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Para que os provedores de internet e outras empresas da área das telecomunicações atuem de forma regular e com as licenças em dia, algumas obrigações devem ser cumpridas, como o envio de informações à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Até maio de 2022, isso era feito pelo DICI e agora é realizado por meio do Sistema Coleta de Dados Anatel, de acordo com regulamento da coleta de dados, que foi aprovado pela Resolução n.º 712/2019. 

Para entender melhor essa mudança, acompanhe este conteúdo e veja como seu provedor deve proceder a partir de agora.

O que era o DICI?

O Sistema de Dados, Informação, Conhecimento e Inteligência (DICI) era uma atualização do Sistema de Coleta de Informações (SICI), da Anatel, no qual as empresas que atuam na área de telecomunicações, como os provedores de internet, forneciam mensalmente uma declaração.

Nesse sentido, o DICI era uma simplificação do SICI, então os provedores e demais empresas da área tiveram que adotá-lo e fazer envios de algumas informações novas por lá, enquanto outras que antes eram solicitadas foram dispensadas.

Além disso, essa alteração foi estabelecida para que o cruzamento de dados com outras entidades fosse facilitado, intensificando as fiscalizações de provedores clandestinos e aumentando a fiscalização de discordâncias das informações nos órgãos estatais.

No entanto, essa atualização não durou muito, pois, a partir de junho de 2022, um novo sistema foi implementado: o Sistema Coleta de Dados Anatel.

Mudança do DICI para o Sistema Coleta de Dados Anatel

Em maio de 2022, a Anatel colocou à disposição dos provedores um ambiente de teste para que a transição para o novo sistema começasse a ser feita. Depois disso, a partir do dia 1º de junho de 2022, o sistema entrou em operação integralmente.

Uma das principais mudanças é que os provedores precisam efetuar a liberação e o cadastramento de gestor dentro do sistema.

Em relação ao formato dos arquivos, não houve alterações significativas, exceto quanto ao requisito de decodificação dos caracteres, o que pode ser verificado com todos os detalhes no manual do sistema disponibilizado pela Anatel.

Ainda, em comparação ao DICI, o Sistema Coleta de Dados Anatel implementou novos recursos de privacidade do usuário, segurança e controle de representação.

Com isso, as vinculações que antes existiam no DICI deixam de ser válidas.

Qual a importância do novo Sistema de Coleta de Dados da Anatel?

É por meio desse sistema que a Anatel consegue coletar diversos dados de forma periódica para acompanhar o mapeamento de todas as pessoas com acesso à internet banda larga ao redor do Brasil, por exemplo.

Esse tipo de sistema de coleta de dados também é importante para que novas políticas públicas sejam determinadas para a expansão dos serviços de internet fixa nos municípios brasileiros.

Dessa forma, assim como outras obrigações que os provedores de internet possuem, observar todas as exigências do Sistema Coleta de Dados Anatel é mais uma delas, garantindo que as informações necessárias sejam enviadas à Anatel mensalmente, independentemente do porte do provedor.

Navegue pelo site da MikWeb e confira todas as soluções que oferecemos com o sistema para provedor de internet!

A competição entre os provedores vem expandindo ano após ano, de modo que é fundamental saber como captar clientes pela internet, para aproveitar as oportunidades que o ambiente digital pode oferecer.

Assim, confira, neste conteúdo, algumas estratégias para seu provedor conseguir ter mais sucesso na captação de clientes pela internet e saiba aproveitar o mundo digital para vender seus planos.

Como captar clientes pela internet

Pesquise o perfil do cliente

A principal ação do provedor para saber como captar clientes pela internet é pesquisar o perfil dos clientes em potencial. Com isso, se torna possível entender as necessidades, a rotina e a melhor abordagem para conseguir captá-los.

Sem definir o perfil dos clientes, é inviável trabalhar em estratégias direcionadas que surtam significativo efeito.

