Aproximadamente 3500 cidades do Brasil são atendidas de forma majoritária por provedores de pequeno porte, ou seja, regionais, conforme relatório do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM).
Um provedor regional tem autonomia para atender apenas uma cidade ou cidades próximas, pois, em geral, tem pequeno ou médio porte. Porém, mesmo assim, fornecem os mesmos serviços que provedores de grande porte.
Um provedor regional consegue oferecer diversas vantagens aos clientes. Essas vantagens são possíveis justamente pelo porte reduzido.
Uma das vantagens é o atendimento mais humanizado e próximo, isso porque não são usados call centers. Em geral, os funcionários, por não serem terceirizados, entendem melhor as demandas dos clientes e auxiliam na solução de problemas.
A oferta de planos também é mais flexível, adequando-se melhor à realidade dos moradores da localidade ou da região. Além disso, um provedor local consegue ter maior autonomia para construir planos conforme as necessidades dos clientes.
Outra vantagem é a redução no tempo de espera por suporte técnico. Existe maior agilidade no suporte de provedores regionais, com melhor comunicação entre os técnicos para resolver problemas com mais rapidez.
Para escolher um bom provedor regional, é preciso verificar a conexão oferecida, sendo que a fibra óptica é a de maior estabilidade e rapidez do mercado. A infraestrutura também é importante, assim como a agilidade no atendimento.
Algumas dicas são essenciais para quem já tem um provedor regional ou para quem deseja abrir um, confira:
1. Forneça um atendimento ágil e humanizado aos clientes, pois a construção de uma boa experiência para o consumidor é fundamental.
2. Tenha planejamento financeiro desde o início do negócio, para priorizar os custos com equipamento, pagar as dívidas e estar sempre em dia com despesas variáveis e fixas.
3. Apesar de ser de pequeno porte, as recomendações entre os clientes não são suficientes para o crescimento do provedor, é preciso investir em marketing nas redes sociais, site, rádio e outros meios de comunicação locais.
4. Tenha uma infraestrutura que atenda a todos os clientes com solidez e agilidade. Para tanto, o provedor deve ter uma rede de qualidade.
5. Contar com técnicos de qualidade também é indispensável, assim os clientes terão um suporte técnico de resposta rápida e eficiente, essencial para um atendimento prestativo.
6. Claro que um sistema de gestão não pode faltar para gerir o negócio, monitorar os clientes, cadastrar servidores MikroTik, ter integração com gateways de pagamentos e emitir boletos com facilidade, entre outros recursos.
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