As redes PON são uma solução econômica para as implantações de Fiber to the Home (FTTH), que são um padrão entre as empresas de telecomunicações. As redes PON e as AON tornam possíveis as conexões FTTH de banda larga.
PON significa Passive Optical Network, sendo uma melhoria da arquitetura de redes ponto-multiponto, com a vantagem de não necessitar de energia no meio de transmissão, por isso é chamada de passiva.
Como vantagem, ela tem menor consumo de energia, maior largura de banda, necessita de menos espaço e tem maior segurança de dados. Também é mais fácil de expandir e instalar e reduz custos de gestão e operação.
O sistema GEPON tem um terminal de linha óptica (OLT), uma unidade de rede óptica (ONU), ou terminal de rede óptica (ONT), e um divisor óptico (SPL). Também tem uma rede de distribuição óptica (ODB), para a transmissão entre ONU/ONT e OLT.
O OLT é o ponto inicial na construção da rede óptica passiva, que se conecta por cabos Ethernet a um switch principal. Sua função principal é transmitir, converter e enquadrar sinais à rede PON.
ONU é o componente que faz a conversão de sinais ópticos, que são transmitidos em sinais elétricos por meio de fibras. Ainda agrega, arruma os dados do cliente e os envia ao OLT.
ONT é a mesma coisa que ONU, apenas com nomenclaturas diferentes. Os dois são equipamentos que ficam do lado do usuário, dentro do sistema GEPON, existindo somente uma pequena diferença de localização, na prática.
ODN é o caminho da rede óptica e integra o sistema PON, fornecendo transmissão óptica à conexão física entre ONU e OLT, tendo 20 km de alcance ou mais.
Acesse o artigo completo e entenda tudo sobre as redes PON!