3 de maio de 2022 - 3 minutos de leitura
Dicas para reduzir custos no provedor de internet
O serviço dos provedores de internet vem sendo cada vez mais solicitado em todo o Brasil. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), desde março de 2020, o número de acessos à banda larga aumentou mais de 200%, de 16,6 milhões de acessos para quase 40 milhões.
Montar um negócio como esse pode ser muito promissor, porém, é preciso cuidar muito bem dos custos associados ao serviço, para que o provedor não acabe fechando as portas prematuramente.
Continue a leitura e descubra como reduzir custos no provedor de internet!
Provedor de internet
Os provedores de internet são empresas que entregam o acesso a internet banda larga fixa para os clientes, facilitam o acesso das pessoas à internet e podem ter, como diferenciais, equipamentos de alta qualidade, conexão rápida e estável, suporte humanizado e muito mais.
Normalmente, o pagamento dos clientes é feito de forma recorrente, com uma mensalidade fixa. Todos os meses, os clientes pagam para continuar tendo acesso à internet. Além disso, é possível cobrar uma taxa de adesão, instalação e troca dos equipamentos.
Os principais custos operacionais de um provedor de internet
Existem alguns custos associados ao provedor de internet. Para começar, podemos citar a infraestrutura do negócio, como aluguel do prédio da sede, compra de equipamentos, pagamento de contas de água, luz, internet, telefone e manutenção do local.
Também, é preciso fazer o pagamento aos colaboradores, em especial, às pessoas que cuidam do suporte técnico, instaladores, vendedores, atendentes, gestores, administradores, além de tirar o próprio pró-labore dos donos do negócio.
Com relação aos gastos um pouco mais relevantes, no que tange ao serviço prestado, o provedor de internet precisa ter um link de internet, que pode ser adquirido por meio de negociação com uma operadora de grande porte. Depois dessa aquisição, é possível revender a banda larga para os clientes.
Dicas de como reduzir custos no provedor
Confira as principais dicas para diminuir os gastos do seu provedor de internet.
Mapeamento de custos
O primeiro passo para reduzir o valor gasto mensalmente com o provedor é fazer um mapeamento de custos. É preciso avaliar e documentar todos os valores investidos e utilizados para o pagamento de contas recorrentes.
Depois disso, é interessante conversar com os gestores e colaboradores, para verificar o que pode ser modificado e o que é prioridade no momento. Assim, a redução de gastos específicos tende a não prejudicar o trabalho realizado na empresa.
Recursos humanos
Nem sempre é preciso cortar gastos para reduzir custos. Isso pode parecer contraintuitivo, mas é possível ganhar mais dinheiro sem diminuir as despesas, motivando e engajando os colaboradores com estratégias aplicadas pelo setor de recursos humanos.
Ainda, é possível melhorar o clima organizacional, criar uma cultura de feedback, reorganizar o pacote de benefícios e valorizar os colaboradores que se destacam.
Independentemente da estratégia adotada, o aumento da produtividade faz com que o provedor fature muito mais e reduza proporcionalmente seus custos.
Sistema de gestão
Por fim, outra dica para reduzir custos é contar com um sistema de gestão para provedores de internet. Esse tipo de sistema ajuda a automatizar processos e tarefas do dia a dia, diminuindo a necessidade de contratação de mais mão de obra e facilitando o gerenciamento financeiro, de clientes, de cobrança, de chamados e muito mais!
Se você quiser ter acesso a todos esses benefícios e, ainda, reduzir custos no provedor de internet, continue navegando pelo site. Aproveite para conhecer os serviços e diferenciais da MikWeb e faça um orçamento!
Confira também: Qual a importância do telefone 0800, mensagem de cobrança de mensalidade
Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.
Contato
São Paulo: (11)3230-0887
Bahia: (71)4042-2333
Minas Gerais: (31)4042-1012
Rio de Janeiro: (21)2042-0771
Pernambuco: (81)4042-1399
Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.