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Quando uma boa estratégia de marketing é aliada a um bom serviço prestado, o provedor de internet tem tudo o que precisa para se destacar no mercado e se expandir.

Porém, para isso, é essencial entender melhor o que é marketing e saber o modelo que é mais adequado para um provedor de internet.

Saiba como fazer marketing digital para provedor de internet e sua importância. Confira dicas e saiba qual contratar!

Qual a importância do marketing para provedores de internet?

Assim como outras áreas de um provedor de internet, como gestão e TI, o marketing é fundamental para o crescimento do negócio. Atualmente, o público passa muito tempo do dia conectado à internet, alcançando 15 horas diárias, conforme pesquisa feita pelo We Are Social e Hootsuite.

Isso significa que o marketing digital é uma das apostas para os provedores investirem nas suas estratégias de marketing; afinal, é feito onde o público passa a maior parte do dia: na internet. 

Divulgar o negócio na internet é fundamental, pois é onde os brasileiros mais pesquisam, antes de contratarem um serviço ou adquirirem um produto. Conforme dados da NZN Intelligence, 88% das pessoas no Brasil fazem pesquisas online antes da compra.

Assim, o marketing digital é um ponto-chave para os provedores de internet, devendo ser prioritário em relação a outros tipos de divulgação.

O que é o marketing digital?

Dentre os tipos de marketing para provedores de internet, o marketing digital fornece informações consistentes e de qualidade para o público-alvo, por meio de ações na internet com:

  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Publicações no blog da empresa;
  • Site.

Em resumo, a estratégia de marketing digital deve produzir conteúdos relevantes para o público, com foco em gerar credibilidade para o provedor de internet e aumentar a confiança na empresa, fazendo com que o provedor seja uma referência no nicho e conquiste clientes.

Como criar uma estratégia de marketing para provedores de internet?

1. Identifique o público-alvo

É preciso saber quem é o público-alvo, pois as estratégias devem ser direcionadas adequadamente, para suprirem as necessidades dos clientes em potencial.

Para isso, uma pesquisa de perfil é essencial, o que pode iniciar com pesquisas aplicadas aos atuais clientes da empresa.

2. Conheça o mercado

O segundo ponto é analisar o mercado, para conhecer as principais empresas do segmento, o que têm como diferenciais, sobre o que falam nas redes sociais, como os clientes as avaliam e os pontos de semelhança e disparidade entre o provedor e seus concorrentes.

A partir dessas respostas, a melhor estratégia pode ser montada, aproveitando os fatores mais relevantes na comunicação. Mesmo o conhecimento de mercado ajuda na definição dos benefícios que o provedor deve oferecer.

3. Estabeleça metas e objetivos

Uma boa estratégia deve ter objetivos e metas bem-definidas. As prioridades devem ser escolhidas dentre os objetivos, pois não há como investir em tudo ao mesmo tempo. Escolher os mais urgentes e adequá-los ao orçamento disponível é essencial.

4. Tenha cuidado

As campanhas de marketing digital não se resumem a algumas publicações nas redes sociais. É preciso ter cuidado com tudo que é postado nas redes ou em outros meios, como no site ou blog da empresa.

Além de arriscar divulgar conteúdos negativos ou que prejudiquem a imagem da empresa, sempre há o perigo de investir em vão, quando a estratégia não está bem-direcionada ao público-alvo e alinhada com os objetivos.

A escolha mais acertada é obter o apoio de uma agência de marketing digital, pois somente com o suporte de especialistas é possível alcançar resultados que o provedor de internet necessita.

5 frases para provedor de internet

Por mais que o apoio de profissionais especializados seja necessário, é indicado que o gestor tenha conhecimentos gerais sobre o assunto, para saber o mínimo acerca do trabalho a ser desenvolvido. Por isso, as dicas anteriores são valiosas.

Além disso, muitas vezes, o próprio gestor, ou proprietário, pode contribuir com algumas ideias que tenham relação com o nicho, para que a equipe de marketing trabalhe de forma mais adequada. Afinal, o especialista no segmento de provedores de internet é o gestor, e não a equipe de marketing.

Assim, conhecer algumas frases para provedor de internet fazer a divulgação do negócio é sempre uma boa dica.

