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A redução do tempo pessoal e o aumento da competitividade entre as empresas fez surgir um novo perfil consumidor. Hoje em dia, as pessoas não buscam apenas adquirir um produto ou serviço, mas uma experiência única de consumo.

O mercado respondeu a essa mudança de comportamento e passou a oferecer ao consumidor estímulos que mexessem com suas emoções durante o ato da compra. Assim, surgiram as estratégias de Customer Experience (CX), conhecidas aqui no Brasil como experiência do cliente.

Nesse cenário, é preciso aderir a táticas de CX, para manter a empresa competitiva no mercado. Uma das formas de oferecer uma melhor experiência ao consumidor é disponibilizando chatbots de atendimento.

Continue a leitura para saber mais sobre como os chatbots contribuem para a experiência do cliente!

Como os chatbots contribuem para a experiência do cliente?

Confira as principais contribuições dos chatbots para a experiência do cliente:

1. Personalização e humanização

Ao contrário do que você possa pensar, não é porque o atendimento é realizado por uma espécie de robô que será engessado e frio. Muito pelo contrário. Atualmente, os recursos de Inteligência Artificial, como machine learning e processamento de linguagem natural (PLN), evoluíram bastante, permitindo que o chatbot opere sem a intervenção de um agente humano, consiga aprender novos processos por conta própria e interprete e reproduza a linguagem humana.

Ou seja, os chatbots atuais não seguem apenas um passo a passo rígido preestabelecido pelo programador, mas conseguem compreender perguntas escritas ou faladas e consultar seu banco de dados para encontrar a melhor resposta.

Além disso, é possível projetar o bot com um determinado tom de voz, para tornar a experiência de atendimento mais humanizada.

2. Otimização do atendimento

As interfaces de conversação ficam disponíveis ao público 24 horas, sete dias por semana, permitindo que o potencial ou atual cliente entre em contato com a empresa no horário e dia que desejar.

Vale destacar, ainda, que o tempo de processamento de uma pergunta e a busca pela resposta no banco de dados ocorre de forma praticamente instantânea, agilizando o atendimento. 

Outro ponto que contribui com essa otimização é que um único chatbot atende inúmeras pessoas simultaneamente. Assim, o potencial ou atual cliente não precisa aguardar em uma fila de espera para ser atendido.

3. Fornecimento de dados

Além de efetuar o atendimento, o bot coleta uma série de informações do usuário que pode contribuir com a formulação de novos insights para melhorar ainda mais a experiência do cliente em outras etapas da jornada de compra.

Como a MikWeb pode ajudar?

A MikWeb é especializada em proporcionar mais facilidade, agilidade e rapidez no gerenciamento de provedores de internet e automatização de processos. Então, se você está em busca de um chatbot para melhorar a experiência do cliente, conte com a MikWeb.

Nosso portfólio de soluções inclui o módulo de atendimento por chatbot, que gerencia conversas, pode ser integrado a diferentes canais de atendimento, efetua cobranças de forma automatizada e muito mais!

Para saber mais sobre o chatbot para provedor de internet da MikWeb, entre em contato com um de nossos consultores!

Confira também: Chatbot o que é

A gestão de provedores de internet é um assunto de grande importância e deve ser tratado com muita atenção, pois o gestor tem um papel crucial e que pode determinar o futuro de um provedor.

Por isso, neste artigo abordamos as principais informações sobre gestão de provedores, desde dicas para estruturar a gestão até características que são fundamentais para esse tipo de profissional e as principais atribuições do cargo. Acompanhe!

Qual é a função do gestor em um provedor?

Antes de saber o que é preciso para gerir um provedor, é essencial ter a compreensão do papel que esse profissional exerce. Nesse sentido, o gestor de provedor é a pessoa responsável por coordenar e administrar as atividades da empresa tanto em relação ao lado operacional quanto ao lado técnico do negócio.

É o gestor quem coleta informações e faz levantamentos para verificar o desempenho da empresa, bem como mede resultados e acompanha os dados para conseguir perceber os problemas existentes, por menores que sejam, e tomar as decisões para solucioná-los.

Para exemplificar, é função do gestor verificar o índice de crescimento do provedor, as métricas evolutivas em relação aos contratos ativos, bem como analisar as taxas de cancelamento e retenção de clientes.

