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A segurança de dados é um tema indispensável para diversos tipos de negócios, inclusive, para os provedores de internet, que possibilitam o tráfego de dados para os usuários e que necessitam coletar e armazenar diversas informações de cadastros.

Sendo assim, compreender esse assunto é crucial ao trabalho de criar ações efetivas que atinjam um nível satisfatório de proteção.

Confira o porquê de o tema ser tão relevante para os provedores de internet e fique bem-informado!

Segurança de dados

Atualmente, assuntos que tratam sobre a segurança de dados são prioridades, o que não acontecia duas décadas atrás, pois não existiam os cibercrimes que existem hoje.

Nesse sentido, diversos tipos de brechas em câmeras IP, roteadores e outros equipamentos ou softwares podem colocar em risco clientes e provedores de internet.

Além disso, apesar de ser mais fácil detectar eventuais tentativas de captação de dados na fibra óptica, em razão da ocorrência de desvio considerável da qualidade de luz criada no interior do cabeamento, o spyware e spam devem ter atenção redobrada.

Viu como esse é um assunto importante? Entenda mais!

Dicas sobre cabeamento de internet

Por que a segurança de dados é importante para provedores de internet?

A estimativa dos prejuízos que o cibercrime causou em 2020 é de 1 trilhão de dólares, subindo para 6 trilhões de dólares em 2021, conforme a União Internacional das Telecomunicações (UIT).

Sendo assim, a  insegurança de dados pode resultar em graves perdas financeiras, mas não apenas. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), problemas com a falta de segurança de dados podem acarretar conflitos judiciais.

Ainda, vazamentos, perda de dados ou ataques têm grande capacidade de prejudicar a imagem das empresas, resultando na perda de clientes e para os ativos do negócio.

Para exemplificar melhor a importância de garantir a segurança dos dados, apenas nos primeiros 3 meses do ano de 2021, houve mais de 3,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil, incluindo as redes de provedores de internet, representando o dobro do número em comparação a 2020 no mesmo período.

Saiba mais sobre LGPD para provedores de internet

LGPD e provedores de internet

Os provedores de internet têm a função principal de mediar a conexão de internet para os dispositivos dos clientes. No entanto, durante esse processo, inevitavelmente alguns dados precisam ser acessados, incluindo os endereços eletrônicos abertos pelo cliente.

Além disso, para que o provedor possa atender aos clientes, necessita coletar e armazenar dados pessoais.

Sendo assim, os provedores devem corresponder com a LGPD, para evitar qualquer tipo de problema judicial.

Algumas questões são exigidas por lei e devem ser respeitadas:

  • Necessidade de autorização do usuário para a coleta e o compartilhamento de dados pessoais;
  • Informação sobre a finalidade do uso dos dados;
  • Possibilidade de o titular revogar o consentimento a qualquer momento.

A lei traz muitas outras proteções e direitos que os titulares dos dados têm, de modo que os provedores devem definir uma política de privacidade que aborde todas os aspectos necessários para a prestação dos seus serviços.

Inclusive, não basta apenas estabelecer uma política de privacidade que respeite a LGPD: é necessário implementar ações práticas para efetivar a segurança de dados.

Portanto, o tema da segurança de dados é de extrema importância para os provedores de internet, sendo algo que precisa ser analisado minuciosamente e trabalhado, para evitar prejuízos.

Saiba como funciona o sistema para provedor de internet da MikWeb aqui no site!

Confira também: Mensalidade provedor de internet | link de internet para provedor

Entender a diferença entre chatbot e assistente virtual é importante para saber qual escolher, especialmente porque ambos podem ter funcionalidades bem parecidas e, muitas vezes, serem confundidos como sinônimos.

Assim, você vai compreender o significado de cada uma dessas duas tecnologias e visualizar as principais diferenças entre para encontrar a melhor opção para seu provedor!

Entenda a diferença entre chatbot e assistente virtual

Chatbot

O chatbot é uma tecnologia que pode ser entendida como um robô virtual que atua com conversação via texto. Com isso, é muito usado no atendimento ao cliente em muitas empresas, incluindo os provedores de internet, para otimizar o atendimento, torná-lo mais rápido e eficiente e evitar que demandas repetitivas e comuns tenham de ser resolvidas por atendentes humanos.