Alguns exemplos, que podem ser utilizados na construção da estratégia de marketing, são:

1. Velocidade e qualidade: tudo o que você precisa para sua conexão ser a melhor! Conte com o “nome do provedor de internet”;

2. Encontre a conexão estável que você procura com o “nome do provedor de internet”;

3. Precisando de uma conexão estável e segura? Na “nome do provedor de internet”, você encontra;

4. Tenha o serviço de internet que você sonha: conte com o “nome do provedor de internet”;

5. Não perca tempo com problemas de conexão! Venha para o “nome do provedor de internet”.

Portanto, o marketing para provedores de internet é fundamental para um provedor, especialmente o marketing digital.

Por meio de estratégias de marketing digital, o provedor consegue atrair clientes e fidelizar os já existentes, sendo uma excelente ferramenta de crescimento, com potencial para destacar o provedor no mercado.

Aqui, no site da MikWeb, conheça nosso sistema para provedor de internet, pois, além de ter um bom marketing, a qualidade do seu trabalho deve ser a melhor!

Confira também: Mensalidade provedor de internet

O momento de iniciar um provedor de internet requer muito planejamento para reunir todos os requisitos para que o negócio seja aberto legalmente e com a estrutura mínima para oferecer um serviço de qualidade.

A escolha do nome é muito importante e não pode ficar para a última hora. Mas como escolher dentre diversos nomes para provedor de internet?

Neste conteúdo, você encontrará algumas ideias de nomes para provedores de internet, dentre eles, nomes criativos, legais e todos relacionados à tecnologia.

Como escolher o nome do provedor de internet?

Dentre as diversas possibilidades de nomes para provedor de internet, a escolha deve se basear em alguns aspectos. Em primeiro lugar, é importante que o nome seja pequeno, para que o público se lembre mais facilmente.

Além disso, outro ponto recomendado é não utilizar o nome pessoal do proprietário ou de um dos sócios, bem como abreviações. Em muitos casos, essa pode ser uma escolha negativa, principalmente se o provedor quiser se tornar um porte maior no futuro. Ainda, em caso de venda ou de saída do sócio, isso pode causar problemas.

Também é indicada a criação de uma lista com palavras-chave que tenham relação com o segmento e utilizar uma combinação dessas palavras ou de sinônimos para a composição de um nome que seja atrativo e facilmente identificado como de uma empresa de provedor de internet.

Veja também: Google ads para provedores

8 dicas de nomes para provedor de internet

Para exemplificar e facilitar o processo de escolha, elencamos algumas dicas com nomes para provedor de internet, que podem servir como inspiração, já que é importante que seja personalizado, para combinar com o negócio e com a proposta criada para a empresa.

Algumas das principais dicas de nomes para provedor de internet são:

1. Cibertech: nome relacionado à tecnologia para estabelecer identificação com o público-alvo;

2. Inova Net: nome que liga o negócio claramente ao nicho de provedores de internet e ainda confere a ideia de inovação, algo importante para empresas do segmento;

3. VeloNet: nome que instiga o público, sugerindo velocidade de internet, algo que sempre é buscado pelo público para garantir a qualidade do serviço contratado;

4. WebNet: nome que une duas palavras-chave fortes do nicho, Web e internet, facilitando a comunicação, para o público nunca esquecer;

5. TeleGo: nome que une o sufixo tele, de telecomunicação, e go, uma palavra em inglês, que passa a ideia de movimento. A combinação traduz bem o serviço que um provedor de internet oferece e é um nome fácil de ser lembrado;

6. FlexNet: nome que une flexibilidade com internet, duas características importantes para um negócio do nicho e que certamente é fácil de ser lembrada pelo público;

7. PremierNet: nome que sugere uma conexão de qualidade e transmite confiança ao público;

8.FibraFlex: une a ideia de flexibilidade, importante no serviço de internet, com fibra que remete à fibra óptica, um cabo muito utilizado por provedores de internet.

Todos os nomes mencionados são apenas inspirações, e já podem ter sido registrados. Assim, o provedor deve conferir se já existem, caso queira utilizar alguma das opções indicadas.

Veja também: internet para empresas

Como saber se o nome já existe?

Além de escolher um nome que seja fácil de lembrar, interessante, atrativo e que não prejudique o negócio, também é crucial se certificar se está disponível. Afinal, não se pode registrar uma empresa com o nome de uma já existente, pois o nicho de provedores é grande e pode se confundir com nomes de empresas de tecnologia.