Esse profissional também tem função na parte financeira, pois ele deve estar por dentro das motivações de inadimplência dos clientes e ter dados contábeis para estabelecer metas e estratégias para o crescimento da empresa.

O que é preciso para fazer a gestão de provedores de internet?

Além de saber das atribuições, um gestor precisa ter algumas características para ter um bom desempenho:

  • Autoconfiança: a confiança na própria capacidade é crucial, o que se baseia na construção de conhecimentos para serem aplicados e resultarem nas melhores escolhas;
  • Proatividade: é indispensável que o gestor sempre antecipe quaisquer problemas que venham a ocorrer para atuar na busca de soluções mais eficazes;
  • Eficiência na comunicação: uma comunicação transparente e eficiente é a base do relacionamento com os funcionários, e todo líder deve a ter para auxiliar a equipe nas operações internas;
  • Retenção de talentos: o gestor precisa reter talentos que sejam importantes para o provedor. Para isso, oferecer treinamentos e desenvolver os profissionais é essencial, bem como promover um bom ambiente de trabalho.

4 dicas objetivas para estruturar a gestão de um provedor de internet

Confira abaixo algumas dicas que podem ser importantes no processo de gestão de um provedor de internet.

1. Investimento na gestão de pessoas

A primeira dica é investir na gestão de pessoas, promovendo capacitação, treinamentos e a criação de uma gestão que não seja distante dos colaboradores. Ainda, além do salário, é importante oferecer benefícios para engajar e motivar os profissionais da equipe.

2. Criação de cultura inovadora

Ter uma cultura de inovação na empresa é fundamental na estruturação da gestão de provedores de internet, pois ela vai criar um ambiente em que os funcionários estejam sempre em evolução e busca por conhecimento, novas tecnologias e soluções diferenciadas para posicionar o provedor no topo do mercado.

3. Acompanhamento do desempenho

Mais uma dica é acompanhar o desempenho da empresa por meio de indicadores. Esses indicadores podem ser em relação ao cumprimento de metas e prazos, satisfação, entrega, qualidade e muitos outros.

Com isso, a gestão consegue ter mais controle acerca da qualidade do serviço prestado e do nível de satisfação dos clientes, duas coisas fundamentais que o gestor deve sempre acompanhar.

4. Contar com programa para gerenciamento

Ter um programa para gerenciamento de provedor de internet também é indispensável na estruturação da gestão, pois um software especializado consegue fornecer recursos essenciais, como relatórios, análise financeira e outros indicadores que ajudam na tomada de decisões.

Dessa maneira, a gestão de provedores de internet não é algo simples. É um cargo que exige preparo, conhecimento e muita disposição para que a empresa seja direcionada para o caminho certo e possa obter os melhores resultados possíveis.

Confira o programa para gerenciamento de provedor que a MikWeb oferece e melhore a gestão da sua empresa. Navegue pelo site!

Confira também:  Riscos de utilizar WhatsApp Web no provedor

Os chatbots são softwares de comunicação utilizados comumente no atendimento ao cliente, vendas em e-commerces, interações em redes sociais e suporte pós-venda. Eles podem ser desenvolvidos tanto por meio de comandos pré-programados quanto por Inteligência Artificial.

Nesse último caso, é possível utilizar tecnologias, como machine learning (aprendizagem de máquina) e processamento de linguagem natural (PLN) para que o bot seja capaz de aprender com suas experiências e interpretar o que os agentes humanos falam ou digitam, mesmo que o conteúdo contenha vícios de linguagem, gírias e erros de digitação.

Essas interfaces conversacionais podem ser integradas a diferentes canais de comunicação e utilizadas em estratégias de experiência da marca, resultando em uma verdadeira revolução na área. Acompanhe o artigo e descubra como isso é possível!

O que é experiência da marca?

Também conhecida como brand experience, a experiência de marca é um conjunto de estratégias que visam aumentar a interação entre a empresa e o público-alvo ao longo de toda a jornada de compra.