Inclusive, esse tipo de tecnologia é encontrado em programas de gestão especializada para provedores, sendo algo fundamental para o desenvolvimento do negócio.

Até pouco tempo atrás, o chatbot era considerado mais primitivo, em comparação com o assistente virtual, pois atuava apenas com termos pré-configurados, o que limitava e, de certa forma, engessava a comunicação. Se o usuário não executasse o comando exatamente como o sistema estava configurado, o atendimento era prejudicado.

Porém, atualmente existem chatbots com tecnologia muito avançada e equipados com inteligência artificial e machine learning. Essas são outras duas tecnologias que servem como uma espécie de aprimoramento para que os chatbots conversem com os clientes de uma forma mais humanizada e possam aprender a cada atendimento.

Sendo assim, uma significativa diferença entre chatbot e assistente virtual era justamente essa discrepância de capacidade, o que hoje já não existe mais, pois os robôs virtuais também têm um nível elevado de desenvolvimento.

Assistente virtual

Por sua vez, o assistente virtual também tem a função de receber um comando e apresentar uma resposta ao usuário.

Nesse sentido, muitas vezes, é definido como uma versão mais aprimorada de um chatbot, porém, como já mencionamos, hoje em dia, essas duas tecnologias se assemelham muito, em virtude da inteligência artificial e do machine learning que os robôs virtuais já empregam.

No entanto, uma discrepância entre chatbot e assistente virtual que ainda existe é que o primeiro se atém à comunicação via texto, enquanto o segundo também pode responder a comandos de voz e usando a linguagem falada.

Além disso, o assistente virtual consegue se vincular a outros sistemas e aplicativos, permitindo que controlem, por exemplo, a iluminação de uma residência e aplicativos de música, quando conectados ao mesmo wi-fi.

Ainda, consegue atuar em outros tipos de aparelhos, como em televisões e alto-falantes, ao invés de ficarem restritos a um smartphone ou computador.

É preferível um chatbot ou um assistente virtual para meu provedor?

Após entender e saber as principais diferenças entre chatbot e assistente virtual, é o momento de compreender qual é mais vantajoso ao provedor. Para tanto, a resposta precisa passar pela verificação da necessidade de cada empresa.

Dentre as necessidades, está a falta de efetivo humano para cobrir toda a demanda de atendimento ao cliente: envio de segunda via de boleto e de cobranças automaticamente, liberação de sinal em confiança e envio de linha digitável do boleto e outras operações de grande volume que não necessitam de um atendente para resolver.

De modo geral, portanto, uma excelente opção é escolher um chatbot avançado, ou seja, que tenha outras tecnologias acopladas, como machine learning e inteligência artificial, pois assim não perdem em nada para os assistentes virtuais.

Com esse combo tecnológico, o chatbot consegue atender às demandas de atendimento ao cliente de provedores de uma forma completa, com automação e muita agilidade.

Dessa forma, a dica é analisar as opções de chatbots existentes e encontrar aquele que mais se aproxima das necessidades da rotina de um provedor de internet, para que boa parte das operações possa ser automatizada e tirada do radar operacional dos atendentes humanos.

Confira no nosso site todos os recursos que o chatbot do programa para provedor da MikWeb oferece e experimente grátis hoje mesmo!

Confira também: Para que serve a fibra óptica

Para ter um provedor de internet competitivo e que entregue um bom serviço para o cliente, a saúde financeira é fundamental. Assim como outras empresas, um provedor está sujeito à inadimplência, oscilações da economia, sazonalidade, concorrência e tudo mais que envolve o mercado.

Por isso, uma gestão financeira bem-estruturada faz toda diferença no desenvolvimento do provedor e nos resultados que espera obter.

Por isso, daremos 5 dicas de gestão para aplicar nas finanças do seu provedor de internet, para você conseguir melhorar esse setor tão essencial para o sucesso do negócio!