A primeira atitude a adotar é pesquisar no Google, pois essa ferramenta de pesquisa já conseguirá retornar resultados que podem mostrar se o nome já está em uso ou não.

Depois, a pesquisa deve ser feita no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), para que seja possível conferir nomes de empresas de internet já registradas ou que estão na fase de registro.

Seguindo as orientações e dicas de nomes para provedores de internet, torna-se fácil o processo de seleção e escolha ideal para o seu provedor. Afinal, o nome é algo que pode acompanhar a empresa para sempre e precisa ser estratégico.

Precisando de um sistema para provedor de internet? Continue no site e conheça o sistema MikWeb!

Confira também: administrar e gerenciar um provedor | link de internet para provedor

Em relação a projetos de rede e infraestrutura, saber o que é OLT e para que ela serve é mais do que necessário. Assim, os provedores de internet devem ter conhecimento sobre esse equipamento para fazer as melhores escolhas e garantir desempenhos adequados aos clientes.

Por isso, continue acompanhando este artigo e veja as principais informações sobre as OLTs!

O que é OLT?

Uma OLT é um equipamento essencial nas redes FTTx – redes de fibra que vão até à residência do cliente do provedor de internet, sendo um terminal de linha óptica que serve para concentrar os fluxos de serviços e de dados. A sigla vem do nome em inglês Optical Line Terminal.

Nesse sentido, o papel da OLT é fazer a centralização e a distribuição dos sinais ópticos das redes PON até a unidade do cliente, que pode ser uma Terminal de Rede Óptica (ONT) ou uma Unidade de Rede Óptica (ONU).

Quais são os modelos existentes?

Existem dois modelos com diferentes instalações: OLT Chassi e OLT Pizza-box. O primeiro tem instalação centralizada e permite a inclusão de várias placas, possibilitando que o provedor vá expandindo a quantidade de clientes sem precisar adquirir outro equipamento. Já o segundo modelo, também chamado de Stand Alone, apresenta uma menor quantidade de portas.

Além disso, existe outra classificação que tem relação com a velocidade da transmissão: OLT GPON e OLT EPON. A escolha deve ser feita conforme a velocidade dos planos de internet que o provedor oferece aos clientes, bem como de acordo com o número de clientes atendidos.

Mais adiante, em tópico próprio, vamos ver como escolher o melhor tipo para cada provedor.

Entenda o funcionamento

Além de entender o que é OLT, é importante saber como é o seu funcionamento. A localização desse equipamento costuma ser na própria operadora ou em alguns pontos estratégicos nos casos de haver necessidade de melhorar a transmissão do sinal.

Nesse sentido, a OLT possibilita a entrada de sinais de internet e de TV e faz a distribuição bidirecional por meio da fibra óptica. Depois, o sinal é direcionado até um splitter ou divisor, responsável por dividir a taxa de transmissão e o sinal, garantindo que ele chegue à ONT ou à ONU na residência do cliente.

Como a distância entre o destino e a OLT deve ser entre 10 km e 20 km, um mesmo provedor pode ter várias OLTs que se interligam a um backbone central.

Além disso, uma única OLT pode dividir o sinal várias vezes, podendo atingir o máximo de 64 ou 128, a depender do tipo utilizado.

Qual é o melhor tipo para seu provedor?

A escolha depende de quantos clientes o provedor precisa atender, bem como qual é a velocidade necessária de transferência.

Como visto acima, a OLT Chassi permite o atendimento de vários clientes, de modo que é mais indicada para provedores de grande porte. Já a Pizza-box pode ser suficiente para provedores menores.

Além disso, a escolha entre EPON e GPON segue a mesma lógica. A GPON é mais indicada para provedores maiores, que têm capacidade maior de tráfego de dados e que fornecem alta performance.

Já a EPON consegue atender adequadamente áreas com menor número de clientes e o custo de aplicação é menor, sendo indicado para provedores de menor porte.

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Confira também: Principais termos da internet | backbone o que é

Nenhuma empresa consegue se estabelecer e expandir sem organização. Essa é uma das principais palavras para um negócio. Afinal, é preciso organizar a parte financeira, os recursos humanos, tecnológicos e materiais.

Porém, essa não é uma tarefa fácil e requer estratégia e comprometimento de toda a equipe, bem como uso dos recursos necessários.