Há quem confunda a experiência de marca com o conceito de experiência do cliente, também chamado de Customer Experience (CX). Mas vale lembrar que, enquanto a experiência de marca foca em estreitar a relação com o mercado-alvo, o CX consiste no conjunto de respostas afetivas, cognitivas, comportamentais e sensoriais do consumidor durante a jornada de compra.

Benefícios dos chatbots que revolucionam a experiência da marca

As interfaces de conversação são capazes de revolucionar a experiência de marca porque oferecem:

Atendimento personalizado

Por mais que o consumidor passe a ser atendido por um programa de computador, isso não significa que a interação será robotizada. Como dito, os recursos de Inteligência Artificial permitem que o chatbot ofereça um atendimento completamente personalizado e humanizado tanto por canais de voz quanto de texto. 

Para isso, além de empregar machine learning e PLN, é preciso que a equipe de desenvolvimento do bot compreenda a brand persona da marca e seu público-alvo para definir o melhor tom de voz.

Informações sobre o perfil do cliente

Além de atuar no atendimento ao cliente, os bots são capazes de coletar dados dos usuários, sempre seguindo as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Além de coletá-los, a própria interface solicita informações durante o atendimento e, para alguns usuários, essa abordagem de coleta tende a ser mais agradável do que uma mensagem exibida logo que se acessa uma página, impedindo que o usuário navegue livremente sem antes configurar os cookies.

Qualificação e nutrição de leads

A coleta de dados permite que a empresa conheça melhor o perfil do seu cliente e em qual etapa do funil de vendas ele se encontra. Assim, é possível identificar qual tipo de conteúdo oferecer e em que momento enviá-lo, a fim de que o lead avance no funil de vendas.

Atendimento otimizado

Com uma única interface de conversação, é possível atender inúmeros clientes ao mesmo tempo. Além disso, os chatbots ficam disponíveis 24h por dia, sete dias por semana, contribuindo para aumentar a interação entre a empresa e o público-alvo, uma vez que o consumidor pode entrar em contato com a marca no momento que for mais conveniente a ele.

Conheça a MikWeb

A MikWeb atua há mais de uma década no mercado oferecendo recursos para gerenciamento de provedores de internet e otimização de processos – como o módulo de atendimento.

A solução atua por meio de chatbot com Inteligência Artificial que permite o envio de cobranças, link de boleto, Pix copia e cola e muito mais! Tudo de forma completamente automatizada. Acesse nosso site e descubra como o módulo de atendimento facilita o gerenciamento do seu provedor.

Confira também: Chatbot o que é

Gerenciar as finanças de uma empresa é algo desafiador. No caso dos provedores de internet, um dos pontos de maior desafio é a inadimplência. Como lidar com os clientes inadimplentes e não deixar que isso prejudique os negócios?

Siga até o final e descubra os perigos que esse tipo de situação pode representar ao provedor, bem como saiba como lidar e como reduzir a inadimplência da sua empresa.

Que perigos os clientes inadimplentes representam ao provedor?

Os clientes inadimplentes representam perigos a todos os tipos de empresas, principalmente para provedores de internet que trabalham com serviços recorrentes.

Dentre os principais perigos dos atrasos nos pagamentos está a impossibilidade de arcar com os pagamentos dos próprios fornecedores do provedor, despesas de manutenção e de cuidados com a infraestrutura. Quanto maior for o índice de inadimplência, maior é o risco.

Além disso, outro risco é o de desestabilizar os planejamentos de investimentos em melhorias e expansão, o que também prejudica o crescimento do negócio.

Por isso, saber como lidar com a inadimplência e como mantê-la no mínimo possível é de extrema importância. Confira.

Como lidar com a inadimplência

Clientes inadimplentes é um desafio comum para provedores de internet, além de ser um mercado competitivo, manter o caixa positivo é essencial para a sobrevivência do negócio.

Confira abaixo algumas dicas eficazes para enfrentar a inadimplência e manter seu provedor saudável financeiramente.

Faça um acompanhamento diário dos números

Uma das principais atitudes que o gestor do provedor deve ter para lidar com a inadimplência é acompanhar os números diariamente, para  ficar ciente da quantidade de clientes com débitos.

Além disso, com um acompanhamento, o provedor consegue identificar padrões e tendências, por exemplo, se a inadimplência é oriunda de um determinado serviço ou categoria ou se tem relação com a data de vencimento. Assim, fica mais fácil gerenciar o problema.

