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Já em funcionamento em diversas capitais do Brasil, o 5G abre diversas portas para novos negócios no país e, ao mesmo tempo, promove alguns desafios, obrigando todo gerenciador de provedor de internet a ficar atento ao novo cenário e conhecer melhor o assunto para saber o que o futuro promete.

Neste artigo selecionamos algumas dicas para você aproveitar a tecnologia 5G e aumentar a quantidade de novos clientes, expandir seu provedor de internet e entender quais são os principais desafios e oportunidades para o setor.

Tecnologia 5G

A quinta geração de internet móvel, conhecida como 5G, vem sendo desenvolvida desde 2010, com a intenção de elevar a velocidade do 4G LTE em mais de 10 vezes. Com essa rede móvel, dispositivos inteligentes e smartphones podem se conectar à internet, por meio das altas frequências que conseguem enviar maior quantidade de informação simultaneamente, acelerando a velocidade do acesso.

No Brasil, a tecnologia já está sendo implementada, e é esperado que até o final de setembro de 2022 todas as capitais do país já estejam com o 5G em funcionamento.

Leia também: Previsão de chegada do 5G no Brasil

Oportunidades do 5G para gerenciador de provedor de internet

A chegada da tecnologia 5G representa diversas oportunidades ao gerenciador de provedor de internet. Uma das principais é a possibilidade de expandir a rede por meio de aparelhos sem fio, sem a necessidade de grandes investimentos em cabos.

Além disso, outra boa oportunidade tem relação com a expansão das coberturas do provedor, que poderá estabelecer parcerias com provedores de TI para atender demandas de negócios de diferentes segmentos ou de outras localidades, pois muitos locais com carência de conectividade de qualidade serão atendidos pelo 5G.

Como exemplo, pode ser mencionado o setor do agronegócio que muitas vezes se encontra em áreas remotas.

Nesse sentido, a estimativa do IDC é que o 5G representará a geração de aproximadamente 22,5 bilhões de dólares no Brasil em movimentações de negócios B2B, ou seja, entre empresas, até o ano de 2024.

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Desafios da tecnologia 5G para provedores de internet

Estes são os principais pontos onde os provedores de internet terão que melhorar com a chegada da tecnologia 5G.

Investimento em equipamentos e estrutura

Ao mesmo tempo em que o gerenciador de provedor de internet terá oportunidades, também existem desafios a serem considerados. Um dos principais é a necessidade de investimento na modernização de equipamentos que consigam atender a demanda e suportar a nova tecnologia.

Outro desafio é a necessidade de maior quantidade de antenas e células na estrutura do provedor, já que o 5G usa uma frequência mais alta.

Maior concorrência

Existe também o desafio relacionado à concorrência, pois, atualmente, os provedores de internet têm domínio do mercado, mas, com a chegada do 5G, é possível que as operadoras de telefonia móvel entrem no mercado, principalmente em áreas mais isoladas.

Portanto, um gerenciador de provedor de internet deve se preparar para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios, analisando os riscos, possibilidades de investimento e demais questões que serão fundamentais para atuar, com a chegada do 5G no mercado brasileiro.

Navegue em nosso site e confira os serviços que oferecemos para melhorar o gerenciamento do seu provedor de internet!

Confira também: provisionamento remoto de provedor de internet

Um sistema de gestão para provedor é uma ferramenta que unifica e analisa dados administrativos de empresas, como dados de vendas, estoque, pagamentos de tributos, dentre outros aspectos.

Quando está focado em realizar atendimento de provedores de internet, o sistema ainda consegue:

  • Investigar a qualidade da conexão com clientes;
  • Gerenciar planos;
  • Gerenciar inadimplência;
  • Analisar a rede de fibra ótica;
  • Acompanhar ordens de serviço e respectivos status;
  • Emissão recorrente de boletos;
  • Fazer a autenticação de rede;
  • Unir equipamentos de rádio e fibra ótica;
  • Metrificar e investigar indicadores de performance;
  • Organizar e analisar dados financeiros e operacionais;
  • Oferecer um cluster de autenticação, mantendo as conexões no ar em casos do servidor primário passe por problemas. 