Invista em um site atrativo

Outro ponto fundamental é investir em um site que seja atrativo, direto e profissional. O site, atualmente, é uma espécie de vitrine, por meio do qual o cliente encontrará informações sobre os serviços oferecidos.

Um site atrativo ajuda a construir a credibilidade com o público-alvo, dando mais segurança para o cliente contratar o serviço.

Utilize estratégias de marketing digital

Empregar estratégias de marketing digital também é indispensável para conseguir captar clientes online, pois, por meio desse tipo de marketing, o provedor consegue obter resultados bastante eficientes, com investimento de menor custo em comparação a campanhas tradicionais de publicidade com anúncios em grande veículos midiáticos e outdoors, por exemplo.

3 estratégias relevantes no marketing digital

1. Inbound marketing

O cliente é que procura a empresa, ao invés de acontecer o contrário. Isso ocorre por meio de materiais de divulgação que estimulem o desejo de compra e a curiosidade dos clientes em potencial.

Para tanto, podem ser usados materiais em diferentes formatos, como textos para blogs e e-books, ou seja, conteúdos de qualidade, que sejam de interesse do público.

Depois que o público é atraído, o relacionamento com esse potencial cliente é trabalhado até que ocorra a conversão do cliente.

2. Marketing de conteúdo

Pelo marketing de conteúdo, são criados os conteúdos destinados ao Inbound, como uma maneira de educar o público do provedor e informá-lo, tirar dúvidas e oferecer conteúdos de relevância.

No caso do provedor de internet, essa estratégia pode oferecer conteúdos que tratem, por exemplo, da velocidade de internet indicada para cada perfil de usuário e do passo a passo para solucionar pequenos problemas com a internet.

Conforme dados da Content Trends, quase 75% das empresas fazem uso dessa tática para captar clientes, o que permite afirmar no marketing.

3. Redes Sociais

Utilizar as redes sociais também é importante, pois o provedor deve estar presente nesse ambiente para conseguir conquistar clientes.

Um grande número de clientes em potencial utiliza as redes sociais, de modo que é um ambiente perfeito para promover os conteúdos criados nas estratégias anteriores, bem como para divulgar os serviços e ofertas.

Redes sociais, como Instagram e Facebook, podem ser usados como parte das táticas de comunicação entre público e provedor, para despertar a atenção dos clientes com conteúdos relevantes.

Portanto, saber como captar clientes pela internet é indispensável atualmente, sendo algo com grande potencial de sucesso quando as ações corretas são adotadas pelo provedor. 

No site da MikWeb, conheça nosso sistema para provedor e todas as soluções que oferecemos para seu provedor de internet.

Confira também: Dicas para aumentar as vendas do provedor de internet

O mercado de provedor de internet é cada vez maior e a demanda é grande, o que exige altos investimentos em infraestrutura – algo que não é simples de realizar. Mas, para isso, existem as redes neutras. Você sabe o que elas são?

A seguir, confira o que são redes neutras e entenda as principais vantagens que elas podem oferecer ao seu provedor!

Redes neutras: o que são?

As redes neutras são infraestruturas de rede compartilhadas entre provedores de internet. Na maioria das vezes, são redes de fibra óptica, mas também podem ser de outros tipos.

A estrutura que chega até a casa do cliente pode ser utilizada por mais de um provedor, sem que cada um tenha que ter a sua própria, o que origina inúmeras vantagens e faz com que essa prática seja realizada cada vez mais entre as empresas do segmento.

Essa dinâmica funciona assim: determinado provedor é proprietário de uma estrutura de fibra e faz a locação para que outros provedores também possam usufruí-la dentro do limite de cada rede.

Quais vantagens as redes neutras oferecem?

Além de oferecer uma maior qualidade de conexão e velocidade de internet, a rede neutra permite todas essas vantagens abaixo:

Diminuição de custos

Uma das grandes vantagens das redes neutras é a diminuição de custos, pois as empresas que necessitam de mais estrutura podem simplesmente fazer a locação ao invés de realizar um investimento individual com a compra de toda uma infraestrutura nova. Com isso, o custo é muito menor e o objetivo de expansão é atendido da mesma forma.

