1 de fevereiro de 2023 - 3 minutos de leitura
Chatbots: ajudam na experiência do cliente?
A redução do tempo pessoal e o aumento da competitividade entre as empresas fez surgir um novo perfil consumidor. Hoje em dia, as pessoas não buscam apenas adquirir um produto ou serviço, mas uma experiência única de consumo.
O mercado respondeu a essa mudança de comportamento e passou a oferecer ao consumidor estímulos que mexessem com suas emoções durante o ato da compra. Assim, surgiram as estratégias de Customer Experience (CX), conhecidas aqui no Brasil como experiência do cliente.
Nesse cenário, é preciso aderir a táticas de CX, para manter a empresa competitiva no mercado. Uma das formas de oferecer uma melhor experiência ao consumidor é disponibilizando chatbots de atendimento.
Continue a leitura para saber mais sobre como os chatbots contribuem para a experiência do cliente!
Como os chatbots contribuem para a experiência do cliente?
Confira as principais contribuições dos chatbots para a experiência do cliente:
1. Personalização e humanização
Ao contrário do que você possa pensar, não é porque o atendimento é realizado por uma espécie de robô que será engessado e frio. Muito pelo contrário. Atualmente, os recursos de Inteligência Artificial, como machine learning e processamento de linguagem natural (PLN), evoluíram bastante, permitindo que o chatbot opere sem a intervenção de um agente humano, consiga aprender novos processos por conta própria e interprete e reproduza a linguagem humana.
Ou seja, os chatbots atuais não seguem apenas um passo a passo rígido preestabelecido pelo programador, mas conseguem compreender perguntas escritas ou faladas e consultar seu banco de dados para encontrar a melhor resposta.
Além disso, é possível projetar o bot com um determinado tom de voz, para tornar a experiência de atendimento mais humanizada.
2. Otimização do atendimento
As interfaces de conversação ficam disponíveis ao público 24 horas, sete dias por semana, permitindo que o potencial ou atual cliente entre em contato com a empresa no horário e dia que desejar.
Vale destacar, ainda, que o tempo de processamento de uma pergunta e a busca pela resposta no banco de dados ocorre de forma praticamente instantânea, agilizando o atendimento.
Outro ponto que contribui com essa otimização é que um único chatbot atende inúmeras pessoas simultaneamente. Assim, o potencial ou atual cliente não precisa aguardar em uma fila de espera para ser atendido.
3. Fornecimento de dados
Além de efetuar o atendimento, o bot coleta uma série de informações do usuário que pode contribuir com a formulação de novos insights para melhorar ainda mais a experiência do cliente em outras etapas da jornada de compra.
Como a MikWeb pode ajudar?
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Confira também: Chatbot o que é
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