Benefícios de se investir em um sistema de gestão para provedor

O sistema de gestão para provedor pode aperfeiçoar muitas rotinas operacionais, proporcionando:

  • Crescimento de produtividade, melhorando atendimento de qualidade ao cliente;
  • Planejamento e tomada de decisão mais ágil e baseada em dados precisos e de fácil compreensão;
  • Diminuição de gastos e erros operacionais, deixando recursos livres para investimento em infraestrutura melhor e com margem de lucro mais larga;
  • Aumento da competitividade do provedor de internet, conquistando e retendo mais clientes, expandindo mais rapidamente e aumentando a sua rentabilidade. 

Como escolher o melhor sistema de gestão para provedor de internet?

Separamos algumas dicas para que você escolha um melhor sistema de gestão para provedor. 

Continue a leitura e confira! 

  • Analise as funcionalidades;
  • Invista em suporte técnico 24h e de qualidade;
  • Especialização em provedores de internet;
  • Análise dos controles de segurança. 

Descubra 5 boas práticas

Motivos que levam o consumidor a contratar um provedor de internet

Um dos principais pontos percebidos pelo consumidor no momento de eleger o seu fornecedor de internet é a velocidade de rede e estabilidade do sinal. 

Com o avanço da distribuição de conteúdo digital por plataformas de streaming, oferecer uma conexão boa, sem ruídos, é importante para que o serviço não seja cancelado. 

Para uma rede estável, é necessário investir em equipamentos de qualidade e calcular a velocidade da banda larga que está sendo entregue aos clientes. 

A fibra ótica é o melhor meio para transmitir dados com alta capacidade, integrando sistemas, velocidade mais elevada, melhor qualidade de conexão e menor custo de matéria-prima. 

Além disso, o consumidor também analisa a qualidade do atendimento. Empresas de telecomunicações aparecem, regularmente, no topo de reclamações em órgãos de defesa do consumidor, com queixas relacionadas à demora na resolução das questões resolvidas. 

Conheça a MikWeb

Agora que você já sabe o que é um sistema para gerenciar provedor de internet, conheça também os serviços e diferenciais da MikWeb!

Confira também: Dicas para aumentar as vendas do provedor de internet

O mercado de provedores de internet é bastante amplo, o que possibilita que uma empresa inicie pequena e obtenha crescimento constante. Mas, para isso, é preciso estar ciente do tamanho do seu provedor e entender os desafios.

Portanto, descubra como classificar o tamanho do provedor e conheça alguns dos desafios mais importantes de cada etapa para estar preparado e ir em busca de outros patamares!

Qual é o tamanho do provedor de internet?

Saber qual é o tamanho do provedor de internet é importante por diversos motivos, como compreender os desafios, que são diferentes conforme o porte da empresa.

Nesse sentido, é possível saber como superá-los para chegar ao próximo estágio. Então, para identificar o tamanho, o principal índice é o faturamento mensal, que pode ser:

  • Até 30 mil reais (microprovedor);
  • Entre 30 mil e 200 mil reais (pequeno provedor);
  • Entre 200 mil e 600 mil reais (médio provedor);
  • Entre 600 mil e 1 milhão de reais (grande provedor);
  • Acima de 1 milhão de reais (provedor regional).

Em cada um desses níveis, existem características próprias e desafios. Confira!

Problemas com o seu provedor ?

Microprovedor

O começo de tudo é o microprovedor, que tem como principal característica a vontade, pois, muitas vezes, há carência de conhecimento técnico, e a equipe é formada por amigos e familiares.

Atualmente, para iniciar um provedor nesse nível, costuma-se usar alguns switchs em caixas plásticas em postes, com banda de compartilhamento de acessos ADSL, ou até mesmo tecnologia advinda de provedor maior, sendo que o controle da estrutura é manual, com gestão de clientes em planilhas.

Pequeno provedor

No caso do pequeno provedor, nasce a necessidade de montar uma equipe interna e externa para atendimento, com estrutura mais trabalhada, gestão por meio de um sistema para provedores e migração de conexão para link dedicado.

Médio provedor

Na fase do médio provedor, com o maior faturamento anual, é a hora de investir em expansão territorial para outros bairros e cidades. Nesse ponto, é importante contar com uma equipe qualificada e com um gestor financeiro e técnico para haver uma base de conhecimento diferenciada que ajudará na expansão, sempre medindo riscos.