Mais facilidade na abertura do negócio

Outra vantagem é a facilidade no momento de abrir o negócio, pois pequenos provedores normalmente não dispõem de recursos suficientes para investir em uma rede própria.

Assim, para não precisar postergar a abertura do provedor ou para evitar a contratação de financiamentos, a locação de redes de provedores maiores é uma ótima solução.

Evitar problemas urbanos

Atualmente, os cabeamentos de redes são um problema nos centros urbanos, pois o volume é muito grande e não pode comprometer a rede de energia elétrica, na qual os cabeamentos são instalados. Assim, existe um limite fixado pela ANEEL de até 5 pontos de fixação em cada estrutura.

Ocorre que, muitas vezes, esse número é extrapolado e o excedente do limite é atingido. Em decorrência disso, novos provedores enfrentam dificuldades de encontrar espaços para suas operações.

No entanto, esses problemas podem ser resolvidos com o maior uso de redes compartilhadas, ou seja, redes neutras.

Ampliação da carteira de clientes

Por fim, mais uma vantagem importante é a possibilidade de ampliar a carteira de clientes. Isso porque, com o custo reduzido da locação da rede, o provedor consegue expandir e atender cada vez mais clientes, aumentando também a área de atuação.

Dessa forma, as vantagens da rede neutra são as mais diversas, sendo uma prática benéfica não apenas para as empresas que alugam a infraestrutura, como também para os proprietários das redes, pois eles conseguem abater os custos de manutenção e evitar prejuízos com a ociosidade de parte da rede.

Continue aqui no blog da MikWeb e fique por dentro de muitos outros conteúdos feitos para ajudar no crescimento do seu provedor!

Confira também: Rede neutra como funciona | o que é pdh | Como medir NPS para provedores

Com o avanço tecnológico experimentado pelo mundo todo, a cada dia surgem novos sistemas, informações e termos diferentes que podem confundir e gerar dúvidas – como acontece com o machine learning, um sistema de grande importância para provedores de internet.

Acompanhe este artigo e saiba o que é essa nova tecnologia, como ela funciona e como pode ajudar seu provedor!

O que é machine learning?

Machine learning (ou aprendizado da máquina, na tradução para o português) é um sistema utilizado em Inteligência Artificial, possibilitando que o comportamento do sistema seja modificado de maneira automática por meio da sua própria experiência.

Nesse sentido, existe pouca intervenção humana nesse aprendizado, pois ele acontece com base em regras lógicas que são estabelecidas e que têm o objetivo de aperfeiçoar tarefas ou fazer escolhas mais adequadas para cada contexto em que o sistema trabalha.

Um exemplo de funcionamento dessa tecnologia pode ser a busca pela palavra “bravo” em um mecanismo de busca da internet. Para entregar os resultados, o sistema de busca analisa diversos parâmetros para entender se há resultados que tenham relação com “corajoso” ou “enfurecido”.

Caso o usuário tenha pesquisado anteriormente a palavra “coragem”, o sistema vai indicar como resposta o primeiro significado mencionado acima, que é o de “corajoso”. Isso acontece graças ao machine learning.

Machine learning x chatbots

O machine learning pode ser usado em diferentes contextos e em diversas ferramentas, como é o caso do uso aliado aos chatbots, que são ferramentas robôs.

O objetivo mais comum de um chatbot é possibilitar a automatização do atendimento ao cliente em sistemas de gestão e atendimento. Nesse sentido, o cliente entra em contato com determinada empresa por meio de chat ou WhatsApp, por exemplo, e ao invés de falar com um atendente, fala com um chatbot programado para dar respostas às questões mais recorrentes.

Porém, para que o atendimento seja de maior qualidade e mais personalizado, o chatbot usa machine learning e Inteligência Artificial. Com isso, ele consegue ir aprendendo conforme realiza interações com os clientes, aperfeiçoando o atendimento.

Como o machine learning auxilia os provedores de internet?