Crie uma régua de cobrança

Outro ponto importante é ter uma régua de cobrança, em que devem estar definidos os períodos para lembrar os clientes dos vencimentos dos boletos e prazos para fazer cobranças já dentro da inadimplência. Com isso, o provedor evita o risco de sair do controle.

Disponibilize um canal de atendimento eficiente

Disponibilizar uma área do cliente ou um canal de atendimento que facilite o atendimento, é fundamental. Com um sistema para provedor, é possível contar com o apoio de chatbots, que enviam cobranças e 2ª via de boleto para os clientes, sem que precisem solicitar a um atendente.

Com isso, o atendimento é muito mais rápido e eficiente, garantindo que a experiência no atendimento seja mais positiva ao cliente, algo essencial para reduzir a inadimplência, que, muitas vezes, tem relação com experiências negativas que os clientes enfrentaram na empresa, seja com o atendimento ou com o próprio serviço.

Conheça o novo Módulo de Automações e facilite a gestão do seu provedor de internet!

Tente reduzir a inadimplência

Também são essenciais algumas ações mais direcionadas para gerenciar os clientes inadimplentes:

Bloqueio do sinal

O bloqueio do sinal é muito eficiente e pode ser feito com praticidade com o uso de sistemas especializados para provedores. Basta definir um prazo para que a ação seja feita.

Negociação

A negociação é fundamental, pois possibilita o diálogo e oferece a chance de o cliente se tornar adimplente, seja realizando um parcelamento do débito ou até oferecendo desconto nos juros e nas multas.

Entenda o motivo

Entendendo o motivo da inadimplência, o provedor consegue criar estratégias mais definidas para cada tipo de inadimplência. Conforme o motivo, a tática deve ser diferente.

Se o motivo for esquecimento ou perda de boleto, o canal de atendimento com chatbots resolve imediatamente; se for relacionado a problemas financeiros, uma boa dica é oferecer a troca de plano para um mais básico e abrir condições de negociação. 

Já se o problema for a qualidade do serviço ou do atendimento, buscar soluções efetivas é a saída, indispensável para evitar novos inadimplentes.

Portanto, é preciso ter a compreensão de que clientes inadimplentes sempre vão existir. Porém, deve haver uma gestão adequada desse problema, para não sair de controle e acabe representando um grande risco ao funcionamento da empresa.

Conheça o sistema para provedor da MikWeb aqui no site e saiba como pode auxiliar sua empresa.

Confira também: administrar e gerenciar um provedor

A grande novidade do setor da rede sem fio é o wi-fi 6, que propiciou avanços em comparação com a versão anterior da mesma tecnologia, e promete proporcionar muitos benefícios.

Para conhecer mais sobre o wi-fi 6, entender melhor o que é e qual sua importância, confira as informações que preparamos para você!

Wi-fi 6: o que é?

Wi-fi 6 é a sexta geração das redes sem fio, chamada também de 802.11ax. Essa geração tem até 6 vezes mais agilidade do que o padrão 802.11ac, que era o anterior.

O feito é da Wi-Fi Alliance, a organização que desenvolve e regulamenta todos os padrões de redes sem fio, e o anúncio da certificação desse novo padrão aconteceu no mês de setembro de 2019.

Para ser utilizada, é preciso que os equipamentos tenham compatibilidade com o novo padrão, e o mercado disponibiliza opções de roteadores e outros dispositivos compatíveis.

Qual a importância do wi-fi 6 para as empresas?

Toda vez que as redes sem fio são aperfeiçoadas, como aconteceu, agora, com o wi-fi 6, isso tem impacto positivo especialmente para o setor empresarial, pois prepara o cenário para a criação de novos modelos de negócios.

A tecnologia sem fio deve substituir gradualmente as conexões a cabo, sem prejuízo da qualidade que as empresas necessitam no cotidiano. Inclusive, a wi-fi 6 tem sido essencial para a criação de novas soluções que utilizam Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (AR).

Para um nicho de negócios, o dos provedores de internet e telecomunicações em geral, esse avanço promovido pela sexta geração da rede sem fio representa melhorias significativas nas experiências de transmissões em 4K e 8K, ou seja, em alta definição.

