30 de novembro de 2022 - 3 minutos de leitura
O que é churn rate para ISP?
No meio empresarial, independentemente da área, não é possível agradar a todos os clientes, e o setor de provedores de internet está habituado a pedidos de cancelamento dos serviços.
Porém, a taxa de churn rate deve ser controlada e mantida no mínimo possível. Para isso, antes, é preciso conhecer e entender o que essa taxa significa.
Acompanhe o conteúdo e saiba o que é o churn rate, como funciona, a importância e descubra 4 dicas para diminuí-lo!
O que é churn rate?
O churn rate, ou simplesmente, churn, é a taxa de cancelamento ou rejeição, ou seja, representa a porcentagem de clientes que fizeram o cancelamento do serviço que seu provedor de internet fornecia.
Para verificar qual é o churn de um provedor, o cálculo é bem-simples: verifique quantos clientes cancelaram o serviço no mês e divida esse número pelo número total de clientes que o provedor tinha no começo do mês.
A mesma conta também pode ser feita considerando períodos maiores ou menores, a depender da análise que a empresa deseja fazer.
Qual a importância do churn e como influencia no provedor?
A taxa de cancelamento tem enorme importância para o provedor de internet, pois é o principal fator de avaliação do sucesso do negócio. Com a grande concorrência do setor, é fundamental ter um churn rate baixo.
Portanto, é indispensável que a empresa sempre avalie e acompanhe esse índice, para saber se os clientes estão satisfeitos e se mudanças precisam ser implementadas para conseguir diminuir a rejeição.
Dicas para diminuir o churn de um provedor de internet
O ideal é que o índice de cancelamentos esteja sempre baixo, porém, nem sempre é isso que acontece. Assim, é importante saber algumas estratégias para conseguir a redução. Confira 4 dicas.
1. Verifique os motivos dos cancelamentos
A primeira dica é saber os motivos pelos quais os clientes estão cancelando o serviço. Para isso, o provedor deve analisar sua base de dados, para compreender as reclamações mais recorrentes e principais que os usuários fazem para fazer as mudanças necessárias.
2. Identifique quais são os clientes com maiores chances de cancelamento
Outra dica é saber quais clientes têm maiores chances de solicitar o cancelamento, identificando o porquê de o seu serviço não ser mais suficiente ou interessante.
Nem sempre o churn rate é culpa da empresa; às vezes, o cliente apenas está enfrentando uma crise financeira ou tem outro motivo. Porém, na maioria das vezes, o provedor consegue contornar essa taxa com:
- Atendimento de qualidade;
- Melhor preço;
- Qualidade do serviço.
3. Dê atenção à experiência do cliente
A experiência do cliente tem relação direta com a taxa de rejeição, pois os consumidores são exigentes e desejam atendimento e suporte de qualidade. Se o provedor não fornece uma experiência personalizada, atenciosa e de qualidade ao cliente, o índice de cancelamento será maior.
4. Tenha canais de fácil atendimento
Uma das formas de melhorar a experiência do cliente é focar no atendimento, facilitando o contato entre a empresa e o consumidor. Para tanto, o ideal é investir em um sistema para provedor de internet que tenha ferramentas como chatbot e inteligência artificial (IA), para promover um atendimento de maior qualidade, com mais eficiência e agilidade.
Agora que ficou claro o que é e como o churn rate é importante para o provedor de internet, vai ficar mais fácil trabalhar para conquistar o menor índice possível para seu negócio.
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Confira também: Principais termos da internet | sistema para ISP | o que e isp
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