Saiba como organizar uma empresa e entenda a importância disso.

Qual a importância de organizar o provedor?

Assim como toda empresa, um provedor de internet depende de organização para conseguir executar adequadamente todas as suas obrigações, proporcionar serviços de qualidade aos clientes e obter o crescimento almejado no mercado.

Além disso, registrar dados com organização, centralização e agilidade compõe uma estrutura operacional bem-planejada e eficiente.

Sendo assim, a organização é fundamental desde a parte técnica até a de comunicação, dados, finanças e demais setores.

Confira também: Como destacar seu provedor de internet local

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Como organizar uma empresa?

Esqueça a caneta e o papel

A primeira coisa a se fazer para saber como organizar os documentos de uma empresa é abandonar a caneta e o papel e implementar a tecnologia em todas as áreas do negócio. Registros importantes guardados em papel é um risco, não é compatível com uma empresa da área de telecomunicações e não é como organizar documentos de uma empresa.

Além disso, as informações devem estar armazenadas de forma centralizada, ou seja, em um único local e seguindo uma padronização para facilitar o acesso.

Garanta segurança para os dados

Os dados armazenados, sejam dados de clientes ou da empresa, devem ficar seguros, para evitar a perda caso ocorra algum problema nos equipamentos. Com isso, a melhor opção é o armazenamento em nuvem.

Tenha um software de gestão

Contar com um software de gestão, feito especialmente para o setor de provedores, é essencial. Com esse tipo de sistema, a gestão pode ser realizada com mais facilidade e agilidade.

Isso porque, com um software, o gestor consegue reunir todos os dados e informações em um único lugar, sem precisar ter programas avulsos, planilhas infinitas e desinformação entre os setores.

Também consegue gerar e emitir relatórios e efetuar cadastros de clientes. Com isso, com um programa para cadastro de clientes provedor de internet se torna possível saber melhor como organizar clientes, sem perder dados importantes e com mais praticidade.

Um sistema desses é importante para saber como organizar o financeiro de uma empresa, pois consegue emitir cobranças, gerir o setor com automatização e muito mais, tudo em poucos cliques e diretamente na tela do computador.

Qual é o organograma de um provedor de internet?

Outro ponto que pode ajudar no processo de organização é estabelecer um organograma adequado para o negócio, pois a empresa precisa ser dividida em áreas, para que a organização seja implementada e se mantenha em dia.

Nesse sentido, cada provedor pode criar os setores que desejar, conforme seu tamanho e as necessidades, mas, em geral, é indicado:

  • Gestão;
  • RH e contabilidade;
  • Financeiro e administrativo;
  • Marketing e comercial;
  • Tecnologia da informação;
  • Infraestrutura;
  • Clientes.

Cada um desses setores é responsável pelas suas funções, enquanto o gestor deve gerenciar todas as pessoas e equipes, buscando manter tudo em um bom fluxo de funcionamento, pensando em metas, ações, investimentos, redução de custos e resolução de problemas.

Sendo assim, para saber como organizar uma empresa, é necessário compreender que não existe uma única dica. É preciso estabelecer as funções de cada setor, modernizar a forma de armazenamento de informações, ter um gestor responsável e usar um programa específico para provedores.

Conheça o nosso sistema para gestão de provedor de internet e saiba como pode ajudar na organização da sua empresa. Confira no site da MikWeb agora mesmo!

Confira também: como funciona uma rede de dados

A redução do tempo pessoal e o aumento da competitividade entre as empresas fez surgir um novo perfil consumidor. Hoje em dia, as pessoas não buscam apenas adquirir um produto ou serviço, mas uma experiência única de consumo.

O mercado respondeu a essa mudança de comportamento e passou a oferecer ao consumidor estímulos que mexessem com suas emoções durante o ato da compra. Assim, surgiram as estratégias de Customer Experience (CX), conhecidas aqui no Brasil como experiência do cliente.

Nesse cenário, é preciso aderir a táticas de CX, para manter a empresa competitiva no mercado. Uma das formas de oferecer uma melhor experiência ao consumidor é disponibilizando chatbots de atendimento.

Continue a leitura para saber mais sobre como os chatbots contribuem para a experiência do cliente!

Como os chatbots contribuem para a experiência do cliente?