Conheça os benefícios

Os benefícios que o novo padrão de wi-fi oferecem são os mais variados, de velocidade de tráfego à economia de bateria nos dispositivos. Confira.

Maior velocidade de tráfego

A nova geração da rede sem fio proporciona uma transferência de dados com mais rapidez, o que acontece em razão da eficiência da codificação. Antes, com a quinta geração, a capacidade, na prática, era de aproximadamente 860 Mb/s e, agora, é de 1.200 Mb/s.

Múltiplos aparelhos conectados

Outra vantagem é que mais aparelhos poderão se conectar à mesma rede simultaneamente, com pouca interferência, o que é importante principalmente para ambientes empresariais.

Economia de bateria

O wi-fi 6 utiliza um recurso nomeado Target Wake Time (TWT), que possibilita que notebooks, smartphones e outros tipos de dispositivos conectados à rede tenham maior duração de bateria.

Isso porque o aparelho não receberá sinal constante, sendo que o wi-fi identificará quando os dados devem ser enviados, suspendendo ou ativando o recebimento das informações da rede sem fio.

Dessa maneira, as vantagens de mais essa evolução na rede sem fio são as mais diversas, sendo algo relevante não apenas para os provedores de internet, como para diferentes ramos do mercado e para o consumidor, que terão melhores experiências de uso da rede.

Confira o que a MikWeb tem a oferecer para você, como o sistema para gerenciar provedor de internet, e aproveite.

Confira também: Diferença entre chatbot e assistente virtual | atualização de provisionamento

A segurança de dados é um tema indispensável para diversos tipos de negócios, inclusive, para os provedores de internet, que possibilitam o tráfego de dados para os usuários e que necessitam coletar e armazenar diversas informações de cadastros.

Sendo assim, compreender esse assunto é crucial ao trabalho de criar ações efetivas que atinjam um nível satisfatório de proteção.

Confira o porquê de o tema ser tão relevante para os provedores de internet e fique bem-informado!

Segurança de dados

Atualmente, assuntos que tratam sobre a segurança de dados são prioridades, o que não acontecia duas décadas atrás, pois não existiam os cibercrimes que existem hoje.

Nesse sentido, diversos tipos de brechas em câmeras IP, roteadores e outros equipamentos ou softwares podem colocar em risco clientes e provedores de internet.

Além disso, apesar de ser mais fácil detectar eventuais tentativas de captação de dados na fibra óptica, em razão da ocorrência de desvio considerável da qualidade de luz criada no interior do cabeamento, o spyware e spam devem ter atenção redobrada.

Viu como esse é um assunto importante? Entenda mais!

Dicas sobre cabeamento de internet

Por que a segurança de dados é importante para provedores de internet?

A estimativa dos prejuízos que o cibercrime causou em 2020 é de 1 trilhão de dólares, subindo para 6 trilhões de dólares em 2021, conforme a União Internacional das Telecomunicações (UIT).

Sendo assim, a  insegurança de dados pode resultar em graves perdas financeiras, mas não apenas. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), problemas com a falta de segurança de dados podem acarretar conflitos judiciais.

Ainda, vazamentos, perda de dados ou ataques têm grande capacidade de prejudicar a imagem das empresas, resultando na perda de clientes e para os ativos do negócio.

Para exemplificar melhor a importância de garantir a segurança dos dados, apenas nos primeiros 3 meses do ano de 2021, houve mais de 3,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil, incluindo as redes de provedores de internet, representando o dobro do número em comparação a 2020 no mesmo período.

Saiba mais sobre LGPD para provedores de internet

LGPD e provedores de internet

Os provedores de internet têm a função principal de mediar a conexão de internet para os dispositivos dos clientes. No entanto, durante esse processo, inevitavelmente alguns dados precisam ser acessados, incluindo os endereços eletrônicos abertos pelo cliente.

Além disso, para que o provedor possa atender aos clientes, necessita coletar e armazenar dados pessoais.

Sendo assim, os provedores devem corresponder com a LGPD, para evitar qualquer tipo de problema judicial.