Grande provedor

Na etapa de grande provedor, ele já está instalado em várias cidades, tem reconhecimento de marca, equipe substancial e backbone. Para chegar a esse ponto, já ocorreu investimento em equipamentos, sendo que agora o foco é adquirir outros de maior capacidade e confiança.

Além disso, planejamentos tributário e financeiro são fundamentais, e o dono do provedor deve ficar apenas na parte estratégica, não mais na operacional, com foco em consolidar a marca.

Provedor regional

A escada até chegar ao maior tamanho de provedor é longa. Quando se chega a esse patamar, é comum que a marca já esteja muito bem-consolidada e que não exista um concorrente do mesmo nível na região.

Nesse caso, o ideal é haver uma preparação para fechar parcerias estratégicas, bem como realizar propostas para provedores menores. Também é o momento de estar preparado para ouvir propostas de empresas bem maiores, que atuam em áreas mais abrangentes. Quando isso acontece, é porque o negócio chegou ao sucesso.

Assim, estar atento às peculiaridades e desafios que acontecem dependendo do tamanho do provedor é algo fundamental para sempre caminhar em direção ao crescimento.

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Confira também: O que é link de conectividade

A rede de dados é parte crucial no funcionamento da internet, sendo encontrada em diferentes tipos, como as que estabelecem conexões locais e as que conectam países e continentes.

A seguir, veja como uma rede de dados funciona, entenda melhor o que é e confira seus principais tipos.

O que é rede de dados?

Para que a internet exista, é preciso que ocorra a transmissão de dados entre diversos sistemas de computadores – e essa transmissão só acontece graças a uma rede de dados. Essa rede é uma malha que interliga os sistemas, ou os “nós”, como também podem ser chamados.

Com isso, os computadores conseguem trocar, receber e enviar tráfego de dados, voz e vídeo e construir o ambiente da rede.

Como ocorre a conexão entre as redes de dados?

Existem inúmeras redes de dados, e elas precisam se conectar para estabelecer a comunicação via internet no mundo. Essa conexão acontece a partir de milhões de cabos feitos de fibra óptica que ficam espalhados pelo mundo e que conectam os continentes por meio subaquático, ou seja, pelos oceanos.

Depois dessa conexão pelos cabos, entra a ação dos protocolos e equipamentos que possibilitam a comunicação entre os nós, como:

  • Placas;
  • Roteadores;
  • Portas de comunicação;
  • Modems.

Já os protocolos são tipos de linguagens que os sistemas de computadores usam para estabelecer interconexões e possibilitar que dois nós se conectem na mesma rede de dados.

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Veja os diferentes tipos de rede

Como mencionado, não existe uma única rede de dados, e também não há um único tipo de rede. Assim, entre as principais, estão as redes:

  • WLAN: sem fio local, que é uma rede muito escolhida para ser usada em empresas, locais públicos e residências;
  • WMAN: sem fio metropolitana que atinge dezenas de quilômetros, sendo muito utilizada para conectar locais de uma mesmo origem, como interligar campus universitários ou escritórios pertencentes a uma mesma empresa;
  • LAN: local, sendo uma rede destinada a conectar computadores em um mesmo ambiente físico;
  • MAN: metropolitana, muito comum para interligar redes de computadores em uma mesma cidade, com um alcance de dezenas de quilômetros;
  • WAN: longa distância, sendo um pouco mais abrangente que a MAN, pois pode abarcar computadores em um mesmo país ou continente.
  • PAN: de área pessoal e com maior limitação de distância, sendo exemplos muito interessantes as conexões via UWB e Bluetooth;
  • SAN: de área de armazenamento e se restringe a estabelecer comunicação entre um servidor e alguns computadores;
  • WWAN: sem fio e de longa distância, é uma rede que tem ampla abrangência, conseguindo conectar diferentes partes do mundo. Porém, por ser sem fio, tem mais chances de apresentar ruídos.

Portanto, uma rede de dados faz parte de toda uma estrutura de conexões e sistemas que compõem a internet, e cada um dos seus tipos é indicado para determinadas situações.

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Confira também: provisionamento remoto de provedor de internet

Poder contar com um CRM para provedores que tenha os recursos necessários para a construção de um bom relacionamento com o cliente é fundamental. Porém, há muitas opções no mercado, então saber como escolher também é muito importante.

A seguir, veja algumas dicas valiosas para você escolher o melhor CRM para seu provedor e confira o que não pode faltar em um sistema desse tipo, a fim de que sua empresa tenha tudo o que necessita!

