Provisionamento significa instalar ou configurar um serviço para um usuário de um provedor. O provisionamento remoto, portanto, é quando essa configuração ou instalação acontece a distância, feita por um sistema on-line.
O provisionamento remoto oferece muitas vantagens, pois otimiza o tempo da instalação/suporte e melhora a satisfação do cliente. O provedor também adquire a capacidade de alterar diversas configurações remotamente, como PPPoE e Wi-Fi.
Provisionar remotamente também tem um grande impacto no relacionamento com o cliente, pela economia de tempo para resolver chamados, garantindo maior eficiência no serviço oferecido aos clientes, bem como diminui erros.
O provisionamento é feito de forma diferente na tecnologia EPON e na GPON. A EPON comporta menos clientes e tem configuração mais simples. Já a GPON, utilizada quando o provedor se expande, exige maior conhecimento técnico.
Em ambos os casos, o provisionamento remoto é uma solução para simplificar os processos e evitar que os técnicos tenham que ter alto conhecimento sobre linhas de código, que na GPON são ainda mais complexas.
Confira o artigo completo e entenda mais sobre o provisionamento remoto para provedor!