fb Provedor de internet: como ser e como crescer com qualidade
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Dicas para fazer seu provedor de internet crescer

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30 de março de 2023 - 6 minutos de leitura

Pessoa com a mão estendida e um gráfico crescente sobre a palma da mão representando como fazer seu provedor de internet crescer.

Os pequenos e médios provedores democratizaram o acesso à internet, possibilitando que até as menores cidades possam contar com um serviço de banda larga de boa qualidade. 

Isso porque, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a internet de fibra óptica recebida pelos consumidores brasileiros tem origem em cerca de 60% das pequenas e médias operadoras.

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Além disso, esse mercado é muito propício para o crescimento, mas, para as empresas que não empregam boas estratégias de expansão, é possível haver estagnação por conta da grande concorrência que existe no setor.

Não caia na estagnação. Confira, neste artigo, as melhores dicas para fazer o seu provedor de internet crescer. Acompanhe!

Confira também: Como ser um provedor de internet | Como montar patch panel

Dicas para crescer com qualidade

Crescer com qualidade significa dar os passos certos para não se endividar e fazer investimentos ruins para o negócio. O crescimento saudável demanda algumas ações e estratégias importantes da gestão da empresa. 

Confira as principais dicas que a MikWeb separou para ajudar o seu provedor de internet.

Planejamento e metas

É importante que a direção da empresa crie um bom planejamento para alinhar estratégias e estabeleça metas possíveis. Para um planejamento eficaz, é preciso contar com informações financeiras referentes ao provedor, que podem ser obtidas com os relatórios gerados pelo software de gestão da MikWeb.

Controle financeiro e parcerias

O controle financeiro deve ser feito com base na receita e nas despesas da empresa, no fluxo de caixa, na inadimplência dos clientes e em outros fatores. Para automatizar esse controle, o programa de gestão da MikWeb fornece todas essas informações em seu dashboard completo e interativo.

Em relação às parceiras, é preciso contar com bons fornecedores, especialmente de equipamentos, para entregar o melhor serviço possível aos clientes. Somente oferecendo serviços de alta qualidade o provedor se destaca dentre os demais e obtém um crescimento solidificado.

Marketing

Não existe crescimento se a sua empresa não for conhecida pelos consumidores. É preciso um bom investimento em marketing, em especial, no digital, que pode ser segmentado de acordo com a região de atuação do provedor. Para fazer bons investimentos, é interessante conhecer o público-alvo e contar com profissionais internos ou terceirizados especializados no assunto.

Saber mais sobre o cliente

Entender o que o cliente deseja é uma das principais maneiras de fazer a sua empresa crescer. Valorize a experiência dos clientes, desde o momento em que ficarem sabendo do serviço oferecido pela sua empresa até quando resolverem não utilizar mais esse serviço.

Em relação aos clientes já fidelizados, vale a pena utilizar recursos disponibilizados no software da MikWeb, como cadastro de clientes, monitoramento de clientes on-line, mapa de clientes, registros de log e emissão de relatórios, a fim de melhor atendê-los com mais agilidade e eficiência, trabalhando na sua fidelização.

Infraestrutura adequada e profissional

Outra dica de como fazer um provedor de internet crescer é investir em uma infraestrutura adequada e profissional. Isso proporcionará uma conexão de qualidade aos clientes e é crucial para o desenvolvimento do negócio.

Um cliente que não está satisfeito com a qualidade da conexão, não será fidelizado, o que significa que procurará um concorrente. Portanto, a infraestrutura que comporte uma boa conexão é fundamental.

Oferecer um atendimento e suporte acima da média

Mais um ponto crucial é o atendimento. Mais uma vez, o assunto é a satisfação do cliente, mas agora, em relação ao atendimento. Nesse quesito, a maioria dos consumidores está acostumada a ter más experiências quando precisa entrar em contato com as empresas prestadoras de serviços.

Essa é uma chance que o provedor tem de fidelizar o cliente, pois o atendimento acima da média é um grande diferencial no mercado.

Aumentar o horário de atendimento, diminuir tempo de espera e resolver o problema do cliente são características que o provedor deve trabalhar constantemente no setor de atendimento.

Para isso, uma dica é contar com uma plataforma de atendimento que disponibilize chatbots para automatizar as respostas, como o Módulo de Atendimento MikWeb. Com isso, o provedor mantém o atendimento aberto 24h, e o chatbot consegue resolver boa parte dos problemas, sem intervenção humana e sem fila de espera.

Manter a equipe motivada

Manter a motivação da equipe é outro aspecto importante dentre as ações para ajudar a empresa de provedor de internet a crescer. Para ter desenvolvimento, devem existir metas e objetivos a serem atingidos e, para isso, uma equipe determinada e motivada é fundamental.

Nesse sentido, uma das estratégias é manter um ambiente de trabalho saudável e garantir que a equipe esteja satisfeita, com remuneração justa e um plano de carreira adequado.

Boa práticas de cobranças e pagamento

As práticas de cobrança e pagamento também influenciam o crescimento do provedor. Afinal, cobrar o cliente é sempre um momento delicado, o que deve ser feito de forma tranquila, educada e gentil.

Meios de cobrança automatizados ajudam nesse quesito, com o envio de SMS de cobrança, por um sistema de gestão para provedores, como o sistema da MikWeb.

Além disso, em relação aos meios de pagamentos, é essencial oferecer meios variados, como cartão de crédito, boleto e pix, e opções de negociação. Assim, o cliente pode escolher a opção que mais contempla sua necessidade, facilitando a quitação do débito.

Afinal, um dos objetivos financeiros é sempre reduzir a inadimplência, o que se alcança com mais flexibilidade e diversidade nos meios de pagamento.

Investimento na captação e retenção de clientes

Por fim, para quem está pensando: como fazer meu provedor de internet crescer, saiba que investir na captação e na retenção de clientes é crucial. Muitas vezes, o provedor acaba focando apenas em captação e não desenvolve táticas de retenção.

Porém, a rotatividade de clientes faz com que o crescimento do negócio seja interrompido. Se, ao mesmo tempo em que 10 clientes novos são captados, outros 10 pedem o cancelamento do serviço, o provedor não consegue expandir e se mantém no mesmo patamar.

Além disso, a captação tem um custo muito maior do que o investimento em retenção. Sendo assim, além de estratégias de marketing para captação, é importante estabelecer ações para reter o cliente, como:

  • Oferecer Serviço de Valor Agregado (SVA);
  • Conhecer o cliente para oferecer o plano mais adequado;
  • Estar atento ao histórico financeiro e propor planos menores, para evitar uma inadimplência recorrente e um consequente cancelamento;
  • Evitar erros operacionais como cobrança indevida ou suspensão indevida do fornecimento.

Tudo isso acerca da qualidade do atendimento e do serviço é muito relevante para o provedor reter o cliente.

Agora que você já sabe as principais dicas de como ser um bom provedor de internet, busque colocar em prática ou encontre maneiras de se diferenciar dos concorrentes, afinal, o mercado é competitivo, e você precisa sempre sair na frente nos quesitos qualidade e atendimento.

Se você gostou do conteúdo, continue no site da MikWeb para conhecer os serviços e diferenciais do nosso software de gestão de provedor de internet!

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