Até aqui já fica bem evidente que essa tecnologia pode auxiliar muito um provedor de internet. Isso porque uma parte fundamental desse tipo de negócio é baseada na qualidade do atendimento ao cliente.

Sendo assim, quando um sistema para provedor de internet é contratado e tem ferramentas de atendimento que utilizam machine learning e chatbots, o provedor encontra soluções essenciais para a eficiência do setor de atendimento.

Graças a essas tecnologias, o atendimento passa a ser mais rápido, com respostas instantâneas e diversas resoluções sem nenhuma intervenção humana, como no caso de:

  • Envio de 2ª via de boleto;
  • Liberação de sinal;
  • Informações sobre planos;
  • Troca de senha do Wi-Fi.

Além disso, caso o cliente prefira falar com um atendente ou se o problema não puder ser resolvido sem intervenção humana, o sistema inclui um atendente automaticamente na conversa.

Dessa forma, com o machine learning e as demais tecnologias relacionadas, empresas de diferentes setores – incluindo o segmento de provedores de internet – podem se beneficiar e melhorar o desempenho de atividades de grande importância, como é o caso do atendimento ao cliente.

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Confira também:  Riscos de utilizar WhatsApp Web no provedor

A estrutura da internet é bastante densa e complexa, com milhares de equipamentos, tecnologias e nomenclaturas que envolvem a rede e que causam dúvidas, como é o caso do PTT. 

A seguir, veja o que é um PTT, entenda para que ele serve, conheça alguns de seus benefícios e descubra por que ele é importante para o funcionamento da internet!

O que é PTT?

Um Ponto de Troca de Tráfego (PTT) tem o funcionamento parecido com o de um Hub, pois permite a realização de conexão entre diferentes servidores dos provedores, o que facilita o tráfego de dados.

No Brasil, existe o projeto de PTT.br, que envolve PTTs locais que ajudam no fluxo de conteúdo on-line e de dados para os provedores. Conforme um PTT for de melhor qualidade e maior, maior também é a qualidade do fluxo de dados que os provedores de internet podem ter.

O PTT.br é gerido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br). Ao todo, são 25 PTTs espalhados em diferentes cidades do país, como:

  • Americana;
  • Belo Horizonte;
  • Brasília;
  • Campinas;
  • Caxias do Sul;
  • Porto Alegre,
  • Recife;
  • São Paulo.

Por que é tão importante?

Os pontos de troca de tráfego são importantes porque evitam que os provedores tenham que gerar inúmeras conexões entre si para que consigam trocar dados. Isso acontece porque eles centralizam o tráfego de informações de uma região e, a partir dela, acontece a distribuição e o acesso para outras partes do país.

Nesse sentido, seria inviável técnica e financeiramente estabelecer toda uma infraestrutura única que permitisse a troca de dados entre os provedores. Assim, os PTTs simplificam essa dinâmica.

Quais são as vantagens de usar um PTT?

As vantagens são variadas, como:

  • Melhoria da qualidade dos serviços dos provedores de internet que não estão incluídos no escopo geral do PTT.br e que têm alcance reduzido, o que acontece graças à possibilidade de ocorrerem vendas de conexões de um provedor para outro;
  • Maior velocidade na conexão feita diretamente com outros provedores;
  • Economia gerada na troca com os pares;
  • Maior segurança em razão da dispensa de necessidade de haver troca de dados em redes que ficam fora do Brasil;
  • Redução da chance de ocorrer perda de dados no tráfego, o que acontece em razão de existirem mais ratos disponíveis.

Portanto, um PTT tem enorme importância na garantia do bom funcionamento da internet no país, mesmo que o número de pontos de troca no Brasil ainda seja inferior ao de outros países, como no caso dos EUA, que contam com 87 pontos.

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Confira também: Diferença entre chatbot e assistente virtual

Quando uma boa estratégia de marketing é aliada a um bom serviço prestado, o provedor de internet tem tudo o que precisa para se destacar no mercado e se expandir.

