regras lógicas que são estabelecidas e que têm o objetivo de aperfeiçoar tarefas ou fazer escolhas mais adequadas para cada contexto em que o sistema trabalha.

Um exemplo de funcionamento dessa tecnologia pode ser a busca pela palavra “bravo” em um mecanismo de busca da internet. Para entregar os resultados, o sistema de busca analisa diversos parâmetros para entender se há resultados que tenham relação com “corajoso” ou “enfurecido”.

Caso o usuário tenha pesquisado anteriormente a palavra “coragem”, o sistema vai indicar como resposta o primeiro significado mencionado acima, que é o de “corajoso”. Isso acontece graças ao machine learning.

Machine learning x chatbots

O machine learning pode ser usado em diferentes contextos e em diversas ferramentas, como é o caso do uso aliado aos chatbots, que são ferramentas robôs.

O objetivo mais comum de um chatbot é possibilitar a automatização do atendimento ao cliente em sistemas de gestão e atendimento. Nesse sentido, o cliente entra em contato com determinada empresa por meio de chat ou WhatsApp, por exemplo, e ao invés de falar com um atendente, fala com um chatbot programado para dar respostas às questões mais recorrentes.

Porém, para que o atendimento seja de maior qualidade e mais personalizado, o chatbot usa machine learning e Inteligência Artificial. Com isso, ele consegue ir aprendendo conforme realiza interações com os clientes, aperfeiçoando o atendimento.

Como o machine learning auxilia os provedores de internet?

Até aqui já fica bem evidente que essa tecnologia pode auxiliar muito um provedor de internet. Isso porque uma parte fundamental desse tipo de negócio é baseada na qualidade do atendimento ao cliente.

Sendo assim, quando um sistema para provedor de internet é contratado e tem ferramentas de atendimento que utilizam machine learning e chatbots, o provedor encontra soluções essenciais para a eficiência do setor de atendimento.

Graças a essas tecnologias, o atendimento passa a ser mais rápido, com respostas instantâneas e diversas resoluções sem nenhuma intervenção humana, como no caso de:

  • Envio de 2ª via de boleto;
  • Liberação de sinal;
  • Informações sobre planos;
  • Troca de senha do Wi-Fi.

Além disso, caso o cliente prefira falar com um atendente ou se o problema não puder ser resolvido sem intervenção humana, o sistema inclui um atendente automaticamente na conversa.

Dessa forma, com o machine learning e as demais tecnologias relacionadas, empresas de diferentes setores – incluindo o segmento de provedores de internet – podem se beneficiar e melhorar o desempenho de atividades de grande importância, como é o caso do atendimento ao cliente.

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Confira também:  Riscos de utilizar WhatsApp Web no provedor

A estrutura da internet é bastante densa e complexa, com milhares de equipamentos, tecnologias e nomenclaturas que envolvem a rede e que causam dúvidas, como é o caso do PTT. 

A seguir, veja o que é um PTT, entenda para que ele serve, conheça alguns de seus benefícios e descubra por que ele é importante para o funcionamento da internet!

O que é PTT?

Um Ponto de Troca de Tráfego (PTT) tem o funcionamento parecido com o de um Hub, pois permite a realização de conexão entre diferentes servidores dos provedores, o que facilita o tráfego de dados.

No Brasil, existe o projeto de PTT.br, que envolve PTTs locais que ajudam no fluxo de conteúdo on-line e de dados para os provedores. Conforme um PTT for de melhor qualidade e maior, maior também é a qualidade do fluxo de dados que os provedores de internet podem ter.

O PTT.br é gerido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br). Ao todo, são 25 PTTs espalhados em diferentes cidades do país, como:

  • Americana;
  • Belo Horizonte;
  • Brasília;
  • Campinas;
  • Caxias do Sul;
  • Porto Alegre,
  • Recife;
  • São Paulo.

Por que é tão importante?

Os pontos de troca de tráfego são importantes porque evitam que os provedores tenham que gerar inúmeras conexões entre si para que consigam trocar dados. Isso acontece porque eles centralizam o tráfego de informações de uma região e, a partir dela, acontece a distribuição e o acesso para outras partes do país.

Nesse sentido, seria inviável técnica e financeiramente estabelecer toda uma infraestrutura única que permitisse a troca de dados entre os provedores. Assim, os PTTs simplificam essa dinâmica.

Quais são as vantagens de usar um PTT?

As vantagens são variadas, como:

  • Melhoria da qualidade dos serviços dos provedores de internet que não estão incluídos no escopo geral do PTT.br e que têm alcance reduzido, o que acontece graças à possibilidade de ocorrerem vendas de conexões de um provedor para outro;
  • Maior velocidade na conexão feita diretamente com outros provedores;
  • Economia gerada na troca com os pares;
  • Maior segurança em razão da dispensa de necessidade de haver troca de dados em redes que ficam fora do Brasil;
  • Redução da chance de ocorrer perda de dados no tráfego, o que acontece em razão de existirem mais ratos disponíveis.

Portanto, um PTT tem enorme importância na garantia do bom funcionamento da internet no país, mesmo que o número de pontos de troca no Brasil ainda seja inferior ao de outros países, como no caso dos EUA, que contam com 87 pontos.

Saiba como a MikWeb pode ajudar seu provedor de internet: navegue pelo site e conheça nosso sistema para provedor de internet e outras soluções.

Confira também: Diferença entre chatbot e assistente virtual

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