7 de dezembro de 2022 - 3 minutos de leitura
Entenda como funciona uma rede de dados
A rede de dados é parte crucial no funcionamento da internet, sendo encontrada em diferentes tipos, como as que estabelecem conexões locais e as que conectam países e continentes.
A seguir, veja como uma rede de dados funciona, entenda melhor o que é e confira seus principais tipos.
O que é rede de dados?
Para que a internet exista, é preciso que ocorra a transmissão de dados entre diversos sistemas de computadores – e essa transmissão só acontece graças a uma rede de dados. Essa rede é uma malha que interliga os sistemas, ou os “nós”, como também podem ser chamados.
Com isso, os computadores conseguem trocar, receber e enviar tráfego de dados, voz e vídeo e construir o ambiente da rede.
Como ocorre a conexão entre as redes de dados?
Existem inúmeras redes de dados, e elas precisam se conectar para estabelecer a comunicação via internet no mundo. Essa conexão acontece a partir de milhões de cabos feitos de fibra óptica que ficam espalhados pelo mundo e que conectam os continentes por meio subaquático, ou seja, pelos oceanos.
Depois dessa conexão pelos cabos, entra a ação dos protocolos e equipamentos que possibilitam a comunicação entre os nós, como:
- Placas;
- Roteadores;
- Portas de comunicação;
- Modems.
Já os protocolos são tipos de linguagens que os sistemas de computadores usam para estabelecer interconexões e possibilitar que dois nós se conectem na mesma rede de dados.
Veja os diferentes tipos de rede
Como mencionado, não existe uma única rede de dados, e também não há um único tipo de rede. Assim, entre as principais, estão as redes:
- WLAN: sem fio local, que é uma rede muito escolhida para ser usada em empresas, locais públicos e residências;
- WMAN: sem fio metropolitana que atinge dezenas de quilômetros, sendo muito utilizada para conectar locais de uma mesmo origem, como interligar campus universitários ou escritórios pertencentes a uma mesma empresa;
- LAN: local, sendo uma rede destinada a conectar computadores em um mesmo ambiente físico;
- MAN: metropolitana, muito comum para interligar redes de computadores em uma mesma cidade, com um alcance de dezenas de quilômetros;
- WAN: longa distância, sendo um pouco mais abrangente que a MAN, pois pode abarcar computadores em um mesmo país ou continente.
- PAN: de área pessoal e com maior limitação de distância, sendo exemplos muito interessantes as conexões via UWB e Bluetooth;
- SAN: de área de armazenamento e se restringe a estabelecer comunicação entre um servidor e alguns computadores;
- WWAN: sem fio e de longa distância, é uma rede que tem ampla abrangência, conseguindo conectar diferentes partes do mundo. Porém, por ser sem fio, tem mais chances de apresentar ruídos.
Portanto, uma rede de dados faz parte de toda uma estrutura de conexões e sistemas que compõem a internet, e cada um dos seus tipos é indicado para determinadas situações.
Continue navegando pelo site da MikWeb e conheça os serviços que oferecemos, como o sistema para provedor de internet. Faça um orçamento!
Confira também: provisionamento remoto de provedor de internet
Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.
Contato
São Paulo: (11)3230-0887
Bahia: (71)4042-2333
Minas Gerais: (31)4042-1012
Rio de Janeiro: (21)2042-0771
Pernambuco: (81)4042-1399
Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.