Porém, para isso, é essencial entender melhor o que é marketing e saber o modelo que é mais adequado para um provedor de internet.

Saiba como fazer marketing digital para provedor de internet e sua importância. Confira dicas e saiba qual contratar!

Qual a importância do marketing para provedores de internet?

Assim como outras áreas de um provedor de internet, como gestão e TI, o marketing é fundamental para o crescimento do negócio. Atualmente, o público passa muito tempo do dia conectado à internet, alcançando 15 horas diárias, conforme pesquisa feita pelo We Are Social e Hootsuite.

Isso significa que o marketing digital é uma das apostas para os provedores investirem nas suas estratégias de marketing; afinal, é feito onde o público passa a maior parte do dia: na internet. 

Divulgar o negócio na internet é fundamental, pois é onde os brasileiros mais pesquisam, antes de contratarem um serviço ou adquirirem um produto. Conforme dados da NZN Intelligence, 88% das pessoas no Brasil fazem pesquisas online antes da compra.

Assim, o marketing digital é um ponto-chave para os provedores de internet, devendo ser prioritário em relação a outros tipos de divulgação.

O que é o marketing digital?

Dentre os tipos de marketing para provedores de internet, o marketing digital fornece informações consistentes e de qualidade para o público-alvo, por meio de ações na internet com:

  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Publicações no blog da empresa;
  • Site.

Em resumo, a estratégia de marketing digital deve produzir conteúdos relevantes para o público, com foco em gerar credibilidade para o provedor de internet e aumentar a confiança na empresa, fazendo com que o provedor seja uma referência no nicho e conquiste clientes.

Como criar uma estratégia de marketing para provedores de internet?

1. Identifique o público-alvo

É preciso saber quem é o público-alvo, pois as estratégias devem ser direcionadas adequadamente, para suprirem as necessidades dos clientes em potencial.

Para isso, uma pesquisa de perfil é essencial, o que pode iniciar com pesquisas aplicadas aos atuais clientes da empresa.

2. Conheça o mercado

O segundo ponto é analisar o mercado, para conhecer as principais empresas do segmento, o que têm como diferenciais, sobre o que falam nas redes sociais, como os clientes as avaliam e os pontos de semelhança e disparidade entre o provedor e seus concorrentes.

A partir dessas respostas, a melhor estratégia pode ser montada, aproveitando os fatores mais relevantes na comunicação. Mesmo o conhecimento de mercado ajuda na definição dos benefícios que o provedor deve oferecer.

3. Estabeleça metas e objetivos

Uma boa estratégia deve ter objetivos e metas bem-definidas. As prioridades devem ser escolhidas dentre os objetivos, pois não há como investir em tudo ao mesmo tempo. Escolher os mais urgentes e adequá-los ao orçamento disponível é essencial.

4. Tenha cuidado

As campanhas de marketing digital não se resumem a algumas publicações nas redes sociais. É preciso ter cuidado com tudo que é postado nas redes ou em outros meios, como no site ou blog da empresa.

Além de arriscar divulgar conteúdos negativos ou que prejudiquem a imagem da empresa, sempre há o perigo de investir em vão, quando a estratégia não está bem-direcionada ao público-alvo e alinhada com os objetivos.

A escolha mais acertada é obter o apoio de uma agência de marketing digital, pois somente com o suporte de especialistas é possível alcançar resultados que o provedor de internet necessita.

5 frases para provedor de internet

Por mais que o apoio de profissionais especializados seja necessário, é indicado que o gestor tenha conhecimentos gerais sobre o assunto, para saber o mínimo acerca do trabalho a ser desenvolvido. Por isso, as dicas anteriores são valiosas.

Além disso, muitas vezes, o próprio gestor, ou proprietário, pode contribuir com algumas ideias que tenham relação com o nicho, para que a equipe de marketing trabalhe de forma mais adequada. Afinal, o especialista no segmento de provedores de internet é o gestor, e não a equipe de marketing.

Assim, conhecer algumas frases para provedor de internet fazer a divulgação do negócio é sempre uma boa dica.

