Existem diferentes tipos de rede de dados, e todos são essenciais para que a internet funcione adequadamente. Hoje, você vai entender como funciona uma rede de dados e quais são os principais tipos!
A rede de dados é uma malha responsável por transmitir dados entre vários sistemas de computadores interligados, também chamados de “nós”. A partir dessa ligação, os computadores recebem, enviam e trocam dados, vídeo e voz.
A conexão entre as redes de dados é feita por milhões de cabos de fibra óptica, que ficam espalhados pelo mundo e interligam continentes por meio dos oceanos. Depois da conexão física, acontece a conexão por protocolos e equipamentos para possibilitar a comunicação entre os “nós”.
Você já sabe que não existe apenas um tipo de rede, mas, sim, vários. Quais são os principais?
WLAN: rede local sem fio usada em casas, ambientes públicos e empresas. WMAN: rede sem fio metropolitana com capacidade de dezenas de quilômetros. É muito usada para conectar escritórios de uma mesma empresa ou campus de uma mesma universidade, por exemplo.
LAN: rede local que serve para interligar computadores em um mesmo espaço físico. MAN: rede metropolitana muito usada para conectar redes de computadores dentro da mesma cidade, tendo alcance de dezenas de quilômetros.
WAN: rede de longa distância e mais ampla que a MAN, pois consegue conectar computadores em um mesmo continente ou país. PAN: rede pessoal com mais limitação de distância. Exemplos são as conexões Bluetooth e UWB.
SAN: rede de área de armazenamento e se limita a interligar alguns computadores a um servidor. WWAN: rede sem fio com longo alcance e ampla abrangência. Ela consegue interligar diferentes partes do mundo, mas, como é sem fio, pode ter mais ruídos.
Acesse o artigo completo e saiba mais detalhes sobre como funciona uma rede de dados! Confira agora no blog da MikWeb!