O que é CRM?

O CRM é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente, e a sigla vem da expressão Customer Relationship Management. Portanto, é um sistema que auxilia o provedor a construir a relação com a carteira de clientes desde o momento do contato inicial até o pós-venda.

Esse tipo de sistema é fundamental para provedores de internet, pois permite que uma relação positiva seja desenvolvida, ajudando na fidelização e na captação de clientes, bem como no aumento do faturamento.

Portanto, a escolha do CRM é decisiva e deve ser feita com cuidado e com base em algumas dicas, para que ela seja a melhor possível.

3 dicas para escolher CRM para provedores

A boa escolha de um CRM para provedores é essencial para manter seus clientes satisfeitos e expandir seus negócios. Atualmente são bastantes opções disponíveis no mercado, portanto, separamos abaixo os principais critérios que você deve considerar ao escolher um sistema de CRM para provedores de internet.

1. Confira a possibilidade de integração

Um bom sistema de CRM para provedores tem ferramentas que promovem a integração, uma vez que o provedor não é composto de um único departamento, o que cria a necessidade de que as diferentes áreas da empresa tenham plena e fácil comunicação entre si.

2. Verifique a capacidade de armazenamento de dados

Saber se o CRM tem capacidade de armazenamento de dados é mais um ponto crucial no momento de escolher o melhor sistema. Isso porque o provedor precisa armazenar dados para que, futuramente, possa criar estratégias, traçar perfis e identificar os comportamentos dos clientes.

Além disso, com o armazenamento de dados, o provedor consegue ter informações para basear as tomadas de decisões, conferir a produtividade dos vendedores e acompanhar diversos outros parâmetros que demonstram evolução ou indicam necessidades de melhorias.

3. Veja se o CRM gera relatórios

Outra dica fundamental é verificar se o CRM gera relatórios, pois não basta que ele permita o armazenamento de dados sem que eles possam ser consumidos e visualizados de uma forma organizada e mensurável.

Assim, com relatórios, o provedor tem a possibilidade de fazer análises de todas as ações tomadas em relação aos clientes, sendo algo indispensável.

Dessa maneira, ter em mente a importância que um sistema CRM tem para os provedores de internet é sempre fundamental para que a escolha seja feita conscientemente e para que ela seja baseada em critérios que farão diferença no cotidiano e nos resultados obtidos com os clientes.

Portanto, as dicas que apresentamos podem ser de grande valor para auxiliar na escolha do sistema ideal, tendo em vista que elas tratam de aspectos objetivos e de grande relevância para o negócio.

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Confira também: Como medir NPS para provedores | Melhores provedores de internet

Uma das ferramentas mais usadas pelos provedores de internet é o chatbot, o qual é um diferencial no fornecimento de atendimento de qualidade ao cliente – mas como essa tecnologia funciona e no que ela consiste?

A seguir, confira o que são chatbots, como funcionam e veja como eles são importantes para os provedores de internet.

O que são chatbots?

Chatbot é um software que tem a função de simular a interação humana, sendo muito utilizado no atendimento ao cliente para possibilitar o fornecimento de informações sobre produtos e serviços de uma maneira mais rápida, fácil e prática para o público e para a empresa.

Como um chatbot funciona?

Esse tipo de software é estruturado para compreender as mensagens que o cliente envia, a fim de buscar as melhores soluções de uma forma rápida e simplificada. Além disso, ele pode utilizar Inteligência Artificial, o que permite que o sistema se aperfeiçoe com o tempo e aprenda variações com as interações já feitas para se desenvolver e entregar um atendimento melhor nas próximas vezes. Veja como esse aprendizado acontece:

Machine learning

No funcionamento dos chatbots, está inserido o conceito de machine learning, que foi brevemente introduzido no tópico acima e que consiste na capacidade que o sistema tem de aprender e se aperfeiçoar.

Para isso, o software coleta diversas informações que o usuário fornece, analisa e as traduz para criar um contexto de identificação de elementos que tenham maior relevância e, então, reagir de maneira mais adequada.

Assim, de uma forma independente, o robô tem a capacidade de descobrir novos padrões de dados, fazer a extração e salvá-los, com o objetivo de ir construindo seu processo de aprendizado e conseguir interações cada vez mais produtivas e positivas para os usuários.