Alguns exemplos, que podem ser utilizados na construção da estratégia de marketing, são:

1. Velocidade e qualidade: tudo o que você precisa para sua conexão ser a melhor! Conte com o “nome do provedor de internet”;

2. Encontre a conexão estável que você procura com o “nome do provedor de internet”;

3. Precisando de uma conexão estável e segura? Na “nome do provedor de internet”, você encontra;

4. Tenha o serviço de internet que você sonha: conte com o “nome do provedor de internet”;

5. Não perca tempo com problemas de conexão! Venha para o “nome do provedor de internet”.

Portanto, o marketing para provedores de internet é fundamental para um provedor, especialmente o marketing digital.

Por meio de estratégias de marketing digital, o provedor consegue atrair clientes e fidelizar os já existentes, sendo uma excelente ferramenta de crescimento, com potencial para destacar o provedor no mercado.

Aqui, no site da MikWeb, conheça nosso sistema para provedor de internet, pois, além de ter um bom marketing, a qualidade do seu trabalho deve ser a melhor!

Confira também: Mensalidade provedor de internet

O momento de iniciar um provedor de internet requer muito planejamento para reunir todos os requisitos para que o negócio seja aberto legalmente e com a estrutura mínima para oferecer um serviço de qualidade.

A escolha do nome é muito importante e não pode ficar para a última hora. Mas como escolher dentre diversos nomes para provedor de internet?

Neste conteúdo, você encontrará algumas ideias de nomes para provedores de internet, dentre eles, nomes criativos, legais e todos relacionados à tecnologia.

Como escolher o nome do provedor de internet?

Dentre as diversas possibilidades de nomes para provedor de internet, a escolha deve se basear em alguns aspectos. Em primeiro lugar, é importante que o nome seja pequeno, para que o público se lembre mais facilmente.

Além disso, outro ponto recomendado é não utilizar o nome pessoal do proprietário ou de um dos sócios, bem como abreviações. Em muitos casos, essa pode ser uma escolha negativa, principalmente se o provedor quiser se tornar um porte maior no futuro. Ainda, em caso de venda ou de saída do sócio, isso pode causar problemas.

Também é indicada a criação de uma lista com palavras-chave que tenham relação com o segmento e utilizar uma combinação dessas palavras ou de sinônimos para a composição de um nome que seja atrativo e facilmente identificado como de uma empresa de provedor de internet.

Veja também: Google ads para provedores

8 dicas de nomes para provedor de internet

Para exemplificar e facilitar o processo de escolha, elencamos algumas dicas com nomes para provedor de internet, que podem servir como inspiração, já que é importante que seja personalizado, para combinar com o negócio e com a proposta criada para a empresa.

Algumas das principais dicas de nomes para provedor de internet são:

1. Cibertech: nome relacionado à tecnologia para estabelecer identificação com o público-alvo;

2. Inova Net: nome que liga o negócio claramente ao nicho de provedores de internet e ainda confere a ideia de inovação, algo importante para empresas do segmento;

3. VeloNet: nome que instiga o público, sugerindo velocidade de internet, algo que sempre é buscado pelo público para garantir a qualidade do serviço contratado;

4. WebNet: nome que une duas palavras-chave fortes do nicho, Web e internet, facilitando a comunicação, para o público nunca esquecer;

5. TeleGo: nome que une o sufixo tele, de telecomunicação, e go, uma palavra em inglês, que passa a ideia de movimento. A combinação traduz bem o serviço que um provedor de internet oferece e é um nome fácil de ser lembrado;

6. FlexNet: nome que une flexibilidade com internet, duas características importantes para um negócio do nicho e que certamente é fácil de ser lembrada pelo público;

7. PremierNet: nome que sugere uma conexão de qualidade e transmite confiança ao público;

8.FibraFlex: une a ideia de flexibilidade, importante no serviço de internet, com fibra que remete à fibra óptica, um cabo muito utilizado por provedores de internet.