Por que a gestão financeira é importante?

Antes de conhecer as dicas, é fundamental entender a importância desse tipo de gestão, afinal, é indispensável, para que a empresa se mantenha em funcionamento.

Nesse sentido, cada operação que o provedor realiza depende da existência de recursos financeiros: desde a compra de materiais e a manutenção da infraestrutura até o pagamento de salários, tudo reflete diretamente no serviço entregue ao cliente. Além disso, para enfrentar variações típicas do mercado, o gerenciamento econômico também é indispensável.

Sendo assim, a gestão das finanças permite que haja um planejamento e uma organização para que todas as obrigações sejam cumpridas e o cliente receba um serviço de qualidade e eficiente, possibilitando o crescimento do negócio.

5 dicas para a gestão financeira de um provedor

Compreendendo a importância, é o momento de conhecer algumas das principais dicas para ter uma boa gestão financeira no provedor de internet.

1.Tenha um sistema especializado de gestão

Ter um sistema de gestão especializado para provedores, que tenha soluções financeiras, como recursos de cobranças e automação, facilita a organização e o controle das finanças, principalmente com emissão de relatórios, para tomar as melhores decisões.

2. Separe despesas e receitas não recorrentes e recorrentes

O tipo de serviço ofertado por um provedor é recorrente, uma vez que, todos os meses, o consumidor faz seu pagamento. Isso é algo muito positivo para a gestão financeira, pois permite um planejamento maior.

É fundamental separar as receitas recorrentes daquelas não recorrentes, pois assim o gestor tem mais segurança ao se comprometer com as despesas, podendo ter um planejamento mais preciso utilizando parte da receita recorrente para o pagamento das despesas, diminuindo o risco das operações financeiras.

3. Monitore o fluxo de caixa

Ter o controle do fluxo de caixa é essencial para qualquer negócio, incluindo um provedor. Isso é muito importante, principalmente para monitorar a realidade financeira da empresa.

Somente acompanhando as despesas e receitas o provedor não tem real dimensão das finanças, pois, no caso de haver inadimplência e uma fatura atrasada ser contabilizada como receita, por exemplo, esta não entrará, de fato, no caixa.

Isso não pode passar despercebido. O monitoramento do fluxo de caixa permite que o gestor tenha uma organização financeira melhor.

4. Projete resultados

A próxima dica é projetar os resultados do provedor para criar um planejamento de orçamento, com projeção de crescimento para os 12 meses seguintes, considerando a taxa mensal sobre a receita dos últimos 12 meses.

Assim, o gestor tem uma ideia aproximada do que espera atingir no prazo estipulado, considerando, é claro, os gastos necessários para atingir o resultado projetado.

5. Tenha um bom planejamento tributário

Cuidar da parte tributária é mais uma dica importante, pois evita o gasto com tributos que não precisam ser recolhidos ou com o excesso de recolhimento. Sendo assim, um profissional contábil é essencial para auxiliar na gestão contábil e financeira para provedores de internet.

Reunindo todas essas dicas, a gestão financeira fica mais fácil de ser feita, tendo maior segurança e planejamento para desenvolver uma gestão organizada e promissora para obter os melhores resultados.

Navegue pelo nosso site e saiba como a MikWeb pode ajudar você com o Sistema de Gerenciamento para Provedores!

Confira também: Dicas para aumentar as vendas do provedor de internet

Com a grande concorrência que os provedores de internet enfrentam e o desafio de aumentar e manter a base de clientes, é importante implementar soluções que auxiliem o crescimento do negócio e façam com que o provedor se destaque no mercado.

Para isso, hoje, você conhecerá as 5 melhores soluções para conquistar reconhecimento para seu provedor e ter maior desenvolvimento no setor!

5 soluções para provedores de internet

1. Software de gestão para provedores de internet

Os provedores de internet que desejam expandir e querem conquistar outros patamares no mercado, precisam contar com um bom software de gestão.

Esse tipo de sistema tem recursos que possibilitam a automatização de diversos processos que até então seriam feitos manualmente, fazendo com que reste mais tempo para a execução de tarefas que realmente dependem da atenção dos profissionais.