Confira as principais contribuições dos chatbots para a experiência do cliente:

1. Personalização e humanização

Ao contrário do que você possa pensar, não é porque o atendimento é realizado por uma espécie de robô que será engessado e frio. Muito pelo contrário. Atualmente, os recursos de Inteligência Artificial, como machine learning e processamento de linguagem natural (PLN), evoluíram bastante, permitindo que o chatbot opere sem a intervenção de um agente humano, consiga aprender novos processos por conta própria e interprete e reproduza a linguagem humana.

Ou seja, os chatbots atuais não seguem apenas um passo a passo rígido preestabelecido pelo programador, mas conseguem compreender perguntas escritas ou faladas e consultar seu banco de dados para encontrar a melhor resposta.

Além disso, é possível projetar o bot com um determinado tom de voz, para tornar a experiência de atendimento mais humanizada.

2. Otimização do atendimento

As interfaces de conversação ficam disponíveis ao público 24 horas, sete dias por semana, permitindo que o potencial ou atual cliente entre em contato com a empresa no horário e dia que desejar.

Vale destacar, ainda, que o tempo de processamento de uma pergunta e a busca pela resposta no banco de dados ocorre de forma praticamente instantânea, agilizando o atendimento. 

Outro ponto que contribui com essa otimização é que um único chatbot atende inúmeras pessoas simultaneamente. Assim, o potencial ou atual cliente não precisa aguardar em uma fila de espera para ser atendido.

3. Fornecimento de dados

Além de efetuar o atendimento, o bot coleta uma série de informações do usuário que pode contribuir com a formulação de novos insights para melhorar ainda mais a experiência do cliente em outras etapas da jornada de compra.

Como a MikWeb pode ajudar?

A MikWeb é especializada em proporcionar mais facilidade, agilidade e rapidez no gerenciamento de provedores de internet e automatização de processos. Então, se você está em busca de um chatbot para melhorar a experiência do cliente, conte com a MikWeb.

Nosso portfólio de soluções inclui o módulo de atendimento por chatbot, que gerencia conversas, pode ser integrado a diferentes canais de atendimento, efetua cobranças de forma automatizada e muito mais!

Para saber mais sobre o chatbot para provedor de internet da MikWeb, entre em contato com um de nossos consultores!

Confira também: Chatbot o que é

A gestão de provedores de internet é um assunto de grande importância e deve ser tratado com muita atenção, pois o gestor tem um papel crucial e que pode determinar o futuro de um provedor.

Por isso, neste artigo abordamos as principais informações sobre gestão de provedores, desde dicas para estruturar a gestão até características que são fundamentais para esse tipo de profissional e as principais atribuições do cargo. Acompanhe!

Qual é a função do gestor em um provedor?

Antes de saber o que é preciso para gerir um provedor, é essencial ter a compreensão do papel que esse profissional exerce. Nesse sentido, o gestor de provedor é a pessoa responsável por coordenar e administrar as atividades da empresa tanto em relação ao lado operacional quanto ao lado técnico do negócio.

É o gestor quem coleta informações e faz levantamentos para verificar o desempenho da empresa, bem como mede resultados e acompanha os dados para conseguir perceber os problemas existentes, por menores que sejam, e tomar as decisões para solucioná-los.

Para exemplificar, é função do gestor verificar o índice de crescimento do provedor, as métricas evolutivas em relação aos contratos ativos, bem como analisar as taxas de cancelamento e retenção de clientes.

Esse profissional também tem função na parte financeira, pois ele deve estar por dentro das motivações de inadimplência dos clientes e ter dados contábeis para estabelecer metas e estratégias para o crescimento da empresa.

O que é preciso para fazer a gestão de provedores de internet?

Além de saber das atribuições, um gestor precisa ter algumas características para ter um bom desempenho:

  • Autoconfiança: a confiança na própria capacidade é crucial, o que se baseia na construção de conhecimentos para serem aplicados e resultarem nas melhores escolhas;
  • Proatividade: é indispensável que o gestor sempre antecipe quaisquer problemas que venham a ocorrer para atuar na busca de soluções mais eficazes;
  • Eficiência na comunicação: uma comunicação transparente e eficiente é a base do relacionamento com os funcionários, e todo líder deve a ter para auxiliar a equipe nas operações internas;
  • Retenção de talentos: o gestor precisa reter talentos que sejam importantes para o provedor. Para isso, oferecer treinamentos e desenvolver os profissionais é essencial, bem como promover um bom ambiente de trabalho.