Todos os nomes mencionados são apenas inspirações, e já podem ter sido registrados. Assim, o provedor deve conferir se já existem, caso queira utilizar alguma das opções indicadas.

Veja também: internet para empresas

Como saber se o nome já existe?

Além de escolher um nome que seja fácil de lembrar, interessante, atrativo e que não prejudique o negócio, também é crucial se certificar se está disponível. Afinal, não se pode registrar uma empresa com o nome de uma já existente, pois o nicho de provedores é grande e pode se confundir com nomes de empresas de tecnologia.

A primeira atitude a adotar é pesquisar no Google, pois essa ferramenta de pesquisa já conseguirá retornar resultados que podem mostrar se o nome já está em uso ou não.

Depois, a pesquisa deve ser feita no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), para que seja possível conferir nomes de empresas de internet já registradas ou que estão na fase de registro.

Seguindo as orientações e dicas de nomes para provedores de internet, torna-se fácil o processo de seleção e escolha ideal para o seu provedor. Afinal, o nome é algo que pode acompanhar a empresa para sempre e precisa ser estratégico.

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Confira também: administrar e gerenciar um provedor | link de internet para provedor

Em relação a projetos de rede e infraestrutura, saber o que é OLT e para que ela serve é mais do que necessário. Assim, os provedores de internet devem ter conhecimento sobre esse equipamento para fazer as melhores escolhas e garantir desempenhos adequados aos clientes.

Por isso, continue acompanhando este artigo e veja as principais informações sobre as OLTs!

O que é OLT?

Uma OLT é um equipamento essencial nas redes FTTx – redes de fibra que vão até à residência do cliente do provedor de internet, sendo um terminal de linha óptica que serve para concentrar os fluxos de serviços e de dados. A sigla vem do nome em inglês Optical Line Terminal.

Nesse sentido, o papel da OLT é fazer a centralização e a distribuição dos sinais ópticos das redes PON até a unidade do cliente, que pode ser uma Terminal de Rede Óptica (ONT) ou uma Unidade de Rede Óptica (ONU).

Quais são os modelos existentes?

Existem dois modelos com diferentes instalações: OLT Chassi e OLT Pizza-box. O primeiro tem instalação centralizada e permite a inclusão de várias placas, possibilitando que o provedor vá expandindo a quantidade de clientes sem precisar adquirir outro equipamento. Já o segundo modelo, também chamado de Stand Alone, apresenta uma menor quantidade de portas.

Além disso, existe outra classificação que tem relação com a velocidade da transmissão: OLT GPON e OLT EPON. A escolha deve ser feita conforme a velocidade dos planos de internet que o provedor oferece aos clientes, bem como de acordo com o número de clientes atendidos.

Mais adiante, em tópico próprio, vamos ver como escolher o melhor tipo para cada provedor.

Entenda o funcionamento

Além de entender o que é OLT, é importante saber como é o seu funcionamento. A localização desse equipamento costuma ser na própria operadora ou em alguns pontos estratégicos nos casos de haver necessidade de melhorar a transmissão do sinal.

Nesse sentido, a OLT possibilita a entrada de sinais de internet e de TV e faz a distribuição bidirecional por meio da fibra óptica. Depois, o sinal é direcionado até um splitter ou divisor, responsável por dividir a taxa de transmissão e o sinal, garantindo que ele chegue à ONT ou à ONU na residência do cliente.

Como a distância entre o destino e a OLT deve ser entre 10 km e 20 km, um mesmo provedor pode ter várias OLTs que se interligam a um backbone central.

Além disso, uma única OLT pode dividir o sinal várias vezes, podendo atingir o máximo de 64 ou 128, a depender do tipo utilizado.

Qual é o melhor tipo para seu provedor?

A escolha depende de quantos clientes o provedor precisa atender, bem como qual é a velocidade necessária de transferência.

Como visto acima, a OLT Chassi permite o atendimento de vários clientes, de modo que é mais indicada para provedores de grande porte. Já a Pizza-box pode ser suficiente para provedores menores.

