18 de agosto de 2023 - 3 minutos de leitura
Como evitar ataque DDos no seu provedor
Segundo a empresa de segurança cibernética Cloudflare, o maior ataque DDos já registrado no mundo (mais de 70 milhões de solicitações de acesso a cada segundo) aconteceu recentemente. Felizmente, foi bloqueado por um sistema de segurança.
Continue a leitura e saiba como evitar ataque DDos e proteger o seu sistema de provedor de internet.
O que são ataques DDos?
Os ataques do tipo DDos são realizados por hackers mal-intencionados que visam causar instabilidade e prejuízos em sistemas de rede, especialmente nas instalações de empresas, instituições financeiras, de ensino e governamentais, e sites e perfis de redes sociais de pessoas influentes nos meios artístico e político.
O ataque DDos funciona assim: primeiramente, os servidores do sistema conectado à rede são colocados em sobrecarga. Para isso, com a ajuda de bots, o hacker simula a entrada de uma quantidade substancial de tráfego, gerando significativas requisições de acessos que o sistema não está preparado para receber.
Depois disso, todos os recursos da rede, voltados à manutenção do funcionamento do sistema, se esgotam, desde a memória ao processamento de dados. Assim, o sistema se torna inutilizável até que o ataque seja cessado.
Quais são os tipos de ataques DDos?
Existem 5 tipos de ataques DDos, baseados em tecnologias diferentes: DNS, UDP, NTP, SYN e VoIP. Esses ataques variam, a depender do tipo de requisição que o hacker deseja fazer no sistema de rede alvo do ataque. Conheça-os melhor.
SYN Flood
Nesse ataque, são utilizados IPs falsos para trocar servidores, hosts e usuários do sistema. Quanto mais IPs são gerados e tentam acessar, mais sobrecarregado o sistema fica e, com o tempo, não consegue mais armazenar os dados, ocasionando a interrupção de seu funcionamento por completo.
DNS Amplification
Esse é um dos tipos mais comuns de ataques DDos e consistem no envio de consultas DNS para diversos servidores escolhidos aleatoriamente. A solicitação dessas consultas é feita apenas com o IP alvo do ataque hacker. Ou seja, a rede sobrecarrega conforme a quantidade de retornos das solicitações aumenta.
VoIP Flood
No caso do VoIP Flood, diversos IPs são utilizados para realizar solicitações de serviços. O problema aqui, além da quantidade massiva de solicitações falsas que impedem o uso da rede por conta da sobrecarga, há também as solicitações verdadeiras, causando dificuldade para cessar o ataque.
NTP Flood
O ataque NTP Flood é um dos mais difíceis de combater, pois os pacotes utilizados para causar o aumento no número de requisições são válidos, porém, os pedidos são falsos. É muito complexo para o sistema identificar que está sendo alvo de um ataque, já que os números de IP são verdadeiros, e isso faz com que o sistema fique sobrecarregado até eventualmente sair do ar.
UDP FlooD
Por fim, o UDP FlooD é um ataque DDos cujo objetivo é sobrecarregar a rede com pacotes User Datagram Protocol (UDP) e envio de muitas informações rapidamente, fazendo o sistema colapsar e parar de funcionar, até que o ataque hacker seja solucionado.
Como evitar ataque DDos?
É possível se proteger de um ataque DDos de duas maneiras: com um roteamento BGP ou com um roteamento DNS. Saiba como evitar ataque DDos.
Roteamento BGP
É utilizado para desviar o tráfego em alta quantidade até se proceder à uma análise de risco e consequentemente ao direcionamento apenas do tráfego verdadeiro para o sistema.
Roteamento DSN
Aponta o IP de um sistema de segurança no servidor DNS, até que sejam feitas as devidas verificações e correções, e somente depois apontar o IP real ao servidor.
Gostou de saber mais sobre cibersegurança para provedores de internet? Então, continue navegando pelo site da MikWeb e descubra as melhores soluções para o seu provedor de internet!
Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.
Contato
São Paulo: (11)3230-0887
Bahia: (71)4042-2333
Minas Gerais: (31)4042-1012
Rio de Janeiro: (21)2042-0771
Pernambuco: (81)4042-1399
Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.