5 de abril de 2023 - 3 minutos de leitura
Glossário para provedor de internet: principais termos
No segmento de provedores de internet, é muito comum o uso de inúmeros termos, siglas e nomenclaturas que podem causar dúvida em quem está começando no ramo e não está familiarizado com a linguagem.
Neste conteúdo, você terá acesso a um glossário para provedor de internet com alguns dos termos mais importantes e comuns usados no cotidiano em uma empresa do setor.
Acompanhe a seguir e conheça o significado dos termos em provedores de internet!
Glossário para provedor de internet
EPON
Ethernet Passive Optical Network (EPON) é uma tecnologia de transmissão de dados que proporciona alta velocidade, fácil gestão e qualidade de conexão.
Muito indicada para provedores de pequeno porte, tem complexidade baixa e é mais acessível, sem prejuízo de qualidade.
GPON
Gigabit Passive Optical Nwtwork (GPON), assim como a anterior, também é uma rede óptica passiva. Ao contrário da EPON, é mais usada por provedores com um número maior de serviços e clientes, e uma excelente opção para as empresas cujo foco é na escalabilidade em médio ou longo prazo.
Conheça também as principais características da rege GPON
Anatel
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é o órgão responsável pela regulamentação do segmento de telecomunicação.
Fibra óptica
A fibra óptica é um feixe que contém filamentos de vidro com espessura mínima, que se assemelha a um fio de cabelo. Utilizada na transmissão de internet em largas distâncias, fornece uma conexão de alta qualidade, com mínima interferência.
Licença SCM
Esse termo é muito debatido no segmento. O Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) é uma licença emitida pela Anatel, que permite que o provedor opere na lei, e é obrigatória para empresas com mais de 5 mil acessos.
Saiba também: como tirar a licença SCM
ONU
A Optical Network Unit (ONU) é uma unidade de rede óptica. Esse equipamento é instalado na casa do cliente e faz a conversão do sinal óptica para elétrico. Além disso, usa topologia ponto-multiponto, tanto GPON quanto EPON.
ISP
A Internet Service Provider (ISP), ou provedor de serviços de internet, é uma variação para denominar um provedor de internet.
OLT
Optical Line Terminal (OLT) é um terminal de linha óptica, equipamento utilizado para concentrar uma rede PON. Instalado no próprio servidor ou em uma área de servidores, faz o gerenciamento e a condução das informações até as ONUs ou ONTs.
Saiba também: como funciona a OLT
Adaptador de fibra
Equipamento com a função de unir conectores para entregar um sinal ao cliente com mais precisão. Também é um aparelho multifuncional, pois pode servir de distribuidor interno, caixa de emenda, PON e ponto de terminação.
Cabo de backbone
Uma espécie de controlador de acesso, assemelha-se a uma central, pela qual todos os dados que navegam pela internet precisam passar, recebendo e enviando sinais de internet para os usuários.
LGPD
Muito importante não apenas para o setor de provedor de internet, mas também precisa integrar o cotidiano desse nicho, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estipula como as empresas devem agir em relação aos dados sensíveis dos clientes.
Assim, é fundamental o conhecimento sobre a LGPD para a eficiente coleta e armazenamento dos dados dos clientes, sem que isso resulte em problemas futuros.
Confira também: sistema para isp | como se adequar à LGPD
Este glossário para provedor reuniu o significado das siglas de ISP mais comuns para você poder se guiar e entender melhor os termos e nomenclaturas que costumam ser empregados no segmento.
Conheça o Sistema para Provedor de Internet da MikWeb no nosso site e experimente grátis!
Confira também: Como montar patch panel | Saiba como funciona um provedor de acesso a internet
Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.
Contato
São Paulo: (11)3230-0887
Bahia: (71)4042-2333
Minas Gerais: (31)4042-1012
Rio de Janeiro: (21)2042-0771
Pernambuco: (81)4042-1399
Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.