Chatbot para provedor

Qual é a importância do chatbot para provedores de internet?

Depois de entender o que são os chatbots e como funcionam, é essencial entender um pouco mais sobre a importância que eles têm.

Dentro disso, a utilização desses sistemas é de grande importância para os provedores de internet, pois eles têm recursos que permitem melhorar a experiência do usuário e atender, de forma adequada, as necessidades dos clientes.

Ao configurar o seu chatbot de forma eficiente e bem projetado, é possível desfrutar de todas as vantagens a seguir:

  • Ampliar o horário de atendimento mesmo em finais de semana e feriados;
  • Resolver problemas iniciais e comuns, economizando o tempo do cliente e da empresa;
  • Oferecer atendimento personalizado;
  • Integrar com os canais de comunicação utilizados pelo provedor;
  • Transferir a comunicação a um atendente em caso de problemas mais complexos.

Portanto, esse tipo de sistema tem o funcionamento todo voltado a facilitar e melhorar a experiência do cliente, tornando-se um diferencial no atendimento fornecido e fazendo com que os usuários dos serviços do provedor de internet tenham seus problemas solucionados sem precisar enfrentar longos períodos de espera em filas de call centers.

Conheça o módulo de atendimento da MikWeb, que conta com chatbot e muitas outras ferramentas. Visite o site e peça um orçamento!

O Sistema MikRotik é uma das opções mais completas do mercado para o gerenciamento e manutenção de redes. A empresa é consolidada no mercado, por oferecer equipamentos tecnológicos e seguros, os quais podem ser utilizados por provedores de internet, para melhorar a qualidade de seus serviços.

Neste conteúdo, nós, da MikWeb, vamos falar um pouco acerca do equipamento RouterBoard e do sistema RouterOS da MikRotik. Acompanhe!

O que é um RouterBoard

O RouterBoard é um equipamento MikRotik que gerencia o fluxo de dados que são recebidos e enviados pela internet. Normalmente, é utilizado por provedores de internet, que oferecem acesso à internet banda larga wireless.

Esse equipamento também é conhecido por oferecer diversas funcionalidades em sistemas de redes de computadores, sendo a opção ideal para que os provedores de internet possam configurar a rede, organizar ambientes virtuais, fazer transmissões e criar linhas defensivas, por exemplo.

Além disso, atualmente, a MikRotik oferece soluções para players de todos os portes. Existem equipamentos mais básicos e outros que chegam a ter 72 núcleos de processamento, como o MikroTik Cloud Core CCR1072-1G-8S+, que atende muito bem os provedores de grande porte.

O que é RouterOS

O RouterOS é um sistema operacional desenvolvido pela MikroTik que transforma um computador padrão ou MikroTik RouterBoard em um roteador dedicado e poderoso. Baseado em Linux, é conhecido por sua versatilidade e ampla gama de funcionalidades. 

Entre suas principais características, estão:

  • Gerenciamento de rede: o RouterOS oferece funcionalidades avançadas para gerenciamento de rede, incluindo roteamento, firewall, controle de banda, hotspot, suporte a VPN, e muito mais;
  • Flexibilidade: pode ser configurado para diferentes tipos de redes, desde pequenos escritórios a grandes ISPs e redes corporativas;
  • Segurança: inclui diversas opções de segurança, como firewall avançado, NAT, túneis VPN seguros e ferramentas de criptografia;
  • Interface de usuário: possui uma interface gráfica (WinBox) e também pode ser configurado via linha de comando (CLI), oferecendo flexibilidade para diferentes preferências de usuários;
  • Protocolos de roteamento: suporta uma variedade de protocolos de roteamento, incluindo OSPF, BGP, e MPLS, o que o torna uma solução robusta para roteamento;
  • Customização: permite a personalização detalhada para atender às necessidades específicas do ambiente de rede.

Essas características fazem do RouterOS uma escolha popular para empresas e provedores de internet que buscam um sistema operacional de rede confiável e personalizável.

Sistema MikRotik

A MikRotik é uma empresa criada na Letônia há mais de 20 anos e é referência na produção de equipamentos para redes de computadores de todo o mundo. Um desses equipamentos é o RouterBoard 4011, um dos principais produtos da fabricante.