Além disso, a escolha entre EPON e GPON segue a mesma lógica. A GPON é mais indicada para provedores maiores, que têm capacidade maior de tráfego de dados e que fornecem alta performance.

Já a EPON consegue atender adequadamente áreas com menor número de clientes e o custo de aplicação é menor, sendo indicado para provedores de menor porte.

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Confira também: Principais termos da internet | backbone o que é

Nenhuma empresa consegue se estabelecer e expandir sem organização. Essa é uma das principais palavras para um negócio. Afinal, é preciso organizar a parte financeira, os recursos humanos, tecnológicos e materiais.

Porém, essa não é uma tarefa fácil e requer estratégia e comprometimento de toda a equipe, bem como uso dos recursos necessários.

Saiba como organizar uma empresa e entenda a importância disso.

Qual a importância de organizar o provedor?

Assim como toda empresa, um provedor de internet depende de organização para conseguir executar adequadamente todas as suas obrigações, proporcionar serviços de qualidade aos clientes e obter o crescimento almejado no mercado.

Além disso, registrar dados com organização, centralização e agilidade compõe uma estrutura operacional bem-planejada e eficiente.

Sendo assim, a organização é fundamental desde a parte técnica até a de comunicação, dados, finanças e demais setores.

Confira também: Como destacar seu provedor de internet local

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Como organizar uma empresa?

Esqueça a caneta e o papel

A primeira coisa a se fazer para saber como organizar os documentos de uma empresa é abandonar a caneta e o papel e implementar a tecnologia em todas as áreas do negócio. Registros importantes guardados em papel é um risco, não é compatível com uma empresa da área de telecomunicações e não é como organizar documentos de uma empresa.

Além disso, as informações devem estar armazenadas de forma centralizada, ou seja, em um único local e seguindo uma padronização para facilitar o acesso.

Garanta segurança para os dados

Os dados armazenados, sejam dados de clientes ou da empresa, devem ficar seguros, para evitar a perda caso ocorra algum problema nos equipamentos. Com isso, a melhor opção é o armazenamento em nuvem.

Tenha um software de gestão

Contar com um software de gestão, feito especialmente para o setor de provedores, é essencial. Com esse tipo de sistema, a gestão pode ser realizada com mais facilidade e agilidade.

Isso porque, com um software, o gestor consegue reunir todos os dados e informações em um único lugar, sem precisar ter programas avulsos, planilhas infinitas e desinformação entre os setores.

Também consegue gerar e emitir relatórios e efetuar cadastros de clientes. Com isso, com um programa para cadastro de clientes provedor de internet se torna possível saber melhor como organizar clientes, sem perder dados importantes e com mais praticidade.

Um sistema desses é importante para saber como organizar o financeiro de uma empresa, pois consegue emitir cobranças, gerir o setor com automatização e muito mais, tudo em poucos cliques e diretamente na tela do computador.

Qual é o organograma de um provedor de internet?

Outro ponto que pode ajudar no processo de organização é estabelecer um organograma adequado para o negócio, pois a empresa precisa ser dividida em áreas, para que a organização seja implementada e se mantenha em dia.

Nesse sentido, cada provedor pode criar os setores que desejar, conforme seu tamanho e as necessidades, mas, em geral, é indicado:

  • Gestão;
  • RH e contabilidade;
  • Financeiro e administrativo;
  • Marketing e comercial;
  • Tecnologia da informação;
  • Infraestrutura;
  • Clientes.

Cada um desses setores é responsável pelas suas funções, enquanto o gestor deve gerenciar todas as pessoas e equipes, buscando manter tudo em um bom fluxo de funcionamento, pensando em metas, ações, investimentos, redução de custos e resolução de problemas.

Sendo assim, para saber como organizar uma empresa, é necessário compreender que não existe uma única dica. É preciso estabelecer as funções de cada setor, modernizar a forma de armazenamento de informações, ter um gestor responsável e usar um programa específico para provedores.

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Confira também: como funciona uma rede de dados

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