Além disso, com um sistema de gestão é possível:

  • Monitorar clientes;
  • Cadastrar clientes;
  • Gerenciar cadastros;
  • Emitir carnês e boletos;
  • Emitir NFs;
  • Enviar mensagens automáticas sobre bloqueios ou pendências.

Portanto, com esses e outros recursos que um software de gestão oferece, o provedor consegue trabalhar com maior agilidade, praticidade e eficiência no dia a dia operacional.

2. Fornecimento de SVA

Outro ponto importante para os provedores que desejam expandir é investir em Serviços de Valor Adicionado (SVAs). Essa estratégia oferece benefícios aos clientes, agregando serviços de outras pessoas no serviço principal do provedor, como no caso de oferta de serviços de streaming de vídeo e áudio.

Com isso, o provedor oferece mais vantagens, sendo uma tática para conseguir conquistar e reter o cliente.

3. Marketing digital

O marketing digital também tem papel fundamental para o crescimento do provedor de internet, pois a empresa consegue aumentar a visibilidade e aumentar as conversões.

Isso acontece em razão de inúmeras estratégias que podem ser elaboradas, por exemplo, o fornecimento de conteúdos úteis e relevantes ao consumidor, por meio de blogs e mídias sociais, colocando o provedor em um local de maior relevância no setor, atraindo novos clientes.

4. Serviço de TV digital

Fornecer serviço de TV digital é uma opção para os provedores de internet que desejam ampliar sua competitividade no segmento, pois muitas empresas concorrentes oferecem esse tipo de serviço.

Com isso, o provedor consegue oferecer ainda mais benefícios ao cliente, aumentando a lucratividade, por meio de parcerias com empresas do ramo.

5. Foco no atendimento ao cliente

Por fim, mais uma solução que ajuda muito no crescimento do provedor é focar no atendimento ao cliente. A experiência que o cliente tem quando procura o atendimento deve ser positiva, com resolução rápida e objetiva do problema.

Para tanto é fundamental contar com sistemas que possibilitam maior interação entre a empresa e o cliente, com automação e humanização. Nesse sentido, sistemas que contam com chatbots estão dentre os mais utilizados.

Esses sistemas conseguem atender satisfatoriamente o cliente nas questões mais simples e comuns, com tratamento personalizado, e enviam, para os atendentes humanos, as de maior complexidade.

Além disso, é possível integrar os canais de atendimento que o provedor utiliza, como WhatsApp, Instagram, Facebook e outros, para usar o chatbot em todos e fornecer ainda mais agilidade para o cliente e para o próprio provedor.

Portanto, são muitas as soluções existentes para crescer no mercado de provedores de internet. Uma dica é analisar a atual situação da empresa, para identificar as principais carências e investir primeiramente nas soluções que as atendam.

Conheça o sistema para provedor de internet e outros recursos disponíveis aqui no site da MikWeb!

Confira também: administrar e gerenciar um provedor | como montar um provedor de internet

Quando os provedores atingem um alto patamar de crescimento e se tornam provedores regionais, é natural que o próximo passo seja a expansão, por meio de aquisições e fusões.

O mesmo pode acontecer quando um provedor de menor porte identifica, nesse tipo de movimentação, a oportunidade de expandir. Porém, em todos os casos, é preciso ter conhecimento sobre o mercado e sobre as peculiaridades de uma fusão ou aquisição.

Entenda o mercado de provedores de internet e confira os principais aspectos que você deve saber sobre o tema!

O atual mercado de provedores de internet

O mercado de provedores de internet está em constante crescimento, com provedores de grande porte adquirindo os menores, parcial ou totalmente, por meio de fundos de investimento.

Existe a tendência de que o mercado de telecomunicações se concentre em poucas operações, o que já foi vivenciado em outros países, e também pode acontecer no Brasil.

Com isso, o provedor de internet que deseja integrar esse crescimento deve estar preparado para aproveitar as oportunidades, de modo que precisa entender os assuntos como negociações, questões legais, valores e demais pontos necessários para a realização de uma fusão ou aquisição.

