fb Telefone para provedores: qual a importância do 0800?
Logo MikWeb
Logo MikWeb

Telefone para provedores: qual a importância do 0800?

Paulo Vinicius

21 de fevereiro de 2023 - 3 minutos de leitura

Mulher discando em um telefone fixo, representando telefone para provedores

Ter à disposição um telefone para provedores que permita o funcionamento de um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é importante por diversos motivos. Muito conhecido por 0800, esse tipo de telefone é uma forma de os clientes terem acesso fácil à empresa. Mas quais são os outros motivos?

Confira os principais motivos de esse telefone ser tão importante para os provedores.

Telefone para provedores: qual a importância do famoso 0800?

Obrigatoriedade

teste gratuitamente o sistema para provedores de internet da MikWeb

O primeiro aspecto é a obrigatoriedade, pois a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) exige que os provedores de internet com mais de 5 mil assinantes disponibilizem uma forma de o cliente contatar a empresa gratuitamente.

Com isso, o 0800 não é uma opção, mas uma obrigação de manter um atendimento de discagem gratuita e direta, que receba chamadas de telefone fixo ou móvel, 24/7.

Portanto, não existe importância maior do que cumprir uma disposição da agência reguladora para evitar multas.

Gravação de ligações

Outra obrigatoriedade é a gravação das ligações que o consumidor faz para o SAC. Além de disponibilizar um canal, a empresa deve gravar as chamadas e fornecê-las ao consumidor caso seja solicitado. Por meio do 0800, a gravação é possível.

Ainda, essa gravação, além de ser um direito do consumidor, é muito importância para o provedor, pois é um meio de defesa nas situações em que o cliente ajuíza uma ação judicial, pois, com o conteúdo da chamada, a empresa pode formular uma defesa mais robusta.

Canal de atendimento ao consumidor

Por fim, mais um ponto importante em ter um telefone para provedores é fortalecer o atendimento ao consumidor. Mesmo que não existisse a obrigatoriedade e aqui entra algo de grande relevância também para os provedores com menos de 5 mil assinantes , dispor de um canal de atendimento é essencial para a satisfação do cliente.

Claro que outros canais de atendimento, como os chatbots, presentes em um sistema para provedor de internet, são importantes para atender o cliente com eficiência e praticidade.

No entanto, muita gente prefere o 0800 para solucionar problemas e fazer reclamações. Sendo assim, é um meio de comunicação que deve sempre ser mantido com o cliente, pois, quanto mais canais de atendimento forem disponibilizados, mais fácil será para os clientes solucionarem problemas com o serviço contratado.

Além disso, com esse telefone, a empresa consegue direcionar as ligações a uma central terceirizada e aumentar a produtividade, bem como utilizar o canal como ferramenta de marketing e venda.

O que fazer para ter um telefone para provedores?

Para obter esse tipo de telefone, o provedor deve contratar o serviço de uma operadora de telefonia, demandando uma linha fixa e um plano. Com isso, o número contratado direcionará as chamadas do SAC para a linha.

Para o cliente, a ligação é gratuita; para o provedor, o custo pode variar conforme a duração da chamada, localidade e o número de origem, bem como com o tipo de plano contratado da telefonia.

Agora, está clara a importância do telefone para provedores, seja para as empresas que entram na obrigatoriedade ou para aqueles provedores menores, que podem optar por aderir ou não.

Assim, a dica é sempre fornecer múltiplos canais de atendimento para o cliente, tanto via sistemas tecnológicos com chats e atendimentos automatizados quanto o tradicional 0800.

No site, descubra tudo sobre o sistema para provedor de internet que a MikWeb disponibiliza e tenha mais facilidades no seu provedor!

Confira também: Dicas para aumentar as vendas do provedor de internet

Fique por dentro das atualizações e novidades

Deixe seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades sobre
gerenciamento de provedores

Entre em
contato conosco

Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.

Contato

São Paulo: (11)3230-0887

Bahia: (71)4042-2333

Minas Gerais: (31)4042-1012

Rio de Janeiro: (21)2042-0771

Pernambuco: (81)4042-1399

Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.