4 dicas objetivas para estruturar a gestão de um provedor de internet

Confira abaixo algumas dicas que podem ser importantes no processo de gestão de um provedor de internet.

1. Investimento na gestão de pessoas

A primeira dica é investir na gestão de pessoas, promovendo capacitação, treinamentos e a criação de uma gestão que não seja distante dos colaboradores. Ainda, além do salário, é importante oferecer benefícios para engajar e motivar os profissionais da equipe.

2. Criação de cultura inovadora

Ter uma cultura de inovação na empresa é fundamental na estruturação da gestão de provedores de internet, pois ela vai criar um ambiente em que os funcionários estejam sempre em evolução e busca por conhecimento, novas tecnologias e soluções diferenciadas para posicionar o provedor no topo do mercado.

3. Acompanhamento do desempenho

Mais uma dica é acompanhar o desempenho da empresa por meio de indicadores. Esses indicadores podem ser em relação ao cumprimento de metas e prazos, satisfação, entrega, qualidade e muitos outros.

Com isso, a gestão consegue ter mais controle acerca da qualidade do serviço prestado e do nível de satisfação dos clientes, duas coisas fundamentais que o gestor deve sempre acompanhar.

4. Contar com programa para gerenciamento

Ter um programa para gerenciamento de provedor de internet também é indispensável na estruturação da gestão, pois um software especializado consegue fornecer recursos essenciais, como relatórios, análise financeira e outros indicadores que ajudam na tomada de decisões.

Dessa maneira, a gestão de provedores de internet não é algo simples. É um cargo que exige preparo, conhecimento e muita disposição para que a empresa seja direcionada para o caminho certo e possa obter os melhores resultados possíveis.

Confira o programa para gerenciamento de provedor que a MikWeb oferece e melhore a gestão da sua empresa. Navegue pelo site!

Confira também:  Riscos de utilizar WhatsApp Web no provedor

Os chatbots são softwares de comunicação utilizados comumente no atendimento ao cliente, vendas em e-commerces, interações em redes sociais e suporte pós-venda. Eles podem ser desenvolvidos tanto por meio de comandos pré-programados quanto por Inteligência Artificial.

Nesse último caso, é possível utilizar tecnologias, como machine learning (aprendizagem de máquina) e processamento de linguagem natural (PLN) para que o bot seja capaz de aprender com suas experiências e interpretar o que os agentes humanos falam ou digitam, mesmo que o conteúdo contenha vícios de linguagem, gírias e erros de digitação.

Essas interfaces conversacionais podem ser integradas a diferentes canais de comunicação e utilizadas em estratégias de experiência da marca, resultando em uma verdadeira revolução na área. Acompanhe o artigo e descubra como isso é possível!

O que é experiência da marca?

Também conhecida como brand experience, a experiência de marca é um conjunto de estratégias que visam aumentar a interação entre a empresa e o público-alvo ao longo de toda a jornada de compra.

Há quem confunda a experiência de marca com o conceito de experiência do cliente, também chamado de Customer Experience (CX). Mas vale lembrar que, enquanto a experiência de marca foca em estreitar a relação com o mercado-alvo, o CX consiste no conjunto de respostas afetivas, cognitivas, comportamentais e sensoriais do consumidor durante a jornada de compra.

Benefícios dos chatbots que revolucionam a experiência da marca

As interfaces de conversação são capazes de revolucionar a experiência de marca porque oferecem:

Atendimento personalizado

Por mais que o consumidor passe a ser atendido por um programa de computador, isso não significa que a interação será robotizada. Como dito, os recursos de Inteligência Artificial permitem que o chatbot ofereça um atendimento completamente personalizado e humanizado tanto por canais de voz quanto de texto. 

Para isso, além de empregar machine learning e PLN, é preciso que a equipe de desenvolvimento do bot compreenda a brand persona da marca e seu público-alvo para definir o melhor tom de voz.

Informações sobre o perfil do cliente

Além de atuar no atendimento ao cliente, os bots são capazes de coletar dados dos usuários, sempre seguindo as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Além de coletá-los, a própria interface solicita informações durante o atendimento e, para alguns usuários, essa abordagem de coleta tende a ser mais agradável do que uma mensagem exibida logo que se acessa uma página, impedindo que o usuário navegue livremente sem antes configurar os cookies.