O RouterBoard, da MikRotik, utiliza o sistema RouterOS, desenvolvido pela própria fabricante. Ele conta com tecnologia avançada e todas as funcionalidades de outros equipamentos top de linha no mercado. Além disso, o RouterOS é constantemente atualizado para garantir segurança e eficiência, adaptando-se às novas demandas e tecnologias do setor de redes. 

A grande vantagem, aqui, é que custa de 10 até 100 vezes menos do que os RouterBoards de marcas “mais conhecidas”, sem comprometer a qualidade e a performance, o que os torna uma escolha ideal para provedores de internet, empresas e usuários domésticos que buscam soluções de rede confiáveis e acessíveis.

Principais funcionalidades e características

Confira por que o RouterOS da MikRotik é uma excelente opção.

Multifuncionalidade

O sistema MikRotik é conhecido por sua multifuncionalidade, atendendo a uma ampla gama de necessidades dos provedores de internet. Com o RouterOS, seu principal software, é possível executar uma variedade de aplicações críticas para a gestão de redes. Isso inclui não apenas o Shaping Queues, que é essencial para o gerenciamento de tráfego e controle de banda, mas também funcionalidades avançadas de roteamento, suporte a múltiplos Túneis VPN, e configurações de firewall robustas.

Além dessas, o RouterOS também oferece recursos como hotspot, gerenciamento de redes sem fio, autenticação de usuários e integração com sistemas de monitoramento de rede. Estas capacidades permitem que os provedores configurem redes complexas, gerenciem grande volume de dados e usuários, e garantam a segurança e estabilidade da rede. 

O sistema também se destaca pela sua capacidade de ser personalizado conforme as necessidades específicas de cada provedor, permitindo a criação de soluções de rede adaptadas a diferentes cenários e escalas operacionais.

A flexibilidade do RouterOS é complementada por uma interface de usuário intuitiva e uma ampla documentação, facilitando o uso até mesmo para aqueles que não são especialistas em tecnologia de redes. Assim, o sistema MikRotik oferece um equilíbrio ideal entre funcionalidade, personalização e facilidade de uso, tornando-o uma solução versátil para qualquer provedor de internet.

Padronização

Uma das melhores características do sistema RouterOS da MikRotik é sua capacidade de padronização e compatibilidade. Esta característica é fundamental para garantir que os equipamentos e softwares de diferentes fabricantes possam se comunicar e trabalhar juntos de maneira eficiente em uma rede. 

O RouterOS adere aos mesmos Requests for Comments (RFC), que são uma série de documentos técnicos e notas usadas para descrever métodos, comportamentos, pesquisas ou inovações aplicáveis à operação da Internet e de sistemas conectados à Internet.

Esta compatibilidade com RFCs garante que o RouterOS possa ser integrado sem problemas em uma variedade de ambientes de rede, mantendo a interoperabilidade com outros dispositivos e softwares de rede. Isso é especialmente útil em redes complexas, onde componentes de diferentes fornecedores precisam operar em conjunto.

Além disso, a adesão aos padrões RFCs assegura que o RouterOS esteja sempre atualizado com as melhores práticas e tecnologias emergentes no campo da tecnologia de redes. Isso significa que os provedores de internet que utilizam o RouterOS podem ter confiança na compatibilidade e na capacidade de futuro de seus investimentos em infraestrutura de rede.

A padronização do RouterOS também facilita a configuração e a manutenção da rede, já que os administradores de rede podem aplicar conhecimentos e experiências adquiridos com outros sistemas de forma mais eficiente. Em resumo, a compatibilidade do RouterOS com os padrões RFC é um testemunho da sua flexibilidade, robustez e compromisso da MikRotik com a qualidade e a inovação contínua.

Praticidade

O sistema RouterOS da MikroTik se destaca por sua praticidade e facilidade de uso, especialmente quando utilizado em conjunto com equipamentos como o RouterBoard. Estes dispositivos, apesar de sua semelhança com roteadores convencionais, oferecem uma gama mais ampla de funcionalidades, mantendo ao mesmo tempo uma operação simples e direta. Isso torna os produtos MikroTik particularmente atraentes para provedores de internet que buscam soluções eficientes e sem complicações.

Além da praticidade inerente ao design do hardware, o RouterOS e o sistema MikroTik são equipados com uma interface de usuário amigável e intuitiva. Esta interface simplifica a configuração e o gerenciamento de redes complexas, tornando tarefas como a configuração de VPNs, o controle de tráfego e a implementação de medidas de segurança acessíveis até mesmo para administradores de rede menos experientes.