Algumas questões são exigidas por lei e devem ser respeitadas:

  • Necessidade de autorização do usuário para a coleta e o compartilhamento de dados pessoais;
  • Informação sobre a finalidade do uso dos dados;
  • Possibilidade de o titular revogar o consentimento a qualquer momento.

A lei traz muitas outras proteções e direitos que os titulares dos dados têm, de modo que os provedores devem definir uma política de privacidade que aborde todas os aspectos necessários para a prestação dos seus serviços.

Inclusive, não basta apenas estabelecer uma política de privacidade que respeite a LGPD: é necessário implementar ações práticas para efetivar a segurança de dados.

Portanto, o tema da segurança de dados é de extrema importância para os provedores de internet, sendo algo que precisa ser analisado minuciosamente e trabalhado, para evitar prejuízos.

Saiba como funciona o sistema para provedor de internet da MikWeb aqui no site!

Confira também: Mensalidade provedor de internet | link de internet para provedor

Entender a diferença entre chatbot e assistente virtual é importante para saber qual escolher, especialmente porque ambos podem ter funcionalidades bem parecidas e, muitas vezes, serem confundidos como sinônimos.

Assim, você vai compreender o significado de cada uma dessas duas tecnologias e visualizar as principais diferenças entre para encontrar a melhor opção para seu provedor!

Entenda a diferença entre chatbot e assistente virtual

Chatbot

O chatbot é uma tecnologia que pode ser entendida como um robô virtual que atua com conversação via texto. Com isso, é muito usado no atendimento ao cliente em muitas empresas, incluindo os provedores de internet, para otimizar o atendimento, torná-lo mais rápido e eficiente e evitar que demandas repetitivas e comuns tenham de ser resolvidas por atendentes humanos.

Inclusive, esse tipo de tecnologia é encontrado em programas de gestão especializada para provedores, sendo algo fundamental para o desenvolvimento do negócio.

Até pouco tempo atrás, o chatbot era considerado mais primitivo, em comparação com o assistente virtual, pois atuava apenas com termos pré-configurados, o que limitava e, de certa forma, engessava a comunicação. Se o usuário não executasse o comando exatamente como o sistema estava configurado, o atendimento era prejudicado.

Porém, atualmente existem chatbots com tecnologia muito avançada e equipados com inteligência artificial e machine learning. Essas são outras duas tecnologias que servem como uma espécie de aprimoramento para que os chatbots conversem com os clientes de uma forma mais humanizada e possam aprender a cada atendimento.

Sendo assim, uma significativa diferença entre chatbot e assistente virtual era justamente essa discrepância de capacidade, o que hoje já não existe mais, pois os robôs virtuais também têm um nível elevado de desenvolvimento.

Assistente virtual

Por sua vez, o assistente virtual também tem a função de receber um comando e apresentar uma resposta ao usuário.

Nesse sentido, muitas vezes, é definido como uma versão mais aprimorada de um chatbot, porém, como já mencionamos, hoje em dia, essas duas tecnologias se assemelham muito, em virtude da inteligência artificial e do machine learning que os robôs virtuais já empregam.

No entanto, uma discrepância entre chatbot e assistente virtual que ainda existe é que o primeiro se atém à comunicação via texto, enquanto o segundo também pode responder a comandos de voz e usando a linguagem falada.

Além disso, o assistente virtual consegue se vincular a outros sistemas e aplicativos, permitindo que controlem, por exemplo, a iluminação de uma residência e aplicativos de música, quando conectados ao mesmo wi-fi.

Ainda, consegue atuar em outros tipos de aparelhos, como em televisões e alto-falantes, ao invés de ficarem restritos a um smartphone ou computador.

É preferível um chatbot ou um assistente virtual para meu provedor?

Após entender e saber as principais diferenças entre chatbot e assistente virtual, é o momento de compreender qual é mais vantajoso ao provedor. Para tanto, a resposta precisa passar pela verificação da necessidade de cada empresa.

Dentre as necessidades, está a falta de efetivo humano para cobrir toda a demanda de atendimento ao cliente: envio de segunda via de boleto e de cobranças automaticamente, liberação de sinal em confiança e envio de linha digitável do boleto e outras operações de grande volume que não necessitam de um atendente para resolver.