Qualificação e nutrição de leads

A coleta de dados permite que a empresa conheça melhor o perfil do seu cliente e em qual etapa do funil de vendas ele se encontra. Assim, é possível identificar qual tipo de conteúdo oferecer e em que momento enviá-lo, a fim de que o lead avance no funil de vendas.

Atendimento otimizado

Com uma única interface de conversação, é possível atender inúmeros clientes ao mesmo tempo. Além disso, os chatbots ficam disponíveis 24h por dia, sete dias por semana, contribuindo para aumentar a interação entre a empresa e o público-alvo, uma vez que o consumidor pode entrar em contato com a marca no momento que for mais conveniente a ele.

Conheça a MikWeb

A MikWeb atua há mais de uma década no mercado oferecendo recursos para gerenciamento de provedores de internet e otimização de processos – como o módulo de atendimento.

A solução atua por meio de chatbot com Inteligência Artificial que permite o envio de cobranças, link de boleto, Pix copia e cola e muito mais! Tudo de forma completamente automatizada. Acesse nosso site e descubra como o módulo de atendimento facilita o gerenciamento do seu provedor.

Confira também: Chatbot o que é

Gerenciar as finanças de uma empresa é algo desafiador. No caso dos provedores de internet, um dos pontos de maior desafio é a inadimplência. Como lidar com os clientes inadimplentes e não deixar que isso prejudique os negócios?

Siga até o final e descubra os perigos que esse tipo de situação pode representar ao provedor, bem como saiba como lidar e como reduzir a inadimplência da sua empresa.

Que perigos os clientes inadimplentes representam ao provedor?

Os clientes inadimplentes representam perigos a todos os tipos de empresas, principalmente para provedores de internet que trabalham com serviços recorrentes.

Dentre os principais perigos dos atrasos nos pagamentos está a impossibilidade de arcar com os pagamentos dos próprios fornecedores do provedor, despesas de manutenção e de cuidados com a infraestrutura. Quanto maior for o índice de inadimplência, maior é o risco.

Além disso, outro risco é o de desestabilizar os planejamentos de investimentos em melhorias e expansão, o que também prejudica o crescimento do negócio.

Por isso, saber como lidar com a inadimplência e como mantê-la no mínimo possível é de extrema importância. Confira.

Como lidar com a inadimplência

Clientes inadimplentes é um desafio comum para provedores de internet, além de ser um mercado competitivo, manter o caixa positivo é essencial para a sobrevivência do negócio.

Confira abaixo algumas dicas eficazes para enfrentar a inadimplência e manter seu provedor saudável financeiramente.

Faça um acompanhamento diário dos números

Uma das principais atitudes que o gestor do provedor deve ter para lidar com a inadimplência é acompanhar os números diariamente, para  ficar ciente da quantidade de clientes com débitos.

Além disso, com um acompanhamento, o provedor consegue identificar padrões e tendências, por exemplo, se a inadimplência é oriunda de um determinado serviço ou categoria ou se tem relação com a data de vencimento. Assim, fica mais fácil gerenciar o problema.

Crie uma régua de cobrança

Outro ponto importante é ter uma régua de cobrança, em que devem estar definidos os períodos para lembrar os clientes dos vencimentos dos boletos e prazos para fazer cobranças já dentro da inadimplência. Com isso, o provedor evita o risco de sair do controle.

Disponibilize um canal de atendimento eficiente

Disponibilizar uma área do cliente ou um canal de atendimento que facilite o atendimento, é fundamental. Com um sistema para provedor, é possível contar com o apoio de chatbots, que enviam cobranças e 2ª via de boleto para os clientes, sem que precisem solicitar a um atendente.

Com isso, o atendimento é muito mais rápido e eficiente, garantindo que a experiência no atendimento seja mais positiva ao cliente, algo essencial para reduzir a inadimplência, que, muitas vezes, tem relação com experiências negativas que os clientes enfrentaram na empresa, seja com o atendimento ou com o próprio serviço.

Conheça o novo Módulo de Automações e facilite a gestão do seu provedor de internet!

Tente reduzir a inadimplência

Também são essenciais algumas ações mais direcionadas para gerenciar os clientes inadimplentes:

Bloqueio do sinal

O bloqueio do sinal é muito eficiente e pode ser feito com praticidade com o uso de sistemas especializados para provedores. Basta definir um prazo para que a ação seja feita.