O que os provedores de internet precisam saber antes de uma fusão ou aquisição?

Negociação

Saber o motivo pelo qual a negociação está sendo feita é importante, pois o provedor deve verificar se está iniciando uma negociação porque a empresa está com dificuldades ou se é para diminuir eventuais concorrências ou algum outro motivo.

Isso é fundamental para que a estratégia de negociação seja bem-definida e acertada para todas as partes.

Legalidade

Outro ponto ao qual os provedores de internet devem se atentar para decidir por uma fusão ou aquisição é a legalidade da utilização dos postes. Muitas vezes, o provedor até tem uma carteira significativa de clientes, mas enfrenta problemas com a legalização ou com a precariedade da infraestrutura.

Ter essa consciência pode ajudar no momento de tomar a decisão quando surgir uma oportunidade de vender ou se fundir a outro provedor.

Valor da empresa

Saber o valor que uma empresa tem no mercado é essencial antes de uma aquisição ou fusão. Para isso, é importante fazer um levantamento contábil do provedor, com custos, fluxo de caixa, receitas, perspectivas e projeções de crescimento e investimento, etc. Somente após uma análise completa é que o valor de mercado pode ser definido.

Aspectos legais, contábeis e fiscais

Antes de proceder com uma negociação, a empresa deve estar formalizada e ter uma contabilidade especializada, com as necessárias orientações fiscal e legal. Com isso, o provedor consegue ter mais chances de captar recursos, acessar linhas de crédito e fazer investimentos.

Assim, se chegar o momento de entrar em uma fusão, vender ou adquirir, a empresa poderá decidir com maior autonomia e não precisará contar apenas com investimentos próprios para expandir.

Os desafios a serem enfrentados são muitos, e os provedores devem ter pleno domínio e conhecimento para poderem participar dessa movimentação de fusões e aquisições que está cada vez mais ativa no mercado do setor.

Entre em contato com a MikWeb, conheça o sistema para provedores de internet e as soluções oferecidas e solicite seu orçamento!

Confira também: FTTC e FTTH

A maneira como as pessoas acessam a internet passa por mudanças conforme novas tecnologias surgem, e os equipamentos ficam mais modernizados. O cabo de fibra óptica revolucionou o mercado de provedores de internet, destacando-se por garantir acessos de melhor qualidade e muitos outros benefícios.

Para saber mais sobre esse tipo de cabo, acompanhe o conteúdo que preparamos para você e confira as informações mais relevantes sobre o assunto!

Cabo de fibra óptica: o que é?

O cabo de fibra óptica é o componente que possibilita que dados, voz e vídeo sejam transmitidos na velocidade da luz e com excelente qualidade. Isso é possível pela composição do cabo, que tem filamentos flexíveis feitos de fibras de vidro ou de plástico.

A espessura da fibra costuma ser extremamente fina, com poucos micrômetros de espessura; no entanto, podem atingir diversos quilômetros de comprimento.

Além disso, não existe apenas um tipo de cabo de fibra óptica, e é importante que o provedor identifique qual o melhor modelo para usar.

Quais são os tipos existentes?

Os dois tipos que os provedores de internet podem utilizar são: Cabo Óptico de Uso Geral (COG) e o Low Smoke Zero Halogen (LSZH).

COG

O COG costuma ser indicado para aplicações verticais, como em tubulações que tenham diversos cabos, sem fluxo de ar. Pela ampla função, pode ser usado em diversos tipos de construções, como prédios comerciais e em instalações internas.

LSZH

O modelo LSZH também tem indicação para uso vertical, mas tem uma vantagem diferenciada, que é proporcionar mais segurança e um risco menor de intoxicação, uma vez que, havendo incêndio, tem pouco potencial de gerar fumaça.

Ainda, ambos os tipos podem ser adquiridos na versão metálica, que conduz energia elétrica, ou na versão dielétrica, que não conduz energia. Por isso, a versão dialética é muito usada quando há necessidade de dividir espaço com cabos elétricos em dutos.