De modo geral, portanto, uma excelente opção é escolher um chatbot avançado, ou seja, que tenha outras tecnologias acopladas, como machine learning e inteligência artificial, pois assim não perdem em nada para os assistentes virtuais.

Com esse combo tecnológico, o chatbot consegue atender às demandas de atendimento ao cliente de provedores de uma forma completa, com automação e muita agilidade.

Dessa forma, a dica é analisar as opções de chatbots existentes e encontrar aquele que mais se aproxima das necessidades da rotina de um provedor de internet, para que boa parte das operações possa ser automatizada e tirada do radar operacional dos atendentes humanos.

Confira no nosso site todos os recursos que o chatbot do programa para provedor da MikWeb oferece e experimente grátis hoje mesmo!

Confira também: Para que serve a fibra óptica

Para ter um provedor de internet competitivo e que entregue um bom serviço para o cliente, a saúde financeira é fundamental. Assim como outras empresas, um provedor está sujeito à inadimplência, oscilações da economia, sazonalidade, concorrência e tudo mais que envolve o mercado.

Por isso, uma gestão financeira bem-estruturada faz toda diferença no desenvolvimento do provedor e nos resultados que espera obter.

Por isso, daremos 5 dicas de gestão para aplicar nas finanças do seu provedor de internet, para você conseguir melhorar esse setor tão essencial para o sucesso do negócio!

Por que a gestão financeira é importante?

Antes de conhecer as dicas, é fundamental entender a importância desse tipo de gestão, afinal, é indispensável, para que a empresa se mantenha em funcionamento.

Nesse sentido, cada operação que o provedor realiza depende da existência de recursos financeiros: desde a compra de materiais e a manutenção da infraestrutura até o pagamento de salários, tudo reflete diretamente no serviço entregue ao cliente. Além disso, para enfrentar variações típicas do mercado, o gerenciamento econômico também é indispensável.

Sendo assim, a gestão das finanças permite que haja um planejamento e uma organização para que todas as obrigações sejam cumpridas e o cliente receba um serviço de qualidade e eficiente, possibilitando o crescimento do negócio.

5 dicas para a gestão financeira de um provedor

Compreendendo a importância, é o momento de conhecer algumas das principais dicas para ter uma boa gestão financeira no provedor de internet.

1.Tenha um sistema especializado de gestão

Ter um sistema de gestão especializado para provedores, que tenha soluções financeiras, como recursos de cobranças e automação, facilita a organização e o controle das finanças, principalmente com emissão de relatórios, para tomar as melhores decisões.

2. Separe despesas e receitas não recorrentes e recorrentes

O tipo de serviço ofertado por um provedor é recorrente, uma vez que, todos os meses, o consumidor faz seu pagamento. Isso é algo muito positivo para a gestão financeira, pois permite um planejamento maior.

É fundamental separar as receitas recorrentes daquelas não recorrentes, pois assim o gestor tem mais segurança ao se comprometer com as despesas, podendo ter um planejamento mais preciso utilizando parte da receita recorrente para o pagamento das despesas, diminuindo o risco das operações financeiras.

3. Monitore o fluxo de caixa

Ter o controle do fluxo de caixa é essencial para qualquer negócio, incluindo um provedor. Isso é muito importante, principalmente para monitorar a realidade financeira da empresa.

Somente acompanhando as despesas e receitas o provedor não tem real dimensão das finanças, pois, no caso de haver inadimplência e uma fatura atrasada ser contabilizada como receita, por exemplo, esta não entrará, de fato, no caixa.

Isso não pode passar despercebido. O monitoramento do fluxo de caixa permite que o gestor tenha uma organização financeira melhor.

4. Projete resultados

A próxima dica é projetar os resultados do provedor para criar um planejamento de orçamento, com projeção de crescimento para os 12 meses seguintes, considerando a taxa mensal sobre a receita dos últimos 12 meses.

Assim, o gestor tem uma ideia aproximada do que espera atingir no prazo estipulado, considerando, é claro, os gastos necessários para atingir o resultado projetado.

5. Tenha um bom planejamento tributário

Cuidar da parte tributária é mais uma dica importante, pois evita o gasto com tributos que não precisam ser recolhidos ou com o excesso de recolhimento. Sendo assim, um profissional contábil é essencial para auxiliar na gestão contábil e financeira para provedores de internet.