Negociação

A negociação é fundamental, pois possibilita o diálogo e oferece a chance de o cliente se tornar adimplente, seja realizando um parcelamento do débito ou até oferecendo desconto nos juros e nas multas.

Entenda o motivo

Entendendo o motivo da inadimplência, o provedor consegue criar estratégias mais definidas para cada tipo de inadimplência. Conforme o motivo, a tática deve ser diferente.

Se o motivo for esquecimento ou perda de boleto, o canal de atendimento com chatbots resolve imediatamente; se for relacionado a problemas financeiros, uma boa dica é oferecer a troca de plano para um mais básico e abrir condições de negociação. 

Já se o problema for a qualidade do serviço ou do atendimento, buscar soluções efetivas é a saída, indispensável para evitar novos inadimplentes.

Portanto, é preciso ter a compreensão de que clientes inadimplentes sempre vão existir. Porém, deve haver uma gestão adequada desse problema, para não sair de controle e acabe representando um grande risco ao funcionamento da empresa.

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Confira também: administrar e gerenciar um provedor

A grande novidade do setor da rede sem fio é o wi-fi 6, que propiciou avanços em comparação com a versão anterior da mesma tecnologia, e promete proporcionar muitos benefícios.

Para conhecer mais sobre o wi-fi 6, entender melhor o que é e qual sua importância, confira as informações que preparamos para você!

Wi-fi 6: o que é?

Wi-fi 6 é a sexta geração das redes sem fio, chamada também de 802.11ax. Essa geração tem até 6 vezes mais agilidade do que o padrão 802.11ac, que era o anterior.

O feito é da Wi-Fi Alliance, a organização que desenvolve e regulamenta todos os padrões de redes sem fio, e o anúncio da certificação desse novo padrão aconteceu no mês de setembro de 2019.

Para ser utilizada, é preciso que os equipamentos tenham compatibilidade com o novo padrão, e o mercado disponibiliza opções de roteadores e outros dispositivos compatíveis.

Qual a importância do wi-fi 6 para as empresas?

Toda vez que as redes sem fio são aperfeiçoadas, como aconteceu, agora, com o wi-fi 6, isso tem impacto positivo especialmente para o setor empresarial, pois prepara o cenário para a criação de novos modelos de negócios.

A tecnologia sem fio deve substituir gradualmente as conexões a cabo, sem prejuízo da qualidade que as empresas necessitam no cotidiano. Inclusive, a wi-fi 6 tem sido essencial para a criação de novas soluções que utilizam Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (AR).

Para um nicho de negócios, o dos provedores de internet e telecomunicações em geral, esse avanço promovido pela sexta geração da rede sem fio representa melhorias significativas nas experiências de transmissões em 4K e 8K, ou seja, em alta definição.

Conheça os benefícios

Os benefícios que o novo padrão de wi-fi oferecem são os mais variados, de velocidade de tráfego à economia de bateria nos dispositivos. Confira.

Maior velocidade de tráfego

A nova geração da rede sem fio proporciona uma transferência de dados com mais rapidez, o que acontece em razão da eficiência da codificação. Antes, com a quinta geração, a capacidade, na prática, era de aproximadamente 860 Mb/s e, agora, é de 1.200 Mb/s.

Múltiplos aparelhos conectados

Outra vantagem é que mais aparelhos poderão se conectar à mesma rede simultaneamente, com pouca interferência, o que é importante principalmente para ambientes empresariais.

Economia de bateria

O wi-fi 6 utiliza um recurso nomeado Target Wake Time (TWT), que possibilita que notebooks, smartphones e outros tipos de dispositivos conectados à rede tenham maior duração de bateria.

Isso porque o aparelho não receberá sinal constante, sendo que o wi-fi identificará quando os dados devem ser enviados, suspendendo ou ativando o recebimento das informações da rede sem fio.

Dessa maneira, as vantagens de mais essa evolução na rede sem fio são as mais diversas, sendo algo relevante não apenas para os provedores de internet, como para diferentes ramos do mercado e para o consumidor, que terão melhores experiências de uso da rede.

Confira o que a MikWeb tem a oferecer para você, como o sistema para gerenciar provedor de internet, e aproveite.

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