Confira também: Tipos de fibra óptica

CTO: o que é?

Com o aumento do uso dos cabos de fibra, surgiu a necessidade de melhores acomodações. Com isso, foi criada Caixa de Terminação Óptica (CTO), destinada a elevar a eficiência das acomodações e fusões desse tipo de cabo, pois as caixas de emenda não estavam mais sendo adequadas.

A CTO é um equipamento que consegue atender entre 8 e 16 assinaturas, com suporte para adaptadores ópticos, e a instalação deve acontecer nos postes onde os cabos são instalados.

Alguns CTOs podem até ser reutilizados e é indicada a compra já com modelos com splitter, pois os vendidos separadamente também necessitam do componente, e o provedor precisará de adquirir o material da mesma forma. 

Quais são as vantagens do cabo de fibra óptica?

Muitas são as vantagens do cabo de fibra óptica. As principais são:

  • Menos espaço ocupado;
  • Sem interferências eletromagnéticas;
  • Qualidade na transmissão dos dados;
  • Economia na instalação;
  • Maior velocidade de conexão.

Os provedores estão optando por cabos de fibra óptica para fornecer os serviços aos clientes, o que eleva o nível de qualidade da conexão à rede. Por isso, é fundamental conhecer as características, vantagens e tipos dos cabos de fibra para se manter atualizado e bem-informado, assim como comprar CTO, fibra e splitters sempre de qualidade.

Confira o sistema para provedor de internet que a MikWeb oferece. Acesse nosso site e conheça!

Confira também: Diferença entre chatbot e assistente virtual

O número de provedores de internet no Brasil está cada vez maior. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), somente em 2022, mais de 7 mil novos provedores foram cadastrados, revelando a crescente demanda desse mercado.

No entanto, é preciso ter planejamento e saber quanto custa montar um provedor de internet, para entrar no setor com maior segurança. Pensando nisso, este conteúdo foi elaborado para você entender as principais exigências para montar um provedor e o que deve ser considerado para se tornar um.

Acompanhe e entenda!

Quanto custa montar um provedor de internet?

Para saber quanto custa montar um provedor de internet, é preciso listar as necessidades que uma empresa desse setor possui. As principais são: infraestrutura e licença.

Infraestrutura

Todo provedor de internet deve dispor de uma infraestrutura adequada para oferecer os serviços aos clientes. Nesse sentido, a estrutura de fibra óptica é uma das mais utilizadas, seguida da estrutura de rádio e telefone.

O custo vai variar de acordo com o tipo de sinal que será ofertado e com o número de clientes atendidos e a distância existente entre eles e a infraestrutura. Afinal, quanto mais distante, maior é a necessidade de investimento para que o sinal chegue ao destino.

Para reduzir os custos com cabos de fibra óptica, uma solução é a locação de uma infraestrutura já pronta de outro provedor, o que é cada vez mais comum de acontecer.

Além disso, diversos equipamentos são necessários e também devem computar no custo, como:

  • Distribuidor Geral Óptico (GDO);
  • Rack;
  • Splitter;
  • Baterias 220A;
  • Caixas de distribuição;
  • Computadores e mobiliários.

Leia mais: Equipamentos de internet necessários para ter um provedor ISP

Licença

Outro ponto fundamental é a obtenção da licença Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), para que o provedor já inicie as atividades de forma legalizada. Essa licença é concedida pela Anatel.

O custo é de aproximadamente R$ 9.000,00, e é uma licença obrigatória apenas para os provedores com mais de 5 mil assinantes. Aqueles que tiverem número de assinantes inferior a esse, podem apenas comunicar sobre a prestação do serviço à Anatel, estando dispensados da licença.

Como ser um provedor de internet?

Além de saber quanto custa montar um provedor de internet, também é importante observar outras questões para entender como ser um provedor de internet de qualidade e com um bom planejamento.

Nesse sentido, é preciso:

Fazer uma análise da região

Analisar a potência comercial da região é o primeiro passo, tanto em relação à demanda do local quanto em questões geográficas, para verificar os fatores que podem interferir na qualidade do serviço. Atentar a questões climáticas é indispensável, principalmente para provedores que pretendem usar ondas de rádio.

