27 de fevereiro de 2023 - 3 minutos de leitura
Existe Inteligência Artificial de chatbots? Descubra agora mesmo!
Cada vez mais os chatbots estão presentes no cotidiano das empresas, pois são ferramentas excelentes para diversos tipos de setores – principalmente no atendimento ao cliente.
Porém, existem muitas dúvidas acerca dessa tecnologia, pois ela evolui muito rápido e nem sempre é fácil de acompanhar.
Nesse sentido, uma dúvida comum é a seguinte: os chatbots têm Inteligência Artificial (IA)? Se você também tem essa dúvida, saiba que está no lugar certo, pois hoje reservamos este espaço para falar sobre isso.
Acompanhe o artigo para entender se existe Inteligência Artificial de chatbots e confira as vantagens que ela fornece ao seu provedor!
Chatbots utilizam Inteligência Artificial?
Primeiramente, é preciso saber que nem todos os chatbots funcionam com Inteligência Artificial. Entre os diferentes tipos, os que usam essa tecnologia são os bots de conversação, muito utilizados no atendimento ao cliente.
Dentro disso, esse tipo de chatbot tem a capacidade de processar a linguagem natural humana, sendo um processo complexo que permite que os clientes de uma empresa falem com o bot por meio de texto ou até de fala. Assim, eles recebem respostas correspondentes com as ações que podem solucionar seus problemas.
Isso acontece a partir de termos básicos e com o uso de sinônimos que tenham relação com a solicitação do usuário.
Para isso, a conversa é feita por etapas. O usuário insere uma mensagem com alguma dúvida ou comando, o chatbot com IA recebe o conteúdo, captura as informações e identifica o propósito e, logo em seguida, envia uma resposta. Esse processo se repete até que o cliente obtenha a resposta que deseja.
Essas interações mais profundas somente são viáveis graças à IA, pois, do contrário, o chatbot teria funções mais limitadas, com base em regras pré-estabelecidas.
Chatbots com IA x Machine Learning
Juntamente ao que foi mencionado acima, existe outra tecnologia que também pode ser usada nos chatbots com IA: o Machine Learning. Em tradução para o português, o termo significa aprendizado de máquina.
Em um conceito mais completo, o Machine Learning é um conjunto de técnicas que faz com que o chatbot não apenas compreenda uma mensagem enviada, como também aprenda novos padrões, acumulando conhecimento ao longo do tempo.
Com isso, conforme for sendo utilizado, o chatbot consegue entender a linguagem humana com mais profundidade para captar padrões e redefinir, de maneira constante, todos os modelos com os quais opera.
Quais são as vantagens da Inteligência Artificial de chatbots para o provedor?
As vantagens que a Inteligência Artificial de chatbots proporciona a um provedor de internet são grandes e variadas, especialmente em relação ao atendimento aos clientes.
Algumas das vantagens mais marcantes são:
- Atendimento 24h por dia e 7 dias por semana, reduzindo custos com atendentes humanos e ampliando as possibilidades de atendimento para o cliente;
- Envios de boletos automaticamente, sem ocupar um atendente;
- Liberação de sinal em confiança;
- Otimização do atendimento, pois é feito com maior facilidade;
- Atendimentos simultâneos;
- Agilidade no atendimento, com respostas instantâneas.
Além disso, entre muitas outras vantagens, no caso de o bot não conseguir resolver o problema do cliente, ou se o cliente preferir falar diretamente com um atendente, ele inclui um atendente humano na conversa.
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