Reunindo todas essas dicas, a gestão financeira fica mais fácil de ser feita, tendo maior segurança e planejamento para desenvolver uma gestão organizada e promissora para obter os melhores resultados.

Navegue pelo nosso site e saiba como a MikWeb pode ajudar você com o Sistema de Gerenciamento para Provedores!

Confira também: Dicas para aumentar as vendas do provedor de internet

Com a grande concorrência que os provedores de internet enfrentam e o desafio de aumentar e manter a base de clientes, é importante implementar soluções que auxiliem o crescimento do negócio e façam com que o provedor se destaque no mercado.

Para isso, hoje, você conhecerá as 5 melhores soluções para conquistar reconhecimento para seu provedor e ter maior desenvolvimento no setor!

5 soluções para provedores de internet

1. Software de gestão para provedores de internet

Os provedores de internet que desejam expandir e querem conquistar outros patamares no mercado, precisam contar com um bom software de gestão.

Esse tipo de sistema tem recursos que possibilitam a automatização de diversos processos que até então seriam feitos manualmente, fazendo com que reste mais tempo para a execução de tarefas que realmente dependem da atenção dos profissionais.

Além disso, com um sistema de gestão é possível:

  • Monitorar clientes;
  • Cadastrar clientes;
  • Gerenciar cadastros;
  • Emitir carnês e boletos;
  • Emitir NFs;
  • Enviar mensagens automáticas sobre bloqueios ou pendências.

Portanto, com esses e outros recursos que um software de gestão oferece, o provedor consegue trabalhar com maior agilidade, praticidade e eficiência no dia a dia operacional.

2. Fornecimento de SVA

Outro ponto importante para os provedores que desejam expandir é investir em Serviços de Valor Adicionado (SVAs). Essa estratégia oferece benefícios aos clientes, agregando serviços de outras pessoas no serviço principal do provedor, como no caso de oferta de serviços de streaming de vídeo e áudio.

Com isso, o provedor oferece mais vantagens, sendo uma tática para conseguir conquistar e reter o cliente.

3. Marketing digital

O marketing digital também tem papel fundamental para o crescimento do provedor de internet, pois a empresa consegue aumentar a visibilidade e aumentar as conversões.

Isso acontece em razão de inúmeras estratégias que podem ser elaboradas, por exemplo, o fornecimento de conteúdos úteis e relevantes ao consumidor, por meio de blogs e mídias sociais, colocando o provedor em um local de maior relevância no setor, atraindo novos clientes.

4. Serviço de TV digital

Fornecer serviço de TV digital é uma opção para os provedores de internet que desejam ampliar sua competitividade no segmento, pois muitas empresas concorrentes oferecem esse tipo de serviço.

Com isso, o provedor consegue oferecer ainda mais benefícios ao cliente, aumentando a lucratividade, por meio de parcerias com empresas do ramo.

5. Foco no atendimento ao cliente

Por fim, mais uma solução que ajuda muito no crescimento do provedor é focar no atendimento ao cliente. A experiência que o cliente tem quando procura o atendimento deve ser positiva, com resolução rápida e objetiva do problema.

Para tanto é fundamental contar com sistemas que possibilitam maior interação entre a empresa e o cliente, com automação e humanização. Nesse sentido, sistemas que contam com chatbots estão dentre os mais utilizados.

Esses sistemas conseguem atender satisfatoriamente o cliente nas questões mais simples e comuns, com tratamento personalizado, e enviam, para os atendentes humanos, as de maior complexidade.

Além disso, é possível integrar os canais de atendimento que o provedor utiliza, como WhatsApp, Instagram, Facebook e outros, para usar o chatbot em todos e fornecer ainda mais agilidade para o cliente e para o próprio provedor.

Portanto, são muitas as soluções existentes para crescer no mercado de provedores de internet. Uma dica é analisar a atual situação da empresa, para identificar as principais carências e investir primeiramente nas soluções que as atendam.

Conheça o sistema para provedor de internet e outros recursos disponíveis aqui no site da MikWeb!

Confira também: administrar e gerenciar um provedor | como montar um provedor de internet

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