Segundo essa análise, a concorrência também deve estar incluída, pois assim é possível descobrir as fragilidades e investir para oferecer maior qualidade aos clientes para suprir as carências do mercado.

Fazer investimento em logística

A parte logística demanda amplo planejamento para que o provedor ofereça serviços de alto nível, conforme as possibilidades, para, desde o início, construir um relacionamento confiável com os clientes.

A qualidade é o carro chefe para conquistar, atrair e fidelizar clientes, e ter a logística adequada ao tipo de serviço proposto é crucial.

Garantir qualidade no atendimento

O setor de atendimento também deve ter uma atenção especial desde o início, o que é mais um ponto essencial a ser considerado para saber como ser um bom provedor de internet. Assim, analise a quantidade necessária de funcionários e a qualificação, bem como tenha investimento em capacitação. Ainda, ter um atendimento humanizado é recomendado.

Confira também: Como destacar seu provedor de internet local

Ter uma gestão de qualidade

A gestão tem papel central, sendo muito indicado o uso de um sistema para provedor de internet para que o gestor tenha tudo aquilo que necessita, exercendo uma gestão otimizada, com automação e plena organização.

Agora que você já sabe quanto custa montar um provedor de internet e as necessidades desse setor, é fundamental realizar uma análise profunda de todos os custos associados à implementação de um provedor, seja ele em fibra óptica, via rádio, satélite ou outras opções disponíveis. 

A tomada de decisões corretas torna-se crucial para o sucesso do empreendimento.

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Confira também: organograma provedor de internet | Fornecedor de internet | site provedor de internet

Conforme a Anatel, existem mais de 11 mil provedores de internet homologados no Brasil. Isso significa que nunca foi tão importante saber como se destacar no mercado para conseguir ser uma referência no setor.

Por isso, acompanhe este artigo e veja 4 dicas importantes para aplicar no seu provedor e conquistar seu lugar de referência!

4 dicas para tornar seu provedor de internet uma referência

Para que seu provedor de internet seja uma referência, é essencial ter dedicação a alguns pontos estratégicos que ajudarão a empresa a obter desenvolvimento e destaque na área, o que abrange desde qualificação da equipe até marketing digital. Portanto, é preciso que você:

1. Invista na equipe

A primeira dica é garantir que a equipe seja treinada e alinhada, a fim de conseguir resolver todos os problemas que surgirem. Para tanto, é preciso investir na equipe, uma vez que isso promove retorno significativo para os assinantes e para a própria gestão da empresa.

Nesse sentido, é fundamental realizar treinamentos em todas as áreas tanto para os profissionais de telecomunicações quanto para os de vendas, visando que eles tenham não apenas os conhecimentos básicos, mas também que possam atuar nos pontos fracos do provedor e que atendam eficientemente os clientes.

2. Invista em qualidade técnica

Outra dica para tornar seu provedor de internet uma referência é investir em qualidade técnica, o que deve estar alinhado às necessidades dos clientes. Para exemplificar: se o perfil do usuário requer velocidade, não é suficiente investir apenas em estabilidade.

Assim, é extremamente importante fazer um estudo da região e dos clientes para conhecer as reclamações e necessidades e focar os investimentos em solucionar as questões técnicas envolvidas.

3. Ofereça SVAs

A terceira dica é oferecer serviços adicionais com o seu produto. Essa estratégia pode separar um provedor do seu concorrente e valorizar mais a empresa aos olhos dos clientes.

Além disso, essa tática auxilia a equipe de vendas, que adquire mais argumentos no momento de fechar negócios com os clientes. Alguns exemplos de serviços que podem ser fornecidos adicionalmente são:

  • Streaming de áudio e vídeo;
  • Serviços de armazenamento;
  • Antivírus.

4. Invista em marketing digital

Por fim, investir em marketing digital é muito importante para obter destaque para seu provedor, pois essa área é essencial na promoção da empresa e na conquista de novos assinantes.

