5 de março de 2023 - 3 minutos de leitura
Entenda os riscos de utilizar WhatsApp Web no seu provedor
A comunicação entre provedor e clientes é algo de extrema importância e requer atenção por parte da empresa, para que a melhor experiência seja oferecida ao cliente com segurança e praticidade.
Dentro disso, uma das opções utilizadas para realizar o atendimento ao cliente é o WhatsApp Web, porém o provedor deve estar ciente dos riscos de utilizar essa ferramenta, que pode não ser a melhor opção disponível atualmente.
Assim, acompanhe este artigo até o final para entender quais são os principais riscos de utilizar WhatsApp Web no seu provedor e descubra alternativas.
Quais são os riscos de utilizar o WhatsApp Web?
Um dos principais riscos é o de segurança dos dados envolvidos na conversa. Isso porque, mesmo que hoje exista a possibilidade de utilizar o aplicativo em até 4 dispositivos sem necessitar da conexão simultânea com o aparelho celular, o provedor pode perder o controle da conta.
Nesse sentido, se o histórico de algum atendimento for deletado no desktop, ele ainda assim pode seguir existindo no aparelho celular até que seja feita a sincronização entre os sistemas.
Além disso, se o computador for infectado por algum vírus, tem a possibilidade de o QR code usado na autenticação da ferramenta ser capturado para ser utilizado em um dispositivo desconhecido, sem a autorização do provedor.
Por isso, essa ferramenta não é a melhor escolha para ser utilizada no atendimento ao cliente, pois pode representar riscos significativos e muito prejudiciais à empresa, já que a responsabilidade pela segurança dos dados da comunicação com o cliente é do provedor.
Quais são as desvantagens?
Além dos riscos, ainda existem diversas desvantagens que um provedor pode encontrar ao adotar a versão web do WhatsApp como oficial no seu atendimento ao cliente, como:
- Possibilidade de uso de apenas 4 computadores com a mesma conta;
- Falta de recursos empresariais, como a verificação de conta comercial;
- Riscos de perda de dados caso ocorra a perda ou roubo do aparelho celular.
Qual é a melhor alternativa?
Depois de verificar alguns dos principais riscos e conhecer as desvantagens que essa ferramenta tem em relação à comunicação entre cliente e empresa, chegou o momento de conhecer uma alternativa, uma vez que toda empresa necessita de um canal de comunicação com o cliente.
Dentro disso, existe o WhatsApp API, uma versão que atende com mais qualidade esse setor de um provedor. Ele consegue oferecer maior escalabilidade no atendimento, não requer uma conexão com um smartphone e proporciona mais segurança do que a versão web.
Vale ressaltar que é possível obter integração com um programa para provedor de internet em qualquer uma das versões mencionadas aqui. No caso do programa da MikWeb, por exemplo, o sistema tem integração tanto com o WhatsApp API quanto com a versão web, possibilitando o uso de chatbot no atendimento e muitas outras soluções de automação.
Porém, é importante saber qual versão escolher para diminuir os riscos e aumentar as vantagens para a empresa e para os clientes.
Portanto, analise as informações trazidas neste conteúdo e considere todos os riscos de utilizar WhatsApp Web antes de fazer a escolha e implementá-la no seu provedor.
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