A interface gráfica do usuário (GUI), conhecida como WinBox, proporciona uma visão clara e detalhada das configurações e do status da rede, enquanto a opção de linha de comando (CLI) oferece maior controle para usuários mais avançados. 

Além disso, o RouterOS oferece um alto grau de personalização, permitindo que os usuários ajustem o sistema para atender às suas necessidades específicas, sem sacrificar a facilidade de uso.

Essa combinação de flexibilidade, poder e simplicidade torna o RouterOS e os equipamentos MikroTik uma opção popular entre administradores de rede, oferecendo a eles as ferramentas necessárias para gerenciar redes complexas de maneira eficiente e sem grandes complicações.

MikRotik e provedor de internet

A MikRotik conta com diversas tecnologias que se adequam muito bem aos provedores de internet. Por esse motivo, é a opção preferida de empresas que oferecem serviços de banda larga.

Para que no provedor de internet possam ser bem-aproveitados os recursos do sistema MikRotik, o ideal é contar com um sistema de gestão que possua integração com dispositivos MikRotik, como é o caso do gerenciador de provedor de internet da MikWeb!

A empresa conta, ainda, com profissionais certificados pela fabricante. Confira quais são as certificações da MikRotik obtidas pelos colaboradores da MikWeb:

  • MikroTik Certified Network Associate (MTCNA);
  • MikroTik Certified Router Engineer (MTCRE);
  • MikroTik Certified Inter-networking Engineer (MTCINE). 

Se você gostou do conteúdo, continue no site, conheça os serviços e diferenciais do sistema de gerenciamento de processos para provedor oferecido pela MikWeb e faça um orçamento!

Confira também: Como medir NPS para provedores | wifi mesh

Um provedor de internet necessita de um bom sistema de gestão para conseguir ter maior domínio e gerência sobre as demandas cotidianas, desenvolver seu negócio e atender ao cliente com agilidade e maior facilidade.

Porém, existem os sistemas licenciados e os não licenciados, também chamados de sistema para provedor de internet crackeado. Você já ouviu falar?

Confira, neste artigo, alguns dos principais motivos para não usá-lo e entenda os riscos que pode representar ao seu provedor.

Sistema para provedor de internet crackeado: o que é

Legalmente, para que o provedor possa ter acesso a um sistema de gestão, deve contratar o serviço e realizar o pagamento, para que o software seja liberado e licenciado.

No entanto, existem pessoas que disponibilizam e até comercializam esse sistema, sem a autorização do desenvolvedor, utilizando um arquivo modificado, ou seja, hackeado.

Assim, o sistema funciona com os recursos liberados, como se o provedor tivesse feito uma contratação padrão, quando, na verdade, é um sistema pirateado.

Por que não usar?

Existem diversos motivos para não utilizar um sistema hackeado para provedores de internet. Entenda melhor os riscos.

Malwares

Um dos principais motivos para os provedores não usarem sistemas pirateados é o altíssimo risco de infecções e malwares. É comum que esses sistemas contenham malwares ocultos, instalados com o software.

As consequências podem ser as mais variadas, como o roubo de dados privados, o que pode gerar um enorme problema ao provedor de internet, em relação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Performance reduzida

Outro motivo para não utilizar sistema crackeado é a redução de performance que um software não licenciado tem. O desempenho nunca será o mesmo de um sistema licenciado, o que causará prejuízos operacionais ao provedor.

Problemas legais

Utilizar sistemas pirateados pode gerar problemas legais, pois a legislação brasileira protege a propriedade intelectual, por meio da Lei 9.609/98. Portanto, o uso de um software crackeado é uma violação à propriedade intelectual, o que pode acarretar multa e até prisão.

Ausência de atualização

Mais um ponto importante contra o uso de sistema para provedor de internet crackeado é a ausência de atualização que esse tipo de software tem.

Como não é licenciado, ou seja, não foi feito um contrato de uso entre o desenvolvedor e o usuário, todas as melhorias que o desenvolvedor fizer por meio de atualizações do seu sistema não serão obtidas.

Isso pode fazer com que o sistema se torne ainda menos eficiente, inclusive, gerando falhas de segurança.