Por meio da criação de conteúdo útil e relevante para o público, é possível estabelecer uma forte presença digital no segmento. Além disso, ferramentas pagas do Google e estratégias para redes sociais podem ajudar significativamente na expansão do provedor.

Sendo assim, as dicas deste artigo podem ajudar seu provedor a estabelecer a marca com ainda mais força no mercado, criando mais chances de se tornar uma referência no setor.

Continue navegando pelo site da MikWeb e veja todos os diferenciais e serviços que oferecemos, como o sistema para provedor de internet. Não perca tempo e solicite seu orçamento!

Confira também: Para que serve a fibra óptica

Serviços recorrentes, como no caso de um provedor de internet, necessitam de um alto nível de adimplência para garantir o bom funcionamento e manter as finanças em dia. Porém, faz parte do trabalho lidar com clientes inadimplentes

Por isso, saber como fazer cobranças, que tipo de comunicação usar e qual é a ferramenta mais indicada são coisas indispensáveis para essa situação.

Para tanto, o uso de um bom sistema de gestão de cobrança em conjunto com o WhatsApp tem se mostrado uma excelente maneira de lidar com a inadimplência – mas você sabe como cobrar um cliente pelo whatsapp? Entenda mais sobre o assunto a seguir!

Qual é a importância de um sistema de gestão de cobrança?

Para um provedor de internet, ter um sistema de gestão de cobranças é algo essencial, principalmente porque é uma área que trabalha com cobranças recorrentes.

Dentro disso, ter maior controle acerca da inadimplência e tomar as providências para efetuar as cobranças são questões que devem fazer parte do cotidiano para que as finanças não saiam do controle.

Por isso, um sistema de gestão é indispensável, pois assim se torna possível manter as cobranças sempre em dia, e há ferramentas que facilitam essa comunicação com o cliente, como, por exemplo, o WhatsApp.

Como cobrar cliente pelo whatsapp

Para saber como cobrar um cliente por WhatsApp, alguns pontos devem ser observados. O primeiro deles é verificar se o número realmente pertence ao cliente. Para isso, um cadastro atualizado é fundamental.

A comunicação deve ser escolhida com cuidado para que seja objetiva, porém de maneira gentil. Dentro disso, é importante desde logo indicar o motivo do contato, o valor da dívida e já oferecer soluções, como proposta de data de pagamento, envio de segunda via de boleto e ofertar a possibilidade de realização de acordo.

Tudo isso fica mais fácil de ser feito por meio de um software de gestão que utilize assistente virtual, pois assim o bot consegue enviar cobranças automáticas para os clientes e até o boleto de pagamento sem que atendentes humanos tenham que despender tempo na tarefa.

Afinal, quanto maior for o número de clientes, menos tempo o provedor tem para atender a todos de forma manual, sendo essencial contar com sistemas tecnológicos que ofereçam automação nesse momento de cobranças.

Conheça o novo Módulo de Automações e facilite a gestão do seu provedor de internet!

Cobrança por SMS

Além do WhatsApp, existem outras maneiras eficientes de realizar cobranças, como no caso de SMS, que é uma maneira bastante direta de comunicação.

A cobrança por SMS é uma ótima opção, sendo algo que também pode ser feito por meio de um software de gestão, inclusive de forma automática, com envio de boleto, data de vencimento e valor da dívida.

Com isso, o provedor pode programar uma régua de cobranças, ou seja, períodos de tolerância após o vencimento para definir o dia em que a cobrança será feita e enviar SMS para todos os clientes automaticamente ou de forma manual.

Dessa forma, o provedor pode adotar mais de uma forma de cobrança, sempre as tendo em mente para saber como cobrar um cliente pelo WhatsApp ou por outros meios. As informações devem ser repassadas com objetividade, clareza e educação, abrindo a possibilidade de diálogo para a negociação da dívida, caso seja essa a vontade do cliente.

Navegue pelo site para ver todos os recursos oferecidos pelo sistema para provedor de internet MikWeb e tenha mais praticidade no seu negócio!

Confira também: API do WhatsApp | cobrança de mensalidade

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