Perda de trabalho

Por fim, dentre muitos outros motivos, há o risco de perda de trabalho. Afinal, um sistema pirateado não fornece a segurança necessária às operações, fazendo com que o trabalho realizado no sistema seja perdido a qualquer momento, atrasando toda a demanda operacional da gestão do provedor.

Portanto, não existem vantagens para valer a pena utilizar um sistema para provedor de internet crackeado, que é algo muito prejudicial à empresa e aos sócios, podendo resultar em problemas graves.

Assim, o ideal é sempre utilizar um gerenciador de provedor de internet licenciado, original e de qualidade, para usufruir de todas as ferramentas de forma segura, plena e satisfatória, sem todos os riscos apresentados ao longo desse conteúdo.

Continue no site da MikWeb e conheça o sistema para provedor de internet e os demais serviços. Contate-nos e experimente grátis!

Confira também: Previsão de chegada do 5G no Brasil | Provedor de acesso à internet

Para que um provedor de internet forneça serviço de banda larga aos seus clientes, necessita de uma estrutura de rede de transmissão. Porém, nem sempre utiliza uma estrutura própria, principalmente por motivos financeiros, e é aí que entra a rede neutra.

Para entender mais sobre o que é, as vantagens e sua importância, siga lendo este conteúdo até o final. Tenha uma boa leitura!

O que é uma rede neutra?

Uma rede neutra é a que pertence a determinado operador e pode ser alugada por um provedor, para que atenda a demanda da sua empresa sem precisar fazer um investimento na aquisição de infraestrutura.

O proprietário da rede pode utilizar a outra parte da capacidade de transmissão da estrutura ou pode alugar para outros provedores até atingir o limite de capacidade.

Como funciona a rede neutra?

Uma rede neutra funciona de maneira colaborativa e eficiente para provedores de internet pertencentes a determinado operador, a rede pode ser alugada por provedores que desejam atender a demanda de seus clientes sem precisar investir na aquisição de infraestrutura própria. 

Essa relação beneficia tanto o detentor da rede, que expande seus cabos de fibra óptica de forma ágil e com retorno financeiro, quanto o provedor, que economiza e consegue alcançar novas regiões.

Principais vantagens da rede neutra

Para o detentor das redes, a principal vantagem é expandir os cabos de fibra óptica ao redor do país com mais agilidade e facilidade, pois, com o retorno obtido na locação, consegue reinvestir e adquirir outras operações de rede.

Além disso, para o provedor que utiliza o sistema de locação e que normalmente tem um negócio de porte pequeno, a maior vantagem é a economia. Ainda, consegue alcançar mais regiões e expandir seu atendimento em áreas com limitação de número de cabos.

Importância das redes neutras

Basicamente, essa relação tem dois fatores: resolver problemas de espaço urbano e otimizar investimentos.

Problemas de espaço

Atualmente, os centros urbanos têm uma quantidade excessiva de cabos alocados nos postes de transmissão de energia elétrica, o que é um problema, pois a ANEEL exige que os cabos tenham 0,50 m de distância mínima.

Com isso, apenas 5 locatários podem ocupar a infraestrutura de um poste por vez. O resultado é que, muitas vezes, novos cabos são passados na clandestinidade, e as redes neutras podem ajudar a resolver esse problema.

Otimização de investimentos

Outro ponto importante da locação das redes é a otimização dos investimentos em infraestrutura, pois todos saem ganhando e conseguem superar limites físicos ou evitar que parte das instalações fiquem ociosas e acabem depreciadas.

Existe regulamentação para essa prática?

Não há, por enquanto, regulamentação específica que trate das redes neutras, competindo à ANEEL criar as regras. Porém, já existe regulamentação para o compartilhamento de infraestrutura entre operadores, o que é feito pela ANATEL no Decreto n.º 10.480/20, chamado popularmente como lei das antenas.

Essa regulamentação trata do compartilhamento de redes de qualquer tipo, seja de fibra óptica, cabo metálico ou estação rádio base, propiciando uma legislação que regule propriamente esse formato de locação do qual aborda este conteúdo.

Dessa maneira, o compartilhamento da estrutura de operadores e provedores por meio da rede neutra proporciona expansão e crescimento ao mercado, criando oportunidades para provedores menores alcançarem mais localizações, fornecendo lucro aos proprietários e resolvendo